A Croácia está na moda, todo mundo sabe, e uma das responsáveis por este modismo é a badaladíssima ilha de Hvar, mundialmente conhecida pelas suas belas praias e pelas festas de verão glamurosas que varam a madrugada…
O Porto de Hvar Town reúne dezenas de embarcações e iates de luxo, no que podemos chamar de a fashion week dos barcos, pois é um verdadeiro desfile…
Festas em barcos e bares de praias exclusivos, como o Hula Hula e o Carpe Diem, são muito comuns no verão e atraem jovens do mundo inteiro atrás de diversão, música eletrônica, gente bonita, bebidas e azaração, tudo isso em meio a um cenário único formado por montanhas calcárias e águas azuis-turqueza do mar Adriático.
Hvar tem praias lindas… Tanto na própria ilha quanto nas ilhas Pakleni, dá pra variar bastante. O mar é de uma cor absurda de linda! E transparente….E não é gelado (pelo menos no verão).
O maior inconveniente que me faz pensar duas vezes em voltar pra Hvar um dia é que, em termos de praia, não há areia e sim, pedra e mais pedra. Isto faz com que seja um pouco desconfortável, já que você tem sempre que entrar no mar de chinelo / calçado próprio. Mas é só isso!
Em relação à infraestrutura, não são como as nossas praias no Brasil, mas praticamente todas elas têm pelo menos uma barraquinha vendendo uns petiscos e bebidas, com exceção de algumas mais isoladas na própria ilha.
Mas vamos falar mais no detalhe destas praias
Ilhas Pakleni
As Ilhas do Inferno (ilhas Pakleni, em croata), são conhecidas por este nome por causa da Paklina, uma resina antes usada para vedar navios e barcos.
A maioria das pessoas que visitam Hvar vão para lá, principalmente porque basta tomar um barquinho no portinho de Hvar Town e em alguns poucos minutos, você já estará lá. Muitos alugam seu próprio barco, mas acho que vale pena se você estiver com mais pessoas. Pra mim e pro Alê sozinhos, não compensava!
São 21 ilhotas cobertas de mata verdinha, com mar azul surreal e praias recolhidas. As mais visitadas, onde os barcos vão são Jerolim e Stipanska (o mesmo barco vai para estas duas, passando primeiro em Jerolim e seguindo para Stipanska). O trajeto demora uns 20 minutos.
Já um outro barco vai só para a ilha de Palmizana, um pouco mais longe, cerca de 3o min de barco.
No dia em que chegamos em Hvar, deixamos o carro e as coisas no hotel e fomos pro centrinho, meio perdidos sobre o que fazer. Aí vimos os barcos que iam para as ilhas Pakleni e decidimos ir já naquela tarde. Como o barco ia sair em 10 minutos, comprei os tickets no impulso e achei que estava indo para a ilha Palmizana, mas na verdade, havia comprado o barco que ia para Jerolim e Stipanska. #acontece
Enquanto se espera o barco, pode-se desfrutar o wifi grátis do centrinho da cidade…Viva o primeiro mundo!
Ao chegar na primeira, um brasileiro que estava no barco me disse que a segunda ilha, Stipanska, era mais movimentada por causa do bar Carpe Diem (já falei dele aqui). Mas o barqueiro me disse que Jerolim era mais bonita! Oh dúvida! Acabamos descendo só na segunda ilha, Stipanska, por realmente acharmos que seria mais movimentada, mas realmente depois vi que a primeira era mais bonita, mas já não tínhamos como voltar . Já se tivéssemos parado na primeira, poderíamos ter ficado um tempo lá e depois pegado o “mesmo barco” (são vários barcos da mesma cooperativa, que fazem o mesmo sentido) e ido para Stipanksa. Só sei que esta segunda ilha estava um marasmo só, pois o movimento se dá bem mais tarde. Conclusão: ficamos pouquíssimo tempo na ilha e voltamos logo pra Hvar Town…
No terceiro dia em Hvar, voltamos para as ilhas Pakleni. Antes de ir, fomos apreciá-las do alto da Fortaleza de Hvar.
Desta vez, fomos a Palmizana. Tinha lido no meu guia @lonelyplanetbrasil, que aliás super recomendo a leitura para quem vai pra Croácia, que esta ilha tinha uma faixa de areia. Mas quando chegamos, a faixa de areia era minúscula e a praia estava lotadíssima!
Até tentamos ficar na areia um pouco, mas mal cabia minha canga, então a solução foi irmos para o outro lado da ilha, lado que por sinal é onde os barcos chegam, e procuramos um cantinho na pedra só pra nós, com um mar piscina quase exclusivo.
Esta ilha tem mais infraestrutura que as outras duas que mencionei acima. São vários restaurantes para escolher, todos bem recomendados em vários blogs que li. Eles ficam numa estrutura mais alta que o nível do mar, o que acaba prejudicando um pouco a paisagem…
Nós acabamos terminando nosso dia ali no barzinho de entrada à ilha, comendo bureks e salaminhos que tínhamos levado por precaução e tomando uma cerveja geladíssima, ouvindo boa música e com wifi pra postar ao vivo no instagram (@viciosdeviagem) hehe
Praias da ilha de Hvar
No caminho para o bar Hula Hula está uma praia recolhida delicinha, que fica de frente para o Hotel Amfora, o maior de Hvar. Ali perto está a praia Banje les Bains, com um clube de praia exclusivíssimo de mesmo nome. Pra passar o dia ali há de se desembolsar uma pequena fortuna. Eu só passei por estas praias a caminho do Hula Hula, não deu tempo de ficar um pouco nelas, mas com certeza, é a praia mais próxima do centro, dando tranquilamente para ir caminhando.
Mas as melhores praias estão um pouco afastadas do centro e o ideal é que se alugue carro ou moto/scooter para conhecê-las.
No nosso segundo dia na ilha foi dedicado a conhecer algumas das mais bonitas, na parte leste da ilha, incluindo também um passeio a Stari Grad, uma outra cidadezinha fofa da ilha.
A primeira parada foi a praia de Milna, que tem vários hoteis mais em conta do que Hvar Town, mas ainda acho mais vantagem hospedar-se em Hvar Town do que aqui, pois do contrário, vai precisar de carro/moto pra tudo.
Esta praia também tem uma boa infraestrutura de alguns bares e restaurantes. Paramos um pouco ali, entramos no mar, tiramos fotos e seguimos em frente.
Próxima parada: Zarace
Esta praia é curiosa. Quando você chega, a placa indica que Zarace fica para o lado esquerdo, mas ainda da estrada, tinha visto uma baía de uma cor azul tão incrível, que fui para o lado direito e, sinceramente, fiquei boquiaberta com a beleza do lugar. Pra mim, foi a praia / cenário mais lindo que vi em toda a ilha!
Surreal aqueles diferentes tons de azul contrastando com um fundo de pedras brancas e algas escuras. Paisagem de capa de revista. Não tinha lido sobre esta praia em nenhum blog/guia e então, #ficaadica!
Só pra ilustrar o quanto embasbacada eu fiquei com aquela paisagem, em certo momento, mergulhei do alto das pedras com meu óculos de sol na cabeça, que ganhara da minha sogrinha, e só na hora de ir embora, ao procurá-lo, é que me dei conta de que o tinha perdido.
Revirei minhas coisas todas, olhei nos vão das pedras, na trilha por onde eu havia chegado e nada! Bem, ele só poderia estar no mar e por muita sorte, de cima da pedra eu vi algo preto brilhando, mas não dava pra ter certeza que era o óculos. Então mergulhei e, mesmo de lentes de contato, abri o olho e constatei que era o danado! Era difícil pegá-lo, pois estava fundo. Consegui apenas numa segunda tentativa, após um grande impulso. Por uns 10 cm a mais que ele tivesse caído, teria ido para o fundo do mar e nunca mais teria o visto! Ufa, salvei meu Gucci rsrs!
Eu fiquei bastante tempo ali. O Alê estava meio mal do estômago e ficou me esperando o quanto eu quis debaixo de uma sombra. E pra minha sorte, o lugar estava quase vazio…Um luxo!
Só depois fui pro tal lado esquerdo, na praia que realmente é conhecida como Zarace…Pequenininha, com um pequeno restaurante na entrada e uma igrejinha sobre uma pedra, já na beira-mar!
Não ficamos nela muito tempo e seguimos para Stari Grad, deixando a praia de Dubovika pro final.
Impossível ir a Hvar e não visitar esta cidadezinha charmosa na ilha. A arquitetura é como a de Hvar Town, claro, com ruelas e casas de pedras e venezianas de madeira coloridas. O centrinho do vilarejo está ao redor de seu portinho, cheio de bares e restaurantes. A cidade estava vazia, provavelmente por causa do horário, já que todos deviam estar na praia. Talvez seja melhor visitá-la no final da tarde e saborear frutos do mar nas suas konobas…
De volta a Dubovika, esta praia tem uma descida bem íngreme, mas pra descer, todo santo ajuda. O difícil é subir, meu amigo!
Mas foi uma das praias que gostamos bastante e tinha um barzinho bem rústico pé na areia, debaixo de uma sombra de sapê, com uma salada de atum dos deuses e uma cerveja bem gelada, que não queríamos sair mais dali…
E foi com esta vista que encerramos o dia em Hvar!
Mas Hvar ainda tem muito mais praias. Se eu tivesse mais um dia na ilha não acharia nada mal para poder ir em outras praias, como Zavala, Jelsa, Pokonji Dol…
Leia todos os posts de Hvar aqui
No próximo post, nossa passagem por Mostar, na Bósnia, a caminho de Dubrovnik. Espero vocês :)
Oi Carol! Adorei seus relatos. Tenho 1 semana na Croácia, chegando em Zagreb. Pensei em fazer Split – HVar e Korcula e Dubrovnik. O que acha? Tksss
Oi, Carla, obrigada! Não fui a Korkula, logo não sei se vale a pena lá, mas talvez veja possibilidade de trocar por Plitvice, já que você vai ter praias em Hvar e Dubrovnik. Bjs
Carol boa tarde! Vou ficar em Split 3 dias em agosto (10, 11 e 12 – tenho um vôo para Berlim dia 13 pela manhã cedo) e pretendo fazer em 1 dia o bate volta para Ilha de Brac, conforme descrito por você e gostaria de saber se é possível fazer um bate e Volta para Hvar, com o objetivo de fazer os passeios para Pakleni Islands. Obrigada!!!
Tassia, possível é, mas nao recomendo bate-voltas a Hvar. A ilha é bem grande, tem praias lindas, independentes de Pakleni. Ainda assim, se quiser, pegue o Ferry que chega em Hvar Town, que é bem no centrinho e de onde partem os barcos para Pakleni . Beijos
Vim aqui pegar suas dicas … estamos indo para Croacia e Havar é um dos nossos pit-stop :)
bjos
Que honra, Mirella rsrs obrigada pela visita e volte sempre! Beijos
Oi Carol,
Entrei para procurar informacoes sobre a Croacia e encontrei suas dicas que achei otimas!!
Me diz uma coisa: Qual eh o ponto de partida para HVAR? Eh de SPLIT? Quanto tempo de barco e quanto custa? Estamos indo em Junho/2016. Eh uma boa epoca? Quantos dias seria legal para conhecer as melhores cidades e ilhas de POREC a DUBROVNIK?
Pretendo fazer tudo de carro desde POREC. O que vc acha?
Obrigada pelas dicas. Com certeza serao de grande valia.
Oi, Cida, obrigada! Olha, prepare-se para andar muuuuito desde Porec, porque é bem longe de Split e mais ainda Dubrovnik. Sobre a ida pra Hvar, tem 2 saídas: Split e Drvenik. Eu cheguei por Slipt e saí por Drvenik e tem um post meu contando sobre esta volta….rende bem! Os barcos são rápidos, coisa de 1 hora mais ou menos de Split. Junho é um ótimo mês para Croácia sim, perfeito! Quanto ao tempo, eu fiquei 12 dias na Croácia visitando Zagreb, Plitvice, Split , Trogir, Hvar e Dubrovnik e ainda passando por Mostar (Bósnia) e fazendo bate – volta pra Montenegro. Achei suficiente! Como suas distâncias são mais longas, vai precisar de bem mais tempo considerando os deslocamentos…Espero ter ajudado! Beijão
Olá Carol!
Relativamente à estadia em Hvar (iremos ficar 3 noites), o que aconselha? Pretendemos levar o carro para a ilha. Quanto custa a travessia?
Obrigado.
Daniel
Daniel, aconselho ir com o carro pra ilha sim, pois tem muitas praias a conhecer por lá. Quanto aos preços, eu falei nos posts e dei uns links. Beijos
Oi Carol,
Vou para Hvar em agosto. Pesquisei no site da Jadrolinija e não entendi quais embarcações dá para levar o carro. Me pareceu que de Split para Hvar só tem de Catamarã e o barco que leva carro é o Ferry. É isso??
Obrigada, Fernanda.
Olá, Fernanda, desculpe a demora em responder, mas é porque eu estava viajando. O ferry que sai de Split para Hvar não necessariamente vai pra Hvar. Ele vai pro porto de Stari Grad. Tem posts meus que explicam isso, dá uma olhada! Beijos
Oi Carol! Estou viajando para croacia chegando por zagreb no dia seguinte faço um bate e volta aos lagos e no 3o. dia sigo para Split (pulo a parada de Zadar – ah estou sozinha e de onibus), minha ideia é fazer um bate e volta somente para conhecer o Órgão do mar e saudação ao sol, voltando para split. Aqui vem minha grande duvida se fico hospedada em Split por mais 1 ou 2 noites ou se me hospedo direto em Hvar? (vou no 2a quinzena de agosto). HELP!! de Havar vou a dubrovnik.
Oi Jacqueline, eu ameeeeei Hvar, logo recomendo ficar alguns dias na ilha sim e não fazer bate-voltas. Beijos
Carol,
Em qual praia você tirou esta primeira foto (com um barco e um ponto mais claro no meio do mar)? Acabei de voltar da Croacia e acredito que tenha ido exatamente neste mesmo lugar (o mais bonito, na minha opinião) mas não tenho certeza do nome da praia. Obrigado!
Oi Marcelo, Acho que você está falando da Zarace.
Oláaa ! um tour rápido de 5 dias na croácia, você aconselha ?
é considerado um destino caro ?
muiiiiito obrigada !!
Oi Tatiana, só se for pra escolher 1 destino só. Neste caso Dubrovnik ou Hvar. Mesmo assim, depende da época…ideal ir no verão! Croácia ainda é um destino barato. Bjos