Spread the love
IMG_0824

Petite Venise, ponto alto da cidade!

Colmar eh uma cidade de 67.ooo habitantes habitantes, localizada na região da Alsácia, no noroeste da França, quase na divisa com a Alemanha. Seu morador mais ilustre foi Fréderic Auguste Bartholdi, criador da estátua da liberdade de Nova York. Na entrada da cidade podemos ver uma réplica da estátua em homenagem a seu morador mais célebre.

IMG_0755

IMG_0781
A Alsácia é uma das famosas regiões de vinhedos da França e como apelo turístico, tem a famosa Route Des Vins d’Alsace (Rota dos Vinhos da Alsácia), onde Colmar é a porta de entrada ou de saída (pra quem vem de Estrasburgo) desta rota.

IMG_1116

As fachadas das casas em Colmar se revelam a cada esquina. Atenção aos detalhes…

IMG_1095

A Alsácia foi, por inúmeras vezes, objeto de disputa em conflitos entre França e Alemanha, chegando a pertencer à Alemanha por várias décadas e, embora já pertença à França desde o final da Primeira Guerra, carrega fortemente as influências alemãs de seu passado, principalmente na gastronomia e na arquitetura.

IMG_0814

IMG_0727

IMG_0751

Nós montamos base em Colmar para percorrer as principais cidades e ficamos 1 dia e meio e 2 noites por lá. Nos hospedamos no Hotel Turennes e recomendo muito este hotel: super bem localizado, há poucos metros de Petite Venise, com ótimo quarto e banheiro, wifi e com um excelente café da manhã, que embora seja pago à parte na diária, vale a pena por ser bem farto.

IMG_1601

No dia que chegamos, nos dedicamos a conhecer a cidade, andar pelas suas ruelas de pedra adornadas por casinhas coloridas de enxaimel, típicas da arquitetura alemã remanescente. A cidade parece de brinquedo e é impossível não se apaixonar com tanta belezura.

IMG_0747

A priori, fomos andando sem rumo pelo centro em busca do escritório de Turismo da cidade, onde peguei um mapa local e também um mapa da Rota do Vinho, que faríamos nos 2 dias que se seguiriam.

IMG_1603

Depois de tanto ir e vir acabei me situando melhor e me certificando que não tinha deixado de passar por nenhuma ruela bonitinha.

A cidade estava em festa. Era primavera e eles celebravam isso com uma linda feira de produtos regionais, artesanatos, tudo devidamente organizado e colorido. Era a Fête du Printemps ou Festa da Primavera. E como era próximo da Páscoa, o que não faltavam eram coelhinhos, ovinhos e tudo mais que remetia à pascoa na décor da cidade, incluindo coelhos de verdade, além de galinhas, faisões, pássaros, etc. Lindíssimo! Lembrava da minha mãe, que é uma super artista e faria igualzinho ou até mais bonito!

IMG_0805

IMG_0797

IMG_0773

IMG_0780

IMG_1118

IMG_1103

As atrações de Colmar não são tantas, mas a própria cidade já é uma atração em si, no entanto, alguns lugares não podem deixar de ser vistos:

Petite Venise

Uma área charmosíssima ao redor de um canal, que faz ” lembrar”  os canais da cidade italiana de Veneza (na verdade, não tem nada a ver rs). Daí o nome. Dali, próximo à Rue de Turenne Bridge, saem barcos que percorrem alguns canais de Colmar (barcos a remo por 6 euros – 3 minutos). A maior atração da cidade.

IMG_0789

IMG_0733

IMG_1626

IMG_1123

IMG_1082
Place de la Cathédrale (Praça da Catedral)

A bela Catedral de Colmar é o centro desta praça. Ao seu redor, restaurantes e bares no melhor jeito francês de ser…

IMG_0804

IMG_1109

Maison dês Tetes (Casa das cabeças) 

Prédio de 1609 construído por um rico comerciante de vinhos, todo decorado com 106 cabeças de demônios, animais e querubins, onde funciona um hotel e um restaurante 4 estrelas.

IMG_1090

IMG_1091

Marché Couvert (Mercado Coberto)

Mercado de comidas coberto em Petite Venise. Só abre `as quintas-feiras.

IMG_0791

Pra jantar, escolhemos um dos restaurantes da praça da Catedral. Acabei esquecendo de anotar o nome, mas são vários por ali. Escolhemos comer um magret de canard e um rôsti, pratos tipicamente franceses, e estavam ambos deliciosos. A vista noturna da catedral é divina! Queria ter ido ao La Cocotte de Grandmère, de cozinha francesa tradicional, recomendado pelo Lonely Planet. Cheguei a ir na frente e achei o lugar super simpático, mas estava fechado na hora. Atenção porque a maioria dos restaurantes fecha logo após o almoço e só reabre para o jantar.

IMG_1643

Mas restaurante é o que não falta por aqui, uns com fachadas tão inusitadas que a gente acaba pensando que é uma loja (alguém aqui confundiu e ainda postou no instagram haha)

IMG_1598

Um dos restaurantes fofos de Colmar

Para os happy hours fomos no bar Incorruptibles, com cervejas a 5 euros, e ao Jame’sOn, bem ao lado, com estilo pub irlandês.

IMG_0835

Bem, deu pra perceber que esta região é uma verdadeira cidade cenográfica e os próximos posts serão ainda mais recheados de belas imagens das cidadezinhas da Route du Vin. Aguardem!!!