O centro de Lisboa pode ser dividido em 4 áreas de interesse:  Bairro da Alfama (onde está o Castelo de São Jorge), Baixa (ou Baixa-Chiado), Bairro Alto (onde a night acontece) e Avenida Liberdade (onde estão as lojas de grifes)! Para hospedagem, recomendo fortemente a região da Baixa, que foi onde ficamos, nas imediações da Estação do Rossio, Praça da Figueira e Praça D. Pedro V.  

Como estávamos hospedados na Rua dos Fanqueiros, na Baixa, começamos a desvendar o Centro da cidade por ali, já no dia que chegamos. 

O primeiro ponto foi a Praça Figueira, que só é uma praça grande, mas sem grandes atrativos.

 

vista da Praça da Figueira, a partir da janela do nosso quarto

Mas esta praça está há poucos paços da Praça D. Pedro V, com o Teatro D. Maria como pano de fundo, e da bela estação do Rossio, a estação de trem de Lisboa que liga a cidade a várias outras no país.

Coincidência as pedras desta praça serem iguais às do calçadão de Copacabana? Acho que não, né?!

A Estação do Rossio é uma das estações de trem de Lisboa e liga a cidade a Sintra, cidade bastante turística, que fica há cerca de 40 minutos de comboio. Ela é muito mais bonita quando está iluminada, à noite. Não há estação de metrô no Rossio. O metrô está logo ao lado e chama-se Restauradores.

Praça dos Restauradores, início da Avenida Liberdade

Na Baixa estão a maioria das lojas, muitos bares e restaurantes, inclusive alguns muito tradicionais. Experimentamos o bacalhau do Restaurante e Cervejaria Portugal e do João do Grão, este último super tradicional! Neste último também experimentamos um belo cabrito ao molho, que estava supimpa! 

 
Onde está o Alê?
Bacalhau a Lagareiro do Restaurante Portugal
Bacalhau a Bras, do Restaurante João do Grão
Cabrito ao molho do Restaurante João do Grão

 

Estes restaurantes ficam em ruas paralelas fechadas ao tráfego de carros e funcionam como calçadões para pedestres. A rua mais famosa por ali, onde está grande parte das lojas é a Rua Augusta.

 

 

Passeando por estas ruas dá para ver a arquitetura portuguesa de perto. Também nos chama a atenção o nome destas ruas: Rua da Prata, Rua do Ouro, Rua dos Fanqueiros (que não tem funck, tá?!)…Em Belém tinha até a Travessa das Galinheiras… 

 

Ao final da Augusta passamos pelo Portão do Comércio e chegamos à bela Praça do Comércio, de onde partem os elétricos para Belém.

Hora de ir pro Bairro Alto. pra chegar até lá tem como ir a ligeira ladeira, ir de elétrico ou ir de Elevador. Este último, o mais popular e também o mais caro, a menos que você tenha o Cartão Viva Viagem, cujo o ticket já está incluso. Do contrário, paga-se 5 euros! 

 

O elevador de Santa Justa é um belo símbolo da arquitetura de Lisboa e liga a Baixa ao Bairro Alto, em alguns segundos. Às vezes, as filas são grandes, mas vale experimentar pelo menos 1 vez! Lá de cima, tem-se a melhor vista do Bairro de Alfama, com o Castelo de São Jorge!

 

O Bairro Alto é um lugar pitoresco e cheio de vida! Não imaginava que era tão animado, com tantas lojas e barzinhos! O elevador desemboca próximo ao Convento do Carmo. Passamos pelos Armazéns do Chiado, um mini shopping com lojas bem bacanas como a Fenac, a Gato Preto, Kiko Milano, The Body Shop, etc. Ao redor, outras lojas europeias como Zara, Zara Home, Bershka, Stradivarius, H&M…

Dali seguimos rumo a Largo do Chiado, o ponto central do bairro.

Ali ao lado está a Rua Grantt e o famoso Café a Brasileira, que tem na sua entrada uma entrada de Fernando Pessoa, o famoso poeta português, que costumava frequentar o lugar. É dele a frase que mais tem a ver comigo e com este blog: “Para viajar, basta existir“. Falou tudo, Pessoa!!!!

Passear pelo Bairro Alto e descobrir suas ruelas e típica arquitetura tem que fazer parte de sua viagem a Lisboa. Fomos emaranhando nas ruas, pois queria descobrir onde ficava o restaurante Bota Alta, famoso no Brasil por ter um dos melhores bacalhaus da cidade. 

 

Sua entrada é simples, mas o ambiente é acolhedor. Como é muito procurado, convém reservar antes. 

 

Nós conversamos pessoalmente com o dono que nos explicou a fama do lugar entre os brasileiros. Segundo ele, a fama se espalhou pelos comissários da falecida Varig, que sempre comiam lá nas idas a Lisboa. Combinamos de voltar mais tarde pra jantar, mas devido a uma reviravolta no meu estômago, não conseguia nem sentir o cheiro de bacalhau naquele dia. Infelizmente não consegui experimentar, mas por tudo que já li a respeito, realmente deve ser muito bom.

Bota Alta

 

 

Resolvemos voltar ao hotel pra nos arrumar pra voltarmos ao Bairro Alta à noite e curtir a bohemia da cidade. São muitos lugares bacanas pra ir, mas como meu estômago estava uó, só conseguia comer pizza e fomos ao Restaurante Italiano Esperança, com uma pizza maravilhosa e ambiente delicioso. Acho que eu e o Alê eram os únicos que falavam português por ali, além dos atendentes, porque os demais só falavam inglês, holandês, italiano…Sei que você não vai querer comer pizza em Lisboa e nem eu queria, mas se seu estômago também revirar depois de almoçar pastel de belém e comer bacalhau de sobremesa, recomendo muito a pizza deste restaurante! É uma delícia!

 
Restaurante italiano Esperança
 
 

Continuamos nosso passeio pelo Bairro Alto e encontramos o Bali Bar (Rua do Norte, 117 – Bairro Alto), um barzinho lo-ta-do, com música ao vivo, cada uma melhor que a outra. Entramos e ficamos até fechar…o cantor era brasileiro, mas cantava só músicas internacionais da melhor qualidade, tipo The Doors, Santana, Rod Stewart, Bob Marley, dentre outros…O preço da cerveja era salgado, mas quem tá na chuva é pra se molhar…Pesquisando depois na internet, vi que é considerado um dos melhores bares de Lisboa!! Recomendadíssimo!!!

Bali Bar, Bairro Alto

 

Quando o bar fecha, eles te convidam pra ir pra boate que fica na mesma rua e é do mesmo dono, o Bali Lounge Club. Chegamos a entrar e o local é bem bonito, mas já era tarde e resolvemos ir embora pra poder descansar pro dia seguinte. 

 
Foto Facebook Bali

Amei o Bairro Alto!!! É aqui que tudo acontece…

 

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

26 thoughts on “Lisboa – pelo centro da cidade e a night do Bairro Alto!”

  1. Oi Oi Carol. Continuo seguindo seu blogue quase que diariamente e continuo curtindo o que vc escreve. Contudo, sendo eu português, permita-me fazer uma pequena correcção. A estação do Rossio não é a estação central de Lisboa. De facto, ela liga Lisboa a Sintra, mas é só isso. É uma linha meramente suburbana. Lisboa tem outras três estações: junto ao Cais do Sodré de onde partem os tréns para Cascais (linha suburbana também) e, finalmente, a de Santa Apolónia e a do Oriente, essa no Parque das Nações… essas duas últimas etações são as «centrais« para usar as suas palavras e elas sim têm ligações a vários pontos do país, internacionais inclusive. Espero que não leve a mal o que escrevi. Te convido novamente a ler meu blogue. Acabei agora a série de posts sobre o Egito e inicio essa semana uma relativa a Barcelona e, mais tarde, a Madrid. Um beijo, Bruno Cardoso

    1. Oi, Bruno, eu agradeço suas informações e vou corrigir já já! Nada melhor que morar num lugar pra conhecer bem. Eu sempre li que o Rossio era a principal. Eu fui na do Oriente tb, assunto do próximo post! Obrigada!

  2. Aproveito para uma pequena correcção: Rossio tem estação de Metro (aliás, durante muitos anos a mais importante da rede de metro da cidade). Restauradores, ao lado, tem também uma estação de metro. São estações independentes.

    Sobre o comboio, de facto a estação do Rossio foi a primeira estação da cidade (creio), mas já há muitos anos perdeu a posição de destaque que sempre teve. Talvez há mais de trinta anos.

    Excelentes fotografias da minha cidade. Obrigado.

  3. Olá Ricardo, eu entrei dentro do Rossio pra pegar o metrô e o guarda me disse que ali não tinha metrô ( e eu também não achei) e ele me indicou a estação Restauradores. Embora ela não seja a mais importante, sem dúvida é a mais bonita, principalmente à noite, quando está iluminada!! Obrigada pelo elogio e pelo comentário no blog!

  4. Olá, tu poderias me informar se a Rua Nova da Trindade, Chiado é um bom lugar para ficar, se é possível circular a pé pelos arredores mesmo à noite. Parabéns pelo blog!

  5. Carol,
    Vou para Lisboa e ficarei hospedado nas imediações da avenida Liberdade. A localização é ruim é?
    Da pra se locomover à noite taxi? Vc achou a cidade perigosa??
    Ótimas dicas suas! Se tivesse visto antes ficaria sabendo da melhor licalizacao para hospedagem…

    Obrigada

    1. Olá Nayara, desculpe a demora! Não é ruim a localização, mas você vai andar um pouquinho pra chegar nas ruelas do centrinho e Bairro Alto, mas nada demais! Não achei a cidade perigosa não, achei bem tranquila. Dá pra andar de táxis sim, sem problemas! Beijos

  6. Oi Carol,

    Boa Tarde!
    Vou com minha irmã no fim do mês e ainda não vimos lugar para ficar em Lisboa. Um lugar perto da Avenida da Liberdade seria um ponto bom? Você tem alguma indicação de transporte para fazer um bate e volta de Lisboa até Sintra, Cascais e Estoril?

    Obrigada pela ajuda!

    1. Olá, Beatriz, a Av. Liberdade não é ruim não, mas é um pouco longe pra ir andando pras ruelas do centro e pro Bairro Alto. Recomendo trem para ir a estas cidades, é rápido e eficiente. Beijinhos

  7. Olá Carol, boa tarde, eu e minha esposa pretendemos visitar Portugal no mês de maio/2017, nesta época do ano é primavera, certo? é frio?, o Bairro da Telheira seria um bom local para hospedagem? fica próximo da Baixa? da Alta? muito legal estas informações e fotos, vou me basear em tuas dicas quando for lá na terrinha.Forte abraço.

    1. Olá, Guilherme,tudo bem? Sim, em Maio é primavera e o clima estará bem mais ameno. Talvex você pegue leve friozinho à noite, mas nada demais.Sobre Telheiras, nunca tinha ouvido falar mas vi pelo Google Maps que ele é muuuuito longe do centro de Lisboa. Melhor ficar pelo Chiado e Bairro Alto. Grande abraço e boa sorte!

  8. Boa tarde Carol.

    Estou programando ir a Lisboa em Abril.
    Qual hotel vc indica na região da Baixa.
    Obrigado
    Charles

    1. Oi, Charles, é difícil indicar quando a gente não se hospeda, mas dá uma procurada no Trip Advisor e nas notas do Booking.com para ver o que mais te agrada. Somos parceiros do Booking, caso opte por reservar conosco, agradeço demais! Abraços

  9. Ola

    sou aposentada , 61 anos e vou co um amiga para Portugal em …agosto!!ficaremos hospedadas em BAIRRO alto!! E um local para todas as idades.???.gostamos da noite….so estou preocupada com valores de transportes…

    1. Oi Luiza, sim é um ótimo bairro! O transporte público abrange o Bairro Alto e tem também o Elevador, que vai do Chiado até lá. Não é caro, não se preocupe! beijos

  10. Olá Carol, gostaria de saber qual o Hotel que vc ficou na Rua dos Fanqueiros,fica perto de lojas p comprar lembrancinhas é proxímo do Aeroporto!

    Aguardo, Grata.

    1. Oi Marlene, neste post eu falo da Guest House que fiquei. Sim, fica perto de tudo…Do aeroporto não é tão pertinho, mas como é no centro, tem várias formas de chegar até lá de transporte público. Beijos

  11. Carol!!!
    Amei seu post sobre Lisboa!!!!
    Estou procurando um hotel pra viajar e você foi o primeiro blog que colocou mapas. Todo mundo fica falando o nome dos bairro e eu tava perdida.
    Adorei que você coloca as ruas onde vai passando!
    Parabéns!!!

    1. Oi Ana, obrigada! Eu adoro colocar mapas porque realmente quando se lê sobre um local onde nunca se foi antes, acho que facilita muito. E adoro saber também as ruas principais de comércio da cidade para ter uma referência de localização, então sempre que dá, coloco os nomes! Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram