Castelo de Edimburgo
Chegamos ao aeroporto de Edimburgo às 20:30 da noite, vindos de Bergen, na Noruega. Nós éramos os únicos imigrantes não europeus por ali e nos fizeram várias perguntas. Tenho a impressão que a imigração no Reino Unido é bem mais exigente que nos Estados Unidos.
 
Pra sair do aeroporto, usamos o ônibus da AirLink 100, que liga o aeroporto ao centro da cidade. Nesta hora, dei uma bobeira e comprei o ticket round-trip, me esquecendo que não sairia da cidade pelo aeroporto! Perdi umas 6 libras de bobeira. E não tinha reembolso. 
 
No caminho pra cidade, cada casa mais linda que a outra! Já fiquei encantada com a cidade só de ver aquelas casas.
 
Uns 30 minutos depois descemos na Estação de Waverley, ponto final do trajeto e local mais próximo do nosso hotel, o York House, um dos mais em conta que achamos em Edimburgo. O hotel é antigo, mas os quartos são enormes e bastante confortáveis, com tudo que se tem direito, como frigobar, TV a cabo, sistema de aquecimento, etc. O café da manhã reservamos na hora, e saiu mais barato do que se reservado pela internet. O único problema do hotel é que, como é em um edifício antigo, não tinha elevador e não sei por que, mas sempre o nosso quarto é no último andar, o que significa que o Alê teve que levar as malas nas costas vários lances de escada acima. 
 
Ao lado, há um supermercado Tesco Express, onde fui comprar uns sanduíches pra nosso jantar. Depois de passar alguns dias na Escandinávia, onde os preços das coisas são caríssimos, chegar no Reino Unido era o paraíso, mesmo se pagando em libras. Tudo era muuuiito mais barato!
 

 

Dia seguinte, após tomarmos nosso café, seguimos direto para a Royal Mile, principal rua da cidade, que liga o Palácio de Holyroodhouse ao Castelo de Edimburgo. Como estávamos mais ou menos no meio do caminho, começamos o passeio pelo Castelo de Edimburgo.

O Castelo de Edimburgo é uma bela e imponente fortaleza situada no topo do Castle Rock, formando a silhueta da cidade. Foi erguido sobre um extinto vulcão no século 6, pelo Rei Edwin e é hoje o segundo ponto turístico mais visitado da Escócia.

 
 
Entre suas principais atrações estão as Joias da Coroa (uma das mais antigas da Escócia) e a Pedra do Destino, o assento de coroação dos reis da Escócia.
Como tínhamos apenas este dia para conhecer a cidade, preferimos visitar o interior do Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da rainha Elizabeth II quando está de férias na cidade, e foi para lá que seguimos, descendo toda a Royal Mile.

A Royal Mille

A Royal Mile é o nome dado para a junção de quatro antigas ruas da cidade: Castlehill, Lawnmarket, High Street e Conongate, que eram as principais ruas da Edimburgo medieval, ligando o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse.

É uma bela rua, que mostra toda a arquitetura da cidade!

A Royal Mille é o centro de Old Town e é o lugar perfeito para comprar souvenirs e produtos típicos escoceses.

 
Aqui também é possível ver os famosos homens de kilts, as “saias” escocesas. Alguns tocam gaita de fole.
 
As kilts surgiram no século XVI e cada família tinha um tipo de quadriculado na mesma, o que identificava seu clã, seus integrantes. Sua história é milenar… 

Ao longo da mesma, preste atenção nos chamados “Close“, espécie de becos onde é possível se surpreender. Dê uma entradinha em alguns deles para descobrir o que mais Edimburgo tem a oferecer

Começando o trajeto pelo Castelo de Edimburgo, já nos deparamos com o The Scotch Whisky Experience. Aberto diariamente, com entrada paga, introduz os visitantes à bebida nacional: o whisky, of course!

Também aqui perto estão outras importantes atrações, como a Câmara Obscura e o The Hub, sede do Festival de Edimburgo.
 
 
The Hub
Um pouco mais adiante nos deparamos com a bela Catedral de St. Giles, com sua bela fachada gótica dominada por uma torre do século XV.

Dentro, a beleza da arquitetura impressiona, como a do teto da catedral e a beleza da Thistle Chapel.

Teto da Thistle Chapel

A visita à Catedral é gratuita, mas para tirar fotos de seu interior, é preciso pagar um valor simbólico.

Continuamos nossa caminhada pela Royal Mille, cada vez mais admirados com a beleza desta cidade!

Finalmente chegamos ao Palácio de Holyroodhouse e fomos comprar nosso ingresso, que dá direito a áudio-guia.

O Palácio foi construído em 1498 no terreno de uma abadia e reformado na década de 1670. 
O tour mostra os aposentos reais, como os quartos da realeza, a Sala do Trono e a Sala de Jantar Real, onde ainda são usadas pela realeza para cerimônias de posse e grandes banquetes.

 

Acredita-se que, em um aposento da torre Jaime V, a rainha Mary, grávida, pode ter visto o marido ciumento matar seu amante, David Rizzio.

 

Infelizmente fotos das dependências reais não são permitidas. Ao final do passeio, um belo jardim nos fundos do Castelo! 

 

Ao lado, está há Queens Gallery, com exposição de quadros e obras da realeza e uma lojinha de souvenirs, que em época de Jubileu da Rainha, só dava ela estampando os souvenirs, de porcelanas finas a latas de biscoito.

Já era hora do almoço e voltamos pela Royal Mille para tentarmos encontrar um local legal pra comer alguma coisa. Encontramos o restaurante Filling Station, onde comemos muito bem e barato, num ambiente bem legal. Recomendo!

Pertinho dali, aproveitamos para conhecer o The Elephant House, um café/restaurante que ficou famoso por ser o lugar onde a escritora britânica J.K. Rowling começou a escrever os livros de Harry Potter.

A casa em si, não tem nada de mais. É decorada com vários tipos de elefantes e vive lotada! Mas vale ir pra matar a curiosidade! 
Seguimos para a parte nova da cidade, ou New Town, como é conhecida. A Princess Street é a principal rua desta área e é nela que estão as grandes lojas, como Zara, Primark, H&M, Jenners (maior loja de departamentos da Escócia), etc. Para lojas de grife, o ponto certo é a Multrees Walk, que era do lado do nosso hotel, por sinal, pertinho da Estação de Ônibus.
 
A Rose Street é a rua dos pubs e o fato de termos ficado apenas poucas horas na cidade não nos possibilitou conhecê-los. Sniff!!! Vamos deixar os pubs pra quando chegarmos em Londres…
Rose Street de dia e com muita chuva

Mas o que nos chama mesmo a atenção quanto estamos na Princess Street é o Scott Monument, um monumento erguido pra homenagear um dos mais (senão o mais) famosos escritores escoceses, Sir Walter Scott. É possível subir os seus mais de 200 degraus e o acesso é pelo Princess Street Garden, um belo jardim no centro da cidade!

Não deu pra pegar tudo
Da Princess Street temos uma das mais belas vistas do Castelo de Edimburgo, imponente, no alto da Castle Rock. As flores da primavera deixam o cenário ainda mais bonito! Bela cidade!!!
Bem, isto foi tudo que deu pra fazermos em algumas horas por Edimburgo. Minha ideia inicial era ter ficado 2 noites na cidade, mas alterações prévias em vôos me fizeram ficar apenas estas poucas horas, o que deu pra ter apenas uma noção desta linda cidade escocesa! Com certeza faltou mais um dia inteiro pra conhecer outros lugares como o Arthur’s Seat, o Calton Hill, ir aos pubs da Rose Street, entrar nas lojas da Princess Street, etc, mas ainda assim, no meu caso, valeu a pena demais! Cheguei a pensar em cancelar a ida pra Edimburgo e perder algumas libras já pagas pelo trem que nos levaria à Inglaterra, mas daí pensei: por quê não ir? No máximo, vou me cansar um pouco mais. Em contrapartida, mais uma bela cidade e um país pra minha lista! E assim eu fiz e não me arrependi. 
O finalzinho da tarde foi comprando lembrancinhas na Royal Mile até dar a hora de tomarmos o trem pra Birmingham, no norte da Inglaterra, onde iniciaria o nosso passeio pela região da Cotswolds.
 
Para mais informações da cidade, nada melhor do que pedir ajuda pra quem morou lá e a Bruna, do Contando as Horas, me ajudou muito com várias dicas da cidade! Valeu, Bruna!! Você é uma felizarda de ter morado numa cidade tão linda!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

20 thoughts on “Escócia: Edimburgo em menos de 24 horas”

  1. Oi Carol!!

    Ahhh, q saudade!! Suas fotos ficaram lindas.. E a sorte de passear em “Edinbrá” em um dia tipico escoces hehehe

    A principal parte da cidade, vcs conheceram.. E foi uma pena apenas 24 horas.. Mas assim fica um bom motivo pra vc voltar e conhecer outras partes do país!

    Obrigada por citar o meu blog! :))

    1. Pois ehh Bru, deu pra sentir um gostinho de quero mais desta bela cidade. Adorei a arquitetura da cidade. Belíssima !!! Alias, o Reino Unido todo ehh um deslumbre total. Quero voltar muitas vezes. Bjs

  2. Ola, Carol!
    Amei o post, assim como eu amei Edimburgo. Eu tive a sorte de passar uns 10 dias la pq meu marido teve de ir para a Escocia a trabalho. Entao, enquanto ele trabalhava eu curtia a cidade. Ver suas fotos me fez relembrar os dias maravilhosos q passei em Edimburgo.
    Bjss
    Ana Paula

    1. Nossa, Ana Paula, que sorte você teve de ficar vários dias na cidade. Deve ter conhecido coisas super legais, né ?! Que bom que gostou do post e que ele, de alguma forma, te trouxe boas lembranças . Obrigada pelo comentário. Bjs

  3. Carol,

    Eta lugarzinho chuvoso, hein? Estou na Inglaterra há quase um mês, de olho no tempo para dar um pulo até a Escócia e só chove… Chove direto!!!!

    Mas, a cidade é linda demais!!!

    Adorei seu post. Mesmo breve está fantástico!

    Bj

    Claudia

  4. Nossa, Claudia, faz as 4 estações no mesmo dia rsrsrs Mas a cidade é realmente muito bonita! Vale a pena mesmo que por poucas horas! Obrigada pelo comentário! bjs

  5. Estou espantada em descobrir que Edimburgo é uma cidade tão fotogênica. As fotos ficaram lindas, Carol. Parabéns. Adoraria viver na Escócia, por exemplo, mas infelizmente eu descobri que eu tenho baixa tolerância ao frio e acabo ficando claustrofóbica porque a gente tem que estar sempre dentro de algum lugar e o ar dentro de casa, por exemplo, vai ficando “viciado” e isso gera essa sensação claustrofóbica. Cristina.

  6. Ola, Cristina,obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. Edimburgo e uma cidade lindíssima! Uma arquitetura impar no mundo! Uma bela cidade sempre geram belas fotos! Ah, mas mesmo vc nao morando, você pode ir passear no verão, onde a cidade deve ser ainda mais linda! Bjs

  7. Dias chuvosos Quero retornar para rever e conhecer outros pontos .Voce descreve bem e sabe registrar flaches interessantes

  8. Muito legal a sua viagem! Achei que você aproveitou muita coisa, pra quem ficou tão pouco tempo!! Com certeza valeu a pena :)
    Em que mês você fez essa viagem? Porque parece beeem frio nas fotos!

  9. Olá, vocês fizeram essa viagem em que época do ano? Estava muito frio?
    Pelo que li chove bastante por lá, né?
    Obrigada pelas dicas do blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram