Eu sempre associei a ilha de Ibiza a baladas, curtição e vida noturna intensa e, embora soubesse que era assim mesmo, estes atributos acabavam por mascarar as belezas naturais da ilha, ou seja, eu sabia que a ilha tinha praias lindas, mas não sabia que era tanto! Pelas belezas naturais da ilha nunca terem sido seu principal chamariz, nunca imaginei que a ilha pudesse ser um destino pra quem quer curtir apenas suas praias, sem necessariamente precisar ” badalar ” em sua vida noturna.
Leia também: Roteiro de viagem: França, Espanha e Marrocos
Ilha de Formentera, Espanha: as praias mais cristalinas do Mediterrâneo!
Mas como é bom estar errada nestas horas! Ibiza é uma ilha lindaaaa, com dezenas de praias maravilhosas, que pode conter agito para os que gostam ou total sossego para quem procura dias de paz! Aliado a isso, tem um centrinho super charmoso, ótimos bares e restaurantes e um comércio fofo e vibrante! Foi amor à primeira vista!
O charmoso centrinho da ilha de Ibiza
O centro da ilha de Ibiza é um charme e podemos dizer que se divide em duas partes. O centro propriamente dito, onde fica o porto, a maioria das lojinhas e restaurantes, bancos, bares, as baladas, etc , e o Dalt Vila, como é chamado o centro antigo, que fica no alto de uma fortaleza de onde se tem uma linda vista pro mar e de parte da cidade!
Ficamos enlouquecidas com a beleza do centrinho, com as lojas e seus produtos maravilhosos e igualmente assustadas com os preços nas alturas de tudo…
No dia que chegamos, foi pra lá que fomos direto, depois de nos acomodarmos no hotel…Andamos bastante, visitamos cada cantinho charmoso, as lojinhas fofas…Subimos pra Dalt Vila, onde fomos tomar vinho branco num bar super charmoso, comer umas tapas, tudo sem pressa…
A ilha estava animada, vibrante, mesmo sendo baixa temporada. Num dos dias que estávamos lá, inclusive, estava tendo uma festa medieval, com desfiles e muitas barracas de comidas e bebidas, onde nos esbaldamos…
E era pro centrinho da cidade que íamos todos os dias depois das praias, pra jantar ou simplesmente bebericar alguma coisa!
As Praias
As praias de Ibiza são espetaculares. Quase todas tem estrutura para o turista. A água é transparente, mas estava gelada na época que fomos (mai/16) e deve-se prestar muita atenção em águas vivas, pois em algumas praias têm bastantes. Felizmente todas as praias são públicas, mas em algumas pode ter que se pagar pelo estacionamento, que também não e muito caro!
Nós tivemos 2 dias livres para curtir praias…Começamos cedo indo sentido as praias do oeste, que são as mais bonitas, começando pela Playa d´Embossa, que era relativamente perto do nosso hotel e terminando o dia em Port Sant Antoni (ver mapa acima). Com mais tempo daria pra ter esticado até Cala Salada naquele mesmo dia, que é do lado, mas deixamos esta para o dia seguinte, pois já estava tarde e queríamos curtir o pôr do sol em Port Sant Antoni.
Playa d´Embossa
Esta é uma das praias de maior agito da ilha…são vários bares de praia com espreguiçadeiras, música eletrônica e DJ´s no fim da tarde. Era cedinho quando passamos por lá e ainda estava tudo meio fechado, naturalmente… Na região há várias lojinhas e dá pra estacionar o carro na área.
Ses Salines
Outra praia linda e ainda super tranquila, mas sem muita infraestrutura. Paramos para fotografar apenas e seguimos viagem! Ainda havia muita pra conhecer e já tinha recebido indicações das praias que provavelmente iria gostar mais e querer ficar mais tempo
Vadella
Esta praia era lindaaaaa, bem pequenininha, uma água super transparente, mas tinha um problema: estava cheinha de águas vivas (na foto abaixo dá pra ver os pontos vermelhos delas). Cheguei a me queimar com uma delas na barriga, mas foi só bem de leve, nem deu pra sentir dor. Ficamos ali mais um tempinho, curtindo aquele mar maravilhoso e seguimos viagem!
Cala d´Hort
Praia muito gostosa, mas com muitas pedras. Procurada por proporcionar belas vistas das duas ilhotas não habitadas à sua frente: Es Vedrá e Es Vedranell. Dizem que estas ilhas são cheias de lendas. Algumas pessoas também vão até lá no fim do dia para assistirem ao pôr do sol…
Cala Tarida
Um conjunto de pequena praias de água super mansa e transparente , com um ótimo restaurante onde aproveitamos para tomar algumas cervejas e descansar…
Cala Comte
Sem dúvida, a minha preferida (na verdade, tem um certo empate com Cala Salada. Foi a água mais azul e transparente de todas e também tinha um ótimo restaurante no alto de uma falésia, com vistas lindas da praia. Acabamos não comendo nada no restaurante, mas meu amigo Ismael, do blog Sempre Pronto a Viajar, super me recomendou este lugar, mas só lembrei depois rs. Foi a praia que ficamos mais tempo e tirando milhões de fotos e fazendo vários vídeos engraçados não publicáveis kkk
Cala Bassa
Última praia daquele dia, antes de seguirmos pra Port Sant Antoni. O clima aqui é super animado, com vários bares e música alta, realmente total clima de Ibiza, se vocês me entendem rs
Cala Salada
Esta praia foi outra maravilha que só visitamos no dia seguinte. Fica bem perto de Port Sant Antoni e é acessível por uma escadaria. É realmente linda e ficamos horas curtindo ali.
Port Sant Antoni
É uma pequena cidade na ilha de Ibiza muito procurada para quem procura hospedagens mais econômicas. Tem um comércio bem intenso, vários bares e restaurantes ao redor de uma pracinha, mas é um pouco mais adiante que está um calçadão de frente pro mar com vários bares e lounges onde as pessoas costumam assistir ao pôr do sol.
Chegamos ali no finzinho da tarde. Estávamos famintas e por isso, não ficamos escolhendo muito onde comer. Sentamos num restaurante simples ao redor da praça e pedimos frutos do mar… Depois seguimos pro calçadão para assistirmos ao pôr do sol, que foi perfeito!
Neste calçadão, escolhemos o Le Mint Bar Lounge para tomar um vinho branco, comer pizza e assistir ao lindo pôr do sol!
Interior da ilha e praias do Leste
No nosso terceiro dia em Ibiza, depois de visitarmos a Cala Salada, resolvemos nos aventurar pelo interior da ilha e me senti na Toscana! Ás vezes realmente nos víamos perdidas em meio a estradas super estreitas no meio do nada e numa das vezes chegamos até mesmo a passar dentro de propriedades privadas, sem querer…Os moradores sempre eram super simpáticos! Nosso destino era ir até Cala Longa, que era bem legal inclusive, e depois decidimos procurar uma tal de Cala Blanca, o que foi a maior furada porque perdemos o dia num lugar longe pra dedéu e que não tinha absolutamente nada!
Seria muito melhor se depois de Cala Salada tivéssemos voltado para a Playa D´Embossa e relaxado!
Onde ficar em Ibiza – Nossa Hospedagem
Nós nos hospedamos 3 noites no Hotel Apartments Lux Mar um apartamento novíssimo de frente pro mar, localizado a 300 metros da Praia de Figueretas, a uma curta caminhada do centro. Dica da Renata, do Blog Renata Viaja.
O apartamento tinha um amplo quarto, sofá cama, banheiro, cozinha e uma varandinha de frente pro mar…Wifi free por todo hotel e até piscina! Não tinha café da manhã, mas compramos coisas no supermercado e preparávamos diariamente. Gostei muito e recomendo!
No dia que chegamos, pegamos um ônibus do aeroporto até o Porto (3,5 euros/pessoa) e do porto, pegamos um táxi até o nosso hotel (8 euros) porque pra ir era uma subidinha considerável pra se fazer com malas, mas depois , quando precisávamos ir pro centro, íamos a pé tranquila e voltávamos de táxi.
Gostei muito do bairro que nos hospedamos, principalmente pra quem estiver de carro, pois tem estacionamento perto, mas é pago! Porém, quanto mais perto você ficar do Porto, mais bem localizado você estará.
Na área do nosso hotel tem vários restaurantes, locadoras de carro, além de ser bem perto da praia, dando pra ir a pé.
Outro lugar legal que consideraria me hospedar é na região de Playa D´Embossa, pois tem também toda infraestrutura pro turista: lojinhas, restaurantes, bares e as baladas!
Não ficaria em Port Sant Antoni por ficar meio fora de mão pra quem quer curtir as praias mais bacanas e o centrinho animado de Ibiza.
Aluguel de carro
Pra percorrer as praias de Ibiza, alugamos um carro numa locadora perto do nosso hotel por 2 dias. É essencial alugar carro na ilha, pois são muitas praias e as distâncias são longas, até pra ir de moto! O aluguel com seguro total custou 87 euros para 2 dias.
Dicas de bares e restaurantes em Ibiza
Aqui os lugares que experimentei e encontrei pelo caminho, nenhum deles glamuroso, mas alguns vale a visita!Dois deles fomos por indicação de um italiano que conhecemos na ilha e que já tinha visitado Ibiza várias vezes.
Sescalinata: este foi bar mais lindo que fomos! No dia que chegamos em Ibiza, fomos direto pro centro da cidade e ao subirmos para o Dalt Villa, descobrimos este bar de esquina super charmoso, cheio de flores e almofadas coloridas dispostas nos degraus da escada! Não resistimos e paramos ali pra refrescar com um vinho branco geladinho! Aqui conhecemos um italiano super simpático, que nos deu várias dicas de Ibiza e nos mostrou outros lugares legais pra comer.
La Bodega: este é um bar de tapas super gostoso, que fomos por indicação do Nicola, nosso amigo italiano. Aliás, ele foi junto! Pedimos vinho branco e vários tipos de tapas, dentre elas, uma espécie de quiche bem tradicional da casa! O garçom era uma figura, sabia todos os funcks brasileiros, dançava fervorosamente cada um, fazendo a nossa alegria! Segundo ele, era amigo de Ronaldinho Gaúcho e eu acredito! Ele gostou tanto da gente que mandou até drinks de cortesia, o chamado chupito, um shot feito com maracujá que era maravilhoso. Amei e recomendo!
Comida San Juan: um autêntico e disputado restaurante local, localizado no centro da cidade, muito frequentado por moradores. Os pratos são fartos, deliciosos e baratinhos…Conseguir uma mesa pode demorar um pouco, mas vale a pena! Outra indicação do Nicola.
La Villa Café: o charme deste lugar é sua localização, numa pracinha super movimentada no centro da cidade…Jantamos lá um dia pasta regada a vinhos. A comida era OK, nada demais, mas vale a pena sentar num dos restaurantes por ali pra curtir o movimento.
Cosmopolitan: este é um restaurantinho simples localizado do lado do nosso apartamento e uma opção pra quem ficar nesta área e quiser comida boa e barata! A salada grega estava muito saborosa! Os pratos eram baratos e bem servidos. Vale pra quem estiver hospedado na área e quiser uma comidinha boa e barata! Esqueci de tirar fotos…
Le Mint Bar Lounge: ótimo bar pra tomar drinks e comer tapas em Port Sant Antoni, com música ambiente e vista para o pôr do sol!
Quando Ir e Quanto Tempo Ficar
A melhor época para visitar as praias espanholas é no verão, entre Junho e Setembro. Eu visitei a ilha em Maio e deu pra aproveitar as praias, embora no último dia tenha chovido bastante e feito frio à noite, todos os dias.
Recomendo ficar 4 noites inteiras e 3 dias, para que uma das noites seja dedicado a ir numa balada, coisa que nós não fizemos devido ao mau tempo e falta de tempo também. Mas Ibiza tem tanta coisa que eu ficaria fácil por lá uma semana inteira!
Baladas
Falando em baladas, existem muitas em Ibiza, como a famosa Pacha, Ushuaia, etc, mas como fomos na baixa temporada (Maio/16), não era todo dia que funcionavam. Além do mais, com o frio que fazia à noite e a chuva do último dia, acabamos desanimando de ir, o qual me arrependo amargamente! Não que eu seja uma pessoa baladeira nem da noite, muito pelo contrário, mas estando em Ibiza, casa das maiores danceterias do mundo e onde tocam os melhores DJ´s, fica um sentimento de frustração de não ter aproveitado uma noitezinha numa Pacha da vida…Ahhh, mas eu volto!
Chegando e Saíndo de Ibiza
Nós chegamos de avião num vôo da Vueling vindo de Paris (mais precisamente do aeroporto de Orly). Do aeroporto, pegamos um ônibus até o Porto da cidade, custando 3,5 euros por pessoa. Para voltarmos ao aeroporto, fomos de táxi (17 euros), já que nosso vôo era bem cedo.
Recomendo comprar os vôos com bastante antecedência principalmente pra quem vai na alta temporada. Já ouvi relatos de gente que deixou pra comprar na última hora e pagou na faixa de 300 euros!
Sendo roubada em Ibiza
Assim que chegamos em Port Sant Antoni e fui pagar o estacionamos do carro nos muitos “meters” na rua, descobri que havia sido roubada! Levaram todo dinheiro da minha bolsa, que estava no porta-malas do carro, o que foi algo entorno de 200 a 300 euros, não sei ao certo! Felizmente deixaram meu passaporte e cartão de crédito intactos (sim, eu estava com meu passaporte original e ainda com razoável quantia de dinheiro na bolsa).
Imediatamente me lembrei de já ter lido relatos de furtos de carros na Europa. Você se esquece destes detalhes até que aconteçam com você…
O que aconteceu é que, certamente, os malandros viram eu colocar minha bolsa no porta malas do carro numa das últimas praias que paramos (provavelmente Cala Conte) e abriram meu porta-malas sem deixar rastros, pegando todo o dinheiro dentro da bolsa, mas deixando todos os documentos, pois sem documentos eu seria obrigada a abrir Boletim de Ocorrência na delegacia, e isso seria ruim pra eles. Bem, graças a Deus, porque nem quero pensar na amolação que isso me daria! O garçom do restaurante confirmou que roubos são frequentes na Cala Conte e Cala Bassa. Enfim, não dava mais pra chorar pelo leite derramado e o jeito foi não deixar que isso atrapalhasse nossas férias. Felizmente minha mãe e minha irmã estava comigo e tinham dinheiro, senão, não poderia nem pagar o estacionamento do carro na rua e teria desmaiado de fome kkkk
Então, a dica é: nunca deixem nada a mostra dentro do carro e nem mesmo deixem nada de valor no porta-malas, pois eles roubam, mesmo!
Ilha de Formentera – sua vizinha mais perfeita!
Há quem considere fazer um bate e volta até a ilha de Formentera, distante 30 minutos do porto de Ibiza e só acessível a partir de barco. Nós ficamos 1 dia e 2 noites na ilha e escrevi tudo neste post: Ilha de Formentera, Espanha: as praias mais cristalinas do Mediterrâneo!
Seja qual tempo que você tenha, vale super a pena incluir a ilha de Formentera quando estiver em Ibiza!
Esta minha viagem a Ibiza e Formentera deixaram muita saudade e só não foi mais perfeita por termos ido na baixa temporada e pegado alguns dias de chuva e frio. Sem dúvida, um destino imperdível que merece meu regresso algum dia!
Leia também:
Roteiro de viagem: França, Espanha e Marrocos
Ilha de Formentera, Espanha: as praias mais cristalinas do Mediterrâneo!
Outro blog que super recomendo e de onde tirei várias dicas é o da Renata Viaja! Vale a pena dar uma conferida!
2 thoughts on “Espanha: a beleza da badalada ilha de Ibiza!”