Antes mesmo de conhecermos a cidade de Dubrovnik (próximos posts), na qual havíamos chegado bem tarde no dia anterior, vindos de Hvar e Mostar (Bósnia), aproveitamos o carro alugado para dar um pulinho em Montenegro, o país vizinho.
Como estávamos traumatizados com a fila na fronteira da Bósnia, saímos cedinho do hotel mas por sorte, a fronteira estava vazia.
A fronteira entre a Croácia e Montenegro fica há uns 30 min de carro de Dubrovnik e foi só mostrarmos nossos passaportes brasileiros para vermos sorrisos dos oficiais se abrirem e escutarmos as frases clichês: “futebol, Cacá, Rio, São Paulo…”. Por causa do futebol, os brasileiros são realmente muito bem recebidos na maioria dos países que visitamos até hoje. Pelo menos ainda estamos sendo lembrados pela parte boa do nosso país…daqui pra frente já não sei…
Também é preciso apresentar uma carta verde para quem está de carro. Esta carta já adquirimos quando pegamos o carro na locadora em Split. Ouvi dizer que vende na própria fronteira, mas não estou certa disso. Melhor já ir com ela garantida. O mesmo vale para a fronteira com a Bósnia.
Nossa primeira parada foi Kotor e para chegar lá, optamos por ir pelo caminho mais longo, mas pelo mais bonito, já que contornava toda a baía (quem estiver com mais tempo, considere parar na pequena Perast e ver as suas 16 igrejas). No caminho, muitas cidadezinhas e vários cenários lindos e convidativos às fotos! Já na volta, atravessamos de balsa em Tivat até Bijela.
A capital de Montenegro é Podgorica, mas a maior atração do país é a baía de Kotor, considerada Patrimônio Cultural, Natural e Histórico pela Unesco. Kotor é a cidade mais turística e fica beirinha da baía, mas do lado oposto de quem chega pela Croácia.
Kotor é super turística e a principal atração aqui é subir os 1350 degraus até o topo da fortaleza de pedras e de lá, ter uma bela vista dos fjordes montenegrinos e da bela Baía de Kotor. O calor estava de matar, mas valeu a pena a subida! O Alê não quis subir, mas eu fui mesmo assim e por sorte, encontrei um fotógrafo lá em cima que tirou algumas fotos minhas :) Preço: 3,00 euros. Valeu muito a pena, mas isto me consumiu um bom tempo!
A cidade de Kotor está dentro de muralhas e é minúscula. Em menos de 1 hora dá pra desbravar as suas estreitas ruelas de pedras…
Na frente da entrada há estacionamentos pagos e bem baratinhos. Aliás, mesmo a moeda do país sendo o euro, ele ainda não faz parte da União Europeia, logo os preço por lá são bem melhores que na vizinha Croácia. É melhor ir logo antes que este cenário mude e as coisas comecem a inflacionar por lá.
Seguimos viagem até Budva, mas não paramos e resolvemos ir até a praia de Sveti Stefan , onde tem uma ilha do hotel Aman. Do lado esquerdo, a praia é pública. Do lado direito, é propriedade exclusiva do hotel.
Ficamos ali por um tempo na praia e depois fomos num barzinho logo em frente. Nossa ideia era retornar pra Budva, mas como já estava meio tarde e tínhamos que entregar o carro às 20:00h em Dubrovnik, achamos que íamos perder muito tempo pra estacionar e etc e poderíamos ficar presos na fronteira. Aí que percebi que um dia só foi pouco pra conhecer melhor Montenegro, mas já deu pra sentir o gostinho deste belo país dos balcãns.
Na volta, tinha um pouco mais de movimento na fronteira, mas nada demais. Entregamos o carro antes do horário previsto no aeroporto de Dubrovnik e seguimos de ônibus para o centro da cidade.
Com certeza, Montenegro valeu a visita e é uma excelente opção de bate e volta para quem está em Dubrovnik (quem tiver mais tempo, vale a pena ficar pelo menos uma noite por ali).
Há muitas excursões para lá, mas eu sempre sou adepta à liberdade que se tem de ir por conta própria. Alugar um carro vale muito a pena. E abasteça em Montenegro, que a gasolina é mais barata :)
Olá Caroline,
Primeiro de tudo, parabéns pelas tuas viagens e descrições, estão sendo de grande auxílio. Viajarei para Viena em junho e planejo, junto com um colega, após dias em Viena, locar um carro por 17 dias.. e passar por Munique, Suíça, Veneza e principalmente pela Croácia , Bósnia e Montenegro. E provavelmente Rep. Tcheca, Eslováquia e um pulo em Budapeste.
Preferimos carro por causa da liberdade.A nossa dúvida é se conheces algum impeditivo de transitar de carro através destes países. O carro será devolvido em Viena. Conheces alguma locadora que permite este tipo de movimentação??
Obrigado e mais uma vez parabéns!!
André, que eu saiba, não ha restrição de locação entre estes países não. Aconselho você fazer uma estimativa de custos no site da Rentalcars (no blog tem a caixa de busca) e depois , por segurança, contactar a empresa. Boa sorte
Que lugar incrível! *—*
Realmente, Camila, é lindíssimo! Bjs
Ola Carolina, eu irei fazer oercurso parecido com o seu de Dubrovnik ate Kotor. Voce comentou que foi facil estacionar quando chegou a Kotor. Voce usou google maps e colocou algum lugar especifico no mapa pra chegar?
A mesma pergunta vai pra Perast. Nao sei se vou ter tenpo pra ir ate Budva pois coo vc irei faze rum bate volta! Obrigada! :)
Oi, Pollyne, sim, o google maps me ajudou e foi muito fácil….foi só contornar a baía de Kotor toda. Já na volta, cortamos caminho de balsa. Beijos
Boa tarde.
estou a pensar alugar carro para ir de dubrovnik para kotor e budvar e voltar no mesmo dia, é dificil fazer o trajeto de carro, ha alguma maneira de ter GPS gratis?
sabe quanto custa a carta verde para atravessar a fronteira??
obrigado
Vitor, é muito fácil, só tem uma estrada e nem precisa de GPS, pra ser sincera, mas é só baixar o Google Maps ou Waze no celular quando estiver online e depois ele vai sozinho. Esta carta verde comprei já na locadora, em Split, quando peguei o carro. Não lembro mais quanto foi, mas não era caro! Abraços e boa viagem!
OI Carol, valeram suas dicas. Agora uma dúvida: A carta de motorista do Brasil é válida ou temos que tirar a internacional ? É necessário tradução?
A do Brasil é válida sim. Não nos pediram nenhuma tradução. Bjs
OI Carol, valeram suas dicas. Agora uma dúvida: A carta de motorista do Brasil é válida ou temos que tirar a internacional ? É necessário tradução?
Você disse que foi pelo caminho mais longo, porem mais bonito. Qual foi a rota?
Na ida você tem que fazer o contorno pela Baía de Kotor e por isso mais longo, mas tem que fazer. Na volta você corta caminho pela balsa! Beijos
Olá Carolina, boa tarde! Parabéns pelo seu blog. Estamos planejando uma viagem de 14 dias pela Croácia/Eslovênia/Montenegro. Gostaria de saber se recomenda ficar dois dias em Montenegro ou somente um bate e volta já é suficiente para conhecer? Outra questão é referente a Croácia, estamos planejando se ficarmos 2 dias em Montenegro, ficar 8 dias pela Croácia e após 4 na Eslovênia, na sua opinião 8 dias são suficientes na Croácia? Iremos locar um caro tbm. Muito Obrigado!
Oi Luiz, acho que 8 dias na Croácia é pouco e só por isso, eu faria um bate-volta a Montenegro e dedicaria mais tempo à Croácia. Com mais tempo eu recomendaria sim dormir em Montenegro pra conhecer um pouco mais do pais, que é lindo e incrível, além de mais barato que a Croácia, mas acho que um bate-volta você conhece o principal da baía de Kotor. Beijos
Carolina, vc pode me ajudar com essas perguntas?
1)quanto tempo leva o percurso de Dubrovnik a Kotor de carro, contando a parada para verificar passaportes?
2) táxi do aeroporto de Dubrovnik à cidade é caro?
3) Penso conhecer Dubrovnik em 2,5 dias, 0,5 dia para Trebinje (Bósnia) e de um dia para outro em Kotor. vc tem alguma sugestão?
Olá, Agnaldo, para saber o tempo exato,m tem que fazer uma simulação no Google Maps, mas lembro que era rápido até a fronteira. Se você for bem cedo, a parada para passaporte é rápida, mesmo na alta temporada.Não sei quanto custa o táxi, mas quando fui devolver o carro, voltei pra Dubrovnik de ônibus e foi rápido e barato. Hoje em dia também usa-se muito o Uber, que é bem mais em conta que táxis. Acho que seu roteiro está legal, mas na Bósnia recomendo Mostar. Não sei o que tem em Trebinje, logo não posso opinar, mas Mostar é uma graça! Você precisaria de mínimo 1 dia todo para lá, mesmo com bate-volta. Abraços
Parabéns, adorei seus comentários. Chego a Dubrovnik dia 13 de setembro e suas dicas foram excelentes. Vou alugar carro em Dubrovnik. que achas?? Farei o bate-volta a Budva. qualquer informação mais, será muito bem-vinda. Abraços
Oi Teresa, que delícia! Acho ótima a ideia de alugar carro por lá. Veja se consegue ir a Cavtat, colada em Dubrovnik, e na Bósnia também. A cidade de Mostar é uma graça! Bjs
Olá, Carol. Adorei descobri o seu blog!!
Estou pensando em ficar uns 4 dias em Dubrovnik e usar 1 dia para ir a Montenegro (Kotor e Perast, segundo as dicas) e 1 dia para Mostar, na Bósnia.
Você acha seguro para viajante sozinha? Como como é na fronteira e como é a segurança nos lugares? É fácil a comunicação em inglês?
Você recomendaria alguma agência ou é tranquilo fazer por conta própria (estou acostumada a viajar sozinha, mas nunca fui para essa região).
Olá, Viajante, desculpe a demora! Tenho andado numa correria sem fim rs Acho tranquilo fazer por conta própria, mas em Dubrovnik tem agências que fazem estes passeios de um dia, caso prefira. Fronteiras tb são tranquilas. Beijos