A Ilha de Capri, na Itália, é um destino encantador localizado no Golfo de Nápoles. Um lugar badalado, frequentado por ricos e famosos que ancoram seus iates para curtir dias de sol nas muita enseadas e beach clubes da ilha…
Muita gente visita Capri em passeios bate e volta a partir de Nápoles ou até mesmo de Sorrento ou Positano, na Costa Amalfitana, mas nós decidimos nos hospedar 3 noites por lá para degustar a ilha com alma e sentir um pouco como ela é após a multidão de turistas ir embora no fim do dia. Não me arrependi.
Leia também: Roteiro e dicas da Costa Amalfitana na Itália!
Muita gente ama Capri e volta quase todo ano, mas eu confesso que pra mim foi um destino “vi e tá visto”, não tenho vontade de voltar. Mais adiante explico porquê.
Localizando-se na Ilha de Capri
Pra começar, a ilha de Capri pode ser dividida em 3 importantes áreas: Marina Grande, Capri, Ana Capri.
Marina Grande:
É por onde os ferrys atracam em Capri e onde os barcos de passeio para tour para Gruta Azul e ao redor da ilha partem. Tem várias lojinhas, tabacarias e alguns hotéis por ali. Uma praia pública de pedrinhas e fácil acesso também fica ali do lado. Aqui tem alguns hotéis mais em conta, mas o problema é que pra se locomover pela para os centos de Capri e Ana Capri vai precisar de transporte público pra tudo, pois subir algumas centenas de degraus naquele calor é bem impraticável, lembrando que os táxis são caros e os ônibus estão sempre lotados e com filas.
Não recomendo ficar nesta parte para não perder muito tempo e dinheiro com deslocamentos.
Capri:
Capri é o centrinho da ilha, onde certamente todos passam. Aqui está o centro comercial da cidade, com suas inúmeras lojas de grifes. Os melhores hotéis e restaurantes também estão nesta área da cidade e a Piazzeta, a praça central rodeada por restaurantes para ver e ser visto.
A poucos passos da Piazzeta também está o jardim de Augusto e a maravilhosa vista para os Farigliones, o cartão-postal de Capri.
Anacapri:
Anacapri está no topo da ilha de Capri, de onde se tem belas vistas da ilha. Há vários restaurantes, mercadinhos e alguns dos hotéis mais em conta da ilha. Para chegar até lá tem ônibus que partem do centro de Capri.
É em Anacapri que tem um funicular que dá acesso ao topo da ilha para avistar os Farigliones e outras partes da ilha.
O problema de se hospedar aqui é gastar muito tempo pra se chegar, por exemplo, a Marina Grande, ou ter que ficar horas numa fila esperando lugar no ônibus.
Onde se hospedar na ilha de Capri
Depois de muitas pesquisas, nós escolhemos ficar em Capri, no charmoso Hotel San Felice, um hotel 4 estrelas com piscina e café da manhã inclusos e super bem localizado, a poucos passos da Piazzeta, a praça central de Capri rodeada por lojas, cafés e restaurantes
Fiz questão de ter certeza que o hotel era plano e de fácil acesso a pé e com malas porque, às vezes, o hotel está em Capri, mas um pouco mais afastado do centrinho, o que implica subir e descer escadas com malas, o que não é nada prático!
O que fazer na Ilha de Capri
Jardim de Augusto
Um jardim todo florido com vistas estonteantes de Capri e dos Fariglionis. Do lado direito está a via Krupp, que está fechada para reformas e que eu, simplesmente, esqueci de fotografar. Do lado esquerdo a visão é para os rochedos e para os belos farigliones. Para entrar paga-se apenas 1 euro.
Piazzeta
A Piazzeta é a praça central de Capri, de onde parte o funicular para Marina Grande e o ônibus para Anacapri. Aqui também está a prefeitura, a torre do relógio e a principal igreja da ilha
Ao redor da praça e nas suas imediações está um pulsante comércio de lojas, restaurantes, bares, mercados e hotéis. Impossível não passar por aqui várias vezes.
Anacapri
O centrinho de Anacapri é uma graça, é uma delícia passear por lá. É um lugar mais vazio durante o dia que Capri, mas mesmo assim movimentado. Quem quiser pode subir o teleférico para ter vistas de toda a ilha, mas eu preferi ficar só perambulando pelo centrinho mesmo.
Almoçamos num lugar delicinha por ali, comi uma salada divina! Ahhh, a Itália e suas comidas maravilhosas!
Dali também seguimos por uma trilha com várias lojinhas ao redor e acabamos nos deparando com um belo mirante.
Curtir uma praia
Definitivamente Capri não é um destino de praia. A grande maioria delas são exclusivas de algum beach club, mas ainda assim dá pra curtir uma praia sem ter que pagar nada. Eu me surpreendi em Marina Piccolla. A praia era linda e com uma vista incrível dos farigliones. Ao redor alguns restaurantes onde comprávamos bebida e alguns snacks pra levar pra areia.
Também fomos um dia na praia de Marina Grande, mas essa não tem muita graça.
Tour Giro dell´Isola e Grotta Azzurra
Um dos passeios mais procurados de Capri é o Tour ao redor à ilha (Giro dell´Isola) e o passeio à Gruta Azul (Grotta Azzurra)
Nós fizemos o tour pela ilha, mas dispensei o da Gruta Azul, que consiste em você mudar de barquinho e esperar algumas horas para poder entrar na gruta, deitado, para ficar alguns segundos lá dentro e logo já ter que sair pra dar entrada a outros barcos.
No dia que fomos, tinha uma espera de 2 horas dentro do barco para quem quisesse entrar na Gruta. A demora era tanta que o nosso barco voltou pra Marina Grande para voltar mais tarde com os passageiros que queriam entrar na gruta, para esperar que fila de espera diminuísse! Eu que já não tinha nenhuma intenção de fazer o tour da gruta tive certeza ao ver aquele congestionamento de barcos!
Mas voltando ao tour ao redor da ilha, são cerca de 2 horas de duração, com visita a algumas grutas de águas azuis e aos famosos Farigliones de Capri.
O passeio custa 18 euros e você pode fazer com qualquer empresa na Marina Grande, basta pegar o primeiro barco que estiver saindo quando chegar por lá.
Restaurante Da Paolino em Capri
Eu não vou dar dicas aqui de onde comer porque não foi o foco da minha viagem e não fiquei experimentando restaurantes estrelados (e caríssimos) pra dar dica, mas tem um que fiz questão de ir por ser quase uma atração turística de tãaaaaaoooo lindo! Já pensou em jantar com seu amor debaixo de dezenas de pés de limoeiros? Pois bem, no Restaurante Da Paolino, em Capri, as mesas ficam debaixo de dezenas de pés de limão-siciliano…Maravilhoso!!!!! Não posso falar o mesmo da comida, que estava só OK, mas o lugar é um verdadeiro encanto e recomendo ir só pela beleza! É caro, mas vale pela experiência de estar num lugar tão lindo e aconchegante!
Como se locomover na Ilha de Capri
Da Marina Grande para Capri, a melhor forma é via funicular. Para ir de Capri a Anacapri, melhor ir de ônibus. O bilhete custa 2,00 euros cada trecho.
Os táxis em Capri custam entre 18 a 23 euros por trajeto, o que acaba sendo bom se você tiver viajando com mais pessoas e poder dividir.
Não há Ônibus direto de Marina Grande para Anacapri.
Para irmos à Marina Piccola há ônibus saindo de Capri
Eu gostei de Capri, principalmente porque me hospedei na ilha e pude curtir algumas de suas belas atrações com calma. Embora tenha gostado, pra mim é um destino “viu tá visto” e não tenho vontade de voltar (#mejulguem). Acho que os preços estratosféricos da ilha, a super aglomeração de turistas em poucos metros quadrados e, principalmente, por não ser um destino com muitas praias e principalmente, praias de areias, me fazem pensar em não querer voltar à ilha…Porém, recomendo MUITO ir a Capri, pelo menos uma vez na vida, pois a ilha é lindíssima e muito charmosa e fica ainda melhor se for pra se hospedar por lá alguns dias pra curtir o clima do lugar sem aquele bando de chineses :)
Roteiro de Viagem pela Grécia e Itália: 19 dias pelas Ilhas Jônicas e Costa Amalfitana
Roteiro e dicas da Costa Amalfitana na Itália!
Roma: as principais atrações da cidade!
Cinque Terre: charme e rusticidade na costa italiana!
Guest Post: dicas de viagem pela Costa Amalfitana e Ilha de Capri by Fabi do Blog Loucos por Viagem