Bergen é uma cidade portuária localizada na costa oeste da Noruega. É a segunda maior cidade do país, com 250 mil habitantes e está localizada no meio de 7 montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem, mas também, o título da cidade mais chuvosa da Europa.
Casinhas coloridas nas montanhas de Bergen
Bergen é uma cidade muito turística, pois é considerada a porta de entrada para os fjordes noruegueses. Bryggen, o pequeno porto medieval, cheio de lojinhas e bares, é o centro de tudo.
É em Bryggen onde estão as tradicionais casinhas de madeira coloridas, cujas quais são o cartão postal da cidade. Estas casinhas, hoje tomadas pela UNESCO, foram o que restou de um forte incêndio que devastou a cidade, em 1702. Hoje, elas abrigam uma série de lojas de souvenirs e restaurantes de comidas típicas.
Nosso primeiro contato com a cidade foi no dia que chegamos, vindos de Estocolmo, antes de irmos pros fjordes.

Na volta é que tivemos tempo maior para conhecer a cidade. Chegamos à noite,  depois de voltarmos dos fjordes, e ficamos o outro dia na cidade, quando então seguimos pra Edimburgo, na Escócia.

A vista da cidade iluminada à noite é um deslumbre total. O colorido das casinhas iluminadas refletindo na água era muito lindo! Mas leve o tripé!

No dia seguinte, nosso primeiro passeio foi ao Monte Floyen, acessível por um funicular todo envidraçado, que vai até a 300 m de altura em apenas 6 minutos. A entrada fica bem no centro da cidade, do ladinho de Bryggen, e perto do YMCA, onde ficamos. Do ladinho, passamos por este fofíssimo McDonald’s, todo em madeira, indo de encontro ao estilo arquitetônico da cidade.

Lá de cima, uma bela vista da cidade e do porto de Bryggen.

Também encontramos um simpático Troll, lendária criatura escandinavas. Segundo a lenda, os Trolls são criaturas bem esquisitas, de cabelos ouriçados  e baita narigões, que vivem nas florestas da Noruega e são dotados de poderes especiais, como por exemplo, o de  se transformar em belas mulheres. Só saem à noite e, se não voltam pra suas tocas antes do amanhecer, viram pedra. Os camponeses ofereciam comidas para agradá-los, pois se enfurecidos, poderiam cometer sérias atrocidades com os humanos. Mas até que eles são bem simpáticos, não é mesmo?

Dali, seguimos pra Bryggen, bater perna pelas lojinhas. Tudo caríssimo, só deu pra comprar mesmo um abridor de garrafas de alce norueguês haha.

 

Outra grande atração de Bergen é seu Mercado de Peixes (Torget Fish Market). Aqui, é possível experimentar algumas esquisitices culinárias, como linguiça de rena e carne de baleia defumada. Eu experimentei a carne de baleia e não apreciei tanto a experiência. O gosto é bastante forte!

Carne de baleia defumada!
Linguiça de rena

Mas há também outras iguarias bem mais saborosas, como os vários tipos de caviar, camarões, lagostas e salmões.

Mas o ponto alto da visita ao mercado foi mesmo saber que cabeça de bacalhau realmente existe. As que vi estavam acompanhadas do corpicho do bichinho.

Cabeça de bacalhau existe!!!

Eu achei o mercado de peixes bem “xoxo”. Por tudo que tinha lido, imaginava ser bem maior e com coisas bem mais exóticas que uma simples carne de baleia. Mas conversando com um rapaz que trabalhava lá, um italiano que falava espanhol e era amigo de um brasileiro, fiquei sabendo que nem todas as barracas estava abertas porque ainda não era a temporada e que a mesma começava dentro de 1 semana. Fazer o quê…

Após beliscar esquisitices no mercado, fomos visitar mais um lugar recomendado pelo hostel: as casinhas da rua Knosesmauet.

  
 
Esta rua abriga um conjunto de casinhas coloridas de madeira, casinhas estas que não foram atingidas pelo devastador incêndio dos anos 1700. Passear por aqui é voltar no tempo. A sensação que temos é que estamos “brincando de casinha”! É cada uma mais lindinha que a outra, com seus telhadinhos de 2 águas, seus formosos jardinzinhos e floreiras nas janelinhas…Antes de chegar, ao pedirmos informações para um senhor norueguês, ele ficou admirado de sermos brasileiros e estarmos tão longe! Para ele, isto era “fantastic“! Foi a expressão que ele usou!

   

O lugar é tão fofo que fiquei revoltada de não constar nada no guia digital da Lonely Planet que eu tinha comprado. Nem em blogs e sites de viagens li sobre o lugar, apesar de ser um local que estampa vários cartões-postais da cidade!

Mas não é só na Knosesmauet que a gente encontra estas casinhas. Nos arredores estão também a St. Hansstredet e Kajellersmauet.
 
 
 

Já passava bastante da hora do almoço e eu estava  faminta e completamente perdida em relação a escolher um restaurante legal pra comer o legítimo bacalhau norueguês, afinal não poderia ir embora sem comer o legítimo. Havia ido a um restaurante nos arredores de Bryggen, mas não havia encontrado o “bacalhau” no cardápio. Também havia esquecido como era bacalhau em inglês e perguntei pro tal rapaz do mercado, o mesmo que me falara sobre a temporada do mesmo, e ele me disse que era cod ou codfish. O restaurante que ele me indicou em Bryggen era carésimo! Aposto que ele mesmo nunca deve ter comido lá! Aí resolvi dar uma olhada numa espécie de guia que o Hostel deixa no nosso quarto, com dicas da cidade. Descobri o Pingvinen (Pinguin, em português) e resolvi ir até lá pra conferir. Simplesmente um achado na cidade! O lugar é super fofo, bem frequentado por locais e especializado em comida nórdica. Depois vi que também é um dos mais recomendados pelo meu guia digital da Lonely Planet! Claro que fui direto comer o famoso bacalhau da Noruega e posso dizer que valeu a pena cada centavinho (cerca de R$ 70,00 o prato aí de baixo). Estava divino!  É bem diferente do que estamos acostumados, pois é tenro, suculento e não tão salgado. O cod fish foi servido com batatas e cenouras cozidas ao molho de manteiga e ervas. Sensacional!!

Ao contrário do que a gente pensa, o bacalhau não é considerado uma carne nobre pelos noruegueses e por isso eles o exportam. Aqui se come mais o salmão e o arenque, mas mesmo assim, eu queria bacalhau!
O famoso bacalhau da Noruega comido na Noruega
Pingvinen!
O resto da tarde foi bebendo cerveja norueguesa nos arredores do hostel até dar a hora de irmos pro aeroporto rumo à Escócia!!
Eu gostei muito da Noruega pelas belas paisagens do local, mas achei o país meio triste, parece perdido no mundo, no meio do nada, apesar de toda sua riqueza. Vale a pena ir, pelo menos uma vez na vida!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

17 thoughts on “Noruega: Bergen, a cidade de madeira!”

  1. ola! Adorei seu blog!!! Estava planejando a viagem da família no fim do ano e ele me ajudou demais!!!!passaremos o Natal com meu filho na Suíça e depois vamos para Munique e Viena .incluímos Salzburg no roteiro depois de ler seus posts…Aproveitei e reservei os hotéis através do seu blog.Tenho certeza de que quando estivermos lá em dezembro voltarei a consultar todas as suas dicas.

    1. Oi, Margareth, que bom que gostou do blog e que meus posts ajudaram. Muito simpático reservar seus hotéis conosco, muito obrigada. Você fez uma boa escolha indo a Salzburgo, a cidade vale a pena. Super beijo e boa viagem pra vc e sua família.

  2. Oi Carol! Que blog maravilhoso! Eu também tive a oportunidade de ir à Bergen… fui no ano passado e foi a experiência mais incrível da minha vida! É uma cidade de fato encantadora :D Vi seu comentário ali em cima e eu discordo que o povo seja meio frio, embora eu tenha pedido informação e eu tenha sido ignorada… achei o pessoal de Bergen muito mais animado, aberto e falante do que o pessoal de Oslo! Se puder/quiser, dê uma olhada no meu blog! ^_^

  3. Olá, estou indo a Bergen segunda feira pra ficar 5 dias.

    1. Meu hotel fica ao lado da estação de trem no centro, como faço pra cjegar? Ví que tem taxi e um ônibus, mas não consegui achar por onde ele passa.
    2. Alguma dica perto de Bergen, outras cidades que vale a visita pra alugar um carro?

    Obrigado

    1. André, não entendi muito bem: vc vai chegar em Bergen de avião e quer saber como chegar no hotel, é isso? Se for, tem ônibus que ligam o aeroporto ao centro (falo no post) e da estação dá pra ir caminhando ao centrinho de Bergen, facilmente. Quanto a alugar carro, não sei te dizer, pois o passeio mais tradicional por lá é para os fjordes e se vai de trem. Abraços

  4. Olá Carol! Seu blog é o máximo! Fico aqui babando nas fotos… :)
    Estou com viagem marcada pra Noruega em outubro. Dúvida!
    Um dia apenas em Bergen é suficiente pra conhecer toda a cidade?
    Estamos pensando em passar um dia em Bergen e no segundo fazer o passeio pelos Fiordes (Norway in a Nutshell), pernoitar em Flam e seguir para Oslo no dia seguinte, aproveitarmos para conhecer a Capital e pegar o voo de lá direto para Arlanda novamente.
    Vc aconselha?

    Seu blog é muito explicativo! Consegui sanar muitas dúvidas que não encontrava maiores explicações em lugar algum!

    Beijinhos
    :***

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram