Cuidado ao trocar dinheiro em Bali

Impressionante como mesmo depois de viajar muito e conhecer diversos tipos de golpes aplicados em turistas pelo mundo afora, a gente ainda consegue cair em um golpe novo e se surpreender com a habilidade e malandreza do ser humano. No Sudeste Asiático, golpes em turistas são muito comuns, eu já caí em alguns, por sinal, mas o da Indonésia, foi sem sombra de dúvida, o que nos deu maior prejuízo e por outro lado, foi o mais criativo!

trocar dinheiro em Bali
Maravilhados com tanto dinheiro…mal sabíamos que já tínhamos sido roubados!

Nosso primeiro dia em Bali fomos à procura das casas de câmbio com cotações atrativas. Sempre fazemos assim, procuramos por estabelecimentos no centro que ofereçam as melhores taxas e em Bali, a mais atrativa estava a casa de 13.999 rúpias para cada dólar americano.

Entramos numa casa destas qualquer para trocarmos USD 400. Haviam 2 rapazes, muito simpáticos, que puxaram assunto enquanto organizavam o dinheiro…tudo notas de 50.000, empilhando a cada montante de 1 milhão de rúpias. Eles organizavam os montinhos certinho, colocam até um isqueiro em cima pra “segurar” as notas…mal sabíamos que estavam organizando os montantes pra poder facilitar pra eles!

Depois, eles deram pra gente conferir e aparentemente, estava tudo certo. Colocamos o dinheiro na bolsa e fomos embora.

No dia seguinte, depois de termos ido ao Beach Club Potato Head , percebi que estava faltando cerca de 2,6 milhões de rúpias do nosso dinheiro. Não sou das mais organizadas quando o assunto é dinheiro, às vezes não lembro onde guardo, encontro dinheiro de outro país “esquecido” na bolsa depois que já saí dele, etc, mas como neste caso o volume de papel era alto, comecei a perceber que faltava muita grana. Não tínhamos feito compras nenhuma e tudo que tínhamos gastado era com comida, taxi, nada que justificasse a falta desta grana toda (quase USD 200). Comecei a desconfiar que pudesse ter sido no beach club, pois foi a única hora que deixamos nossa mochila sozinha, debaixo da nossa mesa, num cesto que eles disponibilizam. Mas mesmo assim, não fazia sentido terem roubado só parte do dinheiro e ainda mais lá, cheio de gente….Bom, tentei não pensar nisso.

trocar dinheiro em Bali
rúpias indonésias – tantos zeros que confunde a mente !

No dia de ir embora de Bali pra Ubud, meu marido saiu para trocar mais USD 400,00 e quando ele chegou no hotel e foi conferir (de novo) o dinheiro, adivinha?  faltavam 2 milhões de rúpias. Foi aí que percebemos o golpe: a própria casa de câmbio é que rouba os turistas!!! Entrei imediatamente no google e descobri alguns blogs de pessoas que haviam passado pela mesma situação e explicando como acontece.

Bali_Indonesia_cambio0004
Cotação normal em Ubud

Tudo funciona muito rápido e depois que você confere o dinheiro, o cara junta tudo de novo e , como num passe de mágica de David Cooperfield, ele faz notas caírem para uma gaveta atrás do balcão. Você não percebe nada, é incrível rs Os caras ganham até dos brasileiros nesta criatividade toda!

Ao ler os relatos na internet e ver que os golpistas morrem de medo de polícia e do karma da religião hindu, não hesitei e fui com meu marido imediatamente até a casa de câmbio onde ele acabara de ser roubado. Quando chegamos, meu marido já grudou o rapazinho que tava sentado calmamente na calçada, catou uma tesoura que tava no chão (só por precaução) e eu comecei a gritar “2 millions back”, 2 millions back” (2 milhões de volta, meus 2 milhões de volta!!).

O rapaz ficou branco, deve ter se borrado inteiro e foi lentamente pra trás do balcão. Meu marido olhava sério pra ele com a tesoura na mão e eu, tremendo, tentava não pensar no que o cara poderia ter atrás do balcão.

Ele chegou a pegar os 400 USD pra tentar nos devolver, mas nós não quisemos..eu queria nossas 2 milhões de rúpias de volta!

Aquele sujeito merecia uns tabefes na cara, mas só queríamos mesmo dar um susto nele e nem precisei ameaçar em chamar a polícia. Num país com pena de morte e com o medo que eles sentem de passarem vergonha em público por causa da religião, ele não hesitou e devolveu o dinheiro.

Enquanto eu contava o dinheiro, descobri que o cara ainda devolveu 100 mil rúpias a mais, mas eu não ia devolver!

Bali_Indonesia_cambio0003Saímos de lá e ainda tremendo, fiz um Stories no instagram (@viciosdeviagem) que rendeu muitas piadas e dúvidas haha Seria cômico se não fosse “trágico” rsrs! Minha vontade era voltar na primeira casa de câmbio e fazer o mesmo, com a tesoura na mão kkk, mas achei que seria tarde demais, embora eu ache que se tivéssemos ido, mesmo sem tesoura, teríamos conseguido nosso dinheiro de volta.

Então, pessoal, fica a dica! Muito cuidado ao trocar dinheiro nas casas de câmbio de Bali. Áreas como Seminyak (onde trocamos), Kuta, Nusa Dua estão cheia destes golpistas… Eles atraem suas vítimas com taxas acima do normal. Enquanto as casas de câmbio de Ubud, Uluwatu cobravam taxas de câmbio de 13400 a 13700, a deles era 13999 e como o próprio dinheiro, com tantos zeros, é confuso, é fácil cair na cilada, ainda mais quando se troca muito dinheiro…

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Koh Lipe fica a 1,5 horas da ilha de Langkawi, na Malásia e também do porto de Bakpara, na Tailândia. O aeroporto tailandês mais próximo é o de Hat Yai (2 horas desde Pakbara), mas veja opções de vôos via Langkawi, pois é bem mais prático! Provavelmente haverá conexões em Kuala Lumpur. Não é muito fácil chegar no paraíso... #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • A praia de Sunset Beach aqui em Koh Lipe é o lugar perfeito pra curtir o por do sol, que neste dia, foi de arrasar... 🌅 #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Ahhhh, este azul do mar tailandês! Quando estiverem em #KohLipe, não deixem de conhecer o pedaço da praia da Sunrise Beach próxima ao Mountain Resort. E subam até o restaurante do hotel para ter uma vista lindaaaa da praia! Recebi a dica dos amigos do @essemundoenosso e repasso para vocês! #thailand #viciosdeviagemtailandia #tailandia
  • Koh Lipe possui 3 praias principais: Pattaya, por onde os barcos chegam na alta temporada, mais central e com mar piscininha, Sunrise (foto), onde o azul neon é incrível e Sunset , cujo nome já fala! Dá pra conhecer tudo num dia só, seja a pé ou de tuk tuk (50 baht por pessoa/trajeto), mas o melhor de Koh Lipe é desacelerar e curtir o clima tranquilo da ilha aos poucos! #KohLipe #Thailand #Tailandia
  • Koh Lipe é uma pequena ilha na #Tailândia, distante 5 horas de speed boat de Phi Phi. São 2 companhias que fazem o trajeto e elas param em váaaarias ilhas. Parece ônibus circular! E o bilhete ainda é caro, custa entre 2350 a 3000 bahts. Tem que pesquisar. Nós viemos coma Bundhaya e o barco era desconfortável, super lotado e balançava bem, além de ter estragado 2 vezes em pleno mar! Foi tenso 😬 Mais no stories desta ilha 🌴 que é lindaaaaa! #KohLipe #ViciosdeViagemTailandia #Thailand
  • A felicidade da pessoa em voltar à #Tailândia pela 4a vez e ainda conhecer a paradisíaca #KohLipe 😂😂😂💃💃💃 #viciosdeviagemtailandia #thailand
  • O azul estonteante da bela Koh Lipe! É ou não de doer a vista? Tô mostrando todos os detalhes desta ilha linda no Stories! #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Como não amar este país? No blog tem vários posts da Tailândia! 🇹🇭 Link na bio! 💙💙💙 Corre no Stories pra ver um outro paraíso tailandês que acabei de chegar... #phiphi #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia

Me Acompanhe no Instagram