Não sei quando nem onde “floresceu” minha vontade de conhecer Brugge (ou Bruges), na Bélgica. Sinceramente não me lembro… Nao foi sonho de criança , mas também não foi tão recente assim. Só sei que de uns tempos pra cá, Brugge fazia parte das minhas vontades viajísticas e a cada viagem pra Europa, eu tentava de todo jeito encaixar esta cidade, o que nunca dava certo. Mas eis que este dia chegou e pude riscar mais uma cidade da minha wish list interminável de lugares pra conhecer antes de engravidar rsrs.

Bruxelas foi nossa base no país. No dia seguinte à nossa chegada, já fomos cedinho para Brugge. Pegamos o trem na estação Bruxels-Midi e cerca de 1 hora depois chegamos em Brugge. A estação da cidade fica há uma curta caminhada do centro histórico.

Segundo os historiadores, Brugges foi uma das cidades mais prósperas da Europa na Idade Média. Essa riqueza toda vinha do comércio de seda, tapetes, peles, etc. Mas depois, por volta de 1500, Brugge caiu em declínio e ficou cerca de 4 séculos adormecida, até que no século XIX, alguns antiquários começaram a enxergar Brugge com outros olhos.

Desde então, Brugge se tornou um mega destino turístico e a cidade medieval decadente de outrora atrai milhares e milhares de turistas todos os dias. É tudo tão lindo e bem preservado que parece de mentira. E pra falar a verdade, eu até gosto deste movimento. Pelo menos tem vida. Quer coisa mais chata que um lugar paradão, sem movimento? Afff!

O dia estava lindo, o que ajudou muito para ver os detalhes de fachadas e construções e claro, ajudar nas fotos!

Todo o movimento da cidade gira em torno de suas duas belas praças: a Markt e a Burg, interligadas pela rua Breidelstrasse, repleta de lojas de chocolate e renda, os produtos típicos da Bélgica.

Breidelstrasse

A Burg era o principal ponto da velha Brugge e concentra um conjunto de belíssimas fachadas medievais com detalhes dourados que reluzem de longe, aqui estão a Basílica do Sangue Sagrado, que abriga um museu onde está uma mostra do sangue de Cristo.

Nas manhãs de quarta-feira, que por coincidência era o dia que estávamos lá, uma feira é montada nesta praça, com comidas, bebidas, flores, frutas e legumes.

A Markt é o principal ponto da cidade, com suas casinhas de fachadas coloridas do século XV, que hoje abrigam bares e restaurantes.

O Belo campanário Belfort e um ícone dali. Quem estiver animado pode subir os mais de 360 degraus e apreciar a cidade do alto.

A pedida aqui é encarar uma pequena fila para comprar o prato típico da Bélgica: a batata frita, que vende num trailler ali na praça, e se sentar num dos muitos restaurantes pra apreciar , talvez, o melhor produto nacional que a Bélgica tem: as cervejas!

O difícil é escolher qual beber e, por isso, fizemos um menu degustação: sentamos numa mesa nos arredores da praça e começamos a nos esbaldar. pedimos uma cerveja de cada tipo, de cada marca, de diferentes concentrações alcoólicas…. Adorei a cerveja de framboesa, bem inusitada e refrescante.

São tantos rótulos, teores alcoólicos diferentes, origens diversas, que fica difícil experimentar tudo ali. Então, o que fiz, foi ir num supermercado local (procure pelo Louis Delhaize ou Profi, mas tem até um Carrefour express no centro) e comprar vários tipos pra tomar no Brasil. O problema e ter coragem de abrir, pois elas decoram minha geladeira-bar.

Falando em cerveja, tem de origem trapista, de abadias, tem de trigo, de cereja ou framboesa, dupla, tripla, com concentrações alcoólicas na faixa dos 12 %, enfim de todo tipo. Alguns dos rótulos mais comuns de se ver são Duvel, Chimay, Leffe, BelleVue…

Um lugar que nos foi muito bem recomendado, mas que estava fechado justo no dia da semana que estávamos lá ( fechado as terças e quartas) , foi o ‘t Brugs Beertje ( Kemelstraat 5) , um pub clássico que serve mais de 300 tipos de cerveja. O lugar é uma portinha quase imperceptível, numa travessa da Steenstraat, uma das ruas principais da cidade. Mesmo não tendo ido, deu pra beber bastante em outros lugares rs

E claro que não poderia deixar de falar da outra perdição belga: os chocolates!!! Ahhhh, os chocolates…Uma loja a cada esquina. São tantas opções que a gente não sabe por onde começar. Godiva é só uma das marcas belgas, talvez a mais famosa, mas tem tantas outras deliciosas que fica difícil escolher. Acabei entrando na chocolateria Leônidas, considerada uma das marcas favoritas dos locais e não tão cara quanto sua concorrente mais famosa. Comprei chocolates fresquinhos pra levar pra casa e fui me deliciando dia após dia…

Mas Brugge ainda tem mais que suas belas praças, chocolate, batata frita e cerveja. Na verdade, Brugge é conhecida como a Veneza do Norte por causa dos lindos canais que cortam a cidade, canais que ficam apinhados de barquinhos levando turistas pra baixo e pra cima. Esta parte eu pulei…Tudo isso deixa a cidade ainda mais encantadora e charmosa.
O trecho Groenerei é considerado um dos trechos de canal mais bonitos da cidade.

IMG_9909 IMG_9913

Nós passamos um dia delicioso em Brugge e pra quem vai à Bélgica não pode deixar de conhecer esta bela cidade. Há quem prefira pernoitar aqui. Imagino que `a noite a cidade deva ser bem tranquila. Pra quem for se hospedar, reserve o hotel na cidade pelo Booking.com aqui.

8 thoughts on “Brugge, uma cidade de conto de fadas!”

1. Oi Carol.
    O post está lindo. Acho que fizemos o mesmo roteiro, mas eu fui em Julho e comecei por Londres, terminando na Suíça ( passando pelos mesmos França, Bélgica e Luxemburgo).
    Não sei se te lembra, mas cheguei até a te dar uma dica de pub em Londres pelo instagram, haha.
    Muito bom reviver todos estes locais também.

1. Oi, Mariana, claro que lembro, inclusive ontem mesmo estava escrevendo este post e mencionei seu nome nele, dando aquela dica. Inclusive te marquei no instagram na mesma foto que você me deu a dica, você viu?! Entre final desta semana e semana que vem o post vai ao ar. Beijos e mais uma vez obrigada!

2. Oi Carol. Tô numa dúvida terrível rs. Começo minha viagem no dia 5 de março de 2015 por Londres.Dúvida: termino em Frankfurt ou Bégica. Nao sei se me fiz entender. Londres, Amsterdan, Bruxelas, Bruges, Berlin. Devo ir à Frankfurt? Terei de 20 a 25 dias de ferias

1. Olá, Rosiris, tudo bem? De todas estas cidades, a única que não conheço é Frankfurt. Já cheguei pela cidade quando fui pra Alemanha, mas fui direto pra Rota Romântica (no blog tem tudo mastigadinho). Se você não conhece a Alemanha, sugiro que opte por estas cidadezinhas menores. Frankfurt é um grande centro financeiro. Mas as cidades menores, incluindo Heidelberg que pode ser feita num bate e volta, acredito que valham mais a pena. Pense nisso! Beijos

1. Oi Carol, tb acho que valha mais a pena as cidades ao redor. Vou tentar ir pelo menos à Munique.E vou ler todos os seus posts adorei, super facil de entender. Bjss