Meu único objetivo na minha terceira viagem à Itália era conhecer a belíssima região das Cinque Terre. Fazia tempo que esta região estava no topo da minha wish list. E também, não é pra menos, é cada lugarzinho de deixar a gente sem fôlego…
Pois bem, mas o que são as Cinque Terres?
São 5 vilarejos: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, debruçados em penhascos de frente para o mar da Ligúria, com casinhas coloridas que mais parecem uma pintura. O lugar é um deslumbre de lindo e é um prato cheio para amantes de fotografias.
Nós montamos base em La Spezia, que vou falar num próximo post, uma cidade que não pertence oficialmente às Terres, mas que é muito utilizada como base pela facilidade de estar conectada pelo trem.
Nós ficamos 3 noites em La Spezia e tivemos 2 dias inteiros pra curtir as Terres, o que considero um tempo suficiente, pra não ficar na correria. Com mais tempo, teria ficado um dia a mais pra visitar Portofino e Santa Margherita Ligure.
No nosso primeiro dia seguimos cedo pra estação de trem e ficamos numa fila enorme para comprar o Cinque Terre Card. Com ele, podemos usar o trem livremente por 1 dia, parando onde e quando quiser entre os vilarejos. Preço: 12 euros por pessoa.
No sentido La Spezia – Gênova, resolvemos ir direto até a última terre, Monterosso al Mare, e irmos voltando para terminarmos o dia já próximos de La Spezia.
Monterosso al Mare
E já em Monterosso ficamos apaixonados…
Dentre os 5 vilarejos, este é o maior deles e é onde é possível aproveitar mais a praia. Gostamos tanto desta terre que voltamos no dia seguinte e ficamos por lá um bom tempo só relaxando na praia e bebericando uns drinks…
A estação de trem é praticamente em frente pro mar e o clima ali no verão é simplesmente uma delícia!
A praia é de pedrinhas e o mar é azul e transparente. O melhor trecho é perto das duas pedras que são o cartão-postal de Monterosso, mas este pequeno trecho é privado.
A praia é cheia de bares/restaurantes, com espreguiçadeiras e guarda-sol pra alugar, com acesso a banheiro, guarda-volumes, chuveiro…Não cheguei a perguntar o preço, mas não acho que seja muito caro!
Ai, eu amei este lugar….nada melhor que o clima do verão europeu!
Vernaza
A Terre seguinte foi Vernazza. Da estação seguimos pela rua principal até chegarmos na beira do mar…
O colorido das casas com suas janelas ainda mais coloridas me encantou, roupas penduradas no varal, lojinhas de artesanato e delícias italianas que enchiam minha boca de saliva a cada parada.
As fotos falam por mim…
Corniglia
Pra quem chega de trem, Corniglia fica lá no alto de um penhasco. Há um ônibus que faz o trajeto, já incluído no Cinque Terres Card. Quem quiser pode subir a pé, mas é uma boa caminhada.
Lá em cima, as ruelas são bem estreitas e labirínticas, cheia de gelaterias, lojinhas fofas, cafeterias, e mais e mais lojas de produtos típicos. Ai, me dá fome só de escrever este post e relembrar.
O pesto genovese é o produto mais famoso da região da Ligúria e o que mais tem por aqui são lojinhas vendendo o produto fresquinho. Me deu enorme vontade de comprar pra levar pra casa, mas sendo um produto fresco, não ia dar, então me contentei em levar os enlatados mesmo, ou melhor, os envidraçados, mas acabei comprando num supermercado de La Spezia, que tinha melhores preços.
Manarola
Manarola é a estrela das 5 terres. É a imagem desta cidade que mais vemos em revistas e cartões-postais para ilustrar a região. Com suas casinhas coloridas sobre um penhasco, parece que vão desmoronar a qualquer momento e cair no mar… Para mim é um dos vilarejos mais bonitos das Cinque.
Chegamos na parte da tarde em Manarola e o sol já estava do outro lado, então ir de manhã faz a diferença nas fotos, pois será o horário que as casinhas estará mais iluminada….
Muita gente se refrescava naquele mar azul esverdeado da Ligúria. Foi difícil resistir e não entrar na água, mas ainda tínhamos uma terre pra conhecer e não queria ir molhada…
O fato é que Manarola, com praia ou sem praia, com sol ou sem sol, é um verdadeiro charme! Difícil não comparar a semelhança com uma favela, só que uma favela pra lá de chic!!! Queria ter voltado de noite pra ver o vilarejo iluminado, mas o cansaço falou mais alto!
Em Manarola, queríamos fazer a trilha da Via dell’Amore, uma trilha curtinha que liga este vilarejo a Riomaggiore, super famosa na região por ter sido o ponto de encontro de casais apaixonados que moravam nestas duas cidades, no tempo em que elas eram isoladas do mundo e com acesso super difícil! Infelizmente já faz algum tempo que esta trilha está fechada, o que é uma pena! Que faz as trilhas da região têm outras visões dos vilarejos…
Riomaggiore
Chegamos à última terre do dia, a colorida Riomaggiore, com seus prédios em tons terrosos e suas bandeirinhas coloridas sobre as ruelas! Um luxo
Bem, como ninguém é de ferro, aqui resolvemos tomar uns drinks e fui de Appérol Spritz, o drink que é a cara da Itália! Foi o primeiro da temporada hahaha Delícia! Amo appérol!
Circulando pelas Terres
Para circular entre as terres, além do trem e das trilhas para se fazer a pé, há a possibilidade de ir pelo mar, como fizemos no segundo dia, partindo de Portovenere (vai ter post exclusivo).
A visão é bem diferente e valeu a pena ver as terres de outro ângulo. O barco para em todas elas, começando por Riomaggiore até chegar em Monterosso ao mare, que foi onde quisemos ir direto pra aproveitar a praia por ali, mas pode-se descer em qualquer uma delas e depois seguir adiante. Compramos o ticket só de ida (14 euros pp) e voltamos ao final do dia de trem para La Spezia.
Para saber mais sobre este encanto de lugar que a Cinque Terres, indico os excelentes posts abaixo que me ajudaram muito na organização da minha trip:
Cinque Terres, no Viaje na Viagem, do ilustríssimo Ricardo Freire e sua equipe maravilhosa
Cinque terres Revelada, no Dondeando por aí, da Clarissa Donda:
Que sonho!!! Fotos lindas, essa região da Itália é realmente sensacional, quero muito conhecer um dia! Beijos, Amanda
http://www.amandaqui.com
Vale a pena, Amanda! Bjs
Amo seus posts Carol e esse está maravilhosooo!!!!!
Obrigada Teresa! Bjs
Adorei o post fizemos exatamente o seu roteiro em visita às terres de quebra ainda pegamos o por do sol em riomaggiore!! Parabéns pelo relato
Que delícia, Michelle! Que bom que gostaram! Beijos