Napa Valley é a região onde está concentrada uma grande variedade de vinhedos e vinícolas do Estado da California. A região é composta por 5 cidadezinhas charmosas e bem pequenas: Napa, Oakville, Yountville, Santa Helena e Calistoga. Nós ficamos hospedados na região apenas 1 noite e neste post conto para vocês o que fazer em Napa Valley em 1 dia!
Montando base em Napa Valley
Muito se fala de Yountville como sendo a cidade mais charmosa e pitoresca da região e realmente é, mas ficar hospedado lá já teria me entendiado porque a cidade é muito pequena e bastante pacata.
Nós escolhemos ficar na cidade de Napa, que além de maior e com mais atrações, tem outra vantagem de ter preços de hospedagem bem mais atrativos! Nós ficamos muito bem instalados num belo resort, o Silverado Resort & Spa e pudemos aproveitar um pouco mais da cidade no fim do dia.
Leia mais: Dica de hotel em Napa Valley: Silverado Resort e Spa
As cidadezinhas de Napa Valley
NAPA
Nosso passeio começou cedo pelo Centro de Informações Turísticas de Napa, primeira cidade que visitamos. Pegamos um mapa e algumas dicas com o pessoal, demos uma rápida volta pela rua principal e seguimos viagem para as outras cidadezinhas. No final do dia, depois de fazermos check-in no hotel, saímos pra comprar vinho no Wall Mart e uma pizza deliciosa (super recomendo) no Filippi´s Pizza Grotto, uma pizzaria super tradicional na cidade.
Em frente a esta pizzaria fica o Oxbow Public Market, um mercado gourmet que merece um passeio e um pouco mais de tempo pra tomar um vinho em alguns dos muitos bares e pequenos restaurantes de lá!
Napa ainda tem vários barzinhos e outros restaurantes à beira do Rio Napa. Gostei muito do clima da cidade!
OAKVILLE
A cidade é tão pequena que a gente passa por ela e nem percebe que era uma cidade. A maior atração dali é a Vinícola Robert Mondavi. Isto porque este nome tem muita força no Napa Valley, já que ele foi considerado o pai dos vinhos californianos e é um dos nomes mais antigos do Vale. A vinícola é linda, com várias cadeiras ao ar livre e muitas obras de arte!
YOUNTVILLE
Esta é a cidade mais famosinha do pedaço e tem um porquê: além de ser a mais bonitinha em termos de arquitetura é a cidade que mais concentra restaurantes Michelin de todas, além de hotéis super estrelados…
Os restaurantes mais disputados são o The French Laundry (requer reserva com muita antecedência), o Ad hoc e o Bouchon , do chef Tomas Keller. Outro bastante concorrido é o Bistro Jeanty. Eu havia feito reserva para o Bouchon, mas cancelei depois de receber um convite irrecusável do winemaker Jean Hoefliger para um almoço harmonizado com vinhos no outro super estrelado restaurante, Auberge du Soleil. Foi incrível !!!
Leia mais: Almoço harmonizado com vinhos em Napa Valley
Antes do nosso almoço, fomos fazer uma degustação de espumantes na vinícola Chandon. Pagamos USD 20,00 por pessoa com direito a degustar 4 espumantes.
Outro local disputado em Yountville é a padaria Bouchon, também do chef Tomas Keller. O lugar está sempre cheio de filas e não sei se é pela fama ou porque é tudo bom mesmo! Sinceramente, não tive nenhum pouco de curiosidade de experimentar nada uma vez que eu teria que enfrentar uma fila gigantesca!
O chef Tomas Keller ainda mantém uma linda horta no centro da cidade, beirando a calçada! Tudo ali, fresquíssimo e pra quem quiser ver!
SANTA HELENA
Considerada uma das cidades mais animadinhas de Napa Valley, com mais bares jovens, mas tudo muito sutil, não se engane!
Em Santa Helena, parei na vinícola V. Sattui, onde fizemos mais uma degustação de vinhos chardonnay e cabernet!
CALISTOGA
Achei Calistoga uma graça e estava super movimentada no dia que fomos, um domingo à tarde. Estava tendo uma feirinha na rua e os locais estavam todos lá, bebendo e comendo muito, Os bares lotados…Adorei o clima!
Os bares parecem estilo faroeste, mas a cidade é famosa pelas águas termais, geisers e banhos de lama. É daqui também que saem os passeios de balão por Napa Valley.
Como chegar e circular em Napa Valley
A cidade de Napa está a cerca de 1 horas de San Francisco (48 milhas). De Napa a Calistoga, são só 27 milhas. Se você for de um ponto a outro, sem paradas, levaria pouco menos de 40 minutos. Isso tudo de carro, pois este é o melhor meio para circular pela região.
Nós chegamos em Napa e fomos percorrendo as cidadezinhas pela Estrada 29 e depois, voltamos pela Silverado Trail.
Nós reservamos carro no aeroporto de San Francisco com a RentalCars.com e devolvemos em Las Vegas, 5 dias depois, após fazermos toda a Pacific Coast Highway.
Quanto tempo ficar
Nós ficamos 1 dia e 1 noite e deu pra aproveitar bem, mas eu ficaria mais um dia…Isto porque eu gosto muito de vinhos. Pra quem gosta de curtir vinícolas e lugares mais tranquilos e cheios de charme, recomendo pelo menos 2 dias e 2 noites, pra curtir mais as vinícolas, passear de bicicleta, fazer um pic nic…
Quando ir
Napa Valley é um local que pode ser visitado o ano todo, mas preferencialmente de Abril a Novembro, quando é mais quente e os dias mais claros. Nós visitamos Napa Valley no Outono, mais precisamente no final de outubro. Esta época é considerada alta temporada na região, por ocasião da colheita da uva Cabernet Sauvignon. Os hotéis são bem mais caros e as vinícolas mais disputadas. Eu achei perfeito! Não vimos nenhuma ubva nos pés, pois a colheita havia sido uns dias antes, mas o clima estava perfeito e bem quente durante o dia!
Outras vinícolas e atrações da região de Napa Valley
Um passeio bem popular por lá é o Wine Train (Trem do Vinho) . Literalmente você faz um passeio de trem pelas cidades de Napa Valley com jantar incluso. O passeio sai de Napa e dura 3 horas. A Mari Vidigal, do blog Ideias na Mala, fez este passeio e conta tudo no post: A experiência do Wine Train em Napa Valley
Outras vinícolas que eu queria ter ido e não deu tempo:
- Mumm
- Frog´s Leap
- Hall Wines
- Domaine Carneros by Taittinger
Para reservar seu hotel em Napa Valley, reserve conosco pelo Booking.com sem custos adicionais. Clicando neste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
E você, já foi pra Napa Valley? Tem alguma dica pra compartilhar? Deixe na caixa de comentários
Leia também:
Viagem de carro pelos Estados Unidos – roteiro de 23 dias e 4 estados
Delícia de post Carol! Obrigada por mencionar o Ideias :)
Beijos