Depois de sairmos de San Gimignano, seguimos em direção à Siena.
Siena foi a cidade que escolhemos para pernoitar na nossa única noite na Toscana! Queria uma cidade com um certo movimento, que não ficasse muito no meio do nada para não ficarmos muito entediados e, pelo nosso roteiro, era a cidade perfeita, bem no meio do caminho.
Sabíamos que não teríamos muito tempo para explorá-la e que não conseguiríamos ver as atrações a fundo, mas mesmo assim, preferi ficar ali e conhecê-las ao menos por fora! Acho que valeu a pena!
Chegamos lá no finalzinho da tarde e foi um super stress achar o único estacionamento grátis na cidade.
Quase nenhuma destas cidadezinhas históricas e pitorescas da Itália permite entrar com carro no centro, inclusive é a coisa mais fácil do mundo tomar multas por causa disto. Prestem muita atenção nas placas! Um casal de amigos nossos voltaram da Itália recentemente e já recebera, 9 notificações de multa por entrar em locais proibidos e, cada multa, é na faixa dos 50 euros!!!! Cuidado!
Estacionamentos são bem caros e, como íamos pernoitar, ficamos procurando o que era grátis, dando voltas e voltas ao redor dos muros da cidade velha, até que finalmente achamos! O estacionamento é o único que não aparece com nome no meu mapa, mas ele fica há 400 m da cidade, atrás da Fortezza de S. Barbara e do Stadio Comunale A. Franchi.
Já o estacionamento S. Francisco (pago), tem a facilidade de acesso por escada rolante para o centro! O de S. Caterina também, mas parece-me que neste último, tem que andar um pouco mais antes de pegar a escada.
Bem, todo meste perrenguinho já comeu boa parte do nosso tempo, que já era escasso por ali.
Subimos com as malas pelo centro e fomos procurando nosso hotel, Albergo Cannon D’Oro, que em termos de localização, era o melhor em Siena: na principal rua da cidade!
O hotel era super simples, mas era perfeitamente aceitável! Pra nós foi ótimo, nada a reclamar! Quarto bem amplo, cama boa, banheiro privativo, ar, café da manhã, wifi free! Só não tinha frigobar, mas na recepção tinha máquina para comprar água, refri e alguns snacks. Pra descarregar as malas, é possível entrar com o carro no centro histórico por 30 min e depois, é só informar a placa do carro no hotel para que eles avisem a polícia para evitar futuras multas.
Deixamos as malas e fomos explorar o centrinho, antes que os últimos raios de sol se pusessem.
Eu tinha pouco tempo de luz solar e por isso, meus 2 objetivos na cidade eram: conhecer a Piazza del Campo e o Duomo de Siena. Óbvio que a cidade tem dezenas de outras coisas interessantes para se ver, mas eu não tinha muito tempo, então, foquei nestas duas e pra mim já valeu ficar ali! No entanto, não recomendo visitar esta linda cidade com pouco tempo, ainda mais num fim de tarde apenas. Reserve ao menos 1 dia inteiro para explorar Siena com calma, visitando as atrações com calma e observando os detalhes, coisas que não pude fazer :(
Começamos pela Piazza del Campo, o coração da cidade, e sua bela Torre del Mangia. Na praça de relevo inclinado em formato de leque, acontece a maior atração da Toscana: o Palio de Siena, que é uma famosa e tradicional corrida de cavalos sem sela, que ocorre todos os anos, em 02 de Julho 3 16/08, às 19:ooh. Dizem que quem quiser assistir à corrida sentada num dos muitos cafés ao redor da praça, precisa fazer reserva com 1 ano de antecedência, de tão disputados que são os lugares!
A corrida foi registrada pela primeira vez em 1283. Cada um dos jóqueis representa dez dos dezessete paróquias de Siena. Antes mesmo da corrida, os cavalos, que são escolhidos por sorteios e benzidos na igreja, desfilam pelas ruas da cidade cheios de pombas. O vencedor recebe o Palio (bandeira) de seda.
No restante do ano, a praça serve de ponto de encontro de jovens, que chegam a fazer pic nic no seu piso de tijolos vermelhos.
Quem estiver animado, é possível subir na Torre, mas além deu não ter tido tempo, também não estava disposta a encarar seus 505 degraus naquele fim de tarde.
Não deixem de conferir por ali também a Fonte Gaia, que foi ofuscada pela beleza da arquitetura da praça e da Torre del Mangia, e o Palazzo Pubblico, que abria o Museo Civico e tem salas repletas de pinturas e outras belas obras.
Olha, em termos de praças, a Piazza del Campo é a mais linda da Itália, na minha humilde opinião! Valeu a pena tê-la conhecido, mesmo que por poucas horas!
Outra construção lindíssima da cidade e uma das maiores e mais lindas da Itália! Abriga uma série de obras de arte feitas por Michelangelo e Donatello, por exemplo.
Uma coisa interessante é que no Campanário, que a enorme torre listrada que tem no complexo, cada andar superior tem um a janela a mais em relação ao andar de baixo.
Aqui deu o arrependimento de não ter programado mais tempo pra Siena pra poder explorar mais os detalhes desta bela catedral e as muitas atrações que existem só dentro dela.
O restante das poucas horas de luz dedicamos a explorar as ruazinhas estreitas e labirínticas do centro antigo…
Como ninguém é de ferro, fomos bebericar algo antes de irmos jantar…Escolhemos um barzinho numa das entradas para a Piazza del Campo e fui tomar mais um apérol e vinh0 branc0!
Para jantar, escolhemos o Trattoria Fonte Giusta e comemos prato de presuntos diversos e uma deliciosa pizza! Este restaurante fica na Via Camollia e estava tudo muito bom, mas esta via tem muitas outras trattorias e restaurantes! Um charme! Amo a Itália!
Daqui seguimos no dia seguinte para Montalcino, Montepulciano e Pienza, passando pelo Crete Senesi, assuntos para os próximos posts!
Em 2012 fui à Toscana e Siena foi uma das cidades que visitei. Estive lá duas noites e não me arrependo nada. Gostei imenso desta cidade medieval.
O meu top 3 desta cidade foi o Duomo, o Complesso Museale di Santa Maria della Scala (que fica à frente do Duomo) e a Piazza del Campo.
Ainda bem que coloquei esta cidade no meu roteiro.
Muito bom, Christelle! Bjs
Oi Caroline. Adorei seu relato dessa maravilhosa cidade! Adoro Siena e apesar de viver em Firenze só a visitei 2 vezes…. Vc me deixou com vontade de voltar. ;)
Também escrevo um blog mas falo apenas da Itália , mais especificamente da Toscana. E a Isa, que faz o blog comigo, cobre o Vêneto, Se der venha nos visitar…
Abbraccio e Buon viaggio!
Denya
Oi Denya, vou visitar o blog, mas ja vim embora dai rs Ja eu não conheço Firenze até hoje, msm ja tendo ido 3x pra Italia. Bjs
Um dia em Siena rapido tour mas valeu
Sim, valeu ter ido, mesmo que rapidinho! Bjs