Nossa viagem ao Oriente Médio começou, na verdade, pela Europa, em Atenas, Grécia. Embarcamos em Guarulhos num vôo da Iberia rumo a Madrid e de lá, pegamos um outro vôo até Atenas.
 
Em Guarulhos, compramos uma garrafa de vinho no free shop e ficamos tomando no saguão, enquanto esperávamos o vôo.
 
 
 
Ao chegarmos no aeroporto de Atenas, pegamos o metrô até a praça Syntagma (ticket a 7 euros em Set/11). Demora uns 40 minutos . Outra opção um pouco mais barata é pegar o ônibus X95, que sai a cada 15-20 minutos do aeroporto até Syntagma. O X96 vai até o Porto de Piraeus (3 euros).
Nós ficamos hospedados no bairro turístico de Plaka, perto da praça Syntagma e dos principais pontos turísticos de Atenas. O hotel escolhido foi o Hotel Kimon, com serviço simples, mas com ótima localização. Em Atenas, se você quiser ficar bem localizado, vai ter que desembolsar uma graninha porque hotel nos bairros turísticos como Plaka e Monastiraki, por mais simples que sejam, são bem caros.
Deixamos nossas coisas no hotel, tomamos um belo banho e fomos dar umas voltinhas por Plaka. Plaka é super animado, cheio de lojinhas e restaurantes. Estávamos há 1 quadra do agito! Já fui logo experimentar um gyros pita, em homenagem à minha amiga Thaís (viu Thaís, lembrei de você na hora do gyros!)  Andamos, andamos, andamos, comemos em Monastiraki um belo kebab no prato e fomos descansar para o próximo dia.




 
 
Segundo dia:
 
Acordamos cedo, tomamos nosso café e seguimos para a Acrópolis. Fazia muito calor em Atenas. Na Acrópolis, paga-se 12 euros pelo acesso, mas você tem direito a ir em praticamente todas as outras atrações turísticas da cidade. No nosso caso, até sobrou ticketizinhos.

 

Em grego, Acrópolis significa “Cidade no Topo”. Foi construída entre 450 a 330 A.C. Na Grécia antiga, era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade. A Acrópolis é linda, com uma bela vista da cidade. Visitamos o Pathernon, um dos principais templos do complexo, construído entre os anos de 447 e 438 A.C. e que está dedicado à deusa grega Atena, a protetora dos atenienses. Foi construído no governo de Péricles. Posteriormente convertido a igreja cristã do período bizantino e, mas tarde, transformou-se em mesquita. Em 1687 os turcos utilizaram o Parthenon como depósito de pólvora quando Atenas foi cercada pelos venezianos. Uma explosão destruiu grande parte desta obra de arte, até então razoavelmente preservado. 
 
Lá também estão o Templo de Athenas Nike, o Santuário de Eros e Afrodite e Erectheion.

.
 
 
Depois da Acropolis, fomos visitar outras atrações da cidade, como o Museu da Acrópolis (5 euros – Set/11). Super moderno, com o piso de vidro, onde se podem ver ruínas da cidade antiga. Na parte de cima do museu, tem um restaurante com vista com comida a preços justos e uma linda vista para a Acrópolis.
 
Seguimos até o Portão de Adriano e Templo de Zeus.

 

Depois voltamos e fomos visitar o Teatro de Dionisius e de Herodes, ambos lindíssimos!

Já passava muito da hora do almoço e fomos comer a tradicional Moussaka, numa taverna grega em Plaka, chamada Psili. 

 



Depois, seguimos para Syntagma para ver o Parlamento e os guardinhas com seus tradicionais sapatinhos, que são muito bonitinhos, por sinal.


Foto da internet

De Syntagma, pegamos o metrô e fomos até o porto de Piraeus, mas não havia muito o que ver e retornamos na mesma hora, parando em Monastiraki, onde andamos por uma área cheia de barzinhos, a qual não havíamos ido no dia anterior.

À noite, fomos passeando até o Bairro Thisseo. Um bairro super movimentado, cheio de bares e restaurantes frequentados só pelos locais. De lá, era possível ver a Ágora e a Acrópolis iluminadas! Havia uma feirinha de artesanatos, mas nada de muito bonito. Voltamos à mesma taverna grega do dia anterior, em Monastiraki, e depois fomos descansar.

 
Terceiro dia:
 
Em nosso terceiro dia em Atenas, fomos até o Mercado Central, no caminho da praça Omônia, onde você encontra diversos produtos gregos, como azeitonas, pistaches, azeites, ouzo, pêssegos gigantes e os deliciosos tomates (como são doces estes tomates gregos…hum, uma delícia).   
 
Do mercado, seguimos até a Praça Omônia, onde tem uma grande Hondos Center, uma das lojas de departamentos mais famosas da Grécia.
De Omônia, tomamos o metrô até Kolonaki, bairro sofisticado da capital grega, cheio de lojas de grife como Dior, Louis Vuitton, Hermés, dentre outras. Este bairro é o poto de partida para subir o Monte Licabeto, mas nós não estávamos a fim de subir. 
 
Voltamos para Plaka, na rua Ermou, coração comercial ateniense. Fui fazer minhas primeiras comprinhas da viagem: comprar umas roupinhas de meia estação porque era provável pegar um friozinho na Turquia. Enquanto eu batia perna pela Ermou, o Alê, claro, foi pra Monastiraki e mais tarde eu fui encontrá-lo para tomar uma cervejinha. Decidimos ir até a Ágora.
 
 
Depois, encanei que tinha que ir em Plaka, perto da Acrópolis, comprar uma estátua grega que tinha visto no dia anterior e que achava estar por um preço x. Bem perto de onde estava, tinham as mesmas estátuas e não quis comprar por estar 2 euros mais cara de onde eu tinha visto. Fui andando, andando, andando, entrando em cada ruela a qual não tinha a menor noção de onde estava, até encontrar um senhorzinho, que foi me guiando até a Acrópolis. Meu Deus, como andei… meus pés estavam cozidos já. Não dava pra ter noção que a Acrópolis estava tão longe de Monastiraki. Depois de andar muuuuuuuito guiada pelo tal senhorzinho,  cheguei na tal loja e, pra minha tristeza, a estátua não era o preço que pensava, mas sim, o mesmo preço da loja de Monastiraki! Que ódio! Andar tanto pra comprar pelo mesmo preço?! Ou pior, pra comprar mais caro porque, como não aguentava mais andar, tive que voltar de metrô!!! Àquela altura, o Alê ficou sozinho em Monastiraki e já estava quase desistindo de me esperar pra comer, quando finalmente apareci. Sentamos numa gostosa taverna grega, pedimos umas porções de tomate recheados com arroz e pinholes, ao molho de tomate e batatas cozidas, com um pão mará e uma cerveja gelada…não precisava de mais nada! Ficamos ali assistindo às pessoas passarem de um lado ao outro, jogando conversa fora, falando da nossa vida, dos planos, enfim, de tudo…Estávamos mortos, mas felizes!
 
E ainda saímos à noite para mais umas voltinhas. Fui jantar na Taverna Vyzantino e comi uma das melhores e mais fartas comidas de toda a Grécia. Por 9,5 euros, comi uma salada grega divina, um quarto de frango assado extremamente macio e suculento, com arroz, uma taça de vinho e sorvete de sobremesa, além de pães regados a um azeite grego delicioso. Uma barbada! Recomendo muito esta taverna, que tem um ambiente super agradável. Pena que não levei minha câmera pra mostrar a foto dos pratos. Comi tanto que quase passei mal! Depois de tanto comer, fui pro hotel arrumar as coisas porque dia seguinte era dia de ir pra Milos e pra tal, teríamos que acordar de madrugadíssima!!!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

38 thoughts on “Grécia – Atenas”

  1. Olá Carol. Estamos adorando as suas aventuras em terras gregas. Iremos no final de maio.-inicio de junho para Atenas, depois para Mykonos e por fim, Santorini. Você poderia me tirar a seguinte duvida? O melhor será alugar uma scooter ao invés do carro, certo? Mas, nesse caso, será necessário ter a tal habilitação para dirigir motos ou a do carro (tenho a internacional) servira? Tchau. Carlos.

  2. Olá Carol!
    Estou indo daqui alguns dias para a Grécia e ficaremos mais ou menos umas 7hs em Atenas (pq vamos a outra ilha, mas somente a noite). Daí pensei se terias alguma sugestão, nesse período de horas para fazer em Atenas, ou seja:
    1. dá tempo de ir para Acrópole e ver tudo ou boa parte nesse período?
    2. Quanto tempo leva do Aeroporto até a acrópole?
    3. ou terias alguma outra sugestão?
    Obrigada pela atenção e muito legal teu relato de viagem!
    abra4o, Maira

    1. Ola Maira! O centro de
      Atenas eh bem compacto e da sim pra percorrer tudo por ali em 7 h, incluindo a acropole. Do aeroporto ai centro de metro demora um bocadinho. Considere um taxi neste caso. Bjs

  3. Oi Carol!
    Estaremos em outubro , saindo de Istambul , para Santorini, e nosso voo faz uma escala em Atenas de 4a5horas . Vale a pena dar uma escapada para ver a Acropale? Taxi é mais rapido que metro?
    E o transito?
    Obrigada e aforei suas ficas! Bju
    Andrea

    1. Andrea, o aeroporto de Atenas e longe do centro. De metro eh bem inviável. Acho seu tempo de conexão um pouco apertado, mesmo de taxi. Bjs

  4. lendo seu blog, ótimo por sinal, vi q 3 dias em Atenas dá p conhecer. quero perguntar sobre miconos e santorini, em qual devo ir primeiro, a distancia, tem avião ou só barco, vc tem dicas sobre essas ilhas?

  5. olá querida, eu vou pra lá em julho, chego atraves de um cruzeiro, gostaria de saber se existe linha do metro q me leve do porto de pireus direto pra acropole. obrigada

  6. queria encontrar voce, perdida em Athenas com aquele vestidinho vermelho.. ia ser tudo. Só ia devolver dois dias depois.

  7. Olá Carol, já te escrevi e reitero que amo seus posts e suas viagens! gostaria de ir para Istambul e depois Grécia (Atenas e ilhas) e adorei seu roteiro, quero segui-lo. Teria mais algum material para me passar, por exemplo, seu roteiro ou algo assim com os voos, ou demais transportes entre as ilhas e tal? obrigada!

      1. obrigada Carol. o que puder me mandar, ficarei ainda mais sua fã e eternamente agradecida ;)

  8. ola carol, quantos dias devo ficar em atenas e um dia santorini . Gostamos de história vc acha que 2 dias e um sntorini ?

  9. Oi Carol, adorei seu blog. Estaremos indo à Grecia em maio. amei suas dicas. Tenho muita dificuldade em pedir comida, pode escrever para mim suas sugestões em inglês. o cardápio nos restaurantes láão em ingles?

    1. Rosalia, muitos menus têm foto e todos (99,9999%) têm escrito em inglês, logo, não tem erro. Ainda assim, recomendo você experimentar a moussaka deles, que é bem diferente da que conhecemos, o cordeiro, os pratos que tenham tomates (doces e suculentos), o gyros, o queijo feta, o iogurte grego autêntico com melm (que não tem nada a ver com estes gregos que as indústrias brasileiras lançaram). É tudo de bom!!! Bjs

  10. oi Carol, tudo bem? Excelente roteiro mas estou pensando aqui, vou com minha mãe, uma senhora de 66 anos, ou seja, não é nenhum broto, e será que dá pra aguentar e maratona acrópole em um dia? Teremos dois dias e meio em Atenas.
    bjs

    1. Oi, Juliana, dedique um dia só pra Acrópole neste caso e o que vier a mais é lucro. A subida é cansativa, mas lá em cima não é tãaaao grande assim. Deixe o museu e outras atrações da cidade para outro dia. Beijos

  11. Olá! Meu nome é Simone, sou brasileira e trabalho com turismo receptivo na Capadócia – Turquia, há quatro anos.
    Planejo o roteiro dos seus sonhos, com serviços de qualidade e principalmente a preços justos!
    Os guias com os quais trabalho são oficiais, licenciados em diversos idiomas como, português, espanhol, inglês e outros.
    Combino Turquia com Grécia – outro destino fascinante – e tudo com a garantia do registro em órgão oficial – Ministério do Turismo da Turquia – TURSAB.
    Mais do que planejar seu roteiro e escolher serviços, garanto sua comodidade,segurança, tranquilidade e conforto com assistência full time, desde o seu primeiro contato até o seu retorno ao Brasil.
    Este é um trabalho que realizo com muito carinho e com o melhor sentimento pelos viajantes do meu Brasil.
    Entre em contato comigo, sem compromisso, que podemos conversar por Skype – para que me conheçam ou se preferirem, por email:
    email: [email protected]
    Skype: skaraatli

  12. Ola Simone ! Estou pretendendo ir a Turquia e Grecia em agosto, gostaria de saber qual roteiro vc me sugere e se possível indicar o valor do pacote.
    Aguardo seu retorno!!!

    Att
    Ricardo

  13. Carol, boa tarde, tudo bem?

    Simplesmente apaixonada pelos seus relatos detalhados! Dá ainda mais vontade de ir conhecer cada um desses cantinhos….

    Vocês estiveram na Grécia em que mês do ano? Achei a luz linda e, pelo visto, calor. Como você comentou no post de Milos ser fora de temporada, fiquei curiosa. Sou a favor de viajar sempre fora de qualquer temporada! Posso ter passado batido em que época vocês foram! Se puder me passar.

    Muito obrigada desde já!

    1. Oi, Mary, muito obrigada! Nós fomos no mês de setembro, acho que na segunda semana do mês, aproximadamente. Gostei muito de ter ido nesta época! Beijinhos e continue nos seguindo :)

  14. Oi, Carol. Amei as dicas. Irei em setembro/16. Dizem que joias la na Grécia tem preço bom. Vc viu alguma coisa? O que vc trouxe de la?

  15. ola, estou indo em junho/17 e queria saber qual melhor trajeto para economizar tempo dentro de trem/aviao.
    chego em atenas, vou passar 2 dias la. de la seria ideal ir primeiro para milos, santorini ou mykonos? e qual dessas 3 vale a pena ficar mais dias?

    1. Olá, Tais, na época que eu fui, fi o roteiro: Atenas > Milos > Santorini > Mykonos. Fui de avião de Atenas pra Milos e depois, só ferry. Mykonos é maior e tem mais praias, logo aconselho ficar mais tempo por lá, mas recomendo mínimo 2 dias e 3 noites em Santorini e o mesmo em Milos. Beijos

  16. Olá. Tudo bem Carol? Vamos em final de maio para Atenas e também ficaremos 3 dias em Santorini. Vou ficar no Centro de Atenas, próximo a Praça Omonia. Minha dúvida é: Dá para ir de metro ou ônibus para todos os locais turísticos? É fácil a locomoção? Obrigada, abraços

  17. Carol, adoro suas dicas e já usei várias nas minhas viagens.
    Em junho vou para Grécia. Serão 3 dias em Santorini, 4 em Mykonos e 1 em Atenas. Chegarei no aeroporto Atenas 1:30 da tarde e irei embora de Atenas no outro dia de manhã.
    Claro que quero conhecer a Acrópole :)
    O que me aconselha a fazer nesse único dia disponível?
    Desde já agradeço! Bjo.

  18. Ahhh… Ficarei em um hotel que fica a 600 metros da Acropole e a 300 metros da praça Syntagma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram