Xangai é a cidade mais populosa da China, com quase 13 milhões de habitantes…É uma metrópole ultra mega moderna,mas que ainda mantém um pedaço da China tradicional bem conservado.
Sua explosão econômica se deu com o desenvolvimento industrial e esta é a indústria desenvolvida que faz com que Xangai seja uma das cidades que mais cresce e se desenvolve no mundo.
Embora seja realmente enorme, as duas áreas mais turísticas da cidade são relativamente pequenas e perto entre si: Bund e Pudong.
O Bund, antiga concessão francesa, é a parte mais antiga, o centro comercial mais agitado, onde está o fervor da antiga Xangai, com seus mercadinhos tradicionais chineses, lojas e mais lojas nas ruas, muita gente indo e vindo, ruelas estreias e cheias de história. É onde está a Nanjing Road, principal rua de pedestres e de comércio da cidade, onde passamos várias vezes.
Na área da orla, que é onde é o Bund, propriamente dito, revela-se uma área enorme de lazer, onde muitos chineses vindos de todo o país ficam a bela vista de Pudong, com os seus prédios hi tech ultra mega modernos, que superam seus próprios records de altura. Quando falamos em Xangai, impossível não lembrarmos deste skyline da cidade.
Estas duas áreas são cortadas pelo rio Huangpu, e conectadas por balsas, metrô, pontes e até por um túnel para pedestres, Bund Tourist Tunnel. Nós optamos pelo metrô, opção mais rápida e viável, pelas poucas vezes que cruzamos o rio.
Havia lido muitas recomendações positivas sobre hospedagem no Bund e foi nesta área da cidade que nos hospedamos e não nos arrependemos. Já escrevi sobre o hotel aqui.
Nós chegamos em Xangai vindos de Pequim num vôo da Air China, uma excelente companhia, por sinal. Ficamos 2 noites na cidade, mas se eu pudesse mudar alguma coisa, ficaria mais uma noite para poder aproveitar os muitos bares e restaurantes que a cidade tem a oferecer.
Chegamos pelo aeroporto de Pudong, que é bem longe do centro. Nós levamos cerca de 2 horas desde o momento que saímos do avião até o momento que pisamos no nosso hotel. Fomos de metrô, mas pra quem tem mais pressa, pode pegar o trem Maglev, um trem de alta velocidade que encurta o caminho entre o aeroporto e a linha de metrô.
Por falar em metrô, ele cobre bem toda a cidade e é sempre bem baratinho, mas não deixe também de usar e abusar dos táxis, pois eles são muito baratos e aqui, diferentemente de Pequim, eles falam um pouco de inglês e não correm dos turistas.
Este foi só um gostinho de Xangai…Nos próximos posts tem muito mais!!!