Foram apenas 4 dias em Marrakech, mas pudemos experimentar alguns lugares super delicinha pra comer (muito) bem na cidade, tanto dentro quanto fora da Medina, a ainda com direito a cervejas (ohhhhh) e a uma verdadeira experiência gastronômica de alto luxo na cidade! Veja dicas de onde comer em Marrakech.
Onde comer em Marrakech dentro da Medina
Café des Epices
Um café super charmoso, de frente pra uma praça super movimentada na Medina, onde comemos Tajine de Frango e de Carne. Estes pratos são muito típicos do Marrocos e são ensopados de carne e frango com batatas, azeitonas e várias especiarias. Estavam perfeitos. Pra acompanhar, suco de laranja, afinal estamos em Marrakech e depois do chá de menta, acho que esta é a bebida nacional mais importante! Este restaurante serve também sanduíches.
Café du Glacier
Além da comida excelente, farta e barata, a vista deste café pra Praça Jeema El-Fna é incrível! Pedimos tajine de frango, cuscuz marroquino e kaftas e estava tudo maravilhoso!
Antes do almoço, experimentamos o tradicional chá de menta, feito com muita menta fresca! É delicioso e é a bebida típica do país.
Henna Art Café
Este café está indicado no guia da Lonely Planet, mas acabamos descobrindo-o sem querer , durante nosso trajeto para o nosso Riad, já que ele ficava numa rua super movimentada do caminho. Chegamos lá quase fechando, mas ainda deu tempo de comer (mais um) tajine! A fome era tanta que esqueci de fotografar o prato, mas estava delicioso, como tudo no Marrocos!
Le Bougainvilier Café e Restaurant
Este é um lugar super charmoso, onde aproveitamos para tomar um café com pâtisserie marroquina enquanto o mundo desabava do lado de fora de tanta chuva. Depois compramos uma pizza pra levar pro hotel e comer mais tarde, quando batesse a fome e estava muito saborosa…
Le Jardin
Eu não comi nada neste restaurante, tomamos apenas uma cerveja, mas é um daqueles lugares que parece um oásis dentro do caos da Medina. É recomendado pelo Lonely Planet também, logo deve ser muito boa a comida! Mesinhas dispostas num pátio verde todo arborizado, debaixo de bananeiras…Adorei o clima!
Terrasse des Épices
Outro lugar que só passei pra conhecer, mas que achei bem charmoso foi o Terrasse des Épices, também na Medina. Vale dar uma olhadinha, porque o lugar é bem recomendado!
Onde comer em Marrakech fora da Medina
Samak al-Bahriya
Esse é um restaurante frequentado por locais e especializado em frutos do mar. Fica no bairro Guéliz e é uma verdadeira atração. Os pratos de lulas e outros frutos do mar vêm acompanhados de batatas fritas, pães e molhinho picante, além de muitas fatias de limão! É um lugar sem nenhuma frescura e bem simples, mas muito autêntico! fiz questão de ir quanto passeávamos pelo bairro. Outra indicação da Lonely Planet que não decepcionou.
Restaurante Mesla´lla, Hotel Mandarin Oriental
Este restaurante é pra quem está disposto a ter uma verdadeira experiência gastronômica, num dos hotéis mais luxuosos da cidade! O menu degustação com o que há de melhor na culinária marroquina vale super a pena. Veja o relato completo da minha experiência neste restaurante fantástico: Mes´Lalla, o restaurante do Mandarin Oriental Marrakech: uma verdadeira experiência gastronômica!
Leia também: O luxo do Mandarin Oriental Marrakech
Como beber uma cerveja na Medina de Marrakech
Esta é uma missão quase impossível: beber cerveja em Marrakech, especialmente nos restaurantes da Medina, já que por ser um país muçulmano, não encontramos bebidas alcoólicas nos restaurantes da Medina. Quando encontramos, geralmente são caras. Nós tomamos cerveja em 2 lugares na Medina: um deles foi no Le Jardin e o outro foi no Bazaar Cafe, perto do Café Bougainvillier. Vimos uma portinha, entramos e descobrimos o paraíso rs Experimentamos a cerveja local, Casa Blanca, muito boa por sinal.
Um outro lugar que vende bebida alcoólica mas que não consegui achar e também não procurei com afinco foi o Kosybar. Geralmente os bares mais “tradicionais” são mais frequentados por homens o que pode ser um pouco constrangedor para mulheres, ainda mais sozinhas, mas nestes dois lugares que fui, o ambiente é mais ocidentalizado, frequentando por ambos os sexos, logo, achei super tranquilo de ir.
A Dri Setti tem um relato sobre isso no blog dela, o Achados: Como conseguir uma maldita cerveja em Marrakech
Leia também: