A região de Cotswolds fica concentrada ao longo de 160 km que vão do sul de Stratford-upon-Avon até o norte de Bath.

São um emaranhado de cidadezinhas lindíssimas que nos dá a impressão de termos aberto um livro de contos infantis e, como num passe de mágica, nos transportado para dentro dele, chegando a um mundo mágico, onde as casas parecem de brinquedo e as ovelhinhas parecem de pelúcia! E não pensem que, por ser interior, você vai ver os locais andando de carroças ou charrete, mesmo isto sendo um luxo total na Inglaterra. A região é muito rica e o que se vê são belos carrões de luxo, com um belo inglês no volante.

 

Na primeira vez que estivemos na Inglaterra, nos concentramos só em Londres por questões de prioridade e tempo, mas desta vez, tínhamos um outro objetivo que não fosse apenas o de retornar à capital inglesa, e sim, o de conhecer seu belo interior. Inicialmente meus planos eram fazer bate-voltas desde Londres até Oxford ou Cambridge, ou qualquer outra bela cidade por perto, mas isto foi até eu descobrir a região da Cotswolds, no maravilhoso blog da Claudia Liechavicius, o Viajar pelo Mundo.

E foi assim que descobri esta região e tenho certeza que este post vai ajudar  muitas pessoas a conhecê-la também. Quando vi as fotos da Cláudia, eu não pensei duas vezes e decidi que iríamos pra Cotswolds. Para tanto, o Alê teria que dirigir na mão inglesa, porque esta região, pra ser bem aproveitada, tem que ser de carro!

Como contei no post de Stratford-upon-Avon, nós alugamos carro em Birmingham, cidade onde chegamos de trem vindo de Edimburgo, na Escócia, passamos por Stratford-upon-Avon e na sequência, começamos a viagem pela Cotswolds.

Colocamos nosso CD do R.E.M. pra tocar e saímos pra desbravar a região.

Casinha típica da Cotswolds
Uma das maiores dúvidas que tive foi se 2 dias seriam suficientes para conhecer as principais cidadezinhas da região e posso afirmar que não só foi suficiente como ainda até sobrou tempo, que foi muito bem aproveitado em outras cidades como Bath e Windsor, com passagem por Stonehenge, que não estavam no script inicial. Isto porque todas as cidadezinhas são minúsculas, praticamente um vilarejo, e ficam muito próximas umas das outras. E fizemos tudo sem GPS, apenas com meu mapa da Inglaterra e um mapa das região que tinha levado impresso do Brasil. Às vezes pegávamos a direção oposta, mas logo tinha uma plaquinha indicando o caminho certo.
Este mapinha aí foi melhor que GPS!
Eu também não reservei hotel previamente e deixei pra reservar na cidade onde estaríamos por volta das 18:00h.
E então, ao sairmos de Stratford-upon-Avon, tomamos a direção da primeira cidadezinha do nosso trajeto, a bela Chipping Campdem, passando pela pequeniníssima vila de Mikleton, que na hora, eu nem sabia o nome e só depois fui descobrir.
Mikleton

Em Chipping Campdem, o charme fica por conta das suas casas de pedra em tons amarelo-alaranjado, algumas cobertas de verde, outras de flores, num degradê de encher os olhos!

Após uma caminhada pela cidade para algumas dezenas de fotos, seguimos para Broadway, que tem como principal atração a Broadway Tower.

Torre da Broadway

A chuva não dava trégua, o que atrapalhou um pouco o passeio, mas não diminuiu a beleza e os encantos desta região.

 

Colado em Broadway está Snowshill, onde a principal atração são seus campos dd lavanda que florescem no verão. Como era primavera, os maciços ainda não estava floridos, mas peguei a foto abaixo da net pra vocês sentirem mais um gostinho do que é esta bela região!

Snowshill – Foto internet
Pequeno vilarejo de Snowshill

Mas nem só de belas cidades vive a região. As estradas da Cotswold são uma atração à parte! A todo instante nos deparamos com ovelhinhas e vaquinhas nos pastos, frutinhas exóticas e campos floridos de canola que faz com que a gente queira parar pelo caminho a todo instante. Nem sempre é  possível, já que muitas vezes as estradas são estreitas, sinuosas e sem acostamentos. Numa das vezes não hesitei e me joguei pelo campo, com direito a um arco-íris de brinde para emoldurar ainda mais esta bela paisagem!!!

Nunca tinha visto esta espécie, de faixa branca central

Dali seguimos para Stow-on-the-Wold, uma bela e pitoresca cidade, que já foi grande centro de comércio de lã. Não tem como não se encantar…É tudo tão fofo e bem organizado que parece não existir! A Inglaterra é linda demais!!!!

Igreja de St. Edward

Deixamos o carro na praça principal e saímos caminhando para conhecê-la.

A cidade é cheia de antiquários e lojinhas de arte. Por estar localizada numa parte central da cidade, é muito usada como base para explorar a região. Também é uma boa opção para se hospedar, mas nós preferimos seguir um pouco mais adiante (apenas 6km) e dormir em Bourton-on-the-Water.

Bourton-on-the-Water é conhecida como a “Pequena Veneza” da Costswold por ser cortada pelo rio Windrush, que deixa a cidade com um requinte a mais!
Achamos a cidade mais charmosa do percurso e decidimos que seria nela que passaríamos aquela noite, mas antes mesmo de procurarmos um hotel, fomos dar uma volta pela cidade e procurar algum lugar pra comer. Bem no centrinho, na beira do rio, está o Old Mansion Hotel e dentro dele, um pub super legal! Comemos um frango ao curry super apimentado, tomando uma boa ale e só depois fomos procurar o hotel. Achamos um ótimo Bed and Breakfast, o Lansdowne Villa, por apenas 50 libras, com direito a um ótimo full english breaksfast!
Bourton-on-the-Water
Muito bem instalados, voltamos ao pub do Old Mansion e lá ficamos até anoitecer, observando o mais puro jeito inglês de ser. O pub estava cheio de senhorzinhos e senhorinhas inglesas, tomando seus aperitivos, ouvindo uma boa música e jogando conversa fora, num clima descontraído de uma bucólica cidade do interior da Inglaterra.
Bourton at night!

Dia seguinte, depois de um completo café inglês, pé na estrada rumo à Northleach. Mas antes o Alê, que atende também por “Pato” (apelido de infância), achou uma placa fofa advertindo que, por ali, haviam parentes próximos e parou pra tirar uma foto!

Northleach é uma das menores cidades das Cotswold e assim como a grande maioria, era um grande mercado de lã na antiguidade. Seu centro ainda conserva sua típica arquitetura, com casas ao estilo Tudor, que pouco mudou desde 1500. Na Marketplace acontece, todas as quartas-feiras, das 8:30 às 14:00, uma feira ao ar livre com produtos da região! Infelizmente não estava lá numa quarta-feira.

A Igreja de São Pedro e São Paulo é um dos pontos mais visitados da cidade, com sua bela arquitetura. O cemitério ao redor desperta medo e curiosidade…

Seguimos para Bibury, outra importante cidade da Cotswolds. Aqui, as grandes atrações são a Fazenda de Trutas e a Arligton House.

Truta’s Farm

Arlington Row é um conjunto de casas de pedra do século XVI que eram originalmente, lojas para venda de lã.

Arlington Row

De Bibury, tomamos a direção de Stroud, uma grande cidade na região sul. Chegamos a entrar na cidade e também entrar com o carro numa rua de pedestres e, antes que tomássemos uma multa, fomos embora. Não nos pareceu uma cidade interessante pra se conhecer e fomos logo pra Painswick, considerada a “Rainha da Cotswold”. Cidade muito pitoresca que ainda guarda ares bastante medievais.

Portão medieval em Painswick

O correio de Painswick tem arquitetura ao estilo Tudor e é um charme só…

Pertinho de Painswick está Tetbury, que tem como ponto central seu antigo mercado de venda de lã, datado dos anos de 1655. Hoje abriga algumas banquinhas de artesanato fraquinhas.

É ou não é um lugar lindo, digno de uma lua-de-mel perfeita? Com uma boa trilha sonora no carro, fica tudo ainda melhor…

Tetbury foi a última cidadezinha que visitamos na região, antes de seguirmos pra Bath, Stonehenge e Windsor, que contarei no próximo post. Sem dúvida alguma, esta viagem pela Europa não teria sido completa sem este passeio pelas Cotswolds! Agradeço imensamente `a Cláudia, pelo presente que me deu ao me mostrar, por meio de seu blog, este encanto de lugar!!! Uma região cheia de história, belezas e muuuuito romance!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

42 thoughts on “Cotswolds, no coração da Inglaterra!”

  1. Oi Carol,
    Da Inglaterra eu só conheço Londres, mas adoraria fazer este circuito que vc fez.
    Amei as fotos!!!
    Tb adoro viajar, e retornei a este vício no ano passado, pois tive problemas de doença em mim e em pessoas da família, mas agora pretendo viajar muito mais!
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    xoxo

    GOSTO DISTO!
    http://www.gosto-disto.com

    1. Oi, Betty, obrigada! Esta região é muito linda, um verdadeiro conto de fadas… Já tô seguindo seu blog! Menina, como teu site tem seguidores, hein?! Quem me dera chegar lá…Também adoro assuntos voltados à moda! Beijos!

  2. Oi Carol . As fotos estão lindas! Não conhecia a região e nem preciso dizer que fiquei morrendo de vontade de dar uma passada numa viagem à Londres.
    Beijos

  3. Oi Carol, amei seu blog e fotos ! Vou à Londres em Maio, passarei 7 dias, pensei em passar 4 dias em Londres e 3 nesta linda região, é muito corrido ? É melhor ficar só em Londres ? Vc teria um roteiro básico para me ajudar ? muito obrigada

    1. Olá, Fernanda! Que delícia, hein?! Londres é minha paixão, inclusive estarei lá final de abril :). Olha, Londres tem muuuita coisa legal pra fazer, mas é o tipo de lugar que tem que ir várias e várias vezes e a gente ainda não vai dar conta de ver tudo. Na minha primeira vez na cidade, fiquei 3 dias e conheci o basicão. Recomendo muito a Cotswolds e interior da Inglaterra. São paisagens dos sonhos, você deve ter podido ver uma pequena mostra no meu post. Acho que 2 dias na Costswolds tá bom e você aumenta 1 em Londres, o que acha? Agora lembre-se: Cotswolds tem que ser de carro! Vá de trem até Stratford-upon-Avon e de lá alugue carro (reserve antes, tem uma Hertz só na cidade, e fica na estação de trem). Aí você decide se monta base numa cidade ou se para pra dormir no caminho, como fizemos. Se ficar, recomendo Burton on the Water ou Ston on the Wold pra dormir. Se resolver ir direto, creio que uma boa opção é entregar o carro já e Londres, no aeroporto, que fica afastado da cidade. Beijos!!

  4. Olá, vou para Londres e estou animadissima para fazer esse passeio. Minha duvida está em alugar um carro por causa da mao inglesa, nao é complicado ? De trem daria para fazer ? O que voce acha? Obrigada

    1. Ola Isvania, dirigir na mão inglesa eh mais tranquilo do que parece. No comeco eh estranho, mas logo se acostuma. Acho que este passeio sem carro eh um pouco complicado, pois o trem nao passa por todas as cidades da rota. Bjs

  5. Olá!! Amei seu relato. Estou organizando esse passeio para 2 dias em outubro e minha maior duvida é qual o melhor local para alugar um carro? Como você fez? Obrigada

    1. Ola, Marcela, aluguei em Birmingham, mas em Stratford upon Avon tem uma locadora da Hertz na estação central. Eh make pratico. Da uma olhada no site da Rentalcars no lado direito do blog. Nos posts eu conto como foi, voce leu todos? Bjs

  6. Oi Carol. Vi hoje seu blog. Tenho paixão por tudo o que se relaciona à Inglaterra, nunca fui, mas é meu sonho. O que estou tentando planejar é quanto eu gastaria para fazer uma viagem assim, como a sua, porém, tenho 3 filhos, o gasto acho que seria um pouquinho maior. Você pode me ajudar? Obrigada!

    1. Vivian, a Inglaterra é fascinate….morro de saudade desta viagem pela Cotswolds…foi linda! Mas gastos são muito relativos, pois não depende dos tipos de hospedagem e restaurantes que frequentam. No nosso caso, prezamos por estilos mais econômicos. Calcule mais ou menos o que você gastaria no Brasil, só que lá será em libras. Eu sempre calculo uma média de 100 “dinheiros” por dia (depende da moeda de cada pais) para gastos com alimentação e transporte público, para mim e pro Alê, e quase sempre sobra. Hoteis, alugueis de carro e atrações mais caras, calculo à parte. Se entramos num pub pra beber também, ultrapassamos esta cota (meu marido adora uma cerveja no fim do dia e eu sempre acompanho)…Mas geralmente ficamos em hoteis mais econômicos e bem localizados, e não somos de gastar em restaurantes caros e badalados. Agora com filhos é mais complicado… Ainda não posso te ajudar neste quesito rs Espero ter clareado um pouco. Bjs

  7. Carol, agora depois de ler esse seu post fiquei alucinada pra conhecer esse lugar! Quanto charme!!! O problema vai ser convencer o marido a dirigir na mão inglesa, mas vou mostrar vc falando q não é tão complicado!! Obrigada por compartilhar suas viagens com a gente, vc tem me ajudado muito, ando tão viciada no seu blog!! Bjs, Bhe

  8. Olá! Será que posso ir para interior da Inglaterra viajando de carro se reservar hotel na semana da Páscoa? O que você acha?

  9. Carol, cheguei até você, procurando dicas sobre Cotswolds. Parabéns pelo seu blog – que pretendo ler inteiro com mais tempo – e, especialmente, pela maneira clara e gostosa como escreve. Suas dicas nos serão preciosas!!!! Bj e não deixe de escrever.

  10. Cara Carol,
    fiquei apaixonada pelo seu post. Sonho em fazer uma mega viagem pelo interior da inglaterra. Estamos embarcando eu e meu marido para Londres na semana q vem e separamos um dia para Stonehenge. Todavia, não pensamos em alugar carro. Vc acha q é possível conhecer mais alguma cidade em um dia sem ser de carro? O q vc sugere?
    Abraços e parabéns pelo post.

  11. Só mais uma coisa, será que rola ir de trem para uma cidade pequena e alugar um carro lá? PQ aí acho que seria mais fácil convencer meu marido. E quem sabe ficar 2 dias ao invés de um.
    O q vc me diz?

    1. Priscila, sim, rola e foi o que fizemos. Fomos de trem até Birmingham e lá alugamos o carro. Dirigir na mão inglesa é mais fácil que pensamos,m mas eu também não gostaria de já começar dirigindo numa cidade grande. Se vocês alugarem carro dá pra conhecer Windsor no caminho ou até mesmo Bath. Eu gostei mais de Windsor por causa do castelo, mas há quem ame Bath. Vale a pena rodar de carro sim. Bjs

  12. Olá, Carol! Amei seu post!! Fiquei louca para conhecer cada cantinho mágico de Cotswolds. Eu e minha família vamos passar nossas férias de janeiro em Londres e, depois de descobrir sobre Cotswolds, ficamos com vontade de conhecer. Infelizmente o meu pai não gostou da ideia de alugar carro, então consideramos ver com alguma empresa de translado. Como isso provavelmente vai ficar caro, descartamos dois dias e pensamos em um dia apenas. Quantas cidadezinhas vc sugere que conheçamos em um dia? De 3 à 4? E quais seriam as mais interessantes? Vc acha viável essa nossa ideia de ir por uma empresa de transfer ou só alugando carro mesmo? Outra coisa, vale a pena ir no inverno pra lá? Ah, detalhe que estaremos viajando com minha irmã de 10 aninhos rsrs. Agradeço antecipadamente, bjss!!

    1. Oi, Carolina, obrigada! Que delícia ir pra Inglaterra :) Mesmo em um dia só, dá para aproveitar a Cotswolds e acho perfeitamente possível ir com transfer privado sim. As cidadezinhas mais fofas, que valem a parada são Bourton on the Water, Stow on the Wold, Broadway, Bibury. Sobrando tempo, inclua qualquer uma destas que mencionei que estiver mais próxima de você. Você estará bem servida!!! Beijinhos e boa viagem! Depois conte como foi ;)

  13. Oláááá

    Eu vou a Inglaterra em abril, vou sozinha e nao dirijo, mas quero conhecer regiões com um clima mais medieval, não ficar só por Londres.
    Para fazer de trem, quais dos vilarejos de Cotswolds eu teria acesso?

    desde ja agradeço =D

    1. Oi Cíntia, olha, o mais próximo de trem da Cotswolds seria Stratford upon Avon, que eu fui também e é uma graça e Oxford. As cidadezinhas da Cotswolds mesmo , só de carro (considere também passeios de 1 dia a partir de Londres). Talvez você encontre outras formas nos sites de turismo da região. Olhe no site de Cotswolds também. Boa viagem! bjs

  14. Ola, Carol. Adorei seu post sobre cotswolds, pois estou indo em 10 dias pra Inglaterra e eu e meu noivo decidimos fazer o interior de carro. Gostaria da sua opiniao pra a gente, sair de Londres e fazer Cotswold, Exmoor, Dartmoor park.. Tudo de carro. Achas que fica complicado no inverno ou eé tranquilo?
    Grata desde ja, beijos!

    1. O, Ana Beatriz, obrigada! Quanto a Cotswolds, tranquilo sim. Os dois parques eu já não sei como funcionam no inverno, se ficam abertos, etc. Dá uma olhada no site deles (deve ter), mas como eu nunca os visitei, não posso ajudar muito. Beijos e depois conta aqui pra gente como foi ;)

  15. Oi Carol, Parabéns! Amei você é também já me sinto sua amiga rsrs. Eu e meu noivo queremos passar a lua de mel na Inglaterra para passar 7 dias, Gostamos de um casa para temporada em Bibury por 2500.00 por 7 dias você acha que seria legal alugar essa casa lá por esse valor? É alugar um carro para se deslocar por lá? E quanto ao o aeroporto, qual aeroporto mais próximo para ficarmos e alugar um carro até Bibury? Desculpa tantas perguntas rsrs. Bjs <3

    1. Obrigada Tainá, você deve ser gente boa como eu ;) rsrs. Olha, pra ver se está caro ou barato a casa, faça uma comparacao com hoteis que você gostaria de dicar na região. Bibury é bem pequena, logo as hospedagens são mais estulo B&B, mas dá pra ter uma ideia. Carro é obrigatorio pra rodar pela Cotswolds. Sobre aeroporto, imagino que você vá chegar por Londres, não? Alugue carro la direto e siga viagem! Beijos e qq coisa, pode perguntar

  16. Carol, Parabéns pelo blog. Estou indo semana que vem para Londres com meu marido e vamos passar dois dias em Cotswolds. Primeira viagem nossa sem as crianças. O que você recomenda de Hotel? Não conhecemos Oxford. Você acha melhor irmos de trem até Oxford e alugamos um carro lá ou direto de Londres para Stratford upon Avon?

    1. Olá, Fernanda, tudo bem? Tendo apenas 2 dias, eu iria direto a Stratford-pon-Avon, pois Oxford requer mais tempo. Quando a hoteis, eu fiquei em B&B nas cidadezinhas, então não tenho muito como te ajudar, mas sugiro que você deixe pra ver lá, dependendo de onde estiver por volta das 18h…Beijos e boa viagem!

  17. Oi, Carol!
    Que bom encontrar seu blog tão bem elaborado e com tantas informações preciosas sobre as Cotswolds! Para quem nunca foi para lá e tenta organizar uma viagem, seus relatos e fotos fazem toda diferença.
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    bjs
    Eliane

  18. eu pretendo conhecer cotswolds…a minha duvida seria quanto a locação de carro como fizeram, locaram lá mesmo ou foi feito com antecedência?

  19. Olá Carol, em maio vou eu e minha namorada para Londres, vamos fazer um mini tour pela Europa, na Inglaterra vamos ficar 10 dias, 6 em Londres, 1 em Cirencester, 1 em Broadway e 2 em Liverpool, de Londres para Cirencester achei fácil as passagens de ônibus, o problema é depois, não to achando como faço para ir para Broadway e depois para Liverpool, não tenho intenção de alugar carro, pretendemos fazer as viagens de ônibus.

    1. Oi Guilherme, este trecho da Cotswolds realmente é pra ser feito de carro. Acho que nem existe ônibus que circule entre estas cidadezinhas e se existe, são bem remotos e demorados. Também não há trens que passam por estas cidadezinhas. Realmente a melhor maneira de conhecer esta região encantadora é alugando um carro. Abraços

  20. Boa Tarde, Carol! Amei seu relato! Demais!!!! Já tinha visto algumas fotos de Castle Comb, e por isso comecei a pesquisar sobre a região. Tem muito mais do que eu imaginava! Vou incluir no meu roteiro. Em que época do ano você foi? Dois dias são suficientes ou você me sugere 3? (tenho 6 dias na Inglaterra, será minha primeira visita a Londres). Obrigada pelo post tão completo e inspirador!

    1. Oi Luciana, muito obrigada! Nós fomos em Abril, na primavera. Dois dias são suficientes sim para esta região. Dedique os outros a Londres, que é demais! Bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram