Zurique é a porta de entrada para a Suíça. Quem chega do Brasil pela Swiss Airlines, como nós, vai chegar por aqui.

Ao contrário do que muitos pensam, Zurique não é a capital do país. Este título é de Berna, uma cidade fofa que visitamos também neste tour pelo país.

Cerejeiras em flor no centro da cidade!

Até eu conhecer a cidade, imaginava Zurique uma cidade grandona, sem tanto charme, sem grandes atrativos, com cara de cidade fria e comercial demais. E por pensar tudo isso, tinha dedicado a conhecê-la apenas rapidamente, na tarde em que  chegássemos, já seguindo pra dormir em Luzern. Mas como é bom estar enganada nestas horas. Zurique me surpreendeu bastante e, embora tenhamos ficado apenas 3 horas no centro da cidade, já deu pra ver as principais atrações e também o quanto a cidade era linda!

Estação Central de Zurique

Nosso vôo aterrissou às 11:30h da manhã de um sábado super cinzento em Zurique. No aeroporto mesmo eu comprei nosso SwissPass, que vou falar no post que estou preparando sobre o roteiro desta viagem. Pegamos o tem na plataforma 3 e às 13:00 já estávamos  desembarcando na Hauptbahnhof , a estação central de Zurique, que conecta a cidade com toda parte do país e diversas outras cidades europeias. O trajeto do aeroporto até a estação dura cerca de 15 minutinhos. A estação é lindíssima e super movimentada e fica no coração central da cidade.

Como nós seguiríamos no mesmo dia pra Luzern, deixamos nossas malas nos lockers da estação central, ao custo de 9 francos suíços. Para quem está com malas menores, os lockers custam menos.

Lockers na estação central. Tem ainda maiores

Na frente da estação está a Bahnhofstrasse, a principal rua de comércio da cidade. Começamos nossa caminhada por ali, observando vitrines e o jeito suíço de ser. O tempo estava horroroso, com uma chuvinha fina em alguns momentos, o que prejudicou muito a qualidade das fotos!

Esta rua é uma delicinha pra passear e aqui está a Confiserie Sprungli, a mais famosa da cidade!

Esta avenida vai até o lago Zurique, mas desviamos dela para percorrer as margens do rio Limmat. Foi ali que fiquei fascinada! Que cidade linda…

3fotor

Atravessamos uma das pontes que corta o rio e seguimos pela Limmatquai, uma das margens do Limmat, recheada de lojas e cafés charmosos.

Próximo da ponte Munsterbrucke, do outro lado do rio, avistamos duas grandes e lindas igrejas, ambas cartões-postais de Zurique: a Fraumusnter Kirshe e a St Peter Kirshe, sendo esta última a que contém o maior relógio da Europa.

2fotor

1fotor

Também nas imediações da ponte, só que agora no mesmo lado da Limmatquai está a bela catedral Grossmunster, que está numa posição mais elevada e se destaca na paisagem da cidade.

E nos arredores da Grossmunster estão várias ruelas com muitas lojinhas, restaurantes,, galerias de arte, pubs, que são um verdadeiro charme. Adoramos nos perder por ali. Siga pela Munstergasse e Marktgasse e as ruelas que cortam estas duas ruas. A arquitetura daqueles edifícios, tão coloridos, é um charme!

Achamos um mercado por ali, onde conseguimos comprar água e um lanche a preços razoáveis. Oh país caro!!!

Depois voltamos para o outro lado do rio à procura da Augustinergasse, a rua com as casas mais antigas da cidade.

5fotor

6fotor

4fotor

É claro que Zurique tem muuuito mais atrações, muita história linda por trás de belas fachadas, mas infelizmente foi o tempo que pudemos dedicar a ela.

Em 3 horas tínhamos rodado esta parte central, o que obviamente não deu pra ver nada com calma, mas que cumpriu com o objetivo inicial. Foi mais mesmo um reconhecimento de território.

De volta à estação central, seguimos rumo a Luzern, nosso próximo destino na Suíça e onde tínhamos reservado hotel para passar aquela noite.

Leia também:

Pequena Introdução à Suiça

2 thoughts on “Zurique: “conhecendo” a cidade em algumas horas”

1. Oi Sabrina, eu também me surpreendi com Zurique! Linda e elegante rs! Vou dar uma olhada no seu blog! Beijos e obrigada pela visita! Volte sempre :)