Em um de nossos dias em Jerusalém, fizemos o passeio ao Mar Morto, by ourselves. Inicialmente iríamos reservar um tour privado, passando o dia na fortaleza de Masada + Mar Morto. Mas eu não ia gostar de ir de tour, sabendo que era tão fácil ir por nossa conta, além de infinitamente mais barato. Então, não tivemos dúvida: fomos por nossa conta!

Na porta do nosso hostel tomamos o trem grátis que vai até o Terminal de ônibus de Jerusalém. Lá, pegamos um dos 3 ônibus que passam pelo Mar Morto:  421, 486 ou 444. Atenção, pois os ônibus saem cedo. Informações de horário no site da Egged Tours.

Nosso ponto de parada foi a área de banho de Ein Gedi. A viagem dura cerca de 1,5 horas. Atenção, pois Ein Gedi tem 3 paradas: a primeira é o parque florestal, com cachoeiras e trilhas; a segunda que é a área de banho free, que foi onde ficamos; e a terceira, que era a área de Spa. Nem a primeira nem a terceira nós conhecemos, então não posso dizer como é.
Um outro ponto comum de para, que vi várias pessoas descendo, foi Kalia Beach, bem mais perto de Jerusalém, bem no comecinho do Mar Morto.


A área em que paramos tinha toda infraestrutura necessária para passar o dia, como restaurantes, toiletes, área para camping, etc. Muitos israelenses levam barracas, comidas e bebidas para esta área, onde passam o dia com suas famílias. Sinceramente, não há o que se fazer lá tanto tempo. 


Sobre o Mar Morto


O Mar Morto é ponto mais baixo da Terra, situado a 418 m abaixo do nível do Mar. Também é o mais salgado, com 10 vezes mais sal que os oceanos (30% de sal). O nome Mar Morto é explicado pela falta de vida marinha no local, já que nenhuma espécie de vida consegue crescer em tamanha concentração salina.


Por causa desta altíssima quantidade de sal, a flutuabilidade das pessoas é obrigação. Tenho certeza que ninguém morrerá afogado no mar Morto. É impossível se afundar, o que torna um banho comum uma atividade extremamente divertida, já que ficamos girando igual frango assado no rolete! Com tantos superlativos, o Mar Morto desperta a curiosidade de viajantes do mundo inteiro, que querem flutuar em suas águas nem que seja uma vez na vida!



Na verdade, o Mar Morto é um lago alimentado pelo Rio Jordão, com 82 km de comprimento por 18 km de largura. Fica no lado Palestino e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.

Algumas regras cruciais para desfrutar de um banho no Mar Morto:

– Primeiro, vá provido de muito protetor solar, pois o sol é escaldante!
– Use óculos de sol. Se você também não quiser perder suas bijoux, não entre com elas na água, ou você ficará sem devido à corrosão que o sal causa (esqueci desta regra e perdi um brinco).
– Use chapéus, bonés e afins
– Tome muito líquido para hidratar
– Fique no máximo 15 minutos dentro d’água
– Jamais mergulhe a cabeça
– Se beber água acidentalmente, procure atendimento no local. Eu não bebi, mas o Alê acabou dando uma engolidinha sem querer e não teve uma boa experiência. 
Agora, a melhor dica é ir com sapatilha própria para andar em pedras. Compramos a nossa no Egito e ela salvou nossos pezinhos. As pedras são super afiadas por causa do sal e muita gente entra de havaianas, mas quem já entrou na água de chinelos sabe que é um caos! 


Sal no olho arde pra dedéu

A segunda maior atração do passeio ao Mar Morto, depois do banho de mar, é o banho de lama medicinal, disponível naturalmente em pequenas fontes ao longo da margem. A gente enfia a mão na fonte da lama e se besunta toda! É uma delícia e você sai com a pele revigorada, novinha em folha! Um verdadeiro tratamento de beleza natural e totalmente free!
A lama do Mar Morto, bem como os sais minerais para tratamentos de pele são vendidos no mundo todo, por preços exorbitantes. Mas só aqui você pode usufruir deste verdadeiro tratamento estético sem te custar nada a mais!

  

 

Como era véspera de Shabbat, voltamos para Jerusalém relativamente cedo, por conta dos horários de ônibus restritos e, enquanto aguardávamos o ônibus no ponto, conhecemos um casal de adolescentes  brasileiros, ambos judeus, que estavam fazendo intercâmbio na cultura judaica há quase 1 ano,  convivendo em kibutz na região de Gaza, dentre outros. Ficamos fascinados com as histórias deles. O Alessandro ficou super empolgado pra conhecer os arredores de Gaza depois disso. Confesso que meu lado aventureiro estava prestes a concordar com os delírios dele e ir até Beer-Sheeva, cidade mais próxima. Acho que se tivéssemos um diazinho a mais em Israel eu até iria, mas meu lado racional preferiu gastar o último dia em Tel Aviv mesmo, de frente pro Mediterrâneo. Com certeza, era mais seguro, apesar de mais pacato!

Esperando o bus na rodovia…

É fato que o Mar Morto vai acabar logo (já perdeu 1/3 de sua superfície nos últimos 50 anos). E quando ele desaparecer do mapa e eu estiver bem velhinha, olharei este post e poderei dizer pros meus netos e bisnetos: “a vovó esteve lá” kkkk.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

22 thoughts on “Mar Morto”

  1. Parabéns pelo relato. Fiquei em dúvida quanto a infraestrutura da praia. Como é? guarda volume? chuveiro para tirar o sal do corpo? hehehehe
    Obrigada

  2. Carol, vou em outubro pra Jerusalém e Jordânia. Gostaria de saber que roupas levar,frio ou calor.Quanto ao dinheiro troca no Brasil ou lá ?
    Vou com meu marido, roupas para ele também.Vou com excursão . Abraços.

    1. Ana, Outubro ainda é quente, mas leve um agasalho para as noites, que podem ser mais frias. Dinheiro você troca lá. Leve dólar ou euro e troque em qualquer casa de câmbio. beijos

  3. Oi Caroline!

    Iremos, minha irmã e eu, a Israel em fevereiro e gostaríamos de ir ao Mar Morto. Seguiremos tua dica sobre o Ein Gedi, mas gostaria de saber se descendo nesse ponto é fácil chegar à praia. Há placas ou basta seguir o fluxo?
    Desde já, muito obrigada!

    P.s.: teu blog é um dos melhores!

    1. Oi Rosa, obrigada pelas suas doces palavras a respeito do blog, fico mega feliz ;) é super fácil chegar na praia! Tem placas e com certeza, deve ter mais gente indo pro mesmo lugar. Leve um mapa com o lugar marcado e mostre pro motorista tb pra ele ajudar. Beijos e boa trip!

  4. Comecei seguindo seu blog sobre a rota romantica na Alemanha que adorei e irei mês que vem. Agora vi sobre Israel e já estou planejando para o ano que vem. Uma dúvida : os touro vão a massada e mar Morto no mesmo dia, você sabe se da pra fazer os dois no mesmo dia de transporte público como você foi?

    1. Oi Maria, obrigada! Espero que minhas informações sejam úteis! Acho que transporte público, mesmo que tenha, deve ser mais complicado porque Massada é mais longe. Bjs

  5. Olá, eu quero muito ir então estou me planejando e gostaria de saber quanto eu preciso de dim dim para eu meu marido e meu filho de cinco anos.. Agradeço desde já! Um beijo!

    1. Sidneia, não tenho como precisar sobre dinheiro, isto é muito pessoal e depende do perfil de cada viajante. Ainda mais agora, com este dólar alto…quando eu fui foi em 2011. Beijos e boa viagem!

  6. Legal saber se tem o trajeto fácil de ônibus, mas queria saber se depois é tranquilo ir para Eilat, tipo pegar a mesma rota de ônibus, vi vc comentando que para Massada é mais complicado. Vou em outubro quero conhecer os dois, talvez na ida massada e na volta o mar morto, mas o ideal era os dois no msm dia, será que dá? indo depois para eilat?
    Abç!!!!

    1. Oi, Leandro, faz muitos anos que fui e eu acredito que dê sim pra pegar o ônibus,já que ele faz exatamente mesma rota, margeando o Mar Morto, mas é melhor se certificar lá quando checar ou procurar na internet alguma info de quem fez desta forma. Abraços

    2. Tentamos fazer a visita ,as este balneário está desativado…
      Uma pena está um deserto só com as estruturas todas abandonadas.
      Fizemos o caminho em Setembro de 2016

  7. Oi, voce poderia me dizer o nome da parada que voces desceram u o nome da praia? Foi a mineral beach?

    Grato

  8. Oi Carol! Estou planejando ir até Ein Gedi de carro. Voce se lembra se na estrada tem indicações de onde é a entrada/estacionamento para a área de banho free? É fácil de encontrar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • A piscina fabulosa do @theedgebali por outro ângulo! Tem post no blog sobre minha visita nesta mega piscina, já viram? ➡️ www.viciosdeviagem.com #Bali #TheEdge #viciosdeviagemindonesia 📸 @golden_heart
  • Só em Koh Lipe, Tailândia 🇹🇭, a gente encontra uma praia destas só pra nós ❤️❤️❤️. Roteiro completo no blog ➡️ www.viciosdeviagem.com #Thailand #Tailandia #KohLipe #viciosdeviagemtailandia
  • O por do sol em Uluwatu, #Bali, é lindo tanto do alto quanto da praia , que por sinal no fim do dia, fica uma piscina 🏊‍♀️ ! Nós experimentamos assistir das duas formas e ambas são imperdíveis! 🌅 #Indonesia #viciosdeviagemindonesia
  • Padang Padang foi cenário do filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts... ao contrário de Uluwatu, esta praia não some na maré alta e é uma das praias mais parecidas com as nossas praias brasileiras! Saudade enorme de #Bali ❤️❤️❤️ #Indonesia #PadangPadang #ViciosdeViagemIndonesia
  • Quem foi que disse que #Bali tem praias feias? A ilha tem praias lindas, como Uluwatu, Balangan, Bingin e Padang Padang (foto)... Sonho o dia em voltar nesta ilha dos sonhos ❤️! No blog o roteiro desta viagem! #Indonesia #ViciosdeViagemIndonesia
  • Durante meus dias em #Bali, fui visitar a piscina do @theedgebali , de fundo de vidro a 182 m de altura dos penhascos de Uluwatu (na foto dá pra ver as rochas láaaa embaixo) No blog tem um post detalhado de como foi conhecer esta piscina que está dando o que falar... #theedgebali #oneeighty #infinitypool
  • O roteiro de 30 dias da minha última viagem pelo Sudeste Asiático está no blog, já viram? 📸: Maya Bay, Tailândia, Nov/17 ! #asia #thailand #tailandia #mayabay #phiphi
  • Retrospectiva 2017: em abril visitamos a África do Sul, um país pra lá de incrível, com ótima gastronomia, vinhos, belas paisagens, safaris e ótimos custos! Esta é a vista do topo da Table Mountain. No blog tem uma série de posts desta trip! #africadosul #capetown #viciosdeviagemafricadosul

Me Acompanhe no Instagram