A Wangfujing é a principal rua de comércio de Pequim e é um must see na cidade.
Sempre que vou pra algum lugar, eu procuro saber o nome e onde fica a principal rua de comércio daquela cidade, e tento ficar o mais próximo possível dali. Não tem erro; geralmente estas “grandes ” ruas têm movimento, muitas opções de alimentação, mercadinhos, lojinhas, enfim, têm vida! E embora Pequim tenha outros lugares bastante movimentados, como Qian’namen, por exemplo, é em Wangfujing que o movimento de pessoas é o maior, que tudo acontece!!
Nós gostamos tanto dali que voltamos várias vezes durante os 4 dias que passamos em Pequim e foi pra lá também que fomos assim que pisamos na na cidade. A rua fica no coração do centro antigo, há cerca de 1 km da Cidade Proibida, e é o local perfeito pra curtir o vai e vem dos locais.
Ao longo de um grande calçadão peatonal, estão muitas lojas nacionais e internacionais, shoppings de luxo, como o Plaza, restaurantes, kioskes vendendo cervejas quentes e quitutes típicos chineses dos quais a grande parte, não dei conta de saber o que era e, por quê não, barracas de iguarias, como insetos, estrelas do mar, cavalos-marinho e os tradicionais escorpiões no espeto?! Enfim, todas estas esquisitices que sempre ouvimos falar que os chineses comem, a gente encontra na Wangfujing; só não encontrei carne de cachorro, mas no mais, tem de tudo.
Numa das ruas perpendiculares à Wangfunjing funciona uma feira de comidas com todas estas iguarias. Descobrimos ela logo no primeiro dia e já ficamos maravilhados com toda aquela confusão…Ali, tudo funciona de dia e de noite. O cheiro é terrível e chega a dar um embrulho no estômago. Não consegui ter vontade de experimentar nenhuma comida neste lugar. Quanto mais você entra, mais vai encontrando coisas estranhas, barracas de souvenirs, de malas, de capa de celular, Ipad….
Já do lado oposto, numa outra rua perpendicular um pouco mais “tranquila”, estão os restaurantes típicos onde já é possível comer alguma coisa. Almoçamos por ali 2 dias, em restaurantes bem típicos e posso afirmar que não passei fome. A rua é a que tem este belo patinho na porta, símbolo de uma rede mais refinada de restaurantes especializados em pato laqueado.
Mas é à noite que Wangfujing ferve, com a abertura do tradicional Mercado Noturno, que vende o que todo turista quer ver na China: os famosos espetinhos de insetos, principalmente, o de escorpiões. Jesuuus, que coisas estranhas… Cada uma mais esquisita que a outra. Vou deixar as fotos falarem por mim.
Cheguei a comprar um espetinhos de escorpião pra experimentar. E o danadinho é até bem caro para os padrões chineses: 15 RMB ( cerca de R$5,00) por 2 escorpioezinhos magrinhos… Cheguei a colocá-los na boca e sentir o gosto de sal que o tiozinho coloca. Mas meu subconsciente não me deixou comer e, quando eu menos esperava, o Alê catou o espeto da minha mão e mandou ver os dois bichinhos. Eca!!! Não foi desta vez que eu tive coragem de comer insetos…Os próprios chineses que passavam pelo local ficavam maravilhados com um ocidental degustando a iguaria.
Para quem é vegetariano, que tal um espeto de alface? Só na China mesmo…imagina comer alface no espeto?!
Quando estiverem em Pequim , não percam as atrações da Wangfujing Road!!!
Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!
1 thought on “Wangfujing Road e o Night Market de Pequim”