O bairro de Malá Strana, também conhecido como Cidade Baixa, é um bairro pequeno que fica às margens do Vltava, no lado oposto à Cidade Velha. Por aqui, algumas ruazinhas pitorescas com casas antigas, em estilo barroco. 



Após atravessarmos a Porta da Ponte da Cidade Pequena, logo chegamos numa pequena praça de onde parte o bonde 22 para o Hradcany, o Distrito do Castelo. 




Compramos nosso ticket, que nos dava direito a andar de transporte público por 1 dia na cidade. Não que fosse preciso, mas preferimos pagar um pouco mais e ir e vir à vontade, caso precisássemos. Nós fomos direto pra Hradcany e somente na volta percorremos Malá Strana. Tenho que contar que peguei o bonde na direção errada e acabei voltando pra Cidade Velha rsrsrs. Desci na primeira parada e peguei o bonde de novo, para o sentido certo, desta vez! Sou mestre pra pegar o trem errado, sô!


Foto: Cláudia Liechavicius – www.viajarpelomundo.com


Mas chegando lá em cima, avistamos um belo parque, com o chão coberto de gelo. Não resisti e fui lá para bater algumas fotos.






Caminhamos sentido ao Castelo de Praga e entramos nos jardins do Castelo, com outra bela paisagem.






De repente, eis que ele, o Castelo de Praga (Prazský hrad), surge na paisagem, belo e imponente, ainda com resquícios da neve que caíra na noite anterior. 






O Castelo de Pragas é a sede oficial da Presidência da República Tcheca e na verdade, é mais que um castelo; representa um verdadeiro complexo com igrejas, museus, jardins, pátios, portões, bela vista, casas e até guardinhas!





Troca da Guarda no Castelo de Praga

O ponto central é a Catedral de São Vito, com sua bela fachada em estilo gótico, seus belos portões e vitrais coloridos, riquíssima em detalhes. 





 



A Catedral é do ano de 1344, mas demorou séculos para terminar. É uma das mais belas da cidade e nela estão guardadas as jóias da coroa, que podem ser visitadas 1 vez por ano.







Basílica de São Jorge e Capela de São João Nepomuceno, no complexo do Castelo

Pátios enormes compõem a estrutura do Castelo e por meio deles acessamos vários outros pontos, como a Ruela do Ouro e a Porta dos Gigantes, onde temos uma das mais belas vistas da cidade.






A Ruela do Ouro é um conglomerado de casinhas pequenas e coloridas, situadas numa estreita rua de pedras. Estas casinhas serviram de moradia para trabalhadores, em geral. Na parte superior, há um pequeno museu de armaduras. Para acessar esta parte, é preciso pagar. Ficamos praticamente a manhã toda nesta região da cidade e não consegui ver nem metade do que tinha por ali. É um lugar pra ser explorado quase o dia todo!



Ruela do Ouro







Antes de voltarmos pra Malá Strana, fomos presenteados com esta linda vista da cidade, obtida por uma das laterais do complexo do Castelo, chamada Porta dos Gigantes. É simplesmente lindo ver os telhados avermelhados de Praga e suas torres de bronze despontando no horizonte!








Voltamos pra Malá Strana pelo mesmo bonde que subimos, mas é perfeitamente possível descer caminhando. Fomos até a Igreja de São Nicolau, na Praça da Cidade Baixa.



Depois fomos à Igreja Nossa Senhora da Victória, dedicada ao Menino Jesus de Praga. Ali ao lado estão várias esculturas de homens se definhando, em protesto ao comunismo.




No mais, ficamos caminhando pelas ruas tranquilas de Malá Strana, observando a arquitetura dos prédios e seus simpáticos frontões. Almoçamos numa simpática taverna e retornarmos à Cidade Velha. 









Malá Strana ainda conta com o Museu Kafka e o John Lennon Wall, que acabamos não conhecendo, mas que a Cláudia, do Viajar pelo Mundo, menciona neste belo post sobre um verão em Praga.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

9 thoughts on “Praga: Malá Strana e Hradcany, o Distrito do Castelo”

  1. Olá Carol, descobri seu blog por acaso e estou gostando bastante, parabéns! Mas me tira uma dúvida: a Ruela do Ouro e a Porta dos Gigantes ficam dentro ou fora do castelo de Praga? achei muito legal e quero incluir no meu roteiro de viajem. Obrigada, Eloá

    1. Obrigada, Eloá! A Ruela do Ouro fica na área do Castelo e vc deve comprar um ticket à parte para entrar. Já a Porta dos Gigantes, se bem me lembro, o acesso é grátis, mas tudo fica no complexo do castelo. Divirta-se em Praga!!! Bjs

  2. Oi Carol,
    Que época do ano voce foi? Reparei nas cores do outono, mas só queria confirmar. Tenho uma viagem programada pra segunda quinzena de outubro e espero pegar ainda o colorido do outono.
    Obrigada

  3. Olá Carol !
    Acabei de ler seu relato de viagem sobre Praga e confesso que se existia alguma dúvida sobre visitar a cidade ou não, essa dúvida acabou! Suas fotos e dicas me convenceram !
    Como eu e meu namorado temos férias sempre no período do Natal e Ano Novo,é nesse período que viajamos. Acabamos de voltar da nossa primeira viagem a Europa ( Berlin, Paris e Roma) e já estamos planejando a segunda para a mesma época nesse ano … Quantos dias você recomenda em Praga ? pensamos em ficar de 3 á 4 dias …
    O roteiro que pensamos em fazer é Amsterdam,Praga,Munique e Innsbruck.

    Muito obrigado!

  4. Oi Carol! Onde se compram os tickets para o transporte de Praga? Pretendo usar apenas o tram 22 para subir o castelo.

    Parabéns pelo blog, ele é maravilhoso e sempre me ajuda muito!

    Bjs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram