Comemorando nossos 13 anos juntos no Topo da Europa!!!

Pulamos da cama cedo. Tomamos um café reforçado e ficamos esperando a guia que nos acompanharia até o Jungfraujoch (pronuncia iungfrauiór), uma cortesia do Escritório de Turismo de Interlaken. Até então eu esperava que chegaria uma guia suíça e estava morrendo de medo da mulher ser uma mala. Não sou adepta a guias de viagem, gosto de fazer tudo de forma independente, embora reconheça o valor de um bom guia. Sei que há detalhes locais que só eles conhecem e dependendo do lugar, da região ou do tipo de turismo que você faz, eles são essenciais.

So_Pano_JB_Pass:So_Pano_Pass

Mas eis que, para nossa alegria, a guia era uma brasileira suuuuper gente boa! Daniela Stucheli, é uma brasileira do interior de São Paulo, mas que mora na Suíça há muitos anos e trabalha como guia na empresa Jungfraubahn, a empresa que administra os trens ao Jungfraujoch. Mas a Dani também trabalha como guia particular em outras regiões da Suíça (ATUALIZAÇÃO: A Dani não trabalha mais como guia e a pedido dela, o contato foi retirado deste post). Com certeza, nosso dia foi muito melhor com a presença dela. E ela ainda nos trouxe chocolates personalizados, uma cortesia da Jungfrau.

Uma curta caminhada a partir do hotel chegamos na Interlaken Ost e às 9:04 nosso trem saiu. Fomos de primeira classe, baby! Mas só até a primeira parada. A vantagem é que é praticamente só você dentro do vagão.

O preço do ticket pode ser consultado neste link aqui, mas quem é portador do Swiss Pas tem descontos, que variam em cada trecho (mais informações abaixo). Com certeza, faz toda a diferença.

Nós subimos por Lauterbrunnen (2o minutinhos Interlaken Ost até lá) e descemos por Grindelwald ( o caminho é circular) e recomendo o mesmo, pois na subida, o sol está iluminando as montanhas de Lauterbrunnen e, num dia claro, dá pra ver as lindas cachoeiras que despencam dos altos desfiladeiros no centro deste vilarejo, mas depende da época.

Eu viajei no começo de abril e elas ainda estavam começando a ter vazão, já que as geleiras ainda não haviam derretido. Como eu queria ter tido tempo pra visitar esta cidade….aliás, a vontade que se dá é de descer do trem e se perder em cada vilarejo pelo caminho…Pra quem tem mais tempo, o que não faltam são opções de trilhas e passeios nestas vilas alpinas e, sendo portador do Swiss Pass, o trajeto até Lauterbrunnen ou Grindelwald estão inclusos.

Bem, por qualquer caminho que se vá, o trem só vai até Kleine Scheidegg, a 2061 m de altitude. De Interlaken até este ponto gasta-se em torno de 1h20m e a partir de Lauterbrunnen (ou Grindelwald), há 50% de desconto para portadores de Swiss Pass.

De lá, toma-se o outro trem até o Top of Europe, a 3454 m de altitude, com duas paradas no caminho, em dois mirantes de vidro para se observar os vales nevados. De Kleine Scheidegg até o Top of Europe são mais 1 hora. Este percurso é quase todo feito dentro de um túnel e quando menos se espera, já estamos lá em cima. Nesta etapa, há apenas 25% de desconto para portadores de Swiss Pass.

O trajeto todo, sem paradas, vai consumir cerca de 2,5 em cada trecho, ou seja, reserve o dia todo pra isso e monte base em Interlaken para fazer o passeio tranquilamente. A Dani nos explicou sobre a história do Jungfrau e de toda a sua construção. Tudo foi feito e idealizado por A. Guyer Zeler, há mais de 100 anos, numa época em que não existia nem luz elétrica na região, por isso, o primeiro passo foi construir uma hidrelétrica, que foi possível graças a dois rios da região. A construção demorou 16 anos e o idealizador morreu antes de ver sua obra terminada. Quase todos os trabalhadores, na época, eram italianos, que trabalhavam em turnos de 24 horas.

Uma outra coisa que eu também não sabia e que a Dani nos contou foi que os pinheiros só crescem até 1800 m de altitude logo, dá pra se ter uma noção de quão alto estamos quando deixamos de ver os pinheiros na paisagem alpina.

Ao chegar, a Dani nos levou pra almoçarmos no Restaurante Crystal, o restaurante que tem no topo do Jungfrau. O ambiente do lugar é maravilhoso e a comida é divina. E não é porque ele está no Topo da Europa que custa mais caro que outros lugares (na Suíça tudo é caro de qualquer jeito, mas não existe tantas diferenças de preço por conta da sua localização). Então, vale a pena almoçar lá em cima e curtir um visu estonteante.

Prato do alê: carne de vitela com molho de cogumelos e legumes

Eu pedi um prato bem típico da Suíça, que por sinal, já tinha comido em Salzburgo, na Áustria, sem saber: Rosti des Alps, que é um misto de batata, queijo, bacon, presunto e ovo frito em cima, gratinados e servidos numa panelinha ou frigideira.

A vista do restaurante…UAU!

O Ale foi de outro prato típico, que é carne picadinha com molho de creme e cogumelos e vegetais. E Dani foi de carne com aspargos. Tudo estava divino! Para informação, o preço de cada prato deste é, em média, 35 francos suíços.

Aproveitamos a ocasião para comemorar nosso aniversário casamento. Naquele exato dia, comemorávamos 13 anos e o lugar não poderia ser mais especial! No Topo da Europa!!!

Prato da Dani: carne, aspargos e batatas
Meu prato: Rosti des Alps

Ao lado também tem um restaurante chamado Bolywood, especializado em comida indiana, mas criado especificamente para atender à massa indiana que visita o local! Bem interessante…

Devidamente alimentados, seguimos pelo tour, que começa subindo o elevador mais rápido da Europa e indo até a Sphinx, uma plataforma de observação a 3571 m de altitude.

Depois seguimos para o Alpine Sensation, um tour que conta um pouco da história de construção do túnel. Na primeira parte dele, vimos uma exposição sobre a cultura da Suíça, como uma mini cidade de madeira e um túnel todo enfeitado com a Edelweiss, a florzinha típica do país.

Depois passamos  por um túnel que mostra por meio de fotos, nomes e objetos a história da construção e homenageia os trabalhadores da época. Na sequência uma estátua do idealizador, A. Guyer-Zeller.

Na sequência seguimos para o Palácio de Gelo, um túnel construído literalmente dentro da geleira, há 30 metros abaixo de sua superfície. O túnel é cheio de esculturas em gelo e tem ainda o simpático esquilo do filme,  a Era do Gelo. Mesmo sendo feito no meio do gelo, ele precisa de tecnologia para se manter firme e forte, pois a própria movimentação das pessoas pode gerar aquecimento no interior do túnel.

O tour termina num Plateau na neve, onde é inevitável resistir a uma fotinha com a bandeira da Suíça no topo da Europa! A vista do lugar é linda e nem estava tão frio assim. Dali é possível ver o Jungfrau, a montanha mais alta da região.

Na volta, paramos no vilarejo de Grindelwald, mas o vilarejo parecia um canteiro de obras. Ficamos meio decepcionados e resolvemos voltar pra Interlaken e curtir a noite no Brasserie 17, como já falei no post anterior

Subir ao Jungfrau foi mais um sonho realizado que valeu super a pena! Obrigada, Dani, por tudo!

Nosso passeio ao Jungfrau foi realizado a convite do Departamento de Turismo de Interlaken.

21 thoughts on “Subindo o Jungfrau, o Topo da Europa!”

1. Maravilhoso esse post. Deu muita vontade de fazer essa aventura também. Somos apaixonados por viagens de aventura e vamos recomendar o blog aos nossos amigos clientes.

Abraços!

2. Flor, adorei as fotos! você acha que no verão, julho/15, tambem compensa subir? será que terá neve e a paisagem será tão linda quanto?

3. Ola Carol, vou para suissa no final de Abril. Gostaria de saber o que é melhor em questão de preço comprar o swiss pass ou só o tiket para subir ate o top of europe o Jungfrau. Pois não vou ficar indo em muitas cidades de trem, porque só ficarei 4 dias em Interlaken. Por favor me dá um toque. Outra coisa em Interlaken tem lojas que alugam botas e casacos para neve? Pois acho que vou precisar somente para subir ate o jungfrau, não gostaria de comprar! parabens pelo seu blog eu gostei bastante e vc ja me ajudou bastante a preparar a minha viagem! Espero contar com vc com estes detalhes. Obrigada bjs

1. Oi, Rosana, se entendi, você só vai ficar em Iterlaken durante 4 dias que estiver na Suíça, é isso? A priori, você não precisaria de swiss pass, mas faça as contas de quanto custa o ticket individual para você chegar e sair de Interlaken + preço da tarifa cheia até o Jungfrau. Depois veja o Swiss pass para 3 ou 4 dias (não lembro se tem pra 3), considerando o desconto de 50% no ticket do Jungfrau. É chatinho, mas só fazendo contas. Olhe o preço no site da cia de trem suíça. Nos posts tem links. Bjs

4. Angela,SP
    Carol, parabéns pelo site!
    Precisei de informações para decidir o meu roteiro de viagem e contatei a Daniela, via email.
    Prontamente ela me atendeu, ajudou-me com orientações importantíssimas (será a minha primeira viagem para a Suiça!).
    Claro, que me identifiquei/apresentei com a mensagem abaixo:
    “Mas eis que, para nossa alegria, a guia era uma brasileira suuuuper gente boa! Daniela Stucheli, é uma brasileira do interior de São Paulo, mas que mora na Suíça há muitos anos e trabalha como guia na empresa Jungfraubahn, a empresa que administra os trens ao Jungfraujoch. Mas a Dani também trabalha como guia particular em outras regiões da Suíça. Quem for para a Suíça e quiser uma guia experiente e que ainda fale a nossa língua, super indico a Dani ( email: [email protected]).”
    Agradeço pelo blog e principalmente para comentar e divulgar a atenção, orientação da Daniela e também RATIFICAR a indicação do seu trabalho como Guia.
    Obrigada!
    Abs.

1. Oi Angela, que bom que o blog ajudou! A Dani é realmente um amor de pessoa e fez da nossa viagem mais especial. Beijos e boa viagem. Depois nos conte como foi

5. Olá Carol !! Tudo bem ?
    Procurando matérias pro Monte Titles e Jungfraujoch achei seu site.
    Vou pra lá na segunda semana de junho e gostaria de saber se vc tem alguma dica sobre vestimentas para nos dar ? É muito frio ?
    Precisa de casacos e roupas adequadas para neve (por explo luvas, cachecol e gorros)?

Essa sua viagem citada no site foi em julho de 2014, é isso mesmo ?

Obrigado e parabéns pelo site.

1. Oi Newton, esta viagem foi em
      abril/14. Em Junho será verão, logo será um pouco mais quente, mas lá no topo é bem frio, mas qdo fui usei calça e blusa termica, uma blusa de lã, um casaco grosso, luvas e cachecol, mas foi até exagerado. Senti calor! Nem eu nem meu marido temos sapatos especiais pda neve. Eu fui de meia e bota e ele de tênis comum. Agora, se estiver ventando, aí a coisa muda um pouco, pois a sensação térmica piora, mas no verão isso não deve acontecer! Boa sorte

6. Oi Carol, parabéns! Sempre consulto sou blog.
    Quanto tempo dura o passeio ao Top of Europe? Qual foi horário que vc saiu pela manhã e que horas retornou?

1. Oi Gláucia, obrigada! Dura praticamente o dia todo, mas não é um horário fixo, já que há vários trens indo e vindo e você pode se programar como quiser. Nós saímos no trem das 9h, por exemplo, e voltamos por volta das 16 h, parando no vilarejo de Grindewald um pouquinho pra conhecer. bjs

7. Olá! Vamos para a região em outubro/2016. Como faremos um longo passeio de motorhome tenho receio de comprar com antecedência até para deixar o roteiro mais aberto, no entanto, questiono a importância de comprar realmente antes. Não aparece “liberado” a data que quero (08/10), é normal? Outro detalhe… no outro dia quero fazer o Monte Pilatus em Luzerna, é uma boa pedida?

1. Olá Ana, não precisa comprar com tanta antecedência não, dá pra comprar lá sim, preferencialmente na véspera. É normal não terem aberto ainda as vendas por ainda ser muito cedo. Não conheço o Monte Pilatus, mas Luzern vale muito a pena! A cidade é muito fofa! Beijos

8. Olá Carol, amei seu blog, parabéns!
    Li vários blogs sobre o Tof of Europe, mas ainda não consegui entender uma coisa se puder me ajudar:
    O valor cheio para subir, para quem não tem o Swiss Pass, inclui todas as paradas para trocar de trens que se faz no caminho?
    Pois entendi que “pra quem tem o Swiss Pass” o trajeto até Lauterbrunnen ou Grindelwald estão inclusos, e depois disso precisa pagar a cada parada…
    Não entendi muito bem, no caso, os preços pra qm não tem o Swiss Pass… se puder me esclarecer eu agradeço!

Atenciosamente!

1. Olá Erika, é isso mesmo, se você não tem swiss pass, vai comprar o ticket até o topo , o que incluem estas baldeações. Não tem acesso direto, tem que fazer estas paradas. Pra quem tem swiss pass, apenas a primeira parte está inclusa, que dá acesso a alguns vilarejos, mas pra quem quiser ir até o topo, em que comprar um complemento de qualquer jeito. Espero ter ajudado. Beijos