Considerado o mais novo destino de luxo do mundo atual, Dubai encanta pela sua opulência! Lá, tudo é grande, chique, suntuoso, diferente… O prédio mais alto do mundo, o maior shopping do mundo, o maior aquário do mundo, o único hotel 7 estrelas do mundo e uma pista de ski no meio do deserto estão lá. Dados mais atualizados dizem que 1/3 das gruas do mundo estão em Dubai. A cada novo dia, toneladas de concreto se elevam formando um mar de arranha-céus com arquiteturas modernas e vibrantes.
Dubai (foto internet)
História
Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os xeiques seguintes estimularam os contatos com os povos estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto o Dubai se tornava um porto de grande escala.

[dubai1.jpg]
Foto de Dubai, em 1991 (foto internet)

População

A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas.
O idioma oficial é o árabe, mas o inglês é amplamente falado e é ensinado nas escolas.




Religião
A religião oficial é o Islam.

Economia
Ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia de Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 7% da renda do emirado é obtida dessa fonte. A maior parte dos recursos provem da zona franca Jebel Ali, onde se localiza o porto de Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia. 


A Viagem
A ideia de ir a Dubai surgiu da oportunidade de fazermos um stopover em uma viagem de férias à Tailândia. É claro quer tínhamos várias opções para escolhermos a preços até bem mais módicos, mas uma paradinha básica neste emirado “mais que demais” seria uma grande oportunidade de conhecermos este famoso destino de luxo e termos um primeiro contato com a cultura árabe, já que eu não sairia do Brasil para passar minhas férias só em Dubai! Além do mais, a maioria das outras cidades européias para stopovers nós já havíamos estado há um ano antes, então tudo casava para irmos até lá! Negócio fechado: pagamos um pouco mais pela passagem, além de termos que pagar pelo visto e fomos lá encarar as maravilhas arabescas de Dubai…


O visto: 
Brasileiros precisam de visto para visitar Dubai. Eu decidi tirar meu visto antes de ir, por precaução, apesar da Emirates ter me garantido que eu poderia solicitar o visto na chegada ao aeroporto. Todo o processo foi feito por e-mail, exceto a taxa, de cerca de USD 112 (não me lembro exatamente) para o visto de trânsito (96 horas), que você tem que pagar no Citibank. Fiz todo meu processo com a VFS Global por e-mail ([email protected]), com informações no site da Dubai Visa Net. Leia aqui um post legal de outro blog sobre como tirar visto. 


Partimos no vôo da tão falada Emirates, às 01:25h da madruga para enfrentarmos 16 horas de viagem até Dubai. Havia lido muito sobre a Emirates e realmente o avião é tudo de bom, com vários tipos de entretenimento de bordo nas poltronas, como por exemplo, centenas de filmes, com vários deles em cartaz, além de jogos, músicas, mapas e câmeras de vídeo onde você vê tudo que acontece do lado de fora da aeronave, em 2 ângulos diferentes. A cortesia das comissárias também merece destaque. Por outro lado, a parte de alimentação deixou muito a desejar e confesso que passei fome por diversas vezes. Tudo bem, eu admito que como bastante, mas vocês acham certo que, em 16 horas de vôos, você tenha no máximo 3 ou 4 (não me lembro) refeições mequetrefes, pagando uma fortuna por um bilhete? Então, neste ponto, fica meu descontentamento com esta companhia. Na TAM, passo bem melhor!!
Mapas para acompanhar o trajeto da viagem nas poltronas

 

Nosso café da “madrugada”, com Polenguinho e outros quitutes!!!
Agora, na classe Executiva é outra história. As poltronas reclinam totalmente e as cabines se fecham para que o passageiro possa dormir tranquilo, sem ser incomodado por roncos alheios. Também li que dentre as amenidades, estão perfumes Givenchy, dentre outras cositas. Luxo total!!


Bem, o vôo foi super tranquilo e chegamos em Dubai 16 horas depois, já noite. O aeroporto de Dubai é imenso, uma ostentação! Tudo reluz! O free shop também é um dos maiores do mundo, mas também bem mais caro que aqui, com excessão de peças de decoração ao estilo árabe, que compramos na volta por preços bem convidativos.


Dica: Como Dubai é um país muçulmano, bebidas alcoólicas são proibidas em bares e restaurantes. Somente hotéis (mas é caríssimo) e algumas lojas credenciadas (com pessoas cadastradas e portadoras de carteirinhas especiais) vendem bebidas alcoólicas. Então, neste caso, a dica é comprar algumas bebidas no free shop e levar para beber no hotel. Nós não fizemos isso porque nosso quarto de hotel não tinha frigobar e quando me dei conta disso, já era tarde, não dava mais para cancelar. Fica a dica aí!!!!


Na saída do aeroporto já veio aquele bafão quente do deserto!! Que calor!!!!!! Tomamos um táxi (lá táxi é barato porque petróleo é o que não falta, “atualmente”, apesar de que o motorista do táxi nos disse que, em Dubai mesmo, neca de petróleo. Vem tudo de cidades vizinhas).

Aeroporto de Dubai
Free Shop de Dubai
Fomos direto ao Ibis World Trade Centre, hotel bem localizado na principal avenida de Dubai, a Sheikh Zayed Road, que fica perto do Dubai Mall, das Emirates Towers, do Burj Khalifa, etc. Esta é a área mais moderna. Outras boas opções de hospedagem também são no bairro de Deira e Bur Dubai (inclusive são mais baratas). Procurem ficar perto do Rio Creek, mas eu super recomendo este hotel Ibis, exceto pela ausência de frigobar. Os quartos são novinhos e a localização é muito boa.
IBIS World Trade Centre

 

Bem, como já era noite e estávamos com um jet lag daqueles, só nos restava dormir para aproveitarmos nossos próximos 3 dias na cidade do século!
Esta viagem foi feita em Outubro de 2010.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

24 thoughts on “Emirados Árabes: Dubai – chegando à terra do luxo!!”

  1. Olá Carol, estamos pensando em ir a Dubai este ano e não fazemos ideia de por onde começar, ficamos apenas dois dias em Dubai e não sabemos a melhor localização para os pontos principais, se você puder dar umas dicas ficaria extremamente agradecido.

    1. Maicon, acabei de voltar de Dubai pela segunda vez e desta vez, eu fiquei no Al Barsha Apartments e super recomendo o hotel e a localização também. Fica do lado do Mall of Emirates e em frente a uma estação de metrô. Gostei muito, embora a região do Word Trade Centre (Ibis) seja mais central,, pois fica meio que na metade do caminho entre os bairros de Deira e Bur Dubai e os demais pontos turisticos, como Dubai Mall, Burj Khalifa, Burj Al Arab…Mas com o metrô na porta deste hotel que te recomendei, é tranquilo. pra ir pro Burj Al Arab, Souk Madinah e praias você tem quem pegar táxi de qualquer jeito, pois não tem metrô que leve até lá. No Booking.com tem este hotel. Abraços

  2. Oi Carol,

    Li o seu relato e estamos viajando no dia 12 de Junho, para Dubai com parada de 4 dias. O Hotel que iremos ficar é o mesmo que vc ficou o Ibis World Trade Center. Você recomenda um passeio pelo deserto durante o dia ou a noite?

    Abraços

    1. Ola Paulo, o passeio mó deserto geralmente começa as 15:00 e vai ate a noite. Se me lembro bem, chegamos no hotel por volta das 21:00 h. Todos os passeios são assim por causa do por do sol e do jantr árabe. Abraços

  3. Oi Carol,

    Muito legal seu post, eu e meu noivo vamos para Dubai em Novembro, gostaria de saber se em Dubai tem bastante brasileiros e se caso vc viu algum serviço de book fotográfico, viajamos pra Cancun, Paris e Londres e adoramos fazer as fotos com profissionais, pois são recordações fantásticas… Vc se lembra de ter visto algo parecido?

    Desde já obrigada pela atenção :)

    1. Pamela, olha acho que tem bastantes brasileiros sim. Conheço um monte virtualmente rsrs. Eu tb vou a Dubai em novembro, pela terceira vez. Por acaso ontem vi o instagram de um fotografo la: o insta dele é @photo_in_dubai, mas não conheço o serviço nem ele, ok?!

  4. Olá! Adorei as informações que você postou! Gostaria de saber se no aeroporto tem casa de câmbio que funcione 24 horas, pois vou chegar de madrugada e preciso trocar os dólares pra pagar o táxi!

  5. Boa tarde Carol. Estou indo para Dubai em setembro/2016 com minhas irmãs, apesar de ser em excursão sempre procuro saber sobre os lugares que visito. O seu site me ajudou bastante a fazer um roteiro de visitas que não estão incluídas na programação do tour. Muito obrigada.

    1. Olá, Elizete, obrigada! Ainda tenho mais coisas pra postar de Dubai desta última viagem. Espero que consiga até antes de você ir! Qualquer dúvida, estou às ordens! Beijos

  6. Olá Carol, estarei indo para Dubai em Dezembro 2016 e gostaria de saber dos pontos turisticos e passeios que vc indica.
    muiito obrigada

    1. Olá, Monique, vamos lá… Ir no mercado do ouro, especiarias, nos bairros de Deira e Bastakyia. Ir no Dubai Mall e subir no At The Top do Burj Khalifa, ver o balé das águas de la, ir no Mall of the Emirates pra ver a pista de ski, fazer o passeio pelo deserto, ir à praia , ver o Burj ao Arab de pertinho, Souk Jumeirah, Marina Walk, Global Villare, Irish Village e Dubai Miracle Garden (este não fui porque estava fora de época, mas em dezembro creio que estará aberto)… Tem tudo no post e até dezembro, com certeza sai os da minha última viagem, que ainda não consegui escever! Bjs

  7. Oiii Carol eu novamente rs,
    gostaria de saber sobre Jacarta, vc tem algumas dicas?

  8. Vou a Dubai em setembro de 2016. Quanto devo levar em dolares para 2 pessoas? Obrigada.

    1. Olá Clara, posso te dizer que Dubai é uma cidade cara, mas esta questão de quanto levar é muito relativa e depende do seu estilo de viagem. desculpe não ajudar muito! Bjs

    1. Oi Marcelo, a melhor época é no inverno, de novembro a março, quando a temperatura fica bem mais agradável, mas esta época também é a mais cara! Pra vc ter ideia, fui 2 vezes em Outubro e o calor era de matar e na última vez, fui em novembro, e já estava bem mais fresco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram