As Filipinas já tinha ganhado meu coração antes mesmo de eu ir pra lá e depois que eu fui, só posso dizer que me apaixonei! Eu gostei tanto que seria capaz de voltar pra lá este ano de novo e ficar ainda mais tempo. Aliás, isto é uma certeza que eu tenho: ainda vou voltar pra Filipinas.

 

Leia mais: Roteiro de Viagem – Tailândia, Vietnã, Filipinas e Emirados Árabes

 

IMG_7765

Dono de uma natureza exuberante distribuída em mais de 7.000 ilhas (7.107 pra ser mais precisa) , é impossível não ficar encantada por este belo país. Arrisco a dizer que é um dos mais lindos que já conheci no mundo!

IMG_8472

Já conheci lugares extraordinários, mas Deus caprichou nos detalhes quando criou as Filipinas…

Pra começar, as praias estão entre umas das mais lindas do mundo e são a principal atração do país, tanto que em 2014, a revista Condé Nast Traveller elegeu uma ilha filipina, El Nido, como a ilha mais bonita do mundo! Claro que eu fui lá pra conferir…

11049118_10205193174093852_3438265388276971758_n
El Nido, ilha de Palawan…parece uma pintura!

Mas não são “só” as praias , embora só a beleza delas justifiquem a visita ao país, mas as Filipinas têm uma enormidade de cachoeiras surreais, lagos de um azul tão profundo que a gente parece voar na água, uma vida marinha de deixar qualquer expert em mergulho encantado, comida saborosa e preços muito baixos…

Sem contar a possibilidade de viver experiências que você não vive em nenhum outro lugar do mundo, como por exemplo, a de mergulhar pra acessar uma praia secreta no meio do oceano, fazer canyoneering por um rio surreal de lindo ou a de nadar com tubarões-baleia, o maior peixe do mundo.

GOPR4085
Canyoneering pelo Matutinao River

Entendendo as Filipinas

As Filipinas é um conglomerado de ilhas localizado no Sudeste da Ásia e é dividida basicamente em 3 grupos de ilhas: Luzon, Visayas e Mindanao. Em Luzon é onde está a capital do país, a gigante e populosa Manila, da qual só conheci o aeroporto. Com tão pouco tempo pra explorar as belezas naturais deste pais, preferi deixar Manila pra uma próxima.

As ilhas Visayas são onde estão a maioria das ilhas turísticas do país e foi lá que concentrei minha viagem durante meus 11 dias em terras filipinas, visitando as ilhas de Boracay, Palawan e Cebu.

Transporte nas Filipinas

As companhias aéreas do país e que eu usei são: Cebu Pacific e Philippines Airlines. A Air Asia também tem vôos frequentes para as principais cidades do país.

IMG_7641

Eu cheguei ao país por Manila, vindo de Ho Chi Minh (Vietnã) de lá fui pra Boracay, com a Cebu Pacific.

De Boracay fui pra Puerto Princesa (ilha de Palawan) com conexão em Manila, com a Philippines Airlines.

De Puerto Princesa voei com a Cebu Pacific até Cebu City.

Pra sair do país, peguei um vôo com a Cebu Pacific novamente na cidade de Dumaguete (ilha de Negros Oridental) e voei até Bangkok, com conexão em Manila.

Para se locomover dentro do país usamos serviço de van, táxi, triciclo, ferries. Até quisemos usar ônibus em Cebu, mas não teve jeito: super lotados. O bom é que é tudo barato, inclusive táxis. Pra irmos de Cebu até Moalboal, por exemplo, pagamos PHP 2.000 de táxi privado com ar. São quase 3 horas de viagem.

IMG_8249

Depois vou dar os detalhes em cada post sobre cada ilha.

Uma dica importante: se fizer conexões em Manila e tiver que trocar de terminal, deixe pelo menos 3 horas de conexão entre os vôos. Os terminais são longe e é necessário ir de ônibus, que sai em alguns horários definidos, geralmente a cada 15 – 20 minutos.

 

O clima e quando ir

As Filipinas tem basicamente 2 estações: a seca (que vai de Dezembro a Abril) e que é a alta temporada e a das monções tropicais (que vai de Junho a Novembro), tendo os meses de Julho a Setembro como sendo os mais propícios aos tufões. E nas Filipinas eles são muitos.

Eu viajei pra lá no final do mês de outubro/15 e ficava morrendo de medo de passar pela má experiência de deparar com um tufão pelo meu caminho. Isto poderia estragar minhas férias. Felizmente pegamos ótimos dias de sol em todas as ilhas. Só choveu um dia, em Oslob, no último dia da nossa viagem. Foi forte, mas rápido. Fiquei até com medo de perder o ferry pra Dumaguete por causa do mau tempo, mas a tempestade passou logo, ainda bem.

IMG_7814

Mesmo sabendo que eu estava viajando numa época ruim, eu quis MUITO ir pra Filipinas e baixei um app pro celular chamado Typhoon só pra monitorar os tufões e ter certeza que eles estariam bem longe da minha rota.

 

Moeda e preços

A moeda oficial do país é o Peso Filipino (PHP) .

1 USD compram 47 PHP. Quando fomos, em Out/15, a cotação estava de 1 real = 15 PHP.

Nós levamos tudo em dólar e fomos trocando por peso aos poucos. A melhor cotação que encontramos na viagem toda foi no Aeroporto de Manila e a pior, foi numa casa de câmbio que tem no aeroporto de Boracay.

IMG_6282
Fundo do mar das Filipinas

 

Antes de ir, usei o paypal pra pagar muita coisa e vou falar disso num outro post que preparei sobre algumas dicas essenciais pra  se viajar pras Filipinas.

Com exceção de alguns trechos aéreos, o preço das coisas nas Filipinas é muito barato.

 

Eletricidade

220 volts

 

Chip para Celular e Internet

A Globe e a Smart são as operadoras locais. Já no aeroporto é possível adquirir chip pro celular e a minha dica é comprar direto com a Globe. O pacote de internet custa PHP 1100 e dura 1 mês. O pessoal do Mundo Plot não me recomendou comprar da Smart pois segundo eles, o pacote de 1 mês durou 2 dias.

 

Comida

A comida nas Filipinas tem o arroz como ponto central. Eles são um dos maiores produtores de arroz do mundo e ainda assim precisam importar mais frente ao enorme consumo.

IMG_7832
Arroz e frutos do mar é o que mais se come nas Filipinas

Além do arroz, come-se muitos frutos do mar, mas também frango , carne e porco. O Adobo é o prato típico deles e é um cozido que pode ser também de carne, frango ou porco. Comi o pastel de adobo assado e adorei! Por causa do calor, eu acabei comendo mais frutos do mar, que eu adoro e deixei os pratos mais pesados pra uma próxima. Lulas, camarões, lagostas…me esbaldei!

A manga também é muito consumida, assim como o côco. Eles fazem um shake com estas frutas que é sensacional. O melhor mango shake que tomei na vida foi no nosso hotel em Boracay. Simplesmente divino. A manga é doce, suculenta, deliciosa!

IMG_7661
Melhor mango shake da vida!

Outra bebida típica é o suco de Calamansi, que é uma frutinha parecida com limão, mas bem miudinha e azedinha. O suco é bem gostosinho e refrescante. Tomei vários.

IMG_8247
Calamansi

Não curti muito o polvorón, uns biscoitinhos à base de leite em pó com sabores variados. Achei mega sem graça, além de fazer a maior sujeira pra comer rs

O balut é outro alimento bem típico e é um ovo de pato com embrião do bichinho já bem desenvolvido, por sinal. Eca, não tive coragem! É muito exótico pro meu paladar ocidental.

 

Idioma:

Os idiomas falados são o Tagalog e inglês. Quase todo mundo fala inglês, don´t worry!

Salamat Po em tagalog quer dizer, “obrigado” :)

Meu marido aprendeu uma única palavra tagalog: “Malamig na beer”, que significa “Cerveja gelada” hahaha Aprenda esta você também e nunca mais beba cerveja quente nas Filipinas!

 

Religião:

90% da população é católica.

 

Vistos e documentos:

Brasileiros não precisam de vistos para entrar nas Filipinas, mas precisam de ter a passagem de volta comprada e apresentar aos fiscais da imigração. Li sobre exigência de vacina contra a febre amarela em um site , mas não nos foi solicitado não.

 

Fuso Horário:

11 horas a mais em relação ao Brasil.

IMG_8299

 

Principais atrações das Filipinas

Durante 11 dias, visitei 3 ilhas consideradas como uma das mais lindas e famosas do país:

  1. Boracay – ilha mais balada com uma praia de cor incrivelmente azul!

IMG_7729

2. El Nido (ilha de Palawan)- um dos lugares mais lindos do mundo, com praias escondidas e lagoas no meio do oceano de uma perfeição sem tamanho.

IMG_8196

3. Ilha de Cebu – na ilha de Cebu visitamos duas lindas cachoeiras: Kawasan Falls, a mais famosa, onde praticamos canyoneering pelo Rio Matutinao, um rio de águas tão azuis que chega a doer os olhos. O Canyoneering é uma modalidade onde se mistura saltos, treckking, flutuação, escalada, etc ao longo do rio até chegarmos na Kawasan Falls pela parte superior da cachoeira e descermos três níveis até chegarmos à base, que é também a parte mais linda.

IMG_8519

A outra cachoeira foi a Tumalog Falls, que fica em Oslob, cidade famosa por proporcionar o encontro com os tubarões-baleia. Nadar com aqueles bichões foi um dos motivos que me levaram  à ilha de Cebu.

IMG_8675
Tumalog Falls

O que não deu tempo de fazer e que certamente incluirei numa próxima:

  • Coron
  • Ilha de Bohol
  • Apo Island
  • Siquijor
  • Enchanted River (Surigao)
  • Kalanggaman Island
  • Caramoan Island
  • Manila

Além de muitas cachoeiras….

As Filipinas ainda são um destino desconhecido da maioria dos brasileiros, mas estou certa que este cenário vai mudar logo e ela vai se tornar a Tailândia do futuro. Se eu fosse você, eu correria pra lá agora rs!

Há 2 anos eu venho sonhando com as Filipinas, mas a ideia que eu tinha do país há 2 anos atrás resumia-se apenas à badalada e famosa Boracay! Que nada, gente! Boracay é só a ponta do iceberg. Embora eu tenha amado Boracay, ela está longe de ser um paraíso, pois já foi invadida por coreanos e chineses há muitos anos. É gente saindo pelo ladrão! Mesmo assim tem seus encantos e tem uma vibe muito legal! Mas o país tem muito, mas muito mais lugares lindos pra serem desbravados!

Nadando com tubarões-baleia em Oslob, Cebu
Nadando com tubarões-baleia em Oslob, Cebu

Nos próximos posts, vou dar mais dicas essenciais pra organizar sua viagem pras Filipinas e contar todos os detalhes de cada lugar que eu visitei nas “Filipas”! Espero vocês!

Neste post que escrevi sobre nosso roteiro de viagem, dei todos os detalhes e dicas de hotéis que ficamos. Não deixem de ler!

Me sigam pelas redes sociais:

Instagram: @viciosdeviagem

Facebook: ViciosdeViagem

Snapchat: viciosdeviagem

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

29 thoughts on “Filipinas: dicas gerais para viajar pelo país”

  1. Oi, Carol

    Super legal esse teu post! To louca pra colocar meus pés na Ásia… Ainda sem nenhum plano concreto, mas ja comecei a pesquisar. Praticamente tudo me interessa.. dificil conseguir priorizar. Hehehe

    Nunca tinha pensado em viajar para as Filipinas até fazer amizade com um filipino la na Escócia.. Mas ele morava na regiao de Luzon…

    Vou acompanhar a tua série de posts! :D

    1. Bruna, a Asia é incrível, entendo sua duvida, pois tudo encanta! Fui 3 vezes e ainda tenho muitos lugares pra conhecer, mas poucos me deixaram tão extasiada com tanta beleza como as Filipinas. Pode incluir sem medo rsrs Beijão!

  2. Ahhh! Acabei de voltas de uma viagem para as Filipinas e concordo com você de que o país é a Tailândia do futuro! As pessoas, os lugares… Tanta coisa maravilhosa por lá! Voltei apaixonada – e com piolhos, juro. hahaha

  3. Oi Parabéns pelo conteúdo e organização do Blog, serviu de inspiração pra mim e tenho ctz que pra muita gente
    Planejo uma viajem pra filipinas mais especificamente el nido
    Saio do Brasil(guarulhos) vou pra tailandia e da Tailândia outro vôo até manilla conforme me indicaram pra economizar rsrs
    A minha dúvida é, é possível chegar até el nido (saindo de manilla) somente por transporte terrestre e quanto me custaria ?
    Pode me ajudar com isso ?
    Desde ja muito obrigado pela atenção e parabéns de novo pelo conteúdo

    1. Olá, Alisson, obrigada! Que bom que tenha gostado! Olha, Manila está em uma ilha e El Nido em outra totalmente diferente. A maneira mais econômica é voar de Manila para Puerto Princesa e lá pegar uma van compartilhada até El Nido. Pode até ser que tenha ônibus + ferries entre Manila e Puerto Princesa mas certamente você levará dias e dias pra chegar e não vale o perrengue a meu ver! As passagens aéreas de Manila a Puerto Princesa não são muito caras e fique de olho nas promoções que a Cebu Pacific faz. Abraços, espero ter ajudado!

  4. Oi Carol,
    três perguntinhas:
    1) Se eu chegar em Puerto Princesa á noite, consigo van para El Nido até que horas? No voo que chegue às 22h, melhor seria dormir lá mesmo?
    2) Se eu compro a passagem aérea pelo skyscanner, por exemplo, que me diz que tem escala em Manila de 2h, a empresa, no caso a Cebu Airlines, vai se responsabilizar se houver atraso no deslocamento? Como funciona isso quando compramos assim? Para a Europa, seria de responsabilidade da empresa, mas na Ásia eu não sei como é.
    3) Se eu pegar um voo em Puerto Princesa de manhã, é melhor dormir por lá mesmo? Que horas começam a operar as vans?
    Beijo grande,
    Lily

    1. Oi Lily, como você vai chegar tarde, sugiro que durma por lá e vá no dia seguinte bem cedo. O trajeto é muito longo e cansativo, acho que não vale a pena pegá-lo ainda de noite depois de um dia intenso. Até deve ter vans sim, mas eu não faria isso. Quanto ao skyscanner, ele vai te direcionar pro site da companhia, então é com eles (com a cia) que você vai comprar as passagens e eles quem vão se responsabilizar. Eu comprei tudo direto com as cias (Cebu e Philippines Airlines). Usei o skyscanner só pra fazer pesquisas. Baixe o aplicativo da Cebu Pacific que sempre tem promoções. Sobre as vans, se me lembro bem, elas começam a operar Às 03h da manhã. Considere 6 horas de trajeto por segurança, além das horas de espera no aero, claro! Beijos

  5. Por favor me ajude! Eu quero viajar para as Filipinas, não vou fazer nenhum desses passeios, quero passar alguns dias em Tarlac, mas não sei como ir. Eu moro em Recife-PE, não temos voos diretos para a Asia,preciso de preços bons de passagens e informações dos trechos que devo usar. Agradeço desde já. Se puder enviar por email essas informações seria melhor para mim.

    1. Olá, Elaine, vi que Tarlac fica a menos de 3 horas de Manila, o que facilita. Considere voar do Brasil para grandes cidades do Sudeste Asiático, que sempre têm grandes promoções, como Bangkok, Kuala Lumpur ou Singapura e de lá, pegue um vôo Low Cost com a Air Asia, Philippines Airlines, Cebu Pacific ou outras para Manila. EM Manila, contrate um táxi, que é barato e rápido! Espero ter ajudado! Beijos

  6. Carol, vou chegar nas Filipinas em fevereiro/18 e pretendo fazer o itinerário Borocay, Bohol, El Nido e Coron. Você saberia me informar como ir de Bohol para El nido? Obrigada!

    1. Boa tarde, Renata, Não há vôos diretos para El Nido e nem mesmo a partir de Tagbilaran (Bohol). Mesmo para Puerto Puerto Princesa, você fará conexão em Manila. Beijos

  7. oi!! eu estou com uma viagem marcada para as Filipinas… gostei muito das suas dicas… mas eu gostaria de saber como que faz com o dinheiro… eu vou levar dolares para trocar lá, mas será que tem algum cartão (de algum banco do Brasil) que é aceito lá? pode me ajudar??

  8. Oi …parabens pelo post…vc podia me falar se nas ilhas que vc foi, todas elas tinham asfalto: pretendo alugar uma moto em Manila e sair por aquele país…

    1. Olá Samuel, mesmo com algumas ilhas com estrada de terra, é fácil transitar e moto nelas. O que não é fácil é alugar moto em Manila e querer ir pras ilhas de moto, pois você precisará de avião para deslocar por algumas delas. Abraços

  9. Oiii Carol, lendo teus posts só meu deu mais certeza de decidir ir para as Filipinas na minha lua de mel!
    Uma dúvida que eu fiquei é sobre a média de preço que você gastava nas refeições.. Era um preço razoável?? Qual a média de preço em geral??

    Obrigada

  10. Nossa, adorei seu post. Estou com passagem marcada para lá em Baril, mas estava sem tempo para pesquisar e fazer o roteiro. bateu o desespero agora faltando quase 1 mês para a minha viagem! Seu blog me deu uma luz! Super esclarecido e muito útil! Parabéns, vou terminar de ler tudinho aqui e qquer coisa te mando alguma pergunta!

  11. Oii Carol! Tudo bem??

    Estou indo para as filipinas no meio do ano e gostaria de saber se você sabe de alguma agencia de viagem nas filipinas mesmo que faria pacotes para as ilhas como Boracay e Palawan.

    1. Olá, Giuliane, infelizmente não e…fiz tudo por conta própria. Chegava lá e contratava táxis para fazer os deslocamentos. Hotéis pré-reservados pelo Booking e no mais, tudo lá no dia, na hora! É tranquilo. Bjs e boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram