Em nosso último dia em Dubai, acordamos e fomos visitar o tranquilo bairro de Bastakyia, um dos mais antigos da cidade, onde um passeio é obrigatório para se observar a arquitetura árabe e suas lojas não tão abarrotadas de turistas, como em Deira. É aqui que está o Museu de Dubai, uma de suas principais atrações, além do Old Souk e da Grand Mosque, com seus domos de cor nude.

Pelas ruas de Bastakyia

Arquitetura árabe

Museu de Dubai

Barquinho decorando a entrada do Museu de Dubai

Saímos pelo centro, naquele calor danado! Entrar numa loja era um pretexto para se refrescar no ar condicionado. No Old Souk e arredores, acabamos por comprar echarpes pras amigas e uma linda toalha de mesa, toda bordada com vidrilhos, pela bagatela de USD 30,00! Linda, uma obra de arte!

Detalhe para a bandeirinha do Brasil atrás do vendedor, que até falava alguma
coisa em português pra atrair a clientela

Os indianos dominam o comércio local e no Old Souk. E claro, a maioria dos produtos vêm da Índia!

OLD SOUK

Pelo bairro, muitas mesquitas, além de pequenas lojas e mercados…Mas andar pelo bairro debaixo daquele calor chega a ser desanimador, logo creio que é mais proveitoso vir ao final da tarde do que vir cedo, como nós fizemos!

Mesquitas

Depois de visitarmos o bairro, decidimos experimentar a sensação de um banho de mar no Golfo Pérsico e tomamos um táxi até a praia mais próxima. No caminho, mais prédios e gruas por toda parte, nesta cidade que não para de crescer.

Da praia, uma bela vista do Burj Khalifa, no qual iríamos mais tarde…

Paramos na Praia Jumeirah. Vocês não têm noção de como a água é quente. Mas não pense que este quente quer dizer morninha e gostosa; é quente mesmo, hot, hot, hot!! Chega a incomodar e não é nada refrescante! E não adianta ir nos chuveirões achando que vai tomar uma ducha gelada porque estes são ainda piores; a água chega a queimar  de tão fervente ….

As praias de Dubai são cheias de restrições e placas avisando por toda a orla é o que não falta!

Foto: drieverywhere.net

Não aguentamos ficar mais que meia hora por ali. Até debaixo do guarda-sol, que inclusive fora alugado por extrema necessidade, o calor era de matar! Decidimos então voltar pro hotel, tomar banho, arrumar nossas tralhas e ir mais cedo pro Burj Khalifa, já que tínhamos horário marcado pra subir no topo do mundo!

2 thoughts on “Dubai: uma volta por Bastakyia e um mergulho no Golfo Pérsico!”

1. Carol, estou adorando seu blog!! Começo a programar as férias, e estou indecisa sobre o roteiro… Um destino desejado é Dubai. É uma viagem muito cara? Estamos a dúvida entre Dubai, ou Europa (Viena, Praga etc). Já li seus relatos de lá Tb. Obrigada! Bjs

1. Olá Danielle. Desculpe a demora, mas estava viajando e com difícil acesso a internet. Obrigada pelo elogio e comentário. Dubai e uma cidade incrível: super moderna e diferente de tudo, mas na minha opinião, e um lugar que deve ser visitado quando se esta a caminho de outro lugar, como a Asia ou outro lugar no Oriente médio pois 4 dias são suficientes para conhecer tudo e pagar uma passagem so pra lá acaba nao compensando. Já na Europa vc tem acesso a vários países diferentes numa mesma viagem. São destinos bem diferentes e muito interessantes. E difícil comparar. Eu fui a Dubai numa conexão para a Tailândia e este ano irei de novo numa conexão pra China. Espero ter te ajudado, mas neste caso, vc que precisa decidir rsrs. Bjs