Cuidado ao trocar dinheiro em Bali
Impressionante como mesmo depois de viajar muito e conhecer diversos tipos de golpes aplicados em turistas pelo mundo afora, a gente ainda consegue cair em um golpe novo e se surpreender com a habilidade e malandreza do ser humano. No Sudeste Asiático, golpes em turistas são muito comuns, eu já caí em alguns, por sinal, mas o da Indonésia, foi sem sombra de dúvida, o que nos deu maior prejuízo e por outro lado, foi o mais criativo!
Nosso primeiro dia em Bali fomos à procura das casas de câmbio com cotações atrativas. Sempre fazemos assim, procuramos por estabelecimentos no centro que ofereçam as melhores taxas e em Bali, a mais atrativa estava a casa de 13.999 rúpias para cada dólar americano.
Entramos numa casa destas qualquer para trocarmos USD 400. Haviam 2 rapazes, muito simpáticos, que puxaram assunto enquanto organizavam o dinheiro…tudo notas de 50.000, empilhando a cada montante de 1 milhão de rúpias. Eles organizavam os montinhos certinho, colocam até um isqueiro em cima pra “segurar” as notas…mal sabíamos que estavam organizando os montantes pra poder facilitar pra eles!
Depois, eles deram pra gente conferir e aparentemente, estava tudo certo. Colocamos o dinheiro na bolsa e fomos embora.
No dia seguinte, depois de termos ido ao Beach Club Potato Head , percebi que estava faltando cerca de 2,6 milhões de rúpias do nosso dinheiro. Não sou das mais organizadas quando o assunto é dinheiro, às vezes não lembro onde guardo, encontro dinheiro de outro país “esquecido” na bolsa depois que já saí dele, etc, mas como neste caso o volume de papel era alto, comecei a perceber que faltava muita grana. Não tínhamos feito compras nenhuma e tudo que tínhamos gastado era com comida, taxi, nada que justificasse a falta desta grana toda (quase USD 200). Comecei a desconfiar que pudesse ter sido no beach club, pois foi a única hora que deixamos nossa mochila sozinha, debaixo da nossa mesa, num cesto que eles disponibilizam. Mas mesmo assim, não fazia sentido terem roubado só parte do dinheiro e ainda mais lá, cheio de gente….Bom, tentei não pensar nisso.
No dia de ir embora de Bali pra Ubud, meu marido saiu para trocar mais USD 400,00 e quando ele chegou no hotel e foi conferir (de novo) o dinheiro, adivinha? faltavam 2 milhões de rúpias. Foi aí que percebemos o golpe: a própria casa de câmbio é que rouba os turistas!!! Entrei imediatamente no google e descobri alguns blogs de pessoas que haviam passado pela mesma situação e explicando como acontece.
Tudo funciona muito rápido e depois que você confere o dinheiro, o cara junta tudo de novo e , como num passe de mágica de David Cooperfield, ele faz notas caírem para uma gaveta atrás do balcão. Você não percebe nada, é incrível rs Os caras ganham até dos brasileiros nesta criatividade toda!
Ao ler os relatos na internet e ver que os golpistas morrem de medo de polícia e do karma da religião hindu, não hesitei e fui com meu marido imediatamente até a casa de câmbio onde ele acabara de ser roubado. Quando chegamos, meu marido já grudou o rapazinho que tava sentado calmamente na calçada, catou uma tesoura que tava no chão (só por precaução) e eu comecei a gritar “2 millions back”, 2 millions back” (2 milhões de volta, meus 2 milhões de volta!!).
O rapaz ficou branco, deve ter se borrado inteiro e foi lentamente pra trás do balcão. Meu marido olhava sério pra ele com a tesoura na mão e eu, tremendo, tentava não pensar no que o cara poderia ter atrás do balcão.
Ele chegou a pegar os 400 USD pra tentar nos devolver, mas nós não quisemos..eu queria nossas 2 milhões de rúpias de volta!
Aquele sujeito merecia uns tabefes na cara, mas só queríamos mesmo dar um susto nele e nem precisei ameaçar em chamar a polícia. Num país com pena de morte e com o medo que eles sentem de passarem vergonha em público por causa da religião, ele não hesitou e devolveu o dinheiro.
Enquanto eu contava o dinheiro, descobri que o cara ainda devolveu 100 mil rúpias a mais, mas eu não ia devolver!
Saímos de lá e ainda tremendo, fiz um Stories no instagram (@viciosdeviagem) que rendeu muitas piadas e dúvidas haha Seria cômico se não fosse “trágico” rsrs! Minha vontade era voltar na primeira casa de câmbio e fazer o mesmo, com a tesoura na mão kkk, mas achei que seria tarde demais, embora eu ache que se tivéssemos ido, mesmo sem tesoura, teríamos conseguido nosso dinheiro de volta.
Então, pessoal, fica a dica! Muito cuidado ao trocar dinheiro nas casas de câmbio de Bali. Áreas como Seminyak (onde trocamos), Kuta, Nusa Dua estão cheia destes golpistas… Eles atraem suas vítimas com taxas acima do normal. Enquanto as casas de câmbio de Ubud, Uluwatu cobravam taxas de câmbio de 13400 a 13700, a deles era 13999 e como o próprio dinheiro, com tantos zeros, é confuso, é fácil cair na cilada, ainda mais quando se troca muito dinheiro…