Wood Street (rua da Madeira)

Saindo de Edimburgo, na Escócia, fomos de trem da Virgin Trains direto pra Birmingham, uma grande cidade ao norte da Inglaterra. A escolha de Birmingham foi porque era a cidade mais próxima da região da Cotswolds de onde se podia chegar de trem direto de Edimburgo. Não tínhamos nenhum pretensão em conhecer a cidade, mas era necessário dormirmos lá por uma noite para no dia seguinte rumarmos à região das Cotswolds. Escolhemos o Hotel Brittania, super bem localizado, bem do lado da Estação de Trem e exatamente na New Street, principal rua de comércio da cidade. Além disso, era cerca de 700 metros da Hertz, locadora na qual havíamos reservado o carro pra desbravar a região.

No dia seguinte, muita chuva e frio em Birmingham. Lá vamos nós com nossas malas e uma única sombrinha escocesa, que por sinal não resistiu à sua primeira chuva, desfazendo-se logo na primeira ventania. Chegando na Hertz, uma grande decepção: havia reservado carro com GPS pelo site da Hirecars.com e, para minha surpresa, não tinha GPS disponível. A nossa primeira reação foi, e agora??? Estamos fritos!! Se dirigir num país estrangeiro já tem suas inconveniências, imagina então dirigir num país estrangeiro, de mão inglesa e sem GPS? E pra sair da cidade? Pedimos então um mapa de Birmingham, pra nos localizarmos, mas eles também não tinham. Nossa, eu queria matar aquelas antas da Hertz! Deram-nos apenas um mapa da Inglaterra, excelente por sinal, e nos disseram que poderíamos pegar o GPS na Hertz de Stratford, nosso próximo destino. Mas o pior ainda foi ficar um tempão procurando a Hertz, em Stratford, e descobrir que lá também não tinha GPS!! Que ódio! E pensar que era uma Hertz!!! Imagina se fosse uma locadora mequetrefinha?! Era capaz de não ter o carro!! Horrível!!! Péssimo serviço do site e da Hertz.
Bem, sem termos muito o que fazer, o jeito era o Alê encarar a mão inglesa e contar com a co-piloto dele pra ajudá-lo com as placas e mapas.
Além de tudo, não tínhamos tomado café e àquela altura do campeonato, após ter passado por tanto stress de encontrar a saída da cidade e a rota certa pra Stratford, eu já nem raciocinava mais de fome! Mas enfim, tudo dá certo no final e, após 1 hora, mais ou menos, chegamos em Stratford-upon-Avon, terra natal de Shakespeare!
Depois, com o tempo, vimos o quanto as rodovias inglesas são fáceis de serem percorridas. Tudo é extremamente sinalizado e, com um bom mapa na mão, ninguém precisa de GPS.

Stratford-upon-Avon

O nome da cidade vem da época em que era uma importante cidade comercial romana (há mais de 1.000 anos atrás) e significa “Estrada sobre o rio Avon”.

Rio Avon
A cidade é muito fofa, a cara desta região da Inglaterra. Fica há 164 km de Londres e atrai muitos visitantes devido a ser a cidade onde William Shakespeare, seu morador mais ilustre, nasceu, cresceu e está enterrado.
Começamos o passeio pela casa onde Anne Hathaway’s, mulher de William, passou sua infância.

A casa é super fofa e bem conservada e está numa área mais afastada do centro. Seus belos jardins de tulipas dão um colorido especial ao local, mesmo em dias de chuva.

 
A história diz que os pais de Anne e William tinham relações comerciais e que por isso, eles se conheceram, se tornaram amigos, começaram a namorar e se casaram. Ela se casou grávida de 3 meses. Ambos eram de família nobre, sendo o pai de William um importante comerciante da época, o que lhe permitiu ter aulas de educação e se tornar um grande, coisa rara para a época.

Depois de alguns anos, a família Shakespeare enfrentou algumas dificuldades financeiras e William deixou a cidade e a família em Stratford para tentar a vida em Londres, onde fundou sua primeira companhia de teatro e vindo a ser o William Shakpeare que conhecemos dos romances, como Romeu e Julieta, a mais famosa de suas obras. É dele também a famosa frase: Be or not to be?! That’s the question! (Ser ou não ser? Eis a questão)

Já no centro, está a casa onde Shakespeare nasceu, aberta à visitação em troca de algumas libras.

Casa onde Shakespeare nasceu

No centro, a grande atração são as casinhas em estilo Tudor do século XV, que emolduram as ruas cujos nomes nos remete à era medieval, quando a cidade era um grande mercado: Sheep Street (Rua da Ovelha), Wood Street (rua da Madeira), etc.

Sheep Street
Wood Street (rua da Madeira)

O melhor foi quando achamos uma loja onde TU-DO custava apenas 1 libra!!!! Hahaha, fizemos a festa!! Compramos barras gigantes de Kit-Kat, refri, bolachas, 2 novas sombrinhas (que também não duraram nada) e até um CD do R.E.M., que marcou nossa viagem pela Cotswolds e até agora, quando escuto o CD, lembro desta viagem estupenda!!! Tem coisa que nem deu tempo de comer a viagem toda e está até agora aqui em casa…

Escola onde William estudou

Acredita-se que por volta de 1613 William tenha retornado a Stratford, vindo a falecer três anos mais tarde. Sua tumba está localizada na Holy Trinity Church.

Amamos Stratford! Foi uma pena que a chuva não deu muita trégua e acabamos indo embora mais cedo do que gostaríamos! Mas a nossa aventura pelo interior da Inglaterra estava só começando…

Leia também:

Cotswolds, no coração da Inglaterra!

Inglaterra: Bath, Stonehenge e Windsor

Inglaterra: De volta a Londres!!!

Inglaterra: Simplesmente, Londres!

 

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

7 thoughts on “Inglaterra: Stratford-upon-Avon, a cidade de Shakespeare!”

  1. Ai Carol!!!!

    Essa cidade é muito fofa!!!! É a segunda vez que visito. Em breve vou escrever um post sobre ela.rs Vamos ter dobradinha!!!!

    Pena a chuva. Estive lá com sol e o astral é ótimo!!!!

    Um beijo

    Claudia

    1. Olá, você esta certíssima. Sou totalmente a favor de viajarmos primeiro pelo Brasil para depois nos aventurarmos em terras estrangeiras. Eu tb fiz isso e ainda tem vários lugares que quero conhecer. Vou olhar seu blog. Bjs e obrigada por comentar

  2. Oi, tudo bom ?
    As fotos estão lindas e fiquei louca pra conhecer esta cidade.
    Li que vc comprou as passagens de trem no site da virgin trains. Ao tentar comprar passagens de trem por este site, pediram a senha do meu cartão … isso tbm aconteceu com vc ? fiquei receosa e não conclui a compra.
    Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram