Minhas primeiras impressões de Hanói foram as melhores possíveis! A Ásia é um continente que sempre me surpreende e é por isso que nunca enjôo de viajar pra lá. O que eu não imaginava é que, mesmo já tendo ido outras 3 vezes pra Ásia, uma cidade me surpreenderia tanto quanto Hanói me surpreendeu… Posso resumí-la em diversas palavras, mas como disse uma seguidora lá do instagram, acho que a palavra perfeita é engraçada”. Neste post vou dar dicas de Hanói, uma cidade incrível, divertida e fervilhante pela qual me apaixonei!

Dicas de Hanói

Dicas de Hanói, a fervilhante capital do Vietnã!

Pra começar, o trânsito é uma loucura, mas imagine uma cidade onde podemos dizer que o caos é organizado! O trânsito não tem regras, mas funciona direitinho…

Buzinas das milhares de scooter vêem de todos os lados….e todo mundo escuta e respeita… Carros, bicicletas, triciclos, motos, muuuuuuitas motos, nunca vi tantas por metro quadrado, se misturam a locais e turistas e carregam de um tudo: de porco vivo a flores delicadas, de rolos de fios elétricos a galinhas chocadeiras, de caixas de cerveja a meias e lingeries….É tão engraçado que estas motos carregando coisas bizarras estampam muitos cartões-postais da cidade!

Hanoi_Vietnam0318Hanoi_Vietnam0341Hanoi_Vietnam0240Tudo acontece no Old Quarter, o centro antigo da cidade, nas proximidades do lago de Hoan Kiem.

Hanoi_Vietnam0300
Lago Hoan Kiem e a ponte The Huc, ou Ponte dos Raios de Sol

Hanoi_Vietnam0034Este lago é um dos pontos mais centrais da cidade, repleto de cafés e bares ao redor. Um lugar tranquilo e arborizado, bom pra passear e descansar do calorão que faz em Hanói.

Muitos cafés ao redor do Lago
Muitos cafés ao redor do Lago

No centro do lago está a Pagode da Tartaruga (Thap Rua), um dos símbolos da cidade, bem como um dos templos mais visitados de Hanói, o Den Ngoc Son (Templo da Montanha), acessível pela Ponte The Huc.

Hanoi_Vietnam0283
Deng Ngoc Son, um dos monumentos religiosos mais adorados de Hanói

Hanói não é uma cidade de grandes pontos turísticos. A principal atração de lá é a cidade em si, os locais, a comida maravilhosa vietnamita que me conquistou de cara, o barulho, os cafés, os restaurantes locais, os bares de cervejas a menos de 1 USD, enfim, a vida pulsante desta cidade asiática, a qual me apaixonei à primeira vista….

Hanoi_Vietnam0112Hanoi_Vietnam0078Hanoi_Vietnam0081

Hanoi_Vietnam0182Nós ficamos  3 noites na cidade, sendo  1 noite no dia que chegamos e antes de seguirmos pra Halong Bay e depois, mais 2 noites quando voltamos de lá, o que resumindo, deu 1 dia inteiro e pouco menos da metade de 2 outros dias pra conhecer. Foi suficiente e ao mesmo tempo, foi pouco. Explico-me:

Hanoi_Vietnam0419

Hanoi_Vietnam0322

Foi suficiente porque deu pra vivenciar bastante o jeito vietnamita de ser ao passearmos infinitamente pelas ruas do Old Quarter….Mas faltou 1 dia para conseguir visitar por dentro algumas atrações, que eu só conheci por fora, num passeio de triciclo que fizemos.

As atrações de Hanói:

Prisão-Museu Hoa Lo:

Esta prisão construída pela administração francesa tinha inicialmente lotação para 450 prisioneiros, mas chegou a atingir mais de 2000 na década de 30, quando chegou a aprisionar presos políticos da Guerra do Vietnã, ficando tristemente famosa como local de cárcere dos prisioneiros norte americanos capturados. Era chamada de Maison Centrale – Hanói Hilton, em referência irônica á rede de hotéis.

Hanoi_Vietnam0206
Maison Central – Prisão-Museu de Hoa Lo

Mausoléu de Ho Chi Min:

Local de grande adoração e respeito, onde está embalsamado o corpo do imperador Ho Chi Min, homem simples e adorado pelos vietnamitas, que liderou o país por 23 anos.

As filas são gigantescas e o acesso é grátis. É proibido tirar fotos na parte interna.

Hanoi_Vietnam0246Templo da Literatura

Um dos complexos arquitetônicos mais antigos e um dos mais bonitos de Hanói, foi erguido em 1070 e homenageia o filósofo chinês Confúcio. Abriga também a primeira universidade do Vietnã.

Hanoi_Vietnam0230Teatro Aquático das Marionetas

Com mas de 1000 anos de existência, esta é uma das grandes atrações de Hanói e uma das expressões culturais mais autênticas do Vietnã. Infelizmente faltou tempo para assitir.

Happy Hour em Hanói

Hanói é mundialmente conhecida pelo chopp barato, chamado de Bia Hoi. A esquina das ruas Ta Tien e Luong Ngoc Quyen concentra a maioria dos barzinhos com mesinhas e banqueta baixinhas na calçada, tipicamente vietnamitas onde turistas, mochileiros e locais se reúnem para tomar uma cerveja por menos de USD 1,00 no fim da tarde. As marcas mais procuradas são Bia Há Nôi e Hanoi Beer (20 a 25 Dongs). Cerveja na pressão custa na faixa de 15 dong. É muito barato! Escolhemos a esquina do Green Pepper.

Hanoi_Vietnam0173
Green Pepper Corner

Hanoi_Vietnam0170 Hanoi_Vietnam0171

Comprinhas

Uma coisa super interessante em Hanói é que as ruas determinam os tipos de comércio que se tem nela. Cada rua é especializada num artigo específico. Por exemplo, temos a rua a rua da seda (Hang Gai), rua da prata (Hang Bac), a rua do bambu (Hang Tre), e por aí vai…

Hanoi_Vietnam0166

Deu pra perceber que Hang significa rua e a segunda palavra é o tipo do material comercializado nelas. O mercado Dong Xuan ocupa um edifício de 3 andares e é o mercado mais antigo da cidade.

Vende uma grande variedade de produtos, entre roupas, comidas e artigos de casa, mas é na área externa ao redor do mercado que está a parte mais interessante, na mina opinião Centenas de barracas vendendo frutas, carne, verduras e tudo que se possa imaginar. Há coisas que nem sabia o que eram nem pra que servem, frutas que nunca vi na vida. Fantástico!

Hanoi_Vietnam0097

Nos finais de semana há também um mercado de ruas noturno, que acabamos não conhecendo, mas que segundo li, vende na maioria, produtos falsificados chineses.

Onde ficar em Hanói

Sem dúvida, o melhor lugar pra ficar em Hanoi é o Old Quarter.

Na primeira noite nos hospedamos no Hanoi Chic Boutique Hotel, no coração do Old Quarter…O hotel é simples, mas muito bom e confortável e tem um ótimo café da manhã. Recomendo para quem quer economizar, ficar bem localizado e ter um mínimo de conforto. Os quartos têm banheiro privado, frigobar, cama e roupas de cama macias, cofre, wifi grátis por todo o hotel, amenidades de banho e TV… A diária custou USD 30,00.

Nas nossas 2 outras noites ficamos no The Palmy Hotel & Spa, também no Old Quarter, mas numa área menos agitada, mas do ladinho do Lago Hoam Kien. Localização excelente, super indico! O hotel tem padrão 4 estrelas com um bom café da manhã, quartos com TV, som, cofre, frigobar, ar condicionado, banheiro privado com amenidades e uma internet super rápida!! Adorei e recomendo. Pagamos 50 USD a diária.

Hanoi_Vietnam0428
Lobby do The Palmy

Para quem não abre mão do luxo numa viagem, o Hotel Sofitel Legend Metropole é o que há de melhor na cidade e sua localização fica há poucos passos do Lago Hoan Kiem.

Outro hotel que tinha pesquisado e gostado muito e que tem uma localização perfeita no Old Quarter, do lado da rua mais descolada e onde todo mundo vai pra tomar uma cerveja, é o Essence….Pareceu-me muito bom e tem ótimas reviews no Booking.com.

Onde comer em Hanói

Uma das coisas mais legais pra se fazer em Hanoi é comer as tradicionais comidas vietnamitas, em pequenos restaurantes familiares onde turistas e locais se juntam para comerem em mesas coletivas, muitas vezes de frente pra rua, sentados em mini tamboretes (típico de Hanói), que acabam com nossas costas e doem nossa poupança, mas que são parte da cultura local, portanto, vale muito a experiência!

Hanoi_Vietnam0381
Pratos do Home Restaurant

Na volta de Halong Bay, pedi dicas para um local que estava em nossa van sobre restaurantes frequentados por eles mesmos, os locais. Eu queria experimentar os pratos tradicionais  desta região: o Pho e o Bom Bo Nam Bo. Não dá pra ir a Hanói e não experimentar estes pratos!

As dicas dele foram 3 restaurantes

  • Pho, 49 Bát Dàn Street: pequeno restaurante especializado no tradicional prato vietnamita, o PHO, um noodle com carne e temperos diversos sensacional. Numa das nossas noites jantamos neste restaurante e pedimos o Pho. Sentamos num banco micro, numa mesinha mais micro ainda, de frente pra rua e nos juntamos aos locais para saborear um dos mais típicos pratos de Hanói. Há filas na porta, segundo o guia, mas não tivemos que esperar muito e o atendimento foi super rápido e o prato custou 50.000 DONG!! Aprovadíssimo ! Amei!
Hanoi_Vietnam0137
Pho, tradicional sopa vietnamita! Deliciosa…
  • Pho Suong, Dinh Liet Street
  • Pho Thia, perto do Lago Hoan Kiem

Não fomos nestes dois últimos porque não deu tempo, mas fica a dica pra vocês!

  • Bum Bo Nam Bo, 67 Hang Diêu: segui esta indicação do guia Lonely Planet Vietnam. Esta rua, por sinal, é bem característica por restaurantes de comida local…Pedimos o Bum Bo Nam Bo, prato do mesmo nome do restaurante. Gente, que era aquilo?! Que coisa deliciosaaaa! O prato é composto por noodle frito com ervas (alface, hortelã, coentro, etc), com alho frito por cima e carne de boi! Sensacional…Ficamos apaixonados pela cozinha vietnamita! Mais uma vez nos juntamos a locais numa mesa comprida e baixinha, mas nem tanto, e saboreamos nosso Bum Bo Nam Bo ao melhor estilo vietnamita. Sensacional! Pratos a 60.000 DONG. Infelizmente me dei conta só agora que não tirei foto do prato. Segue o site do restaurante: http://www.bunbonambo.com/

Chamou-me a atenção uma comida que um local estava comendo do meu lado, embrulhada na folha de bananeira, e resolvi pedi pra experimentar…. Mas esta não gostei. Era uma salsicha ou algo semelhante de carne de frango (parece), sem muito sabor, servida com molho de pimenta à parte. Por 6.000 DONGS valia a pena, mas esta não em agradou. Não consegui entender o nome do prato, mas era um destes dois aí de baixo da foto com preço de 6.000 DONGS. Achei sem graça!

  • Gecko Café: um café no segundo andar de um edifício com mesinhas altas na varanda com vista privilegiada da cidade. Muito frequentado por turistas. Infelizmente a cerveja estava quente e não ficamos muito tempo, mas vale a visita!
Hanoi_Vietnam0050
Gecko Café
  • Coffe Club: um outro café legal, com linda vista da cidade.
Hanoi_Vietnam0051
Coffee Club
  • Home Restaurant: E deixando de lado um pouco as comidas de rua, fui convidada a almoçar no  Restaurante Home, um restaurante recém inaugurado em Hanói que já está entre os 5 melhores restaurantes de Hanoi na lista da Trip Advisor. O restaurante é especializado em comida vietnamita e tem uma ambiente bem cozy, super charmoso, rústico mas elegante ao mesmo tempo, com uma carinha bem informal….E a comida é sem explicação de tão boa!!!! E amei e recomendo demais !!!!

Onde comer (muito) bem em Hanói: Home Vietnamese Restaurant

Hanoi_Vietnam0363

Como Circular em Hanói

O Old Quarter de Hanói é compacto e dá pra percorrê-lo todo a pé. Provavelmente é lá que você passará 90% do seu tempo na cidade. Para distâncias levemente maiores ou para visitar as atrações mais afastadas, use táxis , que são super baratos, mas tenha sempre trocado e mostre o endereço antes no mapa para o motorista. Se você for pegar um táxi já do hotel, deixe que eles falem com o motorista o endereço e acertem os preços para você.

Hanoi_Vietnam0261Outra forma bem legal de passear pelo Old Quarter e atrações de Hanoi são os rickshaws, espécie de triciclo ou tuk-tuk com motorista.  Um passeio de uma hora nos custou 350,000 DONGS, mas depois vi que paguei bem caro. Mas o fato é que o caro ainda é barato, ainda mais se você levar em conta que o carinha leva dois marmanjos pedalando uma bicicleta por 1 hora no maior calorão. Mas o guia da cidade diz que um giro de 1 hora de triciclo custa em média 65.000 DONGS (aproximadamente 3 USD).

Hanoi_Vietnam0191

Indo e vindo do aeroporto:

Na chegada a Hanói, pedimos nosso hotel para organizar um carro para nos buscar, ao custo de 18 USD. Pelo que tinha lido em alguns sites e guias, os taxistas no aeroporto de Hanói tentam trapacear com os mais desavisados, então achei prudente reservar o táxi.

Para voltar, pedi ao nosso segundo hotel para chamar um táxi público com taxímetro, mas ela disse que taxímetro sairia mais caro e que o táxi faria o preço de 250.000 Dong (aproximadamente 12 USD) e assim foi. Mesmo assim o taxista foi com o taxímetro ligado e já suspeitei que fosse ficar mais caro no taxímetro e ele ia tentar fazer alguma esperteza. Dito e feito: eu dei a ele 300.000 Dongs pra pagar e ele ficou falando “OK, OK” e olhando pro taxímetro em sinal de que faltava dinheiro. Eu só respondi: “Hotel” , “250”, “Change” e deu tudo certo!

Hanói me encantou…uma cidade apaixonante, pulsante, incrível…povo acolhedor, sorridente! Amei demais e com certeza voltaria.

Leia mais:

Roteiro de viagem: Tailândia, Filipinas, Vietnã e Emirados Árabes 2015

Halong Bay num cruzeiro de luxo com Indochina Sails

Onde comer (muito) bem em Hanói: Home Vietnamese Restaurant

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Koh Lipe fica a 1,5 horas da ilha de Langkawi, na Malásia e também do porto de Bakpara, na Tailândia. O aeroporto tailandês mais próximo é o de Hat Yai (2 horas desde Pakbara), mas veja opções de vôos via Langkawi, pois é bem mais prático! Provavelmente haverá conexões em Kuala Lumpur. Não é muito fácil chegar no paraíso... #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • A praia de Sunset Beach aqui em Koh Lipe é o lugar perfeito pra curtir o por do sol, que neste dia, foi de arrasar... 🌅 #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Ahhhh, este azul do mar tailandês! Quando estiverem em #KohLipe, não deixem de conhecer o pedaço da praia da Sunrise Beach próxima ao Mountain Resort. E subam até o restaurante do hotel para ter uma vista lindaaaa da praia! Recebi a dica dos amigos do @essemundoenosso e repasso para vocês! #thailand #viciosdeviagemtailandia #tailandia
  • Koh Lipe possui 3 praias principais: Pattaya, por onde os barcos chegam na alta temporada, mais central e com mar piscininha, Sunrise (foto), onde o azul neon é incrível e Sunset , cujo nome já fala! Dá pra conhecer tudo num dia só, seja a pé ou de tuk tuk (50 baht por pessoa/trajeto), mas o melhor de Koh Lipe é desacelerar e curtir o clima tranquilo da ilha aos poucos! #KohLipe #Thailand #Tailandia
  • Koh Lipe é uma pequena ilha na #Tailândia, distante 5 horas de speed boat de Phi Phi. São 2 companhias que fazem o trajeto e elas param em váaaarias ilhas. Parece ônibus circular! E o bilhete ainda é caro, custa entre 2350 a 3000 bahts. Tem que pesquisar. Nós viemos coma Bundhaya e o barco era desconfortável, super lotado e balançava bem, além de ter estragado 2 vezes em pleno mar! Foi tenso 😬 Mais no stories desta ilha 🌴 que é lindaaaaa! #KohLipe #ViciosdeViagemTailandia #Thailand
  • A felicidade da pessoa em voltar à #Tailândia pela 4a vez e ainda conhecer a paradisíaca #KohLipe 😂😂😂💃💃💃 #viciosdeviagemtailandia #thailand
  • O azul estonteante da bela Koh Lipe! É ou não de doer a vista? Tô mostrando todos os detalhes desta ilha linda no Stories! #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Como não amar este país? No blog tem vários posts da Tailândia! 🇹🇭 Link na bio! 💙💙💙 Corre no Stories pra ver um outro paraíso tailandês que acabei de chegar... #phiphi #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia

Me Acompanhe no Instagram