No final de semana de 17 de junho, fui pra Belo Horizonte participar do #EncontroBH2016, que reuniu bloggers de viagem de Minas e diversos outros estados do país.

O evento começou na sexta à noite e foi até domingo à tarde e foi organizado (e muito bem, por sinal), pela Renata Antunes, do Blog Rêvivendo Viagens, com apoio da Lilian e o Helder, do Blog Nerds Viajantes e pela Camila Navarro, do Blog Viaggiando.

Kit Ressaca, distribuído aos participantes! Uma graça e super útil rs

Como cheguei bem tarde em BH na sexta, só me juntei ao grupo no sábado e fiquei até o fim.

Os eventos de sábado começaram na famosa A Pão de Queijaria, que tem todo tipo de pão de queijo, mas eu acabei pulando esta parte e fui direto pra parte dos bares rsrs. Por incrível que pareça, eu sou uma mineira que não é lá muito fã de pão de queijo, costumo dizer que sou “mineira do Paraguai” haha. Mas pra quem gosta, é um dos melhores lugares para se comer pão de queijo em BH e quem foi , adorou!

Às 12:00h começamos o que chamamos de #Blogtecando, uma maratona pelos bares de Belo Horizonte, mais precisamente na região do Sion, uma das muitas áreas boêmias belorizontinas…

Parada nº 1: Bar do Antônio Pé de Cana

Um autêntico boteco mineiro, com nome pra lá de sugestivo, vencedor de vários prêmios nos festivais gastronômicos “Comida di Buteco” e “Botecar”.

Na frente do bar, um pé de cana de verdade! Diz a lenda que, na época em que o bar foi fundado, em 1964, era comum jogarem cachaça no canteiro em frente do bar para o “santo” e que, de tanto jogarem cachaça, um dia nasceria um pé de cana ali. E realmente foi o que aconteceu, mas claro que não por isso. Numa madrugada, clientes do bar plantaram um pé de cana lá , que virou a atração do bar, chegando até a ter uma cerimônia para transporte do pé de cana quando o bar foi ampliado para outro local, em frente ao original.

Experimentamos uma porção de calabresa com mandioca e outros quitutes, com uma cerveja super gelada! Ai, como amo este clima de cidades que a vida boêmia já começa antes da hora do almoço e Minas é assim!

Segundo bar do Dia: Almanaque Bar, que tem um cardápio farto de diversos tipos de chopps e cervejas, além de petiscos. Pastel de Angu (este ainda não conhecia), mini pasteizinhos  de feira são alguns deles que experimentamos.

O local tem dois pavimentos e vários ambientes, com uma decoração com toques retrô.

Bem na frente do Almanaque, estava nossa terceira parada do dia, o recém inaugurado Muu Bar, cuja especialidade são os espetinhos e os pães de alho recheados. O bar vive lotado e a proposta é interessante. O preço dos espetinhos e dos pães é na faixa dos R$ 6,00, vendidos com fichas pré-adquiridas. O bar é grande e o clima é bem descolado, com enormes balcões de frente pra rua.

Pedi espeto de carne e pão de alho com camarão e catupiry e estavam muito bons!

Lá pelas 18:30, fomos pro último bar programado do dia, o Bar 222, um bar com mesinhas no pátio interno de uma casa, também vencedor de vários prêmios nos mesmos festivais gastronômicos referidos acima.

Aqui nos esbaldamos em mais comidinhas mineiras:

Depois de uma maratona de bares, bebidas e comidas, fui descansar no hotel e no domingo bem cedo, as programações começaram no Mercado Central da cidade.

Eu adoro conhecer mercados e o de Belo Horizonte é maravilhoso! Além de muito queijos e doces caseiros, tem muito artesanato, lanchonetes, floriculturas, açougue, enfim, tudo! O mercado agora tem até um app, onde pode-se pesquisar as lojas de acordo com o tipo de produto de interesse. O mercado também oferece visitas guiadas. Funciona de Segunda a sábado, das 7h às 18h e Domingos e feriados, das 7h às 13h.

Todo mundo encheu as sacolas com queijos, docinhos ou souvenirs de Minas Gerais…

De lá, a gente foi pra região da Pampulha, num ônibus da BeloTur, onde conhecemos o Museu de Arte, a Lagoa da Pampulha e a linda e famosa Igrejinha da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer com pinturas de Portinari. Acho que ainda era uma criança a última vez que visitei esta igrejinha e havia uns 20 anos que não visitava Belo Horizonte. Foi como se tivesse sido a primeira vez.

Dali, fomos experimentar o que Minas tem de melhor: a comida! Pra uma experiência autêntica e deliciosa, fomos ao Restaurante Maria das Tranças e matei MUITO a minha vontade de comer Frango com Quiabo e Frango ao Molho Pardo! Como boa mineira, não podia voltar de Minas sem comer estes pratos típicos! Frango com quiabo é meu prato preferido da culinária mineira! Simplesmente AMO!

O restaurante é enorme e vive cheio e a comida é realmente maravilhosa! Ainda arrematei com docinho de leite caseiro com côco! Jesus, bom demais!

Pensa que acabou? Nãaaaao… Do restaurante seguimos para a Praça da Liberdade, rodeada de museus e belos edifícios históricos , como o CCBB e o Palácio da Liberdade,

Passeamos pela praça, jogamos mais conversa fora e fomos fechar nosso encontro com chave de ouro na Alessa Gelateria, comendo canjica doce quente com sorvete de canela. Tem noção do quanto isso é bom? Coisas que só Minas faz por você :)

Uma coisa é fato: voltei de Belo Horizonte rolando rsrs e não vejo a hora de voltar pra conhecer mais bares e algumas cidades históricas próximas…BH, me aguarde!

O Encontro BH 2016, foi maravilhoso! Muito bom quando a vida virtual vira realidade…Conhecer as carinhas que vemos muito pela internet e trocar experiências é sempre demais! Adoro!

GRUPO
Logo by: Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar

Onde ficar em Belo Horizonte

O Bairro da Savassi é uma das regiões mais centrais e mais agitadas para ficar. Eu fiquei lá, hospedada no  Hotel Radisson Blu e já escrevi um post sobre minha experiência no hotel.

Como chegar no Centro de Belo Horizonte

Fui de ônibus com a empresa Conexão Aeroporto até o Terminal Rodoviário de BH, pagando R$ 12,10. De lá , peguei um táxi até meu hotel, que custo uns R$ 12,00. O trajeto demora 1 hora, aproximadamente (êta aeroporto longe!)

Existe também opção de ir num ônibus executivo, que custa R$ 26,75 e demora o mesmo tempo, mas ele para na Terminal Belo Horizonte – Álvares Cabral.

Blogs participantes do Encontro BH 2016:

Across the Universe ✷ Blog da Glacy ✷ Colecionando Imas ✷ Colecionando Viagens ✷ Com os pés no mundo ✷ Dentro do Mochilão ✷ Destino Provence ✷ Destinos por onde andei ✷ Devaneios de Biela ✷ Dicas e Roteiros de Viagens ✷ Eu sou à toa ✷ Mineiros na Estrada ✷ Mochilão Barato ✷ Mola Brasil ✷ My Destination Anywhere ✷ Nerds Viajantes ✷ Pra ver em Londres ✷ Próxima Parada Blog ✷ RêVivendo Viagens ✷ Tá indo pra onde? ✷ Tô Pensando em Viajar ✷ Turisteiro ✷ Viagens da Mochilinha Gaúcha ✷ Viaggiando ✷ Viajando com Bruno Sgromo ✷ Viaje com a Flora ✷ Vícios de Viagem ✷ Ziga da Zuca

1 thought on “Blogtecando em Belo Horizonte: um fim de semana na capital Mineira”