Confesso que, se não fosse pela Thaís, talvez eu não teria vindo conhecer o complexo Olímpico de Pequim.Visitar estádios não costuma fazer parte dos meus programas turísticos, mas o Estádio Olímpico de Pequim valeu a pena e superou minhas expectativas.
O complexo reúne o belíssimo Ninho do Pássaro, que é o estádio propriamente dito, o Cubo d’Água, uma espécie de caixote gigante com bolhas, onde aconteciam os eventos aquáticos durante as Olimpíadas de 2008, além de outros.
Um pouco da ocidentalização e modernização de Pequim se deve às Olimpíadas. Fico imaginando como era até 2008. Se atualmente, os taxistas já nos recusam, imaginem como era naquela época? Acho que eles deviam ver os ocidentais e arrancar com o carro, morrendo de medo rs Devíamos ser verdadeiros marcianos para eles rsrs
Já na entrada do complexo encontramos os simpáticos mascotes, mas é a estrutura do gigante Ninho do Pássaro que impressiona. O local fica bem movimentado de dia, parecia até dia de jogo. Muita gente passeando, tirando fotos, mesmo debaixo daquele calor escaldante…
Depois dali, fomos pra Sanlitun, uma área no bairro moderno de Chaoyang, onde muitos expatriados vivem. Ali estão uma grande concentração de lojas caras e restaurantes mais ocidentalizados, de diferentes partes do mundo. Os shoppings bam-bam-bam de Pequim estão na região.
Pra ir ate lá, desça na Estação de metro Tuanjiehu. Nas imediações da estação estão o Yashow Market, um dos mercados mais famosos de Pequim, a Bar Street (rua dos barzinhos), shoppings e belos arranha-céus ultramodernos. Alguns turistas se hospedam neste bairro, mas eu não gostaria de vir pra Pequim, do outro lado do mundo, e ficar num lugar tão moderno. Sei lá, acho que não tem muito a ver…
Mas a grande atracão por aqui é mesmo o mercado de roupas de Yashow. Num edifício de uns 5 ou 6 andares, concentra-se muitas lojinhas de roupas, bijoux, sapatos, bolsas, carteiras, coisas pra casa e até comida. Tem muita coisa feia e brega, mas muita coisinha interessante também. E pra quem gosta, não faltam falsificações. Minhas compras se resumiram a bijoux e algumas camisetinhas básicas. Nada me encheu muito os olhos e sempre tem que negociar muuuuuito. Se eu gostasse de coisa falsificada, até que tinha algumas coisas interessantes, mas eu acho UÓOO.
Jogue o preço pra menos da metade do que eles oferecem e vá à luta! Se eles não toparem, vire as costas e vá embora que eles vêm atrás de você rs. É cansativo, mas divertido!!
Compras feitas, terminamos nosso dia comendo um escorpiãozinho pato laqueado em Wangfujjng. Aguarde cenas do próximo capítulo…