Se você caiu no blog por este post, leia o que escrevi sobre o transfer de Pamukkale a Capadócia aqui.

“A Capadócia é um destino para quem já está acostumado a viajar e busca o inédito. Cravada na Ásia Menor, a Capadócia guarda uma história que remonta a 9 mil anos.
A chamada Anatólia, que recebeu migrações de todos os lados e lá o cristianismo e o islamismo se desenvolveram fortemente.As comunidades cristãs construíram ali igrejas e mosteiros em impressionantes esculturas escavadas em rocha de origem vulcânica, num cenário de ficção.
As esculturas naturais na Capadócia foram se formando ao longo do tempo moldando a pedra vulcânica arenosa. Rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem e criaram fantásticas formações rochosas. Os monumentos são como cogumelos e castelos construídos numa paisagem lunar” (blogdoturismo).
O território já serviu de cenário de ficção para o filme “Guerra nas Estrelas” e possui natureza mais que exuberante, tornando-se um destino obrigatório para quem visita a Turquia.

Chegamos em Goreme às 8 da manhã. Da janela do ônibus já avistamos a fantástica paisagem da Capadócia, com vários balões coloridos no céu. Lindo espetáculo visual!

Do ponto de ônibus da cidade, procuramos informação sobre nosso hotel e lá fomos nós pela cidade, arrastando nossas malas num pequeno morro, até chegarmos no Village Cave Hotel. O hotel é uma graça, estilo caverna mesmo, como a maioria dos hotéis de Goreme. O rapaz da recepção foi muito simpático e nos emprestou um quarto para nos ajeitarmos, até que o nosso ficasse pronto.

Vista desde nosso hotel da cidade de Goreme
Nosso Hotel

Saímos em direção ao centro para tomarmos um café e alugarmos uma moto para os 2 dias que ficaríamos na região. Alugar uma moto, a meu ver, é essencial para explorar a Capadócia e é melhor que carro, pois você pode adentar algumas trilhas nos vales mais facilmente que se estivesse de carro.
Alugamos a scooter na Rose Rent a Car, por 75 TL os 2 dias e fomos em direção ao Goreme Open Air Museu, há 1 km do centro. Dá pra ir a pé. Mas um rapaz que estava à paisana disse estar muito cheio àquela hora, que era melhor voltarmos depois. Estava achando muita gentileza, mas depois entendi o porquê. Ele veio com um papo de que era guia, se não queríamos que ele nos acompanhasse nos vales, etc, etc…Logo dispensei e fomos para os vales no caminho de Avanos. Acabou que não visitamos o Museu.

Em seguida, fomos para Avanos, uma cidadezinha pequena e pertinho de Goreme, onde tem várias fábricas de cerâmica. A cidade não tem nada, a não ser estas fabriquetas. Visitamos só uma das lojas, mas nem quis ver a fabricação porque não é nenhuma novidade. Também não comprei nada, pois iríamos ainda para Istanbul e, provavelmente, os preços seriam melhores.

Na volta de Avanos para Goreme, nossa moto parou de funcionar do nada, em plena estrada. E agora?? De repente, passa uma outra moto e para. Era um simpático turco oferecendo ajuda. Ele pegou o celular e ligou pro telefone celular do cara da locadora. Ninguém atendeu. Aí ligou na própria empresa, mas caiu na cidade de Kayseri, bem mais longe. O jeito foi eu montar na garupa da moto dele e ir até Goreme buscar ajuda na locadora (hilário ver eu na garupa de um desconhecido, no meio da Turquia). Aí o cara começou a andar tão devagar que comecei a ficar com medo. De repente, o Alessandro passa por nós na moto voando. Tinha feito ela funcionar! Ufa! Desci da moto do rapaz e voltei pra do meu maridinho e fomos direto na locadora trocar a moto pra não passar outro sufoco!
Trocada a moto, voltamos para os vales da região de Avanos, onde está o Rose Valley e as Chimney Farms.

Rose Valley
Lá pelas tantas, eu estava já bastante cansada pois afinal, quase não dormi na viagem. Também fazia muito calor à tarde. Voltamos para o centro e fomos almoçar num restaurante muito bom, que esqueci de anotar o nome. Comemos uma boa comida turca, muito bem servida, a preços bem justos.
De entrada, um pão gigante com berinjelas ao molho de tomate e iogurte, muito bons! Depois comemos um delicioso carneiro ao forno com molho de tomate e mussarela e frango ao curry com tomates e pimentões e arroz. Estava tudo uma delícia e ficou em 30 TL.

Depois de tanto comer, quem tem disposição pra fazer mais alguma coisa? Ninguém, mas nós ainda tínhamos uma missão: reservar nosso passeio de balão para o dia seguinte. Havia lido sobre 2 empresas conceituadas: a Goreme Balloons e a Anatolian Balloons. Fomos na Goreme primeiro e o preço estava salgado: 150 euros por pessoa. Eu já sabia que era nesta faixa, logo já estava preparada para a facada, mas não custava negociar e lá não teve jeito. Nada de reduzirem os preços. Então seguimos para a Anatolian. Lá  preço também era 150 euros, mas joguei um papo de que eu tinha por 120 euros e que não poderia pagar mais, etc, etc. Aí eles deixaram por 120 euros por pessoa e pediram pra gente não comentar com ninguém (não falem que eu contei, hein?!).

Missão cumprida, fomos direto pro hotel tomar um banho e descansar um pouco. Mais tarde, fomos conhecer a cidade de Urgup, que fica há 8 km de Goreme. A cidade é bem maior que Goreme, mas é uma cidade mais comum e menos atraente, sem tantos ares típicos de uma vila da Capadócia. Andamos pelo centrinho, visitamos algumas lojas de artesanato local e depois voltamos para Goreme.

Estava já quase escurecendo e começou a esfriar bastante. Tudo que eu queria era voltar pro hotel e relaxar na minha bela cama na caverna, comer uma pide, a pizza turca e dormir com os anjos…No dia seguinte iríamos acordar de madrugada, para o nosso tão esperado e enigmático passeio de balão.

9 thoughts on “Turquia – Capadócia”

1. Carol, que sufoco, sair na garupa de um turco!!!
    Adoro seu blog! Suas dicas já me ajudaram em muitas viagens. Mês que vem estarei na Capadócia com elas!
    Beijos

2. Olá…embarcamos nessa sexta-feira, dia 06/03/2015, saindo de Porto Alegre até Sampa,depois Istanbul..lendo as postagens do teu blog, parece que fica mais tranquilo encarar as aventuras na Turquia….mala cheia de roupas quentes, vamos lá..abraços e parabéns pelo blog…muito legal!!!

3. Olá! Sou Sibel Simone Karaatli! Brasileira e consultora de viagens profissional proprietária da agência KLEOS Tourism & Travel.
    Minha agência desenvolve itinerários personalizados e focados na interação cultural, com roteiros que realmente oferecem as melhores experiências aos clientes brasileiros a preços justos. Atendemos 24 horas por dia, 7 dias na semana para que você possa entrar em contato direto comigo e tenha suas dúvidas respondidas com rapidez!
    Turquia é o seu próximo destino?! Conte conosco! Teremos prazer em te ajudar, seja informando ou realizando sua melhor viagem!

1. Simone, qual o email de contato da sua agencia? Estarei indo para istambul e capadocia e setembro e gostaria de fazer uma cotação.