Durante toda a viagem, uma das grande expectativas era poder tirar uns diazinhos de férias das nossas férias, de frente pra um resort no Mar Vermelho, sem fazer absolutamente nada além de comer, beber e nadar com peixinhos… Isto se realizou em Sharm el Sheikh, famoso balneário egípicio, localizado na Península do Sinai, banhado pelo Mar Vermelho, e que de vermelho, não tem nada! É super transparente, com tons de verde esmeralda a azul, com uma rica vida marinha de deixar qualquer mergulhador de boca aberta. Na verdade, o nome do Mar Vermelho pode ter sido dado por 2 motivos: devido a um tipo de bactéria que fica na superfície e que, durante a proliferação, forma manchas avermelhadas em alguns pontos ou devido às montanhas ricas em minerais na costa arábica, apelidas de “montanhas de rubi” por antigos viajantes da região.

A cidade de Sharm el Sheik tem aproximadamente 35.000 habitantes e é o centro administrativo do Sinai Sul, que inclui as pequenas cidades costeiras de Dahab e Nuweiba, bem como o interior montanhoso que abrange o Monte de Santa Catarina e o famoso Monte Sinai.
Dahab é o paraíso dos mergulhadores e, dentre outras atrações subaquáticas, é lá que está o Blue Hole. Porém, se você quer um pouco mais de conforto e mordomias, seu destino é Sharm el Sheikh, já que Dahab não tem toda a infraestrutura turística de Sharm.
98% dos turistas de Sharm el Sheikh são russos e é um destino ainda bastante desconhecido dos brasileiros. Numa das lojas que entrei, ao dizer que era brasileira, o dono ficou maravilhado e, ao mesmo tempo indignado do porquê os brasileiros não vão para Sharm, já que a cidade dele tinha tantas qualidades. Eu expliquei que, a principal causa, era a falta de conhecimento sobre a existência deste lugar, o que é a mais pura verdade! Se você perguntar à maioria dos brasileiros se eles já ouviram falar de Sharm el Sheikh alguma vez na vida, a resposta com certeza será “Não”.
A cidade pode ser dividida em 3 áreas principais: Old Town, centro antigo de Sharm, onde se encontra o Old Market (pra comprar souvenirs), alguns bares e restaurantes e algumas agências de mergulho; Naama bay, onde tudo acontece e onde se concentram os melhores resorts e Shark bay, reduto de mochileiros, com hospedagens mais em conta. Nós ficamos em Naama bay, que tinha tudo que precisávamos recomendo muitíssimo ficar nesta área da cidade.
Desembarcamos por volta do meio-dia em Sharm e, do avião, já era possível ver a beleza do lugar e o que nos aguardava nos próximos 1,5 dias. Voamos Egypt Air vindos do Cairo.
A quantidade de resorts, todos com suas mega-piscinas, também era impressionante!

O aeroporto de Sharm é pequeno, mas super novinho e moderno!

Negociamos um táxi por 50 LE para nos levar em Naama Bay, que fica há uns 20 km do aeroporto. Há transportes públicos, mas em se tratando de Egito, acabamos ficando com preguiça de procurar e negociar, até porque você pega as vans do lado de fora do aeroporto, o que significaria termos que arrastar malas debaixo de um sol escaldante e perder minutos preciosos na praia!
Em poucos minutos já estávamos no nosso maravilhoso hotel. Ficamos no Marriot Sharm el Sheikh Red Sea Resort, de frente pra praia! Assim como no Cairo, os preços dos resorts são muito atraentes e não vale a pena passar perrengue num lugar destes, ficando em hostels ou pousadas mais simples! Aqui sim, vale a pena ficar num bom hotel, sem ter que desembolsar fortunas para isso!

Deixamos nossas coisas no quarto, que já estava liberado apesar do check-in ser só depois das 15:00 e fomos direto pra praia! Na praia, estava tocando Jorge Ben Jor (ótimo) e lambaeróbica, ao som dos Bragaboys (ninguém merece!).
Bem, isto não foi o problema porque era em um kioski de outro hotel e o som estava lá longe! Isto não atrapalhou nossos objetivos daquela tarde: beber uma Sakara bem gelada e descansar …
Detalhe para a roupa de banho das muçulmanas

16 thoughts on “Egito: chegando ao balneário de Sharm el Sheikh”

1. Silmara, eu tenho este joguinho no Orkut. O problema é que os mapas são tão pequenininhos que não consigo mirar, pra não dizer enxergar, no lugar certo kkkk. Mas é interessante! Vou me concentrar antes! Bjs e obrigada mais uma vez, pelos seus convites!

2. Oi, Carol, adorei cair no seu blog sobre Sharm. Uma pena é que, não sei por qual motivo, não consegui visualizar as fotos. Estou querendo ir para lá em Junho agora, mas estou muito indecisa onde ficar. Pesquisei o Marriot mas dizem que é bem dentro de Naama Bay e me desaconselharam pelo excessivo caos. Estava pensando em ficar no Iberotel Farana Resort, em Ras Um El Sid, vc conheceu, pelo menos o lugar? Não é muito afastado de tudo? Não quero confusão, mas tb nem ficar só olhando mar e deserto. Vc. se lembra de algum para me aconselhar? Outras dicas tb serão bem vindas. Também viajo muito, se eu conhecer algum lugar onde vc pretenda ir entre em contato. Também sou mineira, e moro em BH mesmo. Um grande abraço. Lú

1. Oi Lu, vc precisa tentar em outro computador pra ver as fotos. Quanto a Naama bay, o bairro e o melhor e nao vi nenhum caos lá. A praia e gostosa e da pra fazer quase tudo a pé por ali. O agitao mesmo fica num lugar chamado Marina que e onde tem o Carrefour, a Pacha, etc. vi gente ficar hospedado no meio do nada quando fomos fazer o passeio pro Ras Mohamed Park e ai sim, deve ser deprimente. Nao conheço estes lugares que vc falou, mas creio que vc nao vai se arrepender de ficar num hotel na região do marriot. Qq duvida, estamos ai. Bjs

3. Olá, eu e uma amiga estamos programando uma viagem para o Egito no fim do ano. Em qual época você foi? Estamos querendo passar uns dias em Sharm El Sheikh, mas temos medo de em dezembro e janeiro estar frio. Obrigada!

1. Thalita, fomos entre setembro e outubro. De outubro a março são os melhores meses para viajar pelo Egito, pois o clima é mais ameno, na casa dos 20 graus. Mas acho que pode até ser mais alto de dia e um pouco mais frio à noite. Bjs

4. Vou dar a minha opinião em jeito de alerta, pois fui este na, agosto de 2015, a Sharm el sheikh, fiquei em Hadaba, decidimos fazer um passeio, como fomos dissuadidos para não fazer o que gostávamos, mas sim este que acabamos por fazer, como sendo um dos melhores. Fomos então a Dahab (90 Kms de onde estávamos) o passeio incluia, ida de jipe, uma parte a pé, visita a um acampamento beduíno, montar um dromedário, mergulhar para ver os corais e finalmente ver o Blue Hole. Por 65 euros por pessoa. Pagamos portanto 130,00€ para o casal, fomos 3 casais no jipe. Tínhamos uma folha informativa que garantia que os passeios da Ego-travel e Meeting Point, incluía tudo no preço, nem mais taxas nem mais nada a pagar. Mentira. O prometido foi isso, na realidade, no acampamento beduíno ofereceram um chá, mas depois pedem para se comprar coisas (é claro que é facultativo, mas pintam-vos um senário de pobreza tal que acabamos por comprar acessórios ou chá mais caros do que em qualquer lugar). Montar o dromedário, 500 Metros, nem mais um e ainda pedem 2,00€, Vamos para o mergulho e espanto, pedem 28,00, para alugar o equipamento. Reclamei á chegada e claro foi erro do colaborador que vendeu os passeio, como se isso não estivesse garantido na folha deles. Tenho tudo para comprovar o que disse, Reclamação, e provas, e claro até a resposta da ego-travel. Mas para colocar a cereja em cima do bolo no fim o guia descaradamente pede gorjeta. (outra que é facultativo) mas que fariam… Eu dei 5,00, mas se somar o passeio não fica por 130,00€ e sim por 160,00.(obrigatórios) Portanto tomem nota de se certificarem que estão ao corrente dos valores todos antes de efetuarem o passeio. Ou seja os 130,00 deve ser só para o combustível, porque os guias levam as gorjetas e tudo o resto devemos pagar. E ao contrário desta amiga, o nosso hotel não fazia jus as 5*mas não sou muito exigente e até voltaria ao hotel, mesmo só lhe dando 3*. O que não gosto é que “abusem” da minha inteligência. Desculpem a forma fria de falar, mas foi assim que interpretei. Os “laparotos” pagam e nem bufam :)

1. Ana, o Egito é complicado mesmo! Tem muita beleza, mas por outro lado, somos vistos como fontes de dinheiro extra! Tem que ficar realmente esperto! Obrigada por compartilhar sua experiência aqui, vai servir de alerta para outros viajantes! Beijos

1. Obrigada Carol, por entender que era na parte de alerta, e disse o que não ousei dizer, de “nos verem como fonte de dinheiro”, é uma grande realidade que não vi tão ferrenha em outros países, mesmo dando o exemplo da Tunísia.
        Beijinho

5. Carol, foi isso mesmo, Não me senti como turisma e sim como “porta moedas” :) :)
    Beijinhos

6. Oi Carol
    Vc foi a Sharm em janeiro? E sabe se a água do mar é gelada?
    Obrigado estou ansiosa para ir porém tenho receio do tempo para atividades aquáticas O que me aconselha? Somente estarei no Egito em janeiro
    Obrigado
    Cidinha

1. Oi Cidinha, eu fui em Setembro. Janeiro é inverno lá e as temperaturas médias em Sharm ficam na casa dos 13 graus C, que é bem, frio se você quer aproveitar as prais. Não aconselho.