Uma coisa que estava querendo muito fazer em Roma era jantar num lugar bem local, sem pratos voltados para turistas, como fizemos na nossa primeira viagem pra lá, em 2009, e sabia que o lugar certo era justamente nas ruazinhas paralelas à Via Manzoni, onde estávamos hospedamos no ótimo In Rome B&B, que mencionei neste post.
Nos arredores da Fontana di Trevi e do Pantheon tem muitos restaurantes, mas todos bem turísticos. Ate paramos para almoçar algumas vezes neles, na correria, mas os pratos estavam longes de ser aqueles maravilhosos pratos italianos. A comida era pouca, mais cara e sem muito capricho.
Então perguntei pra dona de um mercadinho logo perto do nosso B&B onde eles costumavam ir e ela me recomendou ir nos restaurantes na rua Tasso e arredores, que era exatamente em frente ao nosso B&B. Fui no Google maps, vi os nomes dos restaurantes que existiam por ali e depois fui checar as avaliações no Trip Advisor e vi que um deles era muito bem avaliados e acabamos o escolhendo: Trattoria Vecchia Roma.
Chegamos cedo , acho que perto das 19:00 e já havia um movimento de pessoas ali, mais do que em outros restaurantes da vizinhança. Foi difícil conseguir uma mesa sem termos reserva. O rapaz disse que tínhamos duas horas pra ficar ali, mas batemos o pé e, ao dizermos que então preferíamos ir embora, ele nos conseguiu uma mesa!
O ambiente é num subsolo, charmoso e bem animado como os italianos são. As luzes amarelas dão um charme e deixam o clima bem aconchegante, mas sem ser aquele ambiente meio chatinho de restaurantes, onde todo mundo fala bem baixinho e só se escutam os barulhos dos talheres nos pratos. Aqui não, o clima era de gente falando alto, conversando, bebendo, bem italiano e nós adoramos! Acertamos em cheio o lugar!
O garçom nosso garçom falava o português de Portugal por já ter morado lá e claro, assuntos como o futebol brasileiro e o fiasco da Copa do Mundo no Brasil vieram à tona :)
Pra começar o restaurante tem uma mesa de antepastos deliciosos, onde paga-se por quilo, a um preço bem legal! Pimentões na brasa, compotas de berinjela, champignons, tomates secos e embutidos diversos, dentre outros. estavam deliciosamente distribuídos numa mesa para que os clientes se servissem.
Por mim já estava bom ficar só nos antepastos, mas estando em um restaurante, todos esperam que jantemos, afinal estamos também ocupando uma mesa que poderia estar sendo usado por outros que realmente quisessem jantar e então, mesmo sem muita fome, pedimos o prato mais famoso da casa: L’amatriciana flambé! O prato era gigante e não demos conta de comer tudo! Eu fui de vinho e o Alê de cerveja.
Conhecemos uns espanhóis super simpáticos da mesa ao lado e ficamos horas batendo papo com eles! Saímos de lá já era bem tarde e super satisfeitos com o ambiente, a comida e o papo! Sem dúvida, recomendo esta Trattoria para quem vai a Roma e quer uma experiência bem italiana!
Via Ferrucio, 12b/c, Roma
Metrô Vittorio Emmanuelle (mais próximo) ou Manzoni
1 thought on “Onde comer (bem) em Roma: Trattoria Vecchia”