O Bairro do Bund foi a área que mais gostamos em Xangai. Foi nele que nos hospedamos e passamos a maior parte do nosso tempo na cidade. Passear pelo Bund é uma delicinha…

Nas margens do rio Huangpou, o governo chinês construiu um enorme calçadão de onde tem-se a melhor vista do principal cartão-posta da cidade e talvez, um dos principais da China: os prédios modernos de Pudong.

Pudong e Bund…

Nesta parte da cidade, a presença europeia é marcante na arquitetura colonial dos edifícios, já que foi aqui que os primeiros ocidentais se instalaram, sendo a mesma denominada de Concessão Francesa. A casa da Alfândega e o Banco da China se destacam no skyline do Bund, mas vários outros bancos se encontram nesta área desde os séculos passados.

Esta área é sempre lotada . Assim como em Pequim, por aqui os locais adoram tirar foto com a gente. Numa das vezes que fui passear e fotografar ali, eu estava sozinha, o Alê tinha ficado num barzinho e uma família inteira me abordou. Foi incrível…

Por aqui também estão os hoteis mais tradicionais da cidade, como o Penninsula Hotel e o The Peace.

Os melhores bares e restaurantes mais badalados de Xangai também estão no Bund, seja em grandes hoteis ou nã0, como  The Rouge e o Mr e Mrs Bund. Arrependi muito de não ter ido num deles, como no The Rouge, que é um bar-boate com vista para Pudong. Nós fomos no bar do Captain’s Bar, mas não recomendo. O bar fica num hostel de mesmo nome, e embora a vista seja bonita, não é o melhor ponto pra ver Pudong, os drinks são caros e ruins, o lugar é pequeno e bem quente.

Vista de Pudong a partir do Captain’s Bar

Esta área toda às margens do Huangpu é bem extensa e acabamos ficando concentrada mais nas imediações da esquina com a Nanjing Road, a principal rua desta área, que é na verdade uma rua fechada apenas ao trânsito de pedestres e repleta de lojas chinesas e ocidentais, shoppings center, grandes lojas de departamentos, restaurantes chineses simples e outros nem tanto, hoteis, supermercados de onde se acha todo tipo de comida, enfim, onde podemos sentir um pouco da verdadeira Xangai.

E ficar aqui foi de grande utilidade, pois me ajudou a voltar nos mesmos lugares após deletar mais de 100 fotos da minha câmera ao passá-las para o Ipad. Isto mesmo, mais de 1oo fotos jogadas no lixo…Mas por um lado, tive uma sorte imensa de ter deletado só as de Xangai e ainda no nosso primeiro dia na cidade. Conclusão: voltei nos mesmos lugares pra tirar foto tudo de novo :) e , claro, tive que ir sozinha.

A Nanjing Road liga a orla do Bund à People Square (a Praça do Povo) e, embora seja uma caminhada gostosa, às vezes cansávamos, j;a que fomos e voltamos inúmeras vezes, e apelamos pelo trenzinho, que faz este caminho nos dois sentidos, por uma ninharia.

Andar pela Nanjing Road à noite tem um gosto especial, com todos aqueles letreiros luminosos indecifráveis. Entramos em vários estabelecimentos, incluindo um mercado super interessante cheio de coisas esquisitas, como estes patos e cabeças de porco penduradas. as ruelas paralelas à Nanjing Road revelam uma China ainda mais autêntica, com ruas dedicadas a várias atividades comerciais.

Há ruas onde se acham vários mini mercados; outras onde há lavanderias e casas de conserto de máquinas de lavar. A bagunça reina ali, mas o lugar não poderia ser mais autêntico.

Alê fazendo graça com as chinesas hahaha

As motos elétricas estão por toda a parte e os motoqueiros andam até nas calçadas, mas ninguém liga pra isso.

A Praça do Povo, antiga pista de corridas, no sentido oposto ao Rio, é uma área verde ampla e tranquila, em meio ao burburinho de Xangai. é rodeada por prédios altos e modernos, feitos de aço e vidro. Alguns dos principais museus de Xangai estão localizados ali, bem como vários hoteis, bares e restaurantes da moda.

IMG_9884  IMG_9880   IMG_9875

Atrás da Praça do Povo, uma grande descoberta: o Mercado de Peixes e Flores de Xangai. Na verdade, é uma pequena rua “especializada” em peixes, plantinhas, grilos e tartarugas, muitas tartarugas, de todos os tamanhos.

Esta cidade me encantou e embora o Bund seja a sua principal área turística,  tem muito mais de Xangai vindo por ai, aguardem!

1 thought on “Xangai: O Bund e a Nanjing Road”