Uhuuuu, estou na Muralha da China!!! Acho que jamais pensei em estar aqui um dia, mas estou e vou contar um pouco pra vocês como foi, embora seja um pouco difícil falar de algo tão grandioso como a Grande Muralha, como também é conhecida. Mas vamos lá…
A Muralha da China teve o início de sua construção no ano 220 AC , mas levou 2 milênios para ser finalizada, tendo sido concluída apenas no século XV, afinal, são quase 9.000 km de extensão, 7,75 m de altura e quase 4 m de largura, disposta em terrenos extremamente acentuados, o que lhe confere ainda mais encanto e admiração. Admiração porque, imaginem só, num época onde a tecnologia era inexistente, o homem pode construir tal empreendimento, em terrenos tão íngremes como aquele… Sem dúvida, os chineses já dominavam a arte da matemática naquela época.
O Alê e eu chegamos a discutir qual construção era mais surpreendente:
as Pirâmides do Egito ou a Muralha da China e, chegamos à conclusão que a Muralha era a campeã, na nossa opinião, justamente pelo grau de dificuldade em erguer aquele tanto de pedra e areia sobre aquelas terras montanhosas. Não é à toa que sua construção envolveu milhares e milhares de chineses…
Sua principal finalidade era proteger a China do Norte dos invasores mongóis e manchúrios, mas doce ilusão achar que ela não seria transposta por estes povos..
E ao contrário do que muitos pensam, ela não pode ser vista do espaço. Isso é pura lenda! Por algumas vezes, estando lá em cima, ela já se perdia no horizonte, imagine então se seria possível vê-la do espaço?
Lendas a parte, a Grande Muralha é realmente magnífica e, por isso, foi incluída na lista das 7 Novas Maravilhas do Mundo, em 2007, e não é pra menos, né?!
A muralha é dividida em vários trechos, sendo o mais populoso deles, o trecho de
Badaling, que eu não queria ir de jeito nenhum. O local é acessível de metrô e talvez por isso, é o mais lotado. Pra quem quiser ,
a Dri conta o passo a passo neste post super legal. Havia lido várias coisas boas , em diversos blogs, sobre o trecho de Mutianyu e como a Thais também queria ir pra lá, organizamos nossa trip pra Muralha já pro primeiro dia útil em Pequim, antes mesmo de desbravarmos a cidade.
Desde o Brasil já organizamos nossa trip com o Michael (+86-0 13671038062 –
[email protected]), um chinês simpático e muito gente boa, também por recomendação da Dri (a Dri salva minha vida rsrs).
Às 8 da manhã ele já estava nos esperando no hotel pra nos levar pra Muralha, mas antes disso, abro um parênteses pra contar que neste dia, no café da manhã, finalmente conheci a
Thaís Zundt, do blog Próximos Destinos e o marido dela, o Loedi.
A minha “amizade virtual” com a Thais começou há uns 2 anos (nossa, como passa), quando nas minhas pesquisas pra viagem do Oriente Médio, encontrei o blog dela e comecei a pedir várias dicas dos lugares como Egito, Grécia e Turquia…De lá pra cá, ficamos amigas pela net, mas sem nunca nos conhecermos e, neste ano, quando começamos a postar nossos planos pra viagem da Ásia no Facebook (curte aí), descobrimos que não só iríamos para os mesmos países, mas também que iniciaríamos a viagem no mesmo dia, começando pelos mesmos lugares. Então começou a troca de figurinhas e organização da viagem meio que em conjunto.
A Thais já até contou sobre nosso encontro no blog dela e como ela disse, parecia que já nos conhecíamos há tempos…Ao invés de nos apresentarmos como “pessoas normais” fazem, com perguntas do tipo: Qual seu nome? Onde você mora ou O que vc faz? Nossas perguntas umas pras outras eram do tipo: E aí, como vai a casa nova? E os treinamentos pelo Brasil? “Menina, eu li o que você passou em tal lugar “ ou quando alguma ia contar um caso de viagem, a outra já sabia por já ter lido o blog da outra rs. Lembro que falei pra ela: Nossa Thais, você é alta, né?! No blog não parece…hehe Já sabíamos muito umas das outras e parecíamos que éramos amigas de longos carnavais…
Então, voltando à Muralha, seguimos para o trecho de Mutianyu no táxi com o Michael. Fechamos o preço de USD 120 para nós 4 do Brasil e cerca de 1h20min depois, chegávamos neste ponto da Muralha. Que emoção!! Do carro a gente já podia ver alguns trechos, embora o dia estava bem nublado! O Michael comprou nossos tickets para subir de teleférico + voltar de tobogã (80 Yuan) + ingresso pra entrar na Muralha (45 Yuan).
A descida no tobogã foi a parte mais divertida e, embora seja contra as normas de segurança, eu filmei a descida toda. O que ninguém tinha me contado é esta parte do teleférico! Jesuissss, como eu morro de medo de altura!! A outra opção era ir a pé, mas preferi encarar o medo de altura do que chegar lá em cima já morta e não conseguir caminhar pelas muralhas.
Lá fomos nós. O jeito era não olhar pra baixo. Lá em cima, fomos para o lado mais íngreme e portanto, considerado mais difícil, mas também o lado mais original e mais bonito. Em alguns trechos as escadas tinham inclinação de quase 90 graus e tínhamos que escalá-las ao invés de subi-las. Mas a cada passo, um suspiro de cansaço e outro de emoção de estar ali, simplesmente, na Muralha da China, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno!! “Alê, estamos na Muralha da China, você acredita?! ”Mãe, eu tô na Muraaaalhaaaaa!!! Eu falava, pensava e, por vezes, gritava… Definitivamente, um sonho!!! Mais um realizado, graças a Deus!!
Depois voltamos tudo e fomos pro outro lado, com grau de dificuldade bem menor que o primeiro, com trechos mais planos e sem muita escada, mas igualmente lindo! Em alguns pontos via-se a Muralha láaaaa longe, sem fim! A vontade era subir e subir cada vez mais, mas não dava, até porque depois de umas 2 horas lá em cima, você começa a ter a impressão de que tudo já está igual e que já tirou a foto de todos os ângulos possíveis e imagináveis!
Ai veio a parte mais legal: descer de tobogã. Que eu saiba, só em Mutyanu você tem a opção de descer e é muito legal.
Não fosse uma mulher que ficou na frente do Alê empacando, teria sido ainda mais divertido, pois a velocidade que deixa tudo melhor, mais emocionante e cheio de adrenalina. De volta à base da Muralha, compramos umas bobeirinhas e voltamos pra Pequim.
No caminho pedimos o Michael pra nos levar num autêntico restaurante Chinês e ele realmente levou ao pé da letra. A comida foi escolhida por ele, pois tudo estava em chinês. Tirando um prato de Tofu terrível, o resto eu adorei. A Thais não gostou muito das iguarias, mas os demais comeram bastante, pagando só 80 Yuan para 5.
Já em Pequim, o Michael nos deixou nos famosos Hutongs da região de HouHai, assunto para os posts futuros.
Conhecer a Muralha da China foi uma das maiores e melhores experiências de viagem da minha vida até hoje…Sem comentários poder estar ali! E você, já esteve na Muralha da China?
Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!
Que legal Carol!
Que bom que vocês gostaram do Michael! Ele sabe mesmo tudo sobre Pequim e também foi nosso anjo da guarda varias vezes! :-)
Abs
Dri
Oi Dri, que honra ter um comentário seu no meu blog!!! Sou sua fã!!! Nós dissemos ao Michael que pegamos o contato sobre seu blog e ele disse que, certa vez, alguém também já havia comentado com ele sobre você rsrs Ele está mais famoso no Brasil do que imagina rsrs Bjs
Oioi Carol, amei o seu blog, amei essa sua aventura linda, quem dera eu poder um dia conhecer a grande muralha também. Por enquanto estou planejando minha primeira viagem internacional ano que vem pra Orlando, que foi o incentivo maior de criar meu blog sobre viagens! A partir de agora vou acompanhar sempre seu blog e ler todas as suas aventuras de viagens. Um grande beijo e sucesso!!!
Obrigada, Luiz, sempre bom ouvir coisas boas como este seu comentário…Valeu! Abç
Minha esposa e eu teremos uma conexão de 17 horas em Pequim. Já fechamos com o Michael para fazer um bate-volta na muralha para aproveitar este tempo. Conversamos pelo Whatsapp e ele parece ser gente boa mesmo. Valeu pela dica!
Olá, Carlos, que legal! O Michael é ótimo, você vai gostar dele! Abraços