Berna é uma cidade relativamente pequena para ser a capital de um país, mas é tão charmosinha e com um centro histórico medieval tão fofo, que vale a pena dar umas voltinhas por aqui numa ida à Suíça.
Seu centro histórico é circundado pelo Rio Aare e é conectado a outras partes da cidade por belas pontes.
Tivemos muito pouco tempo em Berna e, para a nossa sorte, o centro da cidade é bem compacto. Chegamos cedo na cidade, mas por conta do nosso bate-volta a Gruyères, tivemos só o fim de um dia e a manhã do dia seguinte.
Nos hospedamos no Bern Backpackers Glocke, um hostel extremamente bem localizado, com um bom quarto. Não tinha café e o banheiro era compartilhado. Mas para uma uma noite apenas estava excelente e atendeu muito bem nossas necessidades.
O hotel ficava na Rathausgasse, há uma quadra da Marktgasse, a principal de Berna , onde então lojas, supermercados, cafeteiras, etc.
Ali pertinho estão duas praças quase interconectadas e numa delas acontece, diariamente, uma uma feira de flores, frutas, legumes e algumas comidinhas.
Na tarde que chegamos, ficamos mais nas redondezas do hostel fazendo um reconhecimento do terreno e terminamos o dia no Les Pirynées, um bar super gostoso na Kornhausplatz, na esquina do nosso hostel, onde fizemos amizade com uma Suíça e seu amigo alemão. Depois jantamos na Spaghetti House, ali na praça mesmo, com massas deliciosas a um bom custo em se tratando de Suiça.
No dia seguinte fomos conhecer com mais calma a dia Marktgasse e seu belo relógio, o Zytglogge, uma torre onde está um relógio do ano de 1530, que é o maior ponto turístico de Berna.
Esta rua também encanta pela beleza das fontes de água. Cada uma com uma estátua mais linda que a outra.
Aqui também está a casa de Einstein, mas nem passei perto e, se passei, não reparei (pra falar a verdade, eu até me esqueci desta atração de Berna quando estava lá).
As calçadas desta rua são cobertas por marquises e uma das coisas que me chamou a atenção é que há vários comércios nop subsolo da rua, acessíveis por portas bem ao estilo de castelos medievais. Lindo!
Depois seguimos caminhado até a ponte Kirchenfeldenbrucke, onde habitam os ilustres habitantes da cidade: os ursos, no BarenPark ou Fosso dos Ursos. Acho que não tem quem venha a Berna e não venha olhar de perto estas criaturas.
Da ponte, temos uma bela vista dos telhados da cidade e dali descemos por uma escada e nos embrenhamos por algumas ruelas de Bern, saindo num parque lindo e depois, voltamos pelo outro lado da cidade.
E pra quem ainda quer ter uma vista mais linda da cidade, pode ir até o Rosengarten, um jardim no alto da cidade. Fiquei com preguiça de subir até lá.
Retornamos `a praça do mercado, visitamos a catedral de Berna (Berner Munster) , o Cassino, o Capitólio e outros belos monumentos e fachadas de Berna.
Antes mesmo da hora do almoço já tínhamos percorrido os principais cartões-postais da cidade e decidimos pegar o trem mais cedo pra Colmar (França).
E em Berna fechamos a última cidade visitada na Suíça. Que teve também Zurique, Luzern, Interlaken e Thun, Zermatt e bate e volta a Gruyères.
Leia também: Introdução a Suíça
1 thought on “Berna, a capital suíça”