Erguida há mais de mil anos no topo de uma colina, Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais linda e charmosa da Rota Romântica, encanta os turistas que por aqui passam. 


 


O clima medieval está por toda a parte e é impossível não voltar no tempo nesta cidade cercada por uma bela e imponente muralha de 3 km de extensão, sobre a qual é possível caminhar e ter uma bela vista da cidade.



A cidade, que já inspirou Walt Disney a criat o cenário da vila de Gepeto, do histórico desenho de Pinóquio, respira romantismo e beleza e é parada obrigatória para quem faz a Rota Romântica na Alemanha. Talvez a explicação para a cidade ser tão linda esteja na lenda de que, durante a Guerra dos 30 anos, o General Tilly lançou um desafio: se alguém conseguisse beber, num só gole, um cântaro de vinho de 3,25L de uma só vez, ele pouparia a cidade da destruição e saqueamento. E foi assim que Nush, então prefeito da cidade, virou em um só gole, todo aquele vinho, poupando a cidade de ser arruinada, para nossa sorte.




Os atrativos desta bela cidade são muitos, a começar pelos portões de entrada da cidade e suas enormes torres (42 ao todo), quase sempre com um relógio erguido no topo.




A bifurcação Plonlein é uma das imagens urbanas da Idade Média mais bonitas da Alemanha e creio ser a imagem que mais estampa os cartões-postais da cidade. A casinha amarela em estilo enxaimel e a torre Siebersturm ao fundo são uma graça!





Na Marktplaz ou Praça do Mercado, ponto central da cidade, as atrações são várias. A começar pela própria praça e suas charmosas casinhas coloridas típicas. Impossível não se apaixonar de cara!


 

Chegando na Praça, logo se avista o Ratistrinkstube, o prédio de cor salmão onde está o Relógio Astronômico. Ali é possível assistir a uma pequena encenação de um bonequinho representando o prefeito da cidade tomando seus 3,25L de vinho. Consulte os horários da encenação quando chegar à cidade.


imagem da internet


É ali também que está o centro de informações turísticas. Pegue um mapa para desbravar as muitas ruelas pitorescas da cidade.

 


Bem ao lado, está a bela Rathaus, a prefeitura da cidade. Do topo de sua torre, após subirmos 250 degraus, tem-se um dos mais belos panoramas do centro histórico da cidade. Valeu a pena o esforço, pois a vista é espetacular!!!



Rathaus, na Marktplatz
Torre da Rathaus

Vista da Marktplatz a partir da Torre da Prefeitura (Rathaus)


Ainda nas imediações da praça, outra grande atração da cidade: a linda Kathe Wohlfahrt, uma loja só de artigos natalinos. Gente, cada coi$inha mais linda que a outra…O forte daqui são os enfeites de madeira. Lindos! No centro da loja, uma enorme árvore de Natal nos faz pensar que estamos na época do Papai Noel, mesmo ainda estando em pleno mês de Outubro. Como a loja fica aberta o ano todo, Rothenburg é uma cidade única no mundo, onde podemos dizer que todo dia é dia de Natal!



 
Detalhes do presépio de animais animado da Kathe Wohlfahrt

A igreja de St. Jacobs é bastante visitada, pois acredita-se que no seu altar está guardada uma gota do sangue de Cristo.



Igreja de St. Jacobs

Mas são os letreiros de ferro forjado dos inúmeros estabelecimentos comerciais da cidade que realmente dão o toque de romantismo final à cidade e fazem toda a diferença em Rothenburg. É cada um mais lindo que o outro e também estampam muitos cartões-postais desta bela cidadezinha que permanece intocável ao longo de toda a história.




 

Outros lugares para visitar em Rothenburg são o Museu do Crime, o Museu do Brinquedo e o Museu do Natal, mas o bom mesmo é caminhar sem compromissos por esta cidadezinha encantadora, descobrindo novos cantinhos e ângulos incríveis para aquela bela foto!


 
 
Entradinhas charmosas, com direito a parreira  na porta!

Queríamos ter dormido aqui, mas como ainda era relativamente cedo, decidimos seguir viagem até Dinkelsbuhl, onde passamos a noite e é assunto para o próximo post. Antes de irmos, almoçamos num restaurante italiano bem simpático. Se não me engano, o nome era Ristorante Italiano.

E você, já foi a Rothenburg? Conte pra gente suas dicas da cidade. 


PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

64 thoughts on “Rota Romântica na Alemanha: Rothenburg ob der Tauber, a mais romântica de todas!”

  1. Lindissimo seu poste, adoro seu blog, faz um tempo que comecei a ler, e nao comentei, o que acho ate rude, pois voce deve gastar tempo dando dicas tao legais e postando essas fotos tao lindas! Obrigada por compartilhar, um abraco!

    1. Obrigada, Fernanda!! Realmente os comentários fazem toda a diferença! Isto mantém o blog “vivo” e é sempre muito bom a gente saber que tá agradando! Obrigada mesmo por comentar e continue comentando rsrsrs Bjs

  2. Estive nesta linda cidade em outubro/2011. Senti-me como num conto de fadas, num reino muito, muito distante… No dia em que passeei por lá, havia na praça principal uma feirinha, espécie de “quermesse”, com barracas de comes e bebes. No centro da praça, as mesas estavam todas decoradas com flores e frutas. Uma beleza! As lojinhas igualmente caprichadas, com as vitrines cheias de tentações, tudo em harmonia com a lindeza que é Rothenburg. Coleciono gatos, e lá comprei uma bolsa, que uso em viagens como bagagem de mão, toda decorada de gatos. Além, é claro, de ter adquirido outros bichanos fofos. Ler teu relato e ver as fotos me fez voltar no tempo e viver de novo a emoção que foi estar ali!

    1. Olá Cândida, obrigada pelo seu relato. A cidade e muito linda mesmo! Realmente tem varias coisinhas feitas com bichinhos. Um encanto só. Infelizmente nao tinha esta feirinha no dia que eu fui. Deve ser uma delicia! Eu adoro feirinhas típicas. Bjs

  3. Olá Carol, que ótimo que meu site ajudou vc em sua viagem a linda Estrada Romântica. Até este post seu esta bem parecido com o meu…
    Moro a muitos anos na Alemanha e já fiz esta rota 7 vezes…tem ainda muitas cidades para vc conhecer.Abraços!!!!

    1. Olá Angela, eu adorei mesmo a Alemanha, principalmente estas cidades da Rota Romântica. Já rodei bastante pelo mundo e a Alemanha sempre foi ficando para depois e confesso que me surpreendi. Nao e difícil os posts ficarem parecidos mesmo, pois tudo que se lê e se estuda, acaba sempre falando da mesma coisa, mas os meus relatos são mais simples, já vc fala com muito mais propriedade, né, afinal mora aí. Obrigada pela visita ao blog e pelo seu comentário aqui. Abraços.

  4. Olá Carol

    Seu blog é ótimo! Amei suas fotos. Vou a Rothenburg e Garmish P. em janeiro próximo e vou sozinha.
    Vc tem dicas de hotéis de bom preço e boa localização?
    Obrigada pelo seu blog
    Abraços
    Maria Esther

    1. Olá Maria Esther! Primeiramente, desculpe a demora em responder, mas estava viajando e fiquei com acesso limitado na internet. Segundo, obrigada pelo comentário e pelo elogio ao blog. Em relação ao hotel, eu nao me hospedei em Rothenburg mas cheguei a reservar um hotel lá que estava com ótimo custo beneficio e vi depois que ele era bem perto do centro. Nao me lembro o nome dele de momento, mas depois eu vejo no Booking e te falo qual e. Vc vai amar esta cidade! Bjs

  5. Oi Carol!!
    Rothemburg já estava na minha listinha e agora com seu post ele ganhou um super upgrade!! Que cidade mais fofinha!!! Estive na Alemanha há 2 meses atrás, mas não deu para visitar Rothemburg, acabei ficando entre Heidelberg, Frankfurt e Colonia. Não vai faltar uma próxima oportunidade… :)
    Respondí sua perguntinha de Dubai lá no blog!
    Bjos

    1. Oi, Fe, que honra ter sua visita aqui no meu blog, você que muito me inspirou em diversas viagens! Sou sua fã! Nao deixe de ir a Rothenburg mesmo porque a cidade e um encanto só!!!! Uma das mais lindas e românticas…você com certeza vai amar…super beijo! Espero poder conhece-lá um dia rsrs

  6. Oi Carol, lindo seu post. Estou planejando fazer a rota em agosto do ano que vem. É fácil estacionar o carro nas cidades durante o percurso?

  7. Carol, estou pensando em fazer a rota romântica em agosto. Viajo com frequência para Europa, mas não tenho muita experiência em viajar de carro. É fácil se virar lá com GPS? Quais cidades você indica para dormir? Se puder mais dicas, agradeço. Bj

    1. Danielle, super tranquilo andar pela Europa toda de carro, ainda mais com GPS. Se for fazer a Rota Romântica, no entanto, o GPS atrapalha um pouco, pois ele tende a te jogar para as rotas principais e não é o objetivo, certo? Então, quando estiver lá, aconselho ter um bom mapa e segui-lo. Pra dormir, Rothenburg é uma boa pedida, mas eu acabei ficando em outra cidadezina (no blog tem) por ter passado ai mais cedo. Abraços

  8. Carol, vou fazer a Rota Romântica da Alemanha em dezembro. Pretendo fazê-la em 2 dias. Iniciarei a partir de Fussen vindo de Munique. Vou ficar 1 noite em Fussem antes de seguir viagem. Qual cidade da Rota devo me hospedar depois de Fussem antes de completar toda Rota chegar em Wurzburg ?

      1. Carol, muito obrigada, por me responder. Pensei exatamente ficar nessa cidade que sugeriu. Anotei todas cidades da Rota que vc sugere conhecer e pela lógica, ela fica no meio dividindo as cidades. Vou providenciar as reservas. Bjs

  9. Olá Carol! Post lindo e elucidativo! Vou fazer a rota romantica em agosto e gostaria de saber onde posso comprar um mapa. No Brasil encontro onde? Ou melhor comprar lá mesmo no início da viagem?
    Muito obrigada!

  10. Carol, ainda estou a procura de um hotel legal para ficar em Rothenburg. Só falta a reserva desse hotel. Porque o de Fussen e Wurzburg, já estão reservados.
    Ah, só um detalhe, os ingressos para a visitação no Castelo de Neuschwanstein tem que ser comprado antes? Estaremos de carro desde Munique, mas queremos subir até o Castelo de carroça/carroagem. rsrs
    Tudo isso tem que ser visto antes? Estaremos em 3 pessoas, e talvez mais 2 pessoas nos acompanhe também nessa aventura.
    Por favor, aguardo suas dicas.
    Beijocas

    1. Oi, Evian, eu não cheguei a ficar hospedada lá. Na época, eu cheguei a reservar hotel pelo Booking: Hotel Gasthof zur Linde, mas cancelei para poder escolher lá na hora e acabamos por dormir em outra cidade, como comentei no blog. Posso te falar pra escolher um dentro das muralhas ou bem pertinho delas, pois aí é tranquilo para ir a pé. Este hotel que falei tem estacionamento e era perto das muralhas, mas não sei como ele é nem lembro se tinha com café! Na época me pareceu com melhor custo x benefício. Ah, se puder reservar pelo Booking no meu site, agradeço :) Beijos

  11. Bom dia Carol,
    Estamos indo 15 dias para a Alemanha no comecinho do ano que vem..
    A prncipio, estou pensando em Berlim (4d), Colonia (2d), Heidelberg (1d),Stuttgart(1d), Munique (4d – 1d para Garmisch-Partenkirchen) e Rota Romantica (3d)… vc acha possivel tudo isso em +/-15d? bjs

      1. outra coisa.. sera que é ruim ir em janeiro? todas as fotos da rota romantica que ei vi sao de estacoes mais agradaveis que o inverno…
        bjs

  12. Carol, adorei tudo que vc sugeriu e as fotos espetaculares!Estou indo tbm em outubro, adoro viajar neste mes, porque o clima e frio e muito mais romantico ! Li varias materias sobre a rota romantica e a sua foi a que mais gostei! Seguirei todas as suas dicas ! Obrigadaaaaa….

  13. Ola, adorei seu post e pretendo ir em maio de 2015 pra Europa. Acabei de incluir a Rota Romantica em meu passeio. Gostaria de fazer a rota toda de carro, mas nao queria voltar pra mesma cidade apenas para devolver o carro. Sabe me sugerir preço e/ou empresa de locaçao que eu pudesse pegar em alguma cidade e devolver em outra? Sugere qual cidade pegar e devolver o carro?

    1. Olá, Geraldo, somo parceiros da Rentalcars. No blog tem uma caixa de busca super fácil, onde você coloca o destino e as datas da viagem e o site boa as melhores opções pra você. Super fácil, não tem erro. Você não paga nada a mais por isso e o blog recebe uma pequena comissão.

  14. Estamos em Munique e gostamos muito dessas dicas. Iremos conhecer Rothenburg e depois comentaremos. Obrigado.

  15. Boa noite Caroline,

    Primeiramente, parabéns pelo site, gostamos muito!
    Estamos planejando uma viagem pela rota romântica da Alemanha, temos duas principais dúvidas e gostaríamos da sua ajuda: 1 – existem locais para parar o carro (estacionamentos pagos, na rua,…)? (Pois na Itália, p. ex., as cidades pequenas não permitem o ingresso de carros no centro) 2 – E a sinalização não é dificultada pela língua? Não falamos nada de Alemão, apesar de falarmos inglês, você acha que iremos conseguir nos localizar e nos comunicar?

    Muito Obrigada desde já!

    Karina

    1. Olá, Karina, respondi o seu email, mas vou colocar aqui também para que possa ajudar outras pessoas: sim. é fácil estacionar nas cidades da rota.Alguns lugares têm que pagar, mesmo na rua; outros não. De qualquer forma, é mais fácil que a Itália. Com excessão de Rothenburg, que o centrinho é todo murado e não entra carros, nas outras cidades dá pra se parar o carro muito próximo das principais atrações. E o Alemão não atrapalha em nada, dá pra se virar bem com inglês. Beijos e boa viagem!

  16. Oi Carol , em junho estarei na fazendo a rota romântica , e escolhi rothemburg para ficar 3 dias e fazer bate voltas para as cidades , evitando assim mta troca de hotel . Depois desço p munich e vou a fussen . Acha q è uma boa escolha ou divido essa hospedagem com outra cidade ? E qual seria ? Obrigado !!

    1. Giulia, Rothenburg é linda e é legal ficar la para pernoitar todos estes dias se realmente voce nao quiser ficar fazendo check-ins mas eu particularmente prefiro ir seguindo viagem e ir parando pelo caminho, porque as distancias nao sao taaaao curtinhas como, por exemplo, na Rota do Vinho da Alsacia. Eu pegava apenas as coisas que iria precisar e deixava a mala no carro. Bjs

  17. Querida Carol.
    Já tenho você como um grande amiga, mesmo sem nos conhecermos… rs.
    Sigo seu blog, faço minhas viagens seguindo seus destinos e conselhos. Obrigada!
    Estive na Grécia ano passado e fiz sua Rota. Agora em abril 2015 meu esposo e eu viajaremos pelo interior da Alemanha e suas dicas estão sendo muito úteis!
    Também tenho um blog: Viagens e Crônicas. Quando tiver um tempinho, passe por lá. http://anamariabasso.blogspot.com.br
    Beijos, amiga!!!

  18. Oi, Carol!!

    Estou aqui no seu blog de novo, adoro o jeito q vc escreve, sempre q quero uma inspiração de onde ir ou qual lugar escolher corro pra cá!! Estou indo para a Bavária mês q vem, e vou também pra Suíça, rota do vinho e Cotswolds! O seu blog de todos os q eu leio foi o que mais me ajudou e oq mais o que mais influenciou nas minhas escolhas!!

    Muito obrigada e continue sempre postando!!

    Beijos, Bhe

    1. Uau, Bheatriz, só lugar top!!! Que delicia!!!! Obrigada pelo carinho! Fico feliz em poder influenciar as pessoas a viajar mais e mais, afinal não há coisa melhor. Beijo grande!

  19. Carol seu Blog é uma delicia , faz a gente viajar junto, pelo menos on line.
    Bem faremos uma viagem em Setembro Chegaremos em Amsterdam e seguiremos pela Alemanha até Veneza, com certeza suas dicas vão ser bem vindas. Viajar de trem é facil ? Como fazer com a lingua ? T

  20. Fiquei dois dias na cidade e, acredite, não consegui ver tudo. O Museu do Crime foi minha apoteose (rs), já que sou advogada. Minha irmã não curtiu muito, ficou meio apavorada com os instrumentos de tortura, rs.
    Fui em época de páscoa, então a cidade estava toda decorada com ovos de galinha pintados à mão. Essa definitivamente é a cidade de quem ama detalhes, né?
    Ai, que saudade de Rothenburg!
    Beijos

    1. Oi Denise, sim, é cheia de detalhes! Rothenburg é um charme! Quando fui na Rota do Vinho da Alsácia, também na época da Páscoa, as casinhas eram todas enfeitadas com ovos e coelhos. Tudo muito fofo! Eu amei!!!! Vc conhece esta? Vale a pena! Bjs

  21. Oi Carol.
    Adorei o seu blog e suas fotos!! Também sou uma viciada em viagens!! Rsrs. E desta vez estou Indo para a Alemanha, em dez/janeiro. Brrrr! O roteiro inclui Munique (3d), onde alugo um carro, Innsbruck (3d com Réveillon), Füssen (3d), Rothenburg od Tauber (2d), Nuremberg (1d) e então deixo o carro e sigo para Praga de trem. Füssen e Rothenberg serão cidades base para a Rota dos Alpes e Rota Romântica. Obrigada por compartilhar suas experiências. Me inspirei muito em seu blog para montar o roteiro. Agora é rezar para não haver nevasca! Rsrs.
    Bjo grande,
    Ana

  22. Estou chegando lá agora… de Motorhome. Ansiosissima para aproveitar todas as suas dicas. Obrigada. Bju bju

  23. Olá, Carol!
    Curti muito seu blog, em especial as dicas para Rothenburg ob der Tauber.
    Ano passado estivemos (meu namorado e eu) em Munique e esse ano retornaremos (paixão é assim… a gente não aguenta ficar longe… rsrs).
    Gostaria de saber se dá para fazer ‘bate-e-volta’

    1. Olá, Silvia, obrigada! Dá pra fazer um bate e volta de carro a Rothenburg desde Munique sim, mas são tantas cidadezinhas fofas pela rota que recomendo ficar ao menos 2 dias inteiros passeando por elas e dormindo em qualquer uma…Acho que você vai curtir mais! Beijinhos e continue nos seguindo aqui ;) Boa viagem

  24. Olá, Carol!
    Curti muito seu blog, em especial as dicas para Rothenburg ob der Tauber.
    Ano passado estivemos (meu namorado e eu) em Munique e esse ano retornaremos (paixão é assim… a gente não aguenta ficar longe… rsrs).
    Gostaria de saber se dá para fazer ‘bate-e-volta’ de um dia de Munique a Rothenburg.
    Obrigada!
    Parabéns pelo blog!

  25. Olá, estou planejando viagem pela rota romantica no próximo ano. Gostaria de saber como funciona o estacionamento pelas Cidades ja que pretendemos alugar carro. Ja vi que Rothemburg OdT é cidade murada e não entra carro. Neste caso, onde deixar o carro? Como fazer? Pode me ajudar com estas questões? parabéns pelo blog;.

    1. Olá, Caio, obrigada pelo elogio! Em Rothenburg, o carro vai ficar estacionado fora das muralhas e tem que pagar o parquímetro na rua (pode ser que você ache algo público também, free). Depois só ir caminhando até o centrinho, que não é longe! Outras cidades para-se na rua também e muitas nem têm parquímetro, mas fique atento e caso tenha, pague. Não são caros. Ah, e nunca deixe nada de valor visível dentro carros. Abraços

  26. Olá! Gostaria de saber qual dos 2 meses recomendarias fazer a rota romântica, abril ou setembro?

  27. A rota romântica da Alemanha é um passeio que sem dúvida vale muito a pena! Linda a região, de castelos e riqueza em história!
    Viagem inesquecível! Sem dúvida entre as melhores.

  28. Olá, Carol!

    Amei suas dicas! As fotos são lindas e você tem uma redação que nos leva a viver a atmosfera do lugar! Parabéns! Gostaria de sua valiosa ajuda. Irei em outubro com o meu marido fazer a rota romântica e incluímos a primeira noite em Wurzburg e iremos em seguida a Rothenburg. Devemos chegar a tarde, dormir na cidade, até já reservamos. Você acha que no dia seguinte devo reservar quanto tempo Ainda a Rothemburg? Minha preocupação é passar em Dinkelsbühl e Landsberg am Lech e gostaria de dormir em Füssen.

    1. Olá, Priscila, muito obrigada pelo carinho! Considere a manhã do dia seguinte, mas acredito que nem sera necessario tanto tempo. Lembro-me que eu tinha intencao em dormir em
      rothenburg, mas acabei chegando lá cedo demais, mesmo tendo ficado a manhã toda só em Wurzburg. Melhor mesmo se você nao tivesse reservado hotel, pois assim nao ficaria presa e poderia escolher a cidade que estivesse por volta das 18h. É uma ideia e foi o que fiz! Outubro é um mês tranquilo pra iaso. Bjs

  29. Olá,

    É realmente uma das cidades mais lindas do mundo…Fui em março…estava frio e uma garoa, mas não perdeu seu encanto…Dormimos uma noite lá, saímos por volta do meio dia…mas confesso que queria ter passado pelo menos mais um dia para me perder naquelas ruazinhas maravilhosas…deu saudades…bjssss

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram