O Crete Senesi é um trecho de estrada da Toscana, na região do Val d’Orcia, ótimo para se passear de carro, com um relevo de montes de argila arredondados, moldados por fortes chuvas ao longo dos séculos, estradas estreitas e paisagens compostas pelas terras inférteis e áridas de tons dourados e ciprestes verdejantes. E justamente por esta típica paisagem, ela é apelidada de “Deserto Toscano” (mas só descobri isso depois que voltei de lá haha) .
Leia mais sobre nosso roteiro de carro pela Toscana aqui
Esta rota cênica começa (ou termina, como foi nosso caso) em Pienza e termina em Serre di Rapolano, passando por Cosona Villa, San Giovanni d’Asso, Montisi, Abbazia di Monte Olivero Maggiore e Asciano.
O guia “Florença e Toscana” da Lonely Planet Brasil sugere este passeio de 50 km em 5 horas, o qual fiz boa parte dele, na manhã que deixamos Siena e até chegarmos em Pienza, mas meu objetivo era realmente passear por esta estrada em busca de belas paisagens, já que estava a caminho de Montalcino, Montepulciano e Pienza naquele dia!
Já na saída de Siena, antes mesmo de começarmos o passeio pelo Crete, demos de cara com este campo de girassol já em final de floração. Fiquei enlouquecida e consequentemente, enlouqueci o Alê com as fotos! Que bom que paramos de cara nesta plantação, porque depois não achamos outros campos mais vivos como este.
No caminho, passamos e fizemos algumas paradinhas rápidas em algumas cidadezinhas, como Asciano e na Abbazia di Monte Oliveto Maggiore (Abadia).
Em San Giovanni d’ Asso, paramos para conhecer a cidade, uma das quarenta Cittá del Tartufo, que promove festas da iguaria em algumas épocas do ano e cuja principal atração é o Museo del Tartufo.
Alguns trechos da estrada realmente valem a parada, mas como mencionei no post de nosso roteiro pela Toscana, acho que ir no auge do verão, em final de agosto, a paisagem não estava tão verdinha (tudo bem que estávamos no Deserto Toscano, mas esperava um pouco mais de verde).
Na chegada a Montalcino, paramos num vinhedo ao redor da cidade para experimentar as uvas sangiovese, que fazem o mundialmente famoso Brunello di Montalcino. As uvas ainda não estavam tão doces, mas chupar a uva responsável pela fabricação de um produto tão nobre, mesmo azeda, já valeu a pena haha!
Eu também achava que ia encontrar a paisagem dos ciprestes em forma de S desta foto abaixo , mas depois descobri que ela fica em outra estada cênica, La Foce e Radicofani. Faltou estudo prévio da minha parte, pois poderia ter conseguido passar por esta estrada, que era pouco depois de Montepulciano! Tenho ódio de mim de pensar que estava bem ali do lado! mas também, pouco se fala desta estrada pela internet! Só vemos fotos ilustrando posts da Toscana, mas ninguém fala nada! Nem no guia da Lonley Planet eu achei isso! Só agora, pesquisando no Google o exato lugar pra contar pra vocês é que descobri o site da foto abaixo!
De qualquer forma, estando na Toscana, a paisagem não decepciona, seja ela qual for! E pra falar a verdade, a Toscana tem tanta coisa pra ver, fazer e comer, que se você ficar um mês inteiro só aqui não vai conseguir ver tudo! E acho que nem se ficar um ano!
Nos próximos posts: Montalcino, Montepulciano e Pienza.
Lindo post!!! Amei os girassóis.A Toscana é lindíssima.
Obrigada, Luciana! Bjs
Carol, lindo post. Parabéns!
Estou planejando uma visita à Toscana. Você saberia me informar onde foram tiradas (em que parte do caminho) a quarta (contraste entre o dourado e o verde dos ciprestes) e a quinta (rolos de feno) fotos? Como sou apaixonado por fotos, adorei!
Abraços
Olá Wendel, muito obrigada ! Infelizmente não vou saber te dizer os pontos específicos das fotos, até porque a paisagem que você vai encontrar dependerá muito da estação do ano que você for. Certeza que vc vai encontrar ótimos lugares para fotos, Boa sorte e boa viagem! Bjs
Oi Carol! Adorei seu post! Adivinha como vim parar aqui??? Eu estava justamente pesquisando onde fica a estrada em S cheia de ciprestes. É exatamente o que vc disse… só vejo fotos em todos blogs mas ninguem fala a localização.
Deixa eu te fazer uma pergunta… quando vc se depara com alguma paisagem legal, onde vc pára o carro? Tem algum tipo de acostamento ou vc pode parar nas entradas de locais particulares?
Oi Luciana, obrigada! Às vezes paro nos pequenos acostamentos ou até mesmo na entrada das propriedades. Como aí é bem sossegado, não vejo problemas. Abraços
Olá adorei o seu post, e voce disse que há outra estrada cênica entre la foce e radicofani, gostaria de saber qual e a estrada, pois nas pesquisas tem a strada provinciale del Monte Amiata ou a SP53, que tem a estrada em curvas com os ciprestes.
Obrigada, Roseli