Acordamos cedinho, tomamos nosso delicioso café da manhã no hotel, e fomos conhecer a bela cidade de Wurzburg

Durante a Segunda Guerra Mundial, Wurzburg foi praticamente toda destruída (cerca de 90%). Atualmente, com 130.000 habitantes, Wurzburg é a maior cidade da rota e a maioria dos prédios já foi reconstruída. Difícil de acreditar que uma cidade tão bela estava em ruínas há pouco mais de 50 anos. 

Começamos pelo Residenz, palácio dos bispos príncipes e Patrimônio Mundial da UNESCO.

 
 
 
St. Johannis Kirshe, bela igreja perto do Residenz

Seguimos para o centro da cidade, para a Marktplatz ou Praça do Mercado, onde funciona uma feirinha com produtos típicos da região. 

 

 

 

Também há uma linda igreja por ali, a Marienkapelle, que chama a atenção por sua bela arquitetura. A cidade estava animada e gostei muito do clima! 

Marienkapelle na Marktplatz em Wurzburg

A Catedral de Wurzburg é outra grande atração da cidade, mas sinceramente, não achei nada demais.

 
 
Catedral de Wurzburg, uma das principais atrações turísticas da cidade
Torre da Rathaus

Passeamos com calma pelas ruazinhas e fomos até a Alte Mainbrucke, a ponte que corta o rio Main, repleta de estátuas e de onde é possível se ter uma bela vista da Festung (Fortaleza) Marienberg, o principal ponto turístico da cidade!

 
 
 
Alte Mainbrucke com a Catedral de Wurzburg e a torre da Rathaus
Estátuas na Alte Mainbrucke e Marienberg

 

Fomos de carro até ela. A vista vale muito a pena e é totalmente grátis. Paga-se apenas para entrar na fortaleza (na verdade, tem que pagar o estacionamento).

Rio Main, Wurzburg
Vista da cidade, a partir da Fortaleza de Marienberg

Lá de cima, uma bela vista da cidade e do Rio Main, cercado de vinícolas, o que é muito comum nesta região.

 
Uma das torres da Fortaleza de Merienberg

De Marienberg também avistamos a Kapelle ao longe, outro símbolo da cidade.

Me encantei com Wurzburg. E pensar que ela não estava incluída nos meus planos iniciais da viagem! Que bom que mudei de ideia!

Dali, nossa intenção era seguir viagem pela Rota, mas percebemos que o GPS nos jogou para uma via rápida. Quando percebemos, tratamos logo de retomá-la, mas acabamos não passando por Tauberbischofsheim e Lauda-Koningshofenseguindo direto a Bad Mergentheim, que era onde eu realmente queria parar.

Bad Mergentheim é uma cidadezinha muito fofa da rota. Pequeninha, mas muito simpática. sua principal atração é o Castelo dos Cavaleiros da Ordem Teutônica, que estava em reforma geral na ocasião e, por isso, não tiramos nenhuma foto. Mas a cidade é tão bonitinha, com um centrinho tão animado e bem conservado, que isto foi apenas um simples detalhe. Foi uma delícia passear por aquelas ruazinhas movimentadas naquela bela manhã de sábado.

 
 
Marktplatz, repleta de casinhas de arquitetura típica alemã
Centro de Informações Turísticas de Bad Mergentheim

Seguindo caminho pela Rota, chegamos a Weikersheim, que tem como atração principal o castelo dos tempos do renascimento adornado por belos jardins que lembram os de Versalhes. 

 

Castelo de Weikersheim
Jardins do Castelo de Weikersheim

A cidade estava super vazia. Se não fosse o colorido das casinhas, pelos belos prédios administrativos da Praça do Mercado e pelas lindas florzinhas debruçadas nas sacadas das janelas, poderíamos dizer que trava-se de uma cidade fantasma. Ninguém pelas ruas… Mesmo assim, a cidadezinha é muito fofa e vale a pena dar uma paradinha por lá para tirar algumas belas fotos.

 
 
Portal de Entrada a Weikersheim
Arquitetura típica da Rota Romântica em Weikersheim
Praça do Mercado de Weikersheim
Prédios fofos na Marktplatz de Weikersheim
Esta casinha com os pináculos das igrejas ao fundo são cartão postal de Weikersheim
Detalhes fofos nas casinhas da cidade

 

Dali continuamos a viagem pela Rota até Rothenburg ob der Tauber, a mais bela de todas e que por isso, merece um post só pra ela.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

18 thoughts on “Rota Romântica na Alemanha: Wurzburg, Bad Mergentheim e Weikersheim”

      1. parabéns Carol!!Está realmente alto nível.Merece o reconhecimento da Bóia.

    1. Claudia, realmente as cidadezinhas são muito fofas! Parecem ter saído dos livros de histórias infantis! Aguarde o post de Rothenburg pra vc ver que cidade ainda mais fofa! O sol ajudou bastante também! As fotos ainda não chegam aos pés das suas rsrs, mas eu gostei muito também. Bjs

  1. Oi Carol, adorei seu blog. AS fotos são mesmo excelentes e dão uma ótima idéia dos lugares. ME diz uma coisa…vc viajou no fim de novembro para lá? Imaginei que fosse mais frio…vocês estão com casacos bem tranquilos. Sabe dizer a temperatura média ou mesmo se vc acha melhor ir em outro mês. OU adorou o outono por lá?

    Beijo

    1. Olá, Adriana! Na verdade, viajei em outubro, no final do mês. Há dias que fizeram bastante frio, uns 5 graus, em média (eu usava roupa térmica por baixo). Mas havia dias mais amenos, tipo 15-17 graus. Bjs

  2. Bom dia Carol, parabéns pelo blog!
    Conhecerei a rota romantica em outubro e gostaria de saber em quanto tempo você percorreu Wurzburg, Bad Mergentheim e Weickersheim.
    Estou montando meu roteiro e estou sem ideia nenhuma de quanto tempo é preciso em cada uma delas!

    Muito obrigada,

    beijos!

  3. Olá Carol!
    Vou viajar agora em junho e vou fazer a rota tbm, estou seguindo seu roteiro como base para o meu hehe
    me diz uma coisa, como foi estacionar o carro em Bad Mergentheim? foi fácil? você lembra onde deixou o carro? pelo google não encontrei estacionamento….
    Obrigada

  4. Olá Francine, tudo bem?
    Na sua opinião, se você tivesse que escolher entre norte e sul da rota romântica, qual escolheria?
    Pergunto porque sairei de Colmar em direção ao sul da Alemanha e não sei se terei tempo para fazer a rota em toda a extensão…
    Obrigada!

    1. oi Bruna, é Caroline e não Francine rsrs eu recomendo o norte, tendo como Rothenburg ob der Tauber o centro, mas o Castelo de Neushwanstein em Fussen é divino! Bjs

  5. Oi Carol boa noite!
    Me ajude se possível (rs) meu voo chega em Frankfurt quero fazer a Rota Romantica,mas quero ir para Berlim e Praga e volto embora de Paris estou com dúvidas como fazer pois queria alugar um carro para fazer a rota e o restante fazer de trem mas não sei por onde começar se poder me ajudar agradeço abraço.
    Ana Pratis.

    1. Oi Ana, alugue o carro em Frankfurt e faca a Rota ate chegar em Munique onde vc devolveria o carro. De lá veja opções de trem ou avião para Berlim ou Praga para ver qual melhor custoxbeneficio e depois, faça o transito entre elas de trem ou de ônibus. Por fim
      Retorne a Paris de avião, pois acredito que será mais barato. Bjs, espero ter ajudado!

  6. Olá Carol, muito bom o site, tem ajudado muuito.

    Farei a Rota no sentido inverso pois estarei subindo de carro de Veneza para Fussen.
    Minha Dúvida é a seguinte: Após passar o dia e pernoitar em Rothemburg OT o plano original é sair cedo e passar algumas horas em Wurzburg, pegando então a Auto Estrada em direção à Suiça, pernoitando já perto da fronteira pra no outro dia chegar pela manhã em Lucerna.

    Daí me meio uma ideia de Trocar Wurzburg por Heldelberg neste roteiro em direção à Suiça.

    Pergunto: Onde ganho mais? Indo a Wurzburg ou Heldelberg?
    Muito obrigado

    Marco

    1. Oi, Marco, muito obrigada ;) Olha, embora eu não conheça Heidelberg (tá na lista), acho que em termos de beleza, você estará bem servido com as duas, mas Heidelberg é mais perto pra você, logo eu ficaria com ela. Abraços e boa viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram