Spread the love

Quando compramos as passagens Estocolmo-Bergen pela Norwegian Airlines, tínhamos um tempo de conexão em Oslo de quase 2 horas, mas pouco depois, eles alteraram o nosso vôo e esta conexão caiu para apenas 30 minutos. Eu fiquei desesperada, com medo de perder a conexão pra Bergen, o que poderia arruinar com todos os planos dali pra frente. Já pensou chegar ao aeroporto de uma capital europeia, pegar as malas, fazer alfândega e ir para um novo portão de embarque, em apenas 30 minutos? Se fosse no Brasil, seria impraticável. Então, chegamos um pouco mais cedo do que o necessário ao aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, pra resolver este pequeno problema.
Mesmo tendo lido que a Norwegian é uma das low-costs mais pontuais que existem, fiquei com os nervos à flor da pele… Mas graças a Deus, sempre temos muita sorte nas nossas viagens e, ao explicar toda a situação pra mocinha da companhia, ela trocou nosso vôo de Oslo a Bergen para uma hora mais tarde, sem cobrar nada por isso, em alguns poucos cliques no computador. Ah se isso fosse aqui…
Mas o melhor de tudo é que todos estes trâmites de conexão em Oslo duraram, nada mais, nada menos, que 20 minutinhos, ou seja, ainda ficamos esperando 10 minutos pra embarcar…Isto é que é primeiro mundo! Poucas vezes cheguei numa esteira de bagagem e as mesmas estavam esperando por mim e isto aconteceu nos 3 vôos que fizemos com eles…Aprovada!!
A viagem em si é um espetáculo à parte. Quando começamos a sobrevoar as montanhas geladas da Noruega, com seus milhares de fjordes, nossos olhos ficaram arregalados com tamanha beleza e os cliques na máquina não pararam mais. Aliás, a beleza destes fjordes foi a responsável pelo meu interesse em visitar este país… E lá no fundo, aqueles últimos raios de sol, iluminando o horizonte, por volta das 9 da noite! Lindo, não?! Já me apaixonei pela Noruega de cara!
 
Outra opção de companhia aérea low cost nesta região é a SAS – Scandinavian Airlines. A dica é fazer uma pesquisa pelo Skyscanner.com.br para ver os melhores preços e horários.

O aeroporto de Bergen, Flesland, é relativamente pequeno e fica há 30 minutos de ônibus da cidade, há cerca de 20 km. A forma mais econômica de se chegar até o centro é com os ônibus da Flybussen, a empresa de transportes  rodoviários norueguesa. Os ônibus partem aproximadamente a cada 20 minutos. Pagamos 160 NOK ida e volta, por pessoa, já com desconto pra quem compra os 2 trechos juntos. Os tickets são comprados direto com o motorista e pode ser pago com cartão de crédito.

O ônibus para em alguns pontos do centro, mas tudo é relativamente perto. Descemos na estação de ônibus, que é ao lado da Estação Central e pertinho do hotel que ficaríamos a primeira noite, o Citybox, mas ele vai até Bryggen também, que é o centrão de tudo.
Nossos dias na Noruega se dividiram em:
1 noite em Bergen – hotel Citybox
Norway in a Nutshel – 1 noite em Flam – Heimly Pensjonat
Norway in a Nutshel-continuação – 1 noite em Bergen – YMCA Bergen
Dia livre em Bergen e ida pra Escócia à noite
O Citybox foi uma grata surpresa, apesar de não ser tão bem avaliado pelos usuários. Os quartos tinham banheiro privativo, mini-cozinha e frigobar. Não tinha café. O YMCA é um pouquinho mais caro e você tem que pagar pelas toalhas à parte (10 NOK o casal), mas é muito bem localizado e tem até uma pequena vista de Bryggen à noite. Também não tem café. Mesmo assim, adorei e recomendo ambos!
Vista de Bryggen , do terraço do YMCA
Após nos acomodarmos, fomos direto pra Estação Central comprar nosso ticket Norway in a Nutshell, que é um combo de tickets de trem+barco+ônibus para conhecer a região dos Fjords. Era tarde e o guichê já estava fechado. Tivemos que acordar mais cedo no dia seguinte pra comprá-lo. No próximo post darei os detalhes deste passeio e de como funciona tudo.
Estação de Trem de Bergen
Demos uma volta pelo centro, comemos um McDonald’s e fomos descansar. E só neste pequeno percurso já pudemos comprovar a fama que a Noruega tem de ser um país com alta concentração de alcoólatras. Vimos um monte de bêbados pela rua…