Quem acompanha o blog e, principalmente, quem me segue no instagram (@viciosdeviagem, segue lá ;-)), viu que no mês de agosto partimos de férias para a Europa para curtimos o verão europeu nas badaladas praias da Croácia. De quebra, ainda demos uma passada rápida pela Bósnia e por Montenegro e depois, revisitamos a Itália, um país que adoro e que queria muito voltar.
Nosso roteiro foi em 2,5 semanas e durou 20 dias. Fomos no mês de agosto de 2014, altíssima temporada na Europa e isso teve prós e contras,que vou detalhar mais nos próximos posts.
Nós voamos São Paulo-Zagreb com a KLM, com uma conexão em Amsterdam e voltamos de Alitalia, num vôo direto Roma-São Paulo. Comprei as passagens direto no site da KLM e como a Alitalia é parceira deles, o vôo de volta foi com eles.
Não precisei fazer seguro viagem desta vez, porque já tinha um seguro anual que cobria o período desta viagem, mas é bom lembrar que seguros são obrigatórios para entrar na Europa.
Bem, mas vamos logo pro nosso roteiro:
Dia 1 – chegada em Zagreb e hospedagem em casa de amigos. Para reservar hoties, clique aqui.
Dia 2 – manhã livre em Zagreb e à tarde, ida para os Lagos Plitvice, onde nos hospedamos no Hotel Vila Vuk (trajeto de Zagreb a Plitvice de carro com nossos amigos).
Dia 3 – Lagos Plitvice pela manhã (chegamos no parque as 8:00h) e por volta das 14:00, seguimos para Split, parando por 2 horas em Trogir para conhecermos esta jóia croata (este trajeto foi feito com nossos amigos, que estavam de carro). Eles nos deixaram em Split e seguiram viagem. Em Split, nos hospedamos por 2 noites no Peruzovic Rooms & Apartments.
Dia 4 – bate e volta a ilha de Brac, para conhecer a famosa praia de Zlatni Rat, na cidade de Bol
Dia 5 – ida pra Hvar, onde nos hospedamos por 3 noites no Rooms & Apartments Dolac.
Dia 6 – Hvar
Dia 7 – Hvar
Dia 8 – ida pra Dubrovnik, passando por Mostar, na Bósnia & Herzegovina. Em Dubrovnik nos hospedamos por 4 noites no Apartments Old Town Dubrovnik.
Dia 9 – bate e volta a Montenegro e devolução do carro no aeroporto de Dubrovnik. Depois seguimos de ônibus até o hotel
Dia 10 – Dubrovnik
Dia 11 – Dubrovnik
Dia 12 – vôo Easyjet para Milão, onde fizemos um rápido tour pelo centro e seguimos de trem até La Spezia, onde montamos base para conhecermos a região de Cinque Terres e nos hospedamos por 3 noites na Rezidenza Viani Guest House.
Dia 13 – Cinque Terres
Dia 14 – Cinque Terres
Dia 15 – Pegamos nosso carro na Hertz. previamente reservado pela Rentalcars, parceira aqui do blog, e iniciamos nosso passeio pelo interior da Toscana, passando por San Gimignano e pela rota conhecida como Crete Senesi, até chegarmos em Siena, onde pernoitamos por 1 noite no Albergo Cannon D’Oro.
Dia 16 – Toscana: Montalcino, Pienza e Montepulciano. Continuação até Roma, onde nos hospedamos no excelente In Rome B&B.
Dia 17 – devolução do carro e dia livre em Roma.
Dia 18 – Roma
Dia 19 – Roma e retorno ao Brasil à noite.
Bem, só posso dizer, de antemão, que foi uma viagem excelente. A Croácia é um pais incrível, com praias lindas de um azul exuberante. Mas vou deixar pra falar mais a respeito num post exclusivo com todas as minhas percepções e dicas do país. Aguardem…
Quanto à Itália, foi minha terceira vez no país e só posso afirmar que pode-se ir mil vezes ao país que sempre haverá muita coisa pra se fazer e conhecer. Meu foco foi a região das Cinque Terres. Já conhecia Milão, mas queria voltar pra mostrar o Duomo pro Alê. Nós dois já conhecíamos Roma e havíamos passado por Pisa, na Toscana, a qual riscamos do roteiro desta vez e preferimos as cidadezinhas do interior. Enfim, Itália é sempre uma boa pedida, afinal, como pode ser ruim um país que tem as melhores massas, pizzas, vinhos, salames, proscuittos, sorvetes, história e belas praias? E pras solteiras, ainda tem os italianos hehe.
Caroline..concordo contigo,estive recentememte numa Trip qual passei por Verona e claro a tao charmosa e romantica Venice,e posso afirmar que um dos lugares q me deixou com agua na boca foi a Italia..nao so pela comida mas como sou solteira e como foi dito os belissimos Italianos..rsrs
Hahaha Paula, adorei! Realmente os italianos são soooo beautiful…. Haha Beijos
Oi Carol!
Não sei se você se enquadra muito nesse perfil, até porque não sei exatamente qual o seu estilo de viagens no detalhe.
Enfim… eu estou fazendo uma pesquisa para o meu TCC para mensurar a relevância dos blogs de viagem para o público backpacker. Já divulguei o link no mochileiros.com e agora estou partindo para os viajantes que eu conheço.
Bom, caso você fique em hostels e hospedagens mais econômicas, tenha um budget definido para suas trips, etc pode ser que se enquadre no mochileiro de hoje (ou flashpacker).
O link é o https://docs.google.com/forms/d/1YnRdLoO27FFgIGlNeAfcPzYj_P9yFVAFNtu03EVMv_c/viewform?usp=send_form
Desculpe “invadir seu espaço”…
Bjs
Ana Paula
Oi, Ana, vou ver seu link e ver se me encaixo, mas eu definiria meu estilo de viagem como econômica, com alguns luxinhos, rsrs. Beijao
Olá, em primeiro lugar, parabens pelas dicas da Croacia. Tudo, muito bem explicado.
Estou indo em junho para lá, finalizando uma viagem à europa.
Gostaria de saber se esse resumo de roteiro que fiz ficaria corrido para conhecer bem o país.
A duvida é dormir ou nao nos lagos para aproveita-los mais ou de la seguir para Split
Obrigado e mais uma vez parabens pelo blog.
RESUMO:
15/06: BUDAPESTE/ZAGREB
16/06: ZAGREB/PLTIVICE/SPLIT
17 e 18/06: SPLIT
18 e 19/06: SPLIT/ HVAR
19 a 22/06: HVAR/ DUBROVNIK
22 e 23/06: DUBROVNIK/ZAGREB
23/06: RIO DE JANEIRO
Fernando, está super corrido. Você não vai conhecer nada, só vai ficar dentro do carro. Zagreb merece pelo menos meio-dia e no final deste dia, siga para Plitvice para dormir. No dia seguinte, conheça o parque cedo e siga para Split à tarde. No dia seguinte, vale pelo menos uma metade de um dia para conhecer Split e depois ou vá pra Hvar ou pra Dubrovnik. Hvar requer uns 3 dias pelo menos, livres. E Dubrovnik mais 2 dias livre. Desculpe, mas assim você não vai aproveitar nada. Abraços
Oi Carol. Estou programando minha próxima viagem de 15 dias. Estou pensando em fazer: -Praga -Viena -Budapeste e depois Croácia(ainda não sei os lugares). O q vc acha do roteiro? gosto de fazer viagem com calma e nao corrida. Quais lugares vc me indica para incluir na Croácia? 15 dias dá? Obrigada
Ana Lucia, 15 dias não da pra você incluir a Croácia. So pra Croácia você precisaria de uns 10-12 dias. Recomendo que você a deixe para outra ocasião e concentre-se nos primeiros países que mencionou. Bjs
Carol,
estou elaborando roteiro pela croácia em setembro… Temos 13 dias livres.
Pensei em “entrar” por Dubrovinic e “sair” por Zadar.
O que acha?
muito obrigada!!!
Oi Rafaela, com 13 dias dá pra você ir até Zagreb , a capital, e conhecer Plitvice também (uma sugestão) bjs
Rafaela eu e esposa pretendemos ir a Croacia, agora na 1ª quinzena de maio, chegando e saindo por Milão, detalhe de carro. O roteiro mais ou menos é esse: Milão/Zagreb; Zagreb/Lagos Plitvice; Lagos/Split; Split/Hvar; Hvar/Dubrovnick; Dubrovnick/Montenegro; e retornando pela auto estrada até Milão.Interessante?
Oi Maurício, se você gostar muito de viajar de carro e tiver tempo de sobra, pode até valer a pena, mas de Milão a Dubrovnik são cerca de 1000 km (cerca de 12horas). É beeeem longe…Eu não faria isso, mas depende do seu tempo e previsão de paradas pelo caminho…Abraços e boa sorte na sua decisão!
Bom dia! Achei seu roteiro ótimo e superinteressante. Minha única dúvida foi com relação às fronteiras, pois quase não se acha informação em como ir da Croácia para a Bósnia ou Montenegro de carro. Poderia me passar as dicas, por favor? Estou desesperada atrás de informação (seguro do carro, pedágio, barreira policial, etc.), e foi a primeira vez que li sobre alguém que fez, de fato, a viagem que eu quero fazer (apesar de que gostaria de incluir a Albânia). Obrigada!!
Oi Juliane, a passagem em ambas as fronteiras é super tranquila. Se me lembro bem, tem um selo que você compra na locadora do carro para poder atravessar para estes países. Só falar com eles na hora de alugar. Depois é só apresentar os passaportes, não tem segredo. O maior problema é que pode ter alguma fila, principalmente se você for na alta temporada. Não sei se você já leu, mas eu falo como foi as travessias nos outros posts desta viagem. Pra entrar na Bósnia, por exemplo, pegamos MUITA fila! Pra sair, não pegamos nenhuma porque voltamos por uma que é super vazia, além de ser super tarde! A fronteira de Neum é a mais disputada por justamente estar no meio do caminho entre Split / Hvar e Dubrovnik. Fomos em Ago/14, altíssima temporada! Beijos
Caroline,
Vou em junho , gostaria de saber como voce foi de Hvar para Dubrovinic, pesquisando estou achando complicado, optei por voltar a Split pegar o carro e ir, mas talvez tenha uma opçao melhor..
Olá Vera, nós saímos da ilha pelo porto de Sucuraj, onde pegamos a balsa para Drvenik. O trajeto até lá demora cerca de 1 hora e o Ferry atravessa em 35 minutos. Expliquei tudo neste post: http://viciosdeviagem.com/europa/croacia/ilha-de-hvar-croacia-chegando-e-saindo-da-ilha-roteiro-e-dica-de-hospedagem/
Beijos