Portovenere oficialmente não faz parte da belíssima Cinque Terre, mas pela sua arquitetura característica e pela proximidade com os simpáticos vilarejos da região, ela acaba sendo considerada, extraoficialmente, como a sexta Terre!
Fomos pra lá em nosso segundo dia na região, depois de termos percorrido todas as Terres no dia anterior, saindo de La Spezia.
Leia mais: Cinque Terre: montando base em La Spezia
Na praça em frente ao nosso hotel passava o ônibus “P” ou “11”, mais precisamente na Via Domenico Chiodo. O ticket custa 2,50 euros e deve ser comprado antes de subir no ônibus em tabacarias. Nós não estávamos conseguindo achar nada aberto pra comprar cedinho e subimos no ônibus achando que o motorista vendia, mas não. Era uma mulher e ela acabou deixando a gente ir pra lá sem pagar nada.
Não há como ir de trem para Portovenere. Ou se vai de ônibus, que é a maneira mais rápida e econônima (a viagem leva cerca de 3o min), ou se vai de carro, ou de barco. Os barcos custam 4 euros sentido único e 7 euros ida e volta. Mais informações aqui
Portovenere é um encanto….Suas ruelas estreitas abrigam uma série de comércios charmosos vendendo os tradicionais produtos italianos… Dá vontade de entrar, saborear e comprar tudo!
De frente para o porto as casas de tons pasteis como pano de fundo e contrastando com o mar calmo e claro da Ligúria
Numa ponta rochosa que avança para o mar está a pequena Igreja preta e branca de San Pietro, do século XIII.
No alto da cidade há um castelo do século XV, de onde é possível avistar os vilarejos da Cinque Terre e logo abaixo está a Igreja de San Lorenzo, do século XII.
De Portovenere pegamos o barco para percorrer a Cinque Terre de outro ângulo, onde desembarcamos em Monterosso Al Mare, como já contei aqui.
Vale a pena passar umas horinhas em Portovenere para conhecer mais esta charmosa cidadezinha da costa italiana!
Reserve seu hotel em Portovenere aqui, sem custo adicional!