A Cidade do Cabo (Cape Town) é um lugar apaixonante… Mesmo sendo a segunda maior cidade da África do Sul, atrás apenas de Joanesburgo, ela tem um charme de cidade de interior , com praias lindas, ótima gastronomia, bares, lojas e de quebra, uma cadeia de montanhas magnífica como pano de fundo, camada 12 Apóstolos, o Lion´s Head, uma montanha que tem formato de cabeça de leão (embora eu não consegui ver isso) e a Table Mountain, uma das recentes  Maravilhas da Natureza, como seu principal cartão-postal!

Table Mountain

O trânsito é organizado, as ruas são limpas e arborizadas, a vibe é ótima e o povo respira atividades físicas…exercitar-se aqui é quase uma religião! Passamos 3 dias e 4 noites por lá e mostro um pouco neste post o que fazer na Cidade do Cabo!

Leia também: Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul

A Montanha da Mesa é uma maravilha e rouba a cena da cidade, com um visual estonteante tanto pra quem está em baixo, quanto pra quem está no seu topo. Foi eleita recentemente como uma das 7 Maravilhas da Natureza e não é à toa, afinal, é linda!

Table Mountain vista da estrada para Signal Hill

O topo da montanha é acessível por um Cable Car e custa R 255,00 ida e volta. Há opções de tickets só de ida ou até mesmo, para os mais aventureiros, fazer uma trilha até o topo. Lá em cima, dá pra caminhar e ver toda a Cidade do Cabo, de vários ângulos.

O que fazer na Cidade do Cabo 3
Cable Car para subir pra Tabe Mountain

A Table Mountain costuma fechar quando as condições climáticas não estão favoráveis, aliás, em dias nublados, nem adianta subir pois não dá pra ver nada! A dica é ir direto pra lá quando o tempo tiver aberto pra garantir. Nós pegamos 3 dias de muito sol e calor nos nossos dias lá, sem nenhuma nuvem no céu e no primeiro dia já fomos pra lá, mas quando chegamos, por volta das 10h, a fila estava enooooorme, o que nos fez desistir e voltar no dia seguinte.

O que fazer na Cidade do Cabo
Filas e mais filas pra subir a Table Mountain… chegue cedo!

Dá pra comprar o ingresso pela internet, pelo site www.tablemountain.co.za, ou simplesmente fazer uma reserva válida por 24 horas e, assim que chegar na bilheteria, retirar o ticket sem fila. Usamos esta última opção para o dia seguinte, chegamos lá antes das 9h e esperamos só uns 30 minutos na fila pra entrar.

O que fazer na Cidade do Cabo 5
Vista da Cidade do Cabo a partir da Table Mountain

O que fazer na Cidade do Cabo

Outra dica importante é: se você for  de carro, deixe no pé da montanha e suba até a bilheteria de taxi (30 a 40 rands), pois é muito difícil estacionar o carro lá em cima.

Waterfront

O Waterfront é uma das áreas mais centrais da Cidade do Cabo e é uma enorme área de lazer, com shoppings, hotéis, bares, restaurantes, casas de câmbio e outras atrações, como uma roda gigante e até um aquário!

O que fazer na Cidade do Cabo
Waterfront com Table Mountain de pano de fundo!

É um ótimo lugar para comprar umas lembrancinhas e para almoçar ou jantar…No dia que estivemos por lá, aproveitamos para almoçarmos no Quay Four, um restaurante bem despojado com uma ótima atmosfera, boa comida e bons preços, o que não é um mérito só deste restaurante, pois come-se bem  e barato por toda Cidade do Cabo.

Clima delicioso de Waterfront…

Pedimos lulas grelhadas , que estavam derretendo, uma salada grega deliciosa e depois, um steak enorme, que dividimos porque não estávamos mais com tanta fome, além e várias cervejas…

Camps Bay

Um dos bairros mais lindos e descolados de Cape Town, Camps Bay tem um clima todo californiano… A rua principal , de frente para uma bela praia de águas calmas, geladas e de areia fina e branca, é cheia lojinhas, cafés charmosos, bares e restaurantes perfeitos para curtir o pôr do sol! Nós visitamos a área 2 vezes mas passamos por lá muitas outras… Uma das vezes fomos curtir o pôr do sol e depois, jantamos no Paranga, um restaurante super charmosinho, com ótima comida!

Camps Bay, clima californiano em Cape Town
Entardecer em Camps Bay
Os 12 Apóstolos reinando em Camps Bay
Por do Sol em Camps Bay…espetáculo!

Padimos tartar de atum de entrada, lulas grelhadas de prato principal e, de sobremesa, um mixto de fondant e brownies de chocolate, sorvete de café e marshmellows. Estava superb! Pra acompanhar, vinho branco sul-africano! O único problema que achei dos vinhos brancos em todos os restaurantes que fui foi a temperatura. Eles não são servidos tão gelados como deveriam (ou como eu gostaria) e a gente acaba tendo que colocar umas pedras de gelo na taça!

Green Point, Sea Point e Clifton

Green Point

Green Point é um bairro muito bem localizado, relativamente próximo do Waterfront, que tem um calçadão de frente pra praia onde as pessoas costumam caminhar e alguns bares e restaurantes de frente pra Orla. Um deles, o Bar e Restaurante Sótano, nós fomos num dia à tarde, depois de voltamos de Hout Bay, e adorei! Embora o serviço seja um pouco demorado e confuso, as comidinhas estavam ótimas !

Mas o bairro em si achei pouco movimentado, acho que eu não teria gostado se tivesse me hospedado aqui.

Sea Point

Este é um dos maiores bairros da cidade e tem de tudo a curtos passos. É uma área tranquila, cheia de mercados, restaurantes, lojas, etc… Foi neste bairro que resolvi me hospedar, por indicação da Dri Setti e amei! Nós ficamos no New Kings Hotel, um hotel 4 estrelas novinho, com ótimo café da manhã, wifi e estacionamento free, com uma vista linda do Lion´s Head! Recomendo tanto o bairro quanto o hotel!

Saímos à noite um dia no bairro, para comer tapas no La Bohème Bistro & Wine Bar e estava tudo delicioso! recomendo…Do lado também tem um restaurante grego chamado Mykonos que pareceu bem agradável! Do nosso hotel a estes restaurantes era uma caminhada boa , então fomos de carro.

WJXQ3777

Clifton

Nós só passamos por Clifton, mas pra quem procura praia, esta é uma segunda opção depois de Camps Bay, com águas claras e áreas brancas… Como era difícil estacionar o carro, a gente acabou não descendo pra praia e nem tirando fotos da área, mas fica a dica para quem quiser dar uma passeada por lá!

City Bowl – Long Street e Bo-Kaap

Long Street é a principal rua de comércio do centro da cidade, o City Bowl. De dia, dá pra passear pela área e visitar suas várias lojinhas de souvenirs e o mercado de artesanatos GreenMarket, localizado na esquina da Shortmarker com a Burger St.

Já à noite, as lojas dão lugares aos muitos bares da área, assim como da rua paralela Bree Street. Nós visitamos a área tanto de dia quanto de noite, mas confesso que frustrei um pouco, pois os comerciantes não negociavam muito e achei as coisas um pouco caras…Quanto aos bares, um pouco vazios pra não dizer caídos. Chegamos a tomar umas cervejas no SGT Pepper, e depois, fomos conhecer o Tjing Tjing Bar, que já teve fama de um dos melhores bares da cidade pela Condé Nast Traveller, mas quando chegamos lá não achamos ninguém! Fomos embora irritados naquele dia!

Long Street

Bo-Kaap é o bairro da comunidade muçulmana de Cape Town e é famoso por suas casinhas todas coloridas e só. Também é um dos lugares pra quem gosta de comer comida malaia.

O colorido de Bo-Kaap

Lion´s Head e Signal Hill

Estas duas montanhas despontam no horizonte da Cidade do Cabo. Muita gente faz trilhas até o topo do Lion´s Head, mas eu preferi mesmo só vê-lo de longe. Já o Signal Hill é facilmente acessível e carro e de lá você tem uma perfeita visão das praias, da Table Mountain e do pôr do sol no oceano!

Passeios a partir da Cidade do Cabo

Hout Bay

Esta pequena baía fica apenas a 15 minutos de carro do bairro de Camps Bay e tem uma paisagem deslumbrante! Da estrada já é possível avistar a beleza do lugar…A praia é super clarinha e tem como pano de fundo montanhas avermelhadas que me fizeram lembrar o Mar Vermelho…A areia é tão branca e fina que parece talco e invade as ruas asfaltadas! As focas são as moradoras mais ilustres dali…Segundo um amigo meu, o Rafael Pires, que morou na região, é possível pegar um barco ali e visitar uma ilha repleta de focas!

O principal restaurante ali é o Marine´s Wharf. A fila para o fish & chips no térreo do restaurante estava tão grande que resolvi experimentar.

Há umas barraquinhas vendendo artesanatos, mas nos finais de semana funciona um mercado chamado Bay Harbour Market. Não consegui conferir porque estávamos lá em dia de semana.

Na volta a Cape Town, dá pra visitar o pequeno vilarejo de Llandudno, com uma praia linda que se vê de cima da estrada! Nós não conseguimos vaga para estacionar o carro de tão pequeno que é o lugar e tivemos que dar meia volta!

Boulders Beach e colônia de pinguins africanos

Dedique um dia inteiro a este passeio…Deixamos Cape Town por volta das 9h e fomos sentido a Hout Bay, onde logo depois pegamos a Chapman´s Peak Drive, uma estrada cênica linda, que vai beirando o mar em boa parte…A estrada é paga (R 42,00). Não paramos em Hout Bay porque já a tínhamos visitado no dia anterior, mas seria a primeira parada do dia!

No caminho, paramos na Boulder´s Beach, em Simon´s Town, onde está uma colônia de pinguins africanos…Eram tantos! Para acessar a passarela de visualização dos pinguins tem que pagar R 70,00, mas vale muito a pena, pois não é em qualquer lugar do mundo que você vai ver estes bichos tão à vontade na natureza! E ainda tinha vários com filhotes, muito fofo! O ingresso ainda dá direito a acessar uma praia linda!

Não é possível pisar na areia, todo o acesso se dá por estas passarelas suspensas. E a tampa da lente da minha câmera resolveu cair justamente na areia, quase na cabeça de um pinguim Tive que pedir ajuda do staff pra resgatá-la rs

E na volta, foi também em Simon´s Town que paramos para almoçar, no restaurante Bertha´s, de frente pro portinho…a comida estava só OK, mas o ambiente era muito gostoso!

Cabo da Boa Esperança

Descoberto em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias e originalmente chamado de Cabo das Tormentas devido aos marinheiros o terem avistado após dias de fortes tempestades em alto mar, o Cabo da Boa Esperança foi considerado por muitos anos como sendo o ponto mais extremo do continente africano, onde os oceanos Atlântico e Índico se encontravam, mas hoje sabe-se que este título pertence ao Cabo das Agulhas.

O local é um parque nacional e reúne praias, trilhas e um farol histórico com um bela vista, um restaurante e nada mais! A visita vale muito mais a a pena, a meu ver, pelo que representa historicamente o local, pois em termos de belezas naturais, a Cidade do Cabo ganha de 10, o que não valeria o deslocamento.

No caminho pro Cabo da Boa Esperança avistamos muitos babuínos! Os babuínos são perigosos e atraídos por comidas, logo não dá pra dar bobeira! Há muitas placas alertando sobre a presença de babuínos (baboons, em inglês) na estrada!

Na chegada ao Cabo da Boa Esperança, pagamos o ingresso (R 135,00) para acessar o parque nacional e seguimos para o Cape Point, onde estão restaurantes, lojinhas e o funicular que leva até o farol, ao custo de R 65,00.  A vista lá de cima é bonita, mas não fosse pela importância histórica do local, não acho que valeria andar tanto, afinal, são quase 2 horas de carro desde Cape Town e mais 2h pra voltar!

Stellenbosh e Franchkoek

Ótimas opções de passeio bate – volta, estas duas cidades vinícolas da África do Sul ficam a uns 30 minutos de carro da Cidade do Cabo. EU visitei Stellenbosh numa tarde, na volta do meu safari em Inverdoorn e adorei o clima desta cidade universitária fundada por holandeses, considerada a segunda mais mais antiga da África do Sul.

Em Stellenbosh, almoçamos no Basic Bistro e aproveitamos para experimentar o tradicional Malva Pudding, sobremesa típica da África do Sul e que se assemelha a um petit gateau!IMG_0182

Onde ficar na Cidade do Cabo

Adorei e recomendo o Bairro de Sea Point, que tem tudo ! O  New Kings Hotel foi uma ótima escolha também!

Como se locomover

Carro é a melhor opção pra se locomover pela Cidade do Cabo, porque provavelmente você vai querer ir pra Cabo da Boa Esperança e outros lugares nas redondezas, no entanto Uber também pode ser uma ótima opção se você não for sair da cidade e até mesmo aqueles ônibus Hop on Hop Off podem servir. Não conte com transporte público, que é bem deficiente por lá!

Farol histórico no Cabo da Boa Esperança

Segurança

Apesar da Cidade do Cabo estar na lista de uma das cidades mais violentas no mundo, me senti super segura em todos os lugares, até mesmo no centrão da cidade, que sempre estava policiada. Mas é claro que só andei nas áreas mais turísticas, como todo mundo faz!

Leia também:

Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul

África do Sul: o que fazer em Joanesburgo em algumas horas

Safari próximo da Cidade do Cabo: Inverdoorn Game Reserve

1 thought on “África do Sul: o que fazer na Cidade do Cabo”