Depois de 5 anos, estava de volta à cidade mucho loca que é Bangkok e que amei desde que pisei aqui pela primeira vez…Aliás, sou apaixonada pela Tailândia porque acho o país incrível e com uma diversidade cultural absurda.

Veja tudo que que já escrevi sobre a Tailândia aqui

Além da cultura oriental em si e da religião, o país tem templos de deixar a gente de boca aberta com tanta riqueza de detalhes, mercados de rua fantásticos, uma culinária maravilhosa, boas compras, preços baixos e uma beleza natural de arregalar os olhos de qualquer turista. As praias tailandesas são uma das mais lindas que já vi na vida!

Detalhes do Wat Phra Kaew

Nesta viagem, em out/15, ficamos 3 noites em Bangkok logo que chegamos na Ásia e , no final da viagem, mais 1 noite, depois de passarmos por Vietnã e Filipinas e antes de seguirmos para os Emirados Árabes.

=> Leia o roteiro completo desta viagem aqui.

Já escrevi um post com nosso roteiro de 5 dias em Bangkok que fizemos da primeira vez e neste vou dar mais detalhes sobre as principais atrações de Bangkok.

Pra começar, a cidade tem um nome impronunciável, que está no Guinness Book como o maior nome de cidades do mundo: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Yuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Phiman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit. É mole?

Mangostin, uma das frutas típicas do sudeste Asiático!

Os tailandeses referem-se à cidade como Krung Thep, que significa “Cidade dos Anjos”.

Sua população é gigantesca, com cerca de 8,5 milhões de habitantes. O trânsito é caótico, por outro lado, o metrô e o trem de superfície , o BTS, cobrem boa parte da cidade e o que não cobre pode facilmente ser percorrido de táxi, tuk tuk ou de barco pelo Chao Phraya. É muito barato circular pela cidade, mas negocie sempre antes de entrar num táxi ou tuk tuk, pois golpes são muito comuns. No caso de táxis, esteja certo que o taxímetro estará ligado ou negocie o preço antes.

São muitas as atrações desta cidade e, sem dúvida, o Wat Phra Kaew (ou Templo do Buda de Esmeralda) e o Grand Palace são as principais delas…

Pensem num lugar onde seus olhos não vão conseguir dar conta de ver tanta beleza e riqueza de detalhes: budas dourados, estátuas e monumentos cobertos de muito brilho e mosaicos, cores, muitas cores e também, muito dourado…O Templo do Buda de Esmeralda é o mais importante da Tailândia. Fotos lá dentro são proibidas.

Pra acessar o templo, paga-se o valor de 350 baths por pessoa. Ombros e joelhos têm que estar cobertos, sejam homens e mulheres e roupas são emprestadas com depósito de 50 baths, Depois é só devolver a roupa e pegar o dinheiro de volta.

O ticket também dá acesso à área do Grand Palace, localizado no mesmo complexo. Mas uma vez que você vai pro Grand Palace, não pode mais voltar pro What Pra Kaew.

IMG_5359 - Copia

Wat Pho

Outra grande atração da cidade, o Wat Pho, é sinônimo do maior buda de ouro reclinado do mundo! O buda é realmente muito grande e impressiona! Nós o vistamos na nossa primeira ida à cidade…desta última não quisemos ir, mas não porque não mereça uma revisita, mas simplesmente porque tínhamos menos tempo na cidade e queríamos fazer outras coisas…

Wat Arun

Não fui neste templo da primeira vez na cidade e agora, quando resolvi ir, ele estava em reformas, então só vi de longe, cheio de andaimes na frente :(

Foto em 2010
Wat Arun em 2015

Khao San Road

É a rua mais famosa de Bangkok, conhecida como a rua dos mochileiros devido à infinidade de hostels e guest houses na área, a preços ridicularmente baratos! A rua também tem alguns bares , restaurantinhos , barracas de rua, etc…Bom, pelo menos era assim há uns anos atrás. Desta vez me decepcionei bastante porque fui num fim de tarde e só encontrei lojinha e mais lojinha de roupa feia e um monte de tranqueirinhas horrorosas. Não sei se durante a noite o clima muda porque sei que o movimento aumenta bem , mas não achamos um lugarzinho legal pra sentar e tomar cerveja e comer a comida local, como fizemos da primeira vez… frustrei!

Khao San Road em 2010

As ruazinhas adjacentes à Khao San Road têm uma vibe melhor hoje em dia, com pequenos hotéis com bares na frente.

Chinatown

Chinatown é Chinatown em todo lugar do mundo e já fui numas trocentas pelo mundo afora, além de já ter ido na própria China, mas sempre acho divertido visitá-las e sempre tem algo diferente que a gente ainda consegue se surpreender. Desta vez encontrei um frango preto. Alguém já tinha visto frango preto ou sabe o nome da ave pra me contar? Acabei me dando conta que não tirei foto, só fiz Snapchat na hora :(

Mercado de Palang Wang (Flower Market)

Não sei se a tradução de Palang Wang é Flower Marker (mercado das flores), mas só sei que ele tem tanta orquídea linda que dá pra arriscar a chamá-lo assim! São tantas orquídeas maravilhosas sendo vendidas nele que fiquei enlouquecida, ainda mais que os ramalhetes custam a bagatela de 10 Baths e a orquídea Wanda, super rara e cara no Brasil, é mato por aqui! Vontade de burlar as leis federais brasileiras e levar um monte na mala, como se isso fosse possível hahaha!

Bairro PatPong e Ping Pong Show

Bem, o bairro de Patpong é bastante interessante de se visitar quando se está em Bangkok. Lá tem vários bares animados, um mercado noturno de mesmo nome e é onde meninas e meninos vestidos de menina exibem seus corpichos (e até trocam de roupa) no alto dos balcões dos bares, atraindo olhares curiosos de solteiros e casais de turistas (nós, por exemplo). Sim, dançando de lingeries que tampam quase nada em cima dos balcões e trocam de calcinha bem ali, na frente de todos, na maior naturalidade!

Na Tailândia, infelizmente tem muita prostituição e nesta área, isto é maios presente! Ainda assim achei interessante a experiência de conhecer um lugar assim , tão exótico, estando na cidade.

Agora, fuja, fuja e fuja do tal Ping Pong show! É a maior furada que já nos metemos e podia ter sido pior!

Pra começar, o termo ping pong show é o termo que se dá para o “show” onde mocinhas, moçonas e coroas (algumas bem barangas, por sinal), lançam bolinhas de ping pong umas às outras com seus respectivos órgãos genitais. Dá pra acreditar ou imaginar que a piriquita das meninas seguram e arremessam uma bolinha de ping pong , que nem é tão bolinha assim, dadas as devidas proporções? Pois é, sei que muitos ficam curiosos, assim como nós ficamos, e vão ao tal Ping Pong show, mas chegando lá a coisa é diferente…

Conosco aconteceu assim: um garoto de menos de 1,5m de altura, que até hoje também não sei se era garoto ou garota, nos abordou no mercado de Patpong oferecendo pra assistir ao show com um preço super atrativo (geralmente os preços são caros) e acabamos aceitando. Como eu disse, estávamos curiosos! Fomos seguindo o garoto até a porta de um prédio, onde ele nos orientou que subíssemos a escadaria e, quando demos por conta, ele tinha desaparecido! Lá em cima, tudo escuro e num pequeno palco iluminado com umas luzes neon ridículas, duas senhoras peladas sopravam apitos com suas periquitas…

No mínimo já deu medo de ver aquele cena pavorosa de um monte de pelanca balançando na nossa frente!! Além de nós, só tinha mais uma ou duas pessoas numa outra mesa, não me lembro bem. Esperamos pra ver o que acontecia e o Alê pediu uma bebida…a mulher trouxe duas e eu disse que eu não queria beber nada! Ai ela já levantou a voz e disse que tínhamos que beber duas! Ahhh? Já tínhamos sentido o clima pesado e ali ficou claro que era golpe! Além disso, o preço da bebida ali era acima da média, o que reforçava o golpe que eles queriam aplicar na gente!

Noos levantamos e decidimos pagar a conta quando veio a tentativa de golpe final: uma mulher forte e grande, com voz rouca ficou louca da vida da gente ir embora e mandou a gente pagar umas 20 vezes mais do que o preço que o rapaz tinha dado! Jesus, e agora? Eu dizia pra ela que não, que o garoto tinha dito que o preço era x, que eu não tinha bebido e não queria beber e ela mandava eu pagar gritando! Eu dizia não, mas morrendo de medo de apanhar ali ou sei lá o que mais poderia acontecer! Acabou dando tudo certo e saímos pagando só a cerveja que consumimos, mas fiquei horas procurando o m… do moleque que tinha nos levado para aquela furada, como se eu fosse fazer algo com ele, além de xingá-lo pra caramba! Então já sabem, fuja desta roubada em Bangkok!

Rio Chao Phraya

Foi ao redor do Rio Chao Phraya que Bangkok surgiu. Além de uma atração em si, ele é usado para se deslocar pela cidade através dos barcos públicos que vistam a bagatela de 0,4 baths por trecho. Hotéis tradicionais e requintados, como o Mandarin Oriental, na qual tive o privilégio de me hospedar desta vez, estão nas margens do Chao Phraya.

Siam Paragon, MBK Center e shoppings da cidade

O Shopping Siam Paragon é o mais luxuoso da cidade, mas a região de Siam em si tem lojas de tudo quanto é tipo, sejam dentro de outros shoppings ou nas ruas que se ramificam pelo bairro.

O MBK Center é outro shopping de grandes proporções, com andares inteiros dedicados a determinados artigos, como por exemplo, eletrônicos, mas também há roupas, cosméticos, jóias, acessórios, dentre outros. A FotoFile é apenas uma das lojas que vendem equipamentos fotográficos, mas com a crise brasileiras, as barganhas de outrora não existem mais para nós e alguns itens custam mais barato no Brasil.

Já o Terminal 21 é mais compacto, mas cheio de lojinhas locais. E não para por aí, Bangkok tem muuuuitos shoppings centers espalhados pela cidade.

Sukhumvit Road e arredores

A Sukhumvit Road é uma das principais avenidas da cidade e é onde estão os grandes hotéis de rede, alguns bares e restaurantes ocidentais e onde estão concentradas grande parte das estações de metrô e do BTS. É uma das minhas áreas preferidas na cidade pra se hospedar, juntamente com a área de Bang Rak, próxima do rio Chao Phraya.

Na área fica o Hotel Manhattan, que me hospedei da primeira vez, e o Movenpick Sukhumvit , um dos hotéis em que me hospedei nesta viagem e já escrevi a review dele aqui.

Chatuchak Weekend Market

O Chatuchak, se não for o maior, é um dos maiores mercados da Ásia. Aberto aos finais de semana, tem mais de 15,000 stands divididos em 27 seções vendendo todo tipo de coisa que se possa imaginar, sejam bonitas ou feias, úteis ou inúteis baratas ou “caras”! Tem de tudo, gente, uma perdição!

Da primeira vez passei o dia lá e tive que comprar malas extras. Desta vez me contive e saí só com duas sacolinhas, até porque não podia ficar carregando peso por outros países…Conheci brasileiros na primeira vez que alugavam um container pra trazer as coisas pro Brasil…Hoje não é nenhuma pechincha, mas ainda assim há coisas com preços muitos atraentes!

Há lojas com mobílias de fazer inveja a lojas de luxo do Rio ou São Paulo. Além de lojas vendendo artigos de todos os tipos, também há um enorme mercado de comidas.

Pra chegar lá, só descer na estação de metrô Chatuchak ou na estação Monchit do BST.

Aproveitamos esta última visita e fomos conhecer ali do lado o mercado de comidas Ortarkork, perfeitamente arrumado e organizado, com muitas frutas exóticas, legumes e comida pronta! O mercado fica há poucos metros do Chatuchak.

Noite em Bangkok

Os dois bares mais famosos e badalados da cidade são o Sirocco & Sky Bar, no Hotel Lebua, e o Vertigo & Moon Bar, no hotel Banyaan Tree. Eu visitei os dois bares numa mesma noite e e escrevi as vantages e desvantagens de cada um neste post aqui.

Mercados de Rua e Comida tailandesa

Este tema mereceria um capítulo À parte se eu fosse entrar nos detalhes da culinária, mas não entendo dela o suficiente pra isso e o máximo que posso fazer é escrever aqui alguns dos pratos mais famosos e que eu mais comi nas minhas 3 idas à Tailândia (na verdade, 4 pois fui duas vezes a Bangkok nesta última viagem rsrs)

Pra começo de conversa, priorize comer na rua…as barraquinhas de comida têm ingredientes frescos, são super higiênicos, é barato e muito saboroso! Comer em restaurantes não é a mesma coisa e já li vários artigos dizendo sobre isso . Senti falta de ter comido mais veze na rua desta vez, mas por incível que pareça, não encontrei tantas boas opções como na minha primeira viagem…

No meu último dia em Bangkok, por exemplo, andamos muuuuuito pra tentar achar um lugar que tivesse barraquinhas de rua de comida tailandesa, já que a área ao redor do nosso último hotel,  o Baiyoke Sky, era dominada por indianos e árabes. Não achamos e fui obrigada a comer no restaurante do hotel antes que eu caísse dura de fome e de calor. Pelo menos a comida estava muito gostosa, mas trocaria todo aquele requinte e o ar condicionado do hotel pra ter comido num restaurante ou barraquinha simples, de rua!

Mas vamos aos meus pratos preferidos e um dis principais da culinária tailandesa:

Pad Thai: um clássico da culinária Thai: noodle de arroz acompanhado de porco, frango e/ou frutos do mar… Acho que é o prato que mais se come no país e um dos que eu mais já comi também. Alguns são perfeitos, outros deixam a desejar, dependendo de onde se come, mas é maravilhoso. Geralmente vem acompanhado de amendoim, açúcar, pimenta e broto de feijão!

Pad Thai do restaurante do Hotel Baiyoke Sky! Estava muito bom!

Frango, carne ou porco com folhas de manjericão: É um picadinho de uma destas carnes com muita folha de manjericão, pimenta, servido com arroz branco. Muito saboroso!

Este prato também é servido com ovo frito em cima do arroz e quando é servido assim, recebe outro nome.

Arroz com camarões servido no abacaxi: Um dos meus preferidos. O arroz é amarelinho por causa de açafrão e acrescido de camarões, frango, castanha de caju e pedaços de abacaxi, servido dentro da própria fruta. Além de saboroso, o prato é lindo! Já até fiz em casa uma vez e foi um sucesso!

Fried rice com porco ou camarão: este é o que em Minas chamamos de “mexidinho”, só que na Tailândia não colocam feijão e sim, carne e frutos do mar, salsinha, cebolinha e dão aquela “fritada” básica . Mais parecido com uma comida brasileira impossível!

Onde ficar em Bangkok:

Na primeira vez me hospedei no Hotel Manhattan, um 3 estrelas ótimo, na área da Sukhumvit Road.

Desta última vez, hospedei-me em 3 hotéis diferentes, sendo 1 noite no luxuoso Mandarin Oriental,  categoria 5 estrelas de alto nível; 2 noites no Movenpick Sukhumvit, categoria 5 estrelas moderado e 1 noite, no final da viagem, no Baiyoke Sky Hotel, categoria 4 estrelas. Recomendo todos e a escolha depende do quanto se está disposto a desembolsar.

Bangkok é uma cidade apaixonante e em que ainda pretendo voltar muitas ve´zes. Se você uma dica imperdível de Bangkok, conte pra gente aqui na caixa de comentários :)

3 thoughts on “Tailândia: as atrações de Bangkok!”

1. Muito com o post contando toda sua experiência em Bangkok. Eu fui com minha esposa no Ping Pong Show na Cowboy em Sukumvit e não na Patpong. Lá tudo foi bem tranquilo, entramos, olhamos o clima, sentamos sim o preço da cerveja é acima da média, mas nao pagamos pra entrar. Bebemos, pagamos e saímos sem nenhum problema. Mas ouvimos muito sobre golpes que acontecem e só tivemos coragem da segunda fez que paramos em Bangkok.

1. Olá, Caio, obrigada pelo seu relato. Bom saber que existe este show sem ter um golpe por trás! Vou indicar a quem me perguntar por aqui, vale! Abraços