Berna, a capital suíça
Berna é uma cidade relativamente pequena para ser a capital de um país, mas é tão charmosinha e com um centro histórico medieval tão fofo, que vale a pena dar umas voltinhas por aqui numa ida à Suíça.
Seu centro histórico é circundado pelo Rio Aare e é conectado a outras partes da cidade por belas pontes.
Tivemos muito pouco tempo em Berna e, para a nossa sorte, o centro da cidade é bem compacto. Chegamos cedo na cidade, mas por conta do nosso bate-volta a Gruyères, tivemos só o fim de um dia e a manhã do dia seguinte.
Nos hospedamos no Bern Backpackers Glocke, um hostel extremamente bem localizado, com um bom quarto. Não tinha café e o banheiro era compartilhado. Mas para uma uma noite apenas estava excelente e atendeu muito bem nossas necessidades.
O hotel ficava na Rathausgasse, há uma quadra da Marktgasse, a principal de Berna , onde então lojas, supermercados, cafeteiras, etc.
Ali pertinho estão duas praças quase interconectadas e numa delas acontece, diariamente, uma uma feira de flores, frutas, legumes e algumas comidinhas.
Na tarde que chegamos, ficamos mais nas redondezas do hostel fazendo um reconhecimento do terreno e terminamos o dia no Les Pirynées, um bar super gostoso na Kornhausplatz, na esquina do nosso hostel, onde fizemos amizade com uma Suíça e seu amigo alemão. Depois jantamos na Spaghetti House, ali na praça mesmo, com massas deliciosas a um bom custo em se tratando de Suiça.
No dia seguinte fomos conhecer com mais calma a dia Marktgasse e seu belo relógio, o Zytglogge, uma torre onde está um relógio do ano de 1530, que é o maior ponto turístico de Berna.
Esta rua também encanta pela beleza das fontes de água. Cada uma com uma estátua mais linda que a outra.

O ogro que come criancinhas…
Aqui também está a casa de Einstein, mas nem passei perto e, se passei, não reparei (pra falar a verdade, eu até me esqueci desta atração de Berna quando estava lá).
As calçadas desta rua são cobertas por marquises e uma das coisas que me chamou a atenção é que há vários comércios nop subsolo da rua, acessíveis por portas bem ao estilo de castelos medievais. Lindo!
Depois seguimos caminhado até a ponte Kirchenfeldenbrucke, onde habitam os ilustres habitantes da cidade: os ursos, no BarenPark ou Fosso dos Ursos. Acho que não tem quem venha a Berna e não venha olhar de perto estas criaturas.
Da ponte, temos uma bela vista dos telhados da cidade e dali descemos por uma escada e nos embrenhamos por algumas ruelas de Bern, saindo num parque lindo e depois, voltamos pelo outro lado da cidade.
E pra quem ainda quer ter uma vista mais linda da cidade, pode ir até o Rosengarten, um jardim no alto da cidade. Fiquei com preguiça de subir até lá.
Retornamos `a praça do mercado, visitamos a catedral de Berna (Berner Munster) , o Cassino, o Capitólio e outros belos monumentos e fachadas de Berna.

Capitólio, o Parlamento Europeu
Antes mesmo da hora do almoço já tínhamos percorrido os principais cartões-postais da cidade e decidimos pegar o trem mais cedo pra Colmar (França).
E em Berna fechamos a última cidade visitada na Suíça. Que teve também Zurique, Luzern, Interlaken e Thun, Zermatt e bate e volta a Gruyères.
Leia também: Introdução a Suíça
PLANEJE SUA VIAGEM
Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!
Reserva de Hotéis
Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.
Aluguel de Carros
Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.
Seguro Viagem
Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.
Passagens Aéreas
Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.
Ingressos e Passeios
A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.
Posts Relacionados

Marrocos: o que fazer em Marrakech, a cidade vermelha!
Sou simplesmente apaixonada por destinos exóticos…Adoro descobrir uma cultura e costumes novos, me embrenhar por ruelas e mercados das grandes

Cuba: dica de hotel em Varadero – Royalton Hicacos Resort
Durante nossa viagem a Cuba, nós passamos 4 dias em Varadero e eu queria ficar num bom hotel all inclusive,




























[…] Siga para a Bavária, em Munique, e fique mais três dias. O último destino é a Suíça. Aproveite em Zurique os últimos quatro dias de viagem, incluindo um bate-volta para Berna. […]