Chegamos ao porto de Playa às 8:15h e descobrimos que havia partido um ferry às 8:00h para Cozumel. O próximo sairia somente às 10h. Bom, uma coisa era certa: nós tínhamos que mergulhar em Cozumel neste dia porque no dia seguinte iríamos pra Cancun. Chegamos até a pensar na possibilidade de irmos para o X-Caret, o parque pertinho de Playa, e deixar pra ir mergulhar no dia seguinte, mas sinceramente, não estava a fim de fazer estes programas turísticos. Era minha semana de mini férias no carnaval e queria relaxar, descansar, fazer programas mais “light“. Bem, papo vai, papo vem, encontramos uma moça que estava com um kioski da Island Tour e ela nos conseguiu um mergulho em Cozumel. A operadora chamava Nemo. Como era feriado de carnaval em Cozumel, tínhamos que sair com mergulho reservado de Playa porque corríamos o risco de não acharmos operadoras abertas. Bem, então, fechamos por USD 85 por pessoa, 2 mergulhos bem legais num dos pontos mais famosos de mergulho mundo!!! Bienvenidos a Cozumel!
Enquanto esperávamos o ferry, relaxamos um pouco na praia ao lado, que estava bem calminha e com um belo tom de azul.

Os ferries são super confortáveis, com ar e serviços de bordo, caso alguém queira ir tomando uma geladinha no caminho. A viagem dura uns 40 minutos. Quando o ferry vai se aproximando de Cozumel, você começa a ficar boquiaberta com o tom de azul daquela água! Do barco, dá pra ver o fundo do mar e era fundo mesmo! Lindo!!! 

Ao desembarcarmos em Cozumel, um rapaz da tal operadora Nemo nos aguardava para o mergulho. No nosso barco, uma lancha novíssima por sinal, haviam mais 3 pessoas para mergulhar conosco: 1 americano e 2 israelenses, com os quais bati altos papos sobre Israel, minha próxima viagem de férias. Havia também o  marinheiro, o fotógrafo e o instrutor. O fotógrafo, inclusive, só foi porque eu disse que compraria as fotos, caso me agradassem. Deixei bem claro que eram sem compromisso e ele aceitou.

Porto de Cozumel

Que cor de água!!!


Primeiro fomos a um mergulho mais profundo, há cerca de 28 metros. Nossa, paguei o maior mico de todos os tempos! Havia muito tempo que não mergulhava de cilindro. Meu regulador estava muito sensível e aquilo estava me incomodando. Quando caí na água e ainda na superfície, tirei o regulador da boca e, quando ele caiu na água, saiu disparando o ar, fazendo o maior barulhão. Aquilo me deu a sensação que eu estava afundando e comecei a gritar por socorro (olha o mico!) Ainda bem que os israelenses e americanos não entendiam o que era socorro em português kkkkk. Bem, o instrutor veio e inflou meu colete (básico, né?!). Ele me deu um “pito” daqueles e eu logo tratei de me acalmar, pois não queria perder o mergulho. Eu estava em pânico. Acho que o stress que passei em meados de Abril e Maio já tinha começado desde aqui rsrs. Tratei de descer e fui equalizando o ouvido e foi tudo tranquilo. Relaxei e curti o mergulho. Vimos um caranguejo gigante e a maior moréia que já havia visto em todos os tempos. Como disse o Alessandro: “aquela moréia era de brinquedo, que a operadora colocou lá para nos enganar”. Mas era muuuito grande mesmo, jamais havia visto algo assim. Pena que nas fotos não dá pra ter noção do tamanho do bicho. Também neste mergulho vimos vários Lion fishes. No mais, eram centenas de peixinhos coloridos e muitos, mas muitos tipos de corais e esponjas, de todas as cores, formas e tamanhos possíveis.

No segundo mergulho, fomos a Paradise, cerca de 12 metros de profundidade. Aqui, só muitos corais, gorgônias, esponjas e muitos peixinhos coloridos; um verdeiro jardim subaquático! Olha, não é porque sou brasileira não, mas quem ainda não foi mergulhar em Fernando de Noronha, não sabe o que está perdendo. Ainda vou fazer um post sobre Noronha e outras cidades do Brasil que já estive, mas já fica aí a recomendação: vá mergulhar em Noronha!!! Neste mergulho, o fotógrafo pta honrar a grana que iria receber, ficava atrás de mim o tempo todo, me pedindo mil poses debaixo d’água e, às vezes, até me irritava! Tirava mil fotos de mim e eu queria fotos dos peixes, dos corais, enfim, da vida marinha. Mas enfim, ele estava fazendo o trabalho dele. Depois eu ia ver se tinha me agradado ou não.

Moréia “de brinquedo”





Grande moréia verde



Lion Fish



Caranguejão





Peixe cofre



Alê nos recifes



Fazendo pose para o fotógrafo rsrs



Peixe anjo real



O meu problema com mergulhos é que, depois que volto do segundo, sempre estou com muita dor de cabeça e, pelo horário que termina, geralmente a fome já está me matando. Então, de volta ao centrinho, fomos ver as tais fotos. Sinceramente, não me agradaram. Eu tinha como referência para julgar, as lindas fotos que tirei em Fernando de Noronha e acabei decidindo não comprá-las. Ainda mais porque o Alessandro me deixou sozinha negociando com o fotógrafo e saiu pra tomar cerveja. Eu, mooorta de forme, já fiquei meio sem paciência de negociar e falei por menino que não tinha gostado das fotos e fui embora. Mas depois, fiquei escutando o Alessandro na minha cabeça: “coitado do menino, ficou horas perdendo o tempo dele atrás de você pra tirar  fotos, pra no fim, você não comprar! Vc fez ele de bobo! Isto não se faz”! Fiquei o resto do dia pensando no coitadinho do menino, com minha consciência pesando mais de uma tonelada!!!! Mas e agora? Bem, eu precisava comer e depois pensaria como resolver aquele probleminha…
Tratamos de ir comer tacos na pracinha central. E que tacos deliciosos! Não parava de comer! E mesmo assim, ele ficava jogando na minha cara eu não ter comprado as fotos! Oh, God!!
Tacos de carne deliciosos!!
Andamos pelo centrinho e fui comprar chaveirinhos pra trazer…Como era carnaval, o centro estava animado, com os locais dançando, música alta, barraquinhas de comida sendo montadas para o “Desfile das Escolas de Samba Músicas Mexicanas” que viria a acontecer mais tarde. Uma coisa que me chamou muito a atenção no México foi a educação, simpatia e receptividade do povo de lá! Como eles são simpáticos, sorridentes e querem agradar os turistas a todo custo! Muito parecidos com os brasileiros, concordam? E por falar em brasileiro, êta povo que tá em todo lugar… Pra vocês terem idéia, tinha um navio de cruzeiro em Cozumel cheeeio de brasileiros, aliás, cheio não, acho que o cruzeiro era só deles rsrs!
Centrinho de Cozumel
Preparando o recheio dos tacos para a festa de mais tarde
Mexicanos felizes!!!
Alê e seu mais novo amigo, um nativo cozumelense
Cozumel, como várias ilhas do Caribe, é famosa por lojas duty free, tanto de cosméticos quanto de jóias, mas mesmo sendo duty free, como a ilha é muito turística e ponto de parada de diversos cruzeiros, os preços são meio salgados. Há uma grande loja duty free de cosméticos que esqueci o nome. Confesso que nem entrei porque não fui lá pra isso, né?! Com o pôr do sol se aproximando naquele mar azul do caribe, era até pecado eu querer me enfiar em loja pra ver a mesma coisa que vejo em todo lugar! Não dá!!!
Já era quase noite quando tomamos o ferry para retornarmos `a Playa. Na chegada ao porto, fui atrás da mocinha que nos vendera o mergulho mais cedo, arrependida de não ter comprado as tais fotos do mergulho. Pedi a ela que entrasse em contato com a agência para dizer que eu estava disposta a comprar as fotos. Ela conseguiu conversar com o cara da agência e combinamos deu pegar as fotos no dia seguinte, bem cedo, no porto, pois eu iria pra Cancun! OK, combinado, mas eu teria que pagar USD 10,00 a mais pelo CD, pois o rapaz viria pra Playa só pra trazer o CD pra mim! OK, eu pago! Bem feito pra mim! 
Assunto fotos ” resolvido” , tomei um banho e saí pra jantar, ou melhor, tentar jantar. Fomos a um simpático restaurante de massas do lado do hotel e pedi um macarrão com lulas regado a molho de não sei o quê, que parecia inofensivo, mas já quase no final do jantar, resolvi perguntar ao garçom de que era feito aquele molho (eu não estava gostando muito, apesar de já ter comido mais da metade. Aí ele me disse que era molho à base de tinta de polvo (eca!) ! Não sei se meu piscológico falou mais alto ou realmente a coisa tava ruim mesmo, mas só sei que passei um mal daqueles depois e tive que comer sanduíche do 7 Eleven, além de assistir de camarote o Alessandro comer uma bela macarronada à bolonhesa! A good end of night, isn’t it?!!!


Eu com meu macarrão à la “octopus ink sauce”





PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

2 thoughts on “México – Cozumel”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram