Estando em Hong Kong, reserve um dia para fazer um bate-volta a Macau, esta cidade que está a cada dia se reinventando e transformando-se na nova Las Vegas do Oriente.

Macau, um dia na “Las Vegas do Oriente”

Assim que chegamos no Terminal de Macau, pegamos o ônibus #3 que segue até o centro histórico e descemos logo após passarmos pelos hotéis Grand Lisboa e Wynn. Impossível não percebê-los pelo caminho…

Macau é composta por 3 partes: ilha de Macau, ilha de Taipá e Ilha de Coloane. Nossa visita resumiu-se nas duas primeiras, que são a parte mais turística da cidade.

Fomos seguindo as placas (em português, claro!) em direção às Ruínas de São Paulo, a principal atração histórica da cidade. Pra chegar até ela, passamos pelo amplo Largo do Senado, com seu calçadão peatonal de pedras portugueses.

E por falar em portugueses, foram eles que colonizaram Macau, há mais de 400 anos e as marcas desta colonização estão por todo lado, seja na arquitetura, nas placas de sinalização, no nome das ruas… Não fossem os letreiros em chinês me sentiria passeando por Lisboa. Faltaram apenas os bondes amarelos.

O Largo do Senado é o coração da cidade e está repleto de edifícios históricos ao seu redor, como a Santa Casa de Misericórdia.

O centro histórico estava cheio, fervendo… Muitas lojas pra todos os lados, muitos chineses. Não lembro de ter visto ocidentais nesta parte da cidade. Éramos os únicos. Ficamos um bom tempo passeando pelas lojinhas, procurando alguma coisa interessante. O Alê acabou achando algumas camisetas legais e super baratas.

Antes mesmo de seguirmos para as Ruínas de São Paulo, procuramos um lugar pra almoçar. Confesso que procurei bastante por um restaurante português onde pudesse comer um bom bacalhau, mas não encontrei e acabei me contentando com um prato chinês esquisito em um restaurante simples. Não queria perder mais tempo procurando, pois já estava faminta. Tinha muita coisa por ver …

Chegamos na Ruínas de São Paulo, o principal cartão-postal de Macau. A fachada e o chão de mosaico são o que restaram do incêndio de 1835. A fachada é suportada por andaimes de ferro. Esta igreja já foi uma das mais importantes do Oriente. Muitos trabalhos estruturais foram feitos dos anos 90 pra cá, que impediram que esta bela fachada viesse ao chão.

Depois de visitar o local, ficamos um bom tempo numa loja de biscoitos  chinesa, que oferecia degustações gratuitas à vontade. Confesso que me esbaldei de tanto comer vários tipos de bolachinhas diferentes e deliciosas  (algumas, nem tanto). Por estas e outras ganhei vários quilinhos na China.

E existem vários outros pontos turísticos nesta região, mas pra nós estava bom e queríamos mesmo ir para os cassinos. Então, fomos caminhando até o Grand Hotel Lisboa, um dos mais belos hoteis da cidade e também, o mais antigo.

Demos um rolê pelas dependências do hotel e seguimos tentar a sorte no cassino. E realmente estávamos com sorte. De cara o Alê ganhou cerca de R$ 150,00! Ebaaaa! Logo de primeira! Eu logo quis parar por ali, mas ele ainda tentou um pouco mais, sempre ganhando uma coisinha aqui ou ali. Saímos do Cassino com lucro!

Pataca, a moeda da Macau

Do lado do Grande Hotel Lisboa estão os hoteis Wynn e MGM. Sim, os mesmos de Las Vegas. E com eles, além de enormes  cassino, nos quais também arriscamos a sorte, está um shopping luxuoso, cheio de lojas de grifes.

Bem, ficamos por aí até o sol começar a se por, pois queríamos chegar na ilha de Taipá, onde está a maioria dos cassinos, à noitinha.

Para se chegar até a Ilha de Taipá, é muito simples. É só procurar pelo Hotel Sintra, pois em frente dele partem os ônibus chamados “City of Dreams”, totalmente grátis, até Taipá. Os ônibus vão até o complexo de mesmo nome, onde estão vários hoteis, dentre eles o hotel Hard Rock Café Macau. O trecho dura uns 15 minutos, no máximo.

A avenida que liga as duas ilhas é chamada de Cotai Strip e é nela que estão localizados os grandes hotelões de Macau, uma futura Las Vegas Boulevard…

E chegando aqui, fomos passear pelos lobbies e cassinos dos grandes hotéis, dentre eles, o Venetian, outro também que é o mesmo de Vegas. Assim como seu irmão americano, a arquitetura nos remete a Veneza, com direito a passeio de gôndola por canais artificiais e um mega shopping center com direito a praça de alimentação variada e teto imitando o céu.

Nesta área de Macau sim, vimos muitos ocidentais, mas os chineses também estão muito frequentes nas mesas de jogos.

Arriscamos a sorte mais algumas vezes nos cassinos e voltamos pra ilha de Macau, ao final da noite. Queria muito ver o Grand Hotel Lisboa iluminado e valeu muito a pena esperar pra ver. É realmente lindo e colorido.

Nosso dia foi ótimo, bastante produtivo e, como eu disse no post anterior, tomamos um ônibus ali mesmo, no hotel Wynn de volta pro terminal de Macau. Compramos nosso ticket na hora e partimos de volta a Hong Kong às 21:30.

Sem dúvida, uma visitinha a Macau tem que estar no seu roteiro de viagem pela China.

Reserve seu hotel em Macau pelo blog , sem custos adicionais, através do Booking.com.

9 thoughts on “Macau, um dia na “Las Vegas do Oriente””

1. Estive em Macau no mês de Novembro de 2014 e fiquei impressionada com a beleza da cidade, tudo muito limpo,organizado e os cassinos maravilhosos. Tenho uma amiga que trabalha com a companhia de Franco Dragone e tive a oportunidade de assistir aos espetáculos The House of Dancing Water e Taboo e garanto a todos que vale a pena ir a Macau só para vê-los. Quanto à hospedagem fiquei no hotel 5footwayinn Ponte 16 próximo ao centro histórico, ele é muito bem localizado em frente ao Sofitel só que com preços muito mais em conta e os serviços foram muito bons, super recomendo.

1. Oi, Claudia, também gostei muito de Macau e da China como um todo…Voltarei um dia, com certeza! Obrigada pelas dicas do show e hotel. Bjs

2. Eu fiquei com uma dúvida, na cidade as pessoas falam português normalmente ou tem que saber o mandarim?

1. ola carol.em macau não se fala mandarim.mas sim cantonense,e 2% da população fala português. um abraço

3. Rio, 01/01/2017:
    Prezada Carol: Estarei em Hong Kong no final de Abril/2017 e no início de Maio quero visitar Macau. Quantos dias voce recomenda? Em seu blog voce diz que os preços das coisas em Macau não são caras. Mas me diga: por que os preços dos hotéis em Macau são tão caros, mesmos os mais simples, comparados com Hong Kong? Em Macau não existem Hostels, ou sejam, hospedarias, que tem preços para solteiros mais baratos? Voce poderia me indicar alguns hostels em Macau? Já consultei todos os sites de hotéis e não encontrei nenhum hostel em Macau. Desde já lhe agradeço. Abraço: Jony Feliz Ano Novo pra você!

1. Olá Jony, imagino porque Macau está na moda no Oriente, com um crescimento super rápido para atender à demanda dos asiáticos. Infelizmente não conheço nenhum hostel que eu possa indicar, mas já deu uma olhada no Booking.com, Hostelword.com e TripAdvisor.com? Coloquei uns links aqui: http://www.hostelworld.com/findabed.php/ChosenCity.Macau/ChosenCountry.Macau https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g664891-c3-zff26-Macau-Hotels.html. https://www.booking.com/searchresults.html?aid=362327&sid=4f9df18b9cb9713e5710f1bc61aefb0b&checkin_monthday=2&checkin_year_month=2017-1&checkout_monthday=3&checkout_year_month=2017-1&class_interval=1&dest_id=-1204094&dest_type=city&dtdisc=0&hlrd=0&hyb_red=0&idf=1&inac=0&label_click=undef&nha_red=0&postcard=0&redirected_from_city=0&redirected_from_landmark=0&redirected_from_region=0&room1=A%2CA&sb_price_type=total&si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi&ss=Macau&ss_all=0&ssb=empty&sshis=0&order=hpeQuanto ao tempo, eu fiz bate e volta e achei suficiente, mas você pode considerar dormir pelo menos 1 noite na cidade se quiser curtir mais os cassinos. Abraços e boa sorte!