O dia amanheceu bem feio e chuvoso em Fussen. Depois do café, colocamos as malas no carro e seguimos pra Garmish-Partenkirchen, cidadezinha alemã que fica a 61 km de Fussen, famosa pelas suas casas geminadas, com verdadeiras obras de arte pintadas em suas fachadas. Mas a grande atração mesmo de Garmish é o Zugspitze, maior pico nevado da Alemanha, com 2.962 m, no qual tínhamos a intenção de subir.

Casinhas de Garmish, verdadeiras obras de arte a céu aberto!

 

 

 

 

 

Como Fussen está bem na divisa com a Áustria, o caminho mais perto pra chegar a Garmish é cruzar a fronteira este país e depois, voltar pra Alemanha. O trajeto todo foi super fácil, bem sinalizado e sem nenhum tipo de pedágio.

Trajeto de Fussen a Garmish

Logo na saída de Fussen, nos deparamos com a bela paisagem deste rio de águas claras, típicas destas regiões de montanhas alpinas. Lindo!

Em Garmish, a chuva não deu tréguas, o que atrapalhou bastante o passeio e as fotos. Fomos até o Centro de Informações Turísticas perguntar sobre as condições climáticas do Zugspitze e a mocinha nos informou que o topo estava fechado devido à tempestade de neve lá em cima. Bem, mesmo assim, eu quis ir até o local de onde parte o teleférico para o Zugspitze, que fica na beirinha do Lago Eibsee.

Lago Eibsee

Para quem está de carro, isto poupa uns 20 – 30 minutos de todo o trajeto. Do contrário, há um trenzinho que parte do centro de Garmish e vai até o Eibsee, onde há a baldeação para o teleférico.

Estação de Trem em Eibsee

Lá, o rapaz nos disse que o topo estava aberto, mas como o tempo estava tão feio, tão nublado, decidimos não subir. Corríamos um risco enorme de pagar 49,50 euros por pessoa pra chegar no topo e não ter visibilidade nenhuma. Como estávamos a caminho de Innsbruck, na Áustria, deixamos para subir as montanhas de lá. Quem sabe teríamos mais sorte com o clima?

 

Casminho que leva a Eibsee
Cores do outono em Garmish

 

Casinha típica alpina

Seguimos viagem rumo a Innsbruck, há 64km dali, por um caminho diferente do que viemos. No caminho, mais lindas paisagens dos Alpes, mesmo eles estando a maior parte do tempo encobertos por densas nuvens. A chuva não parava…

De repente, eis que vimos NE-VE!!!! Uau, neve no meio da estrada, do nada, num pequeno trecho de serra do caminho. Claro que paramos o carro e fui igual uma louca pra estrada, pulando insanamente de alegria. Os carros que passavam por ali não deviam estar entendendo nada! Foi demais; o verdadeiro ápice daquele dia!

 

Nevando forte!

 

 

 

Eu amo a neve!

 

 

Pouco tempo depois, chegamos a Innsbruck, uma enorme cidade da Áustria. Ainda era cedo e fomos procurar hotel pra ficar. Innsbruck é uma cidade cara. A maioria dos hotéis no centro são acima dos 100 euros a diária. O mais em conta que encontramos foi o Hotel Mozart (infelizmente não o encontrei no Booking.com para linkar aqui), relativamente central, que nos custou 84 euros com café da manhã. Perdemos umas duas horas procurando por um hotel e por isso, é sempre prudente reservar na internet com antecedência. Mas as aventuras em Innsbruck ficarão  para o próximo post. Reserve seu hotel aqui pelo Booking.com sem custos adicionais.

Gostei bastante da localização do Hotel Innsbruck, bem perto do centrinho e muito bem avaliado no Booking.com.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

29 thoughts on “De Fussen a Innsbruck, com paradinha em Garmish-Partenkirchen”

  1. É realmente muito bom. Todas as imagens estão olhando tão bonito e atraente. A beleza natural de todos os lugares são muito impressionante. Obrigado por compartilhar um post bonito.

    Hotel

    1. Carol,
      Tô indo em maio/2013 para Alemanha, e vou fazer a Rota Romântica, passar em Innsbruck e retornar para Alemanha(Munich). Vc acha que no final de maio e início de junho ainda pegaremos chuva e frio?

      Bjooo adoro os seus posts, estão nos ajudando muuuuuuuito.

    2. Oi, Neila, obrigada ! Que vinque esta gostando! Nesta epoca que você vai já e pra estar mais que quente sim. Fui uma vez pra Itália em meados de maio e fez muito calor! Esta região talvez seja um pouco mais fresca, mas nada de mais. Indo a Innsbruck, vc poderá subir nas montanhas nevadas. Imperdível! Bjs

  2. Carol,
    Adorei o seu post.
    Você acha que eu conseguiria fazer:
    1 dia em salzburg
    1 dia em Innsbruck
    1 dia garmish/fussen
    eu partiria para fazer esse roteiro de vienna e apos fussen iria a munich.
    Você acha pouco tempo?

    1. Oi, Taís, obrigada! 1 dia em Innsbruck e 1 dia em Salzburg ok, mas Fussen e Grmish tudo no mesmo dia acho que fica corrido porque com certeza você vai querer visitar o Castelo de Neuschwanstein, nao?! Ai precisaria de 1,5 dias ,pelo menos! Se bem entendi, você vai começar a Viagem por Viena e terminar em Munique, né?! Ai tudo ok! fique pelo menos 1 dia inteiro em Innsbruckpra vc ter tempo de subir as montanhas e conheçer um ouço da cidade. Bjs, depois conte como foi pra gente!

  3. Olá Carol, estou viajando no seu site. Parabéns! É ótimo.
    Estou indo para Alemanha no próximo mês e vou fazer também a Rota Romantica. A minha pergunta é: quando fez a sua passagem por lá? A estrada de Füssen a Garmish é tranquila? Usarem pneu para neve no carro? Estou preocupada em pegar mal tempo nesses 61 km. De lá seguimos para Munique.
    Um abraço e obrigada.

    1. Obrigada, Helenice. Nos fomosem meados de outubro. A estrada e tranqüila sim. Em outubro ainda nao tem neve, você pode dar sorte de achar em alguns pontos, como eu, então quantia pneu, nao se preocupe. Bjs

  4. Olá! Estou preparando minha primeira viajem para Alemanha e estou adorando suas dicas!

  5. Olá..
    Viajei pra Alemanha (Rota Romantica) e Suiça em Novembro de 2013 peguei as suas dicas que foram muito úteis…valeu!!!!
    Em novembro estarei indo para Munique, seguindo para a Austria(Innsbruck, Hallstatt, Salzburg) passando em Veneza, cortina D’Ampezzo e retornando à Munique..
    Gostaria de algumas dicas suas..
    Voce acha que pergiga pegar muita neve..
    Beijos e obrigada

  6. Carol, vi seu post, e gostei muito!!!
    Estarei em Viena em 6 de janeiro de 2016, pretendo ir de trem até Innsbruck, de lá, vamos para Fussen, para ver o Castelo.
    Vc acha que conseguiremos, nesta época, pois temo a neve.
    Vc acha esse trecho perigoso para o período? Ou tem ônibus, outro meio de chegar, sem fazer o trajeto de dez horas, passando por MUnique, de trem.
    Agradeço muito o seu retorno.
    Obrigada
    Fátima

    1. Oi, Fátima, eu acho que dá pra arriscar a ir de carro até Fussen sim, a menos que as estradas estejam fechadas por conta de alguma nevada. Fique de olho nas previsões quando chegar lá. Não sei se há ônibus, mas acho que não.Beijos

  7. Olá, Carol. Seu blog é muito legal e está me ajudando bastante a montar meu roteiro.
    Irei em agosto para Garmisch-Partenkirchen, saindo de Munique de carro de manhã e com previsão de chegar a Bregenz no dia seguinte a tarde, para participar do festival no lago. Pensei em visitar Garmisch-Partenkirchen e Zugspitze nesse primeiro dia, pois pegaremos o carro no aeroporto de Munique cedo, às 9:30 da manha. No dia seguinte, de manhã, iriamos a Fussen e ao castelo de Neuschwanstein, seguindo viagem para Bregenz. Você acha que esse roteiro está muito apertado? Vale mais a pena pernoitar em Garmisch-Partenkirchen ou em Fussen? Qualquer sugestão é super bem vinda. :-)
    Muito obrigada.
    Julia

    1. Olá, Julia, obrigada! Eu acho que seu roteiro está legal e fica mais lógico dormir em Garmish e seguir a Fussen no dia seguinte, já que é caminho do lago! Beijos e boa viagem

  8. Bom dia Carol!

    Antes de tudo, eu gostaria de dizer que o seu blog foi fundamental para o planejamento de minha viagem para Praga-Austria-Baviera, que farei com minha esposa na segunda metade de novembro! Obrigado!

    Vou fazer o percurso no sentido invertido que vcs fizeram, deixando Alemanha para o final, para pegar os mercados de Natal.

    Estou com algumas dúvidas em trechos de carro. Um deles tem a ver com esse trecho descrito nesta postagem (para mim, será de Innsbruck para Fussen).

    Em Innsbruck, pretendo subir a montanha Nordketten. Gosto muito de montanhas e de ver neve. A dúvida é se, saindo de Garmish, eu vou para o Zugspitze ou se tomo a direção passando por Ettal para visitar o Palácio Linderhof. Acredito que em um dia de estrada não dá tempo de ver as duas coisas… é um caminho ou outro.

    Em Fussen, teremos o fim da tarde da chegada e a manhã do dia seguinte (vou passar lá 1 noite). Gostaria de visitar os dois castelos por lá, e andar na ponte Marienbrucke.

    Então a dúvida é se vale a pena visitar esse castelo. Embora eu tenha achado muito bonito, há outros dois esperando em Fussen, e nessa época, algumas dependências dele já estarão fechadas. Por outro lado, fico pensando se vale a pena o Zugspitze, pelo tempo que tomará e pelo custo, já que os ingressos são bem caros. Se eu tiver a sorte que vocês tiveram para subir a Nordkette com céu azul lá em cima, será que ainda valeria a pena subir mais esta montanha??? Agradeço desde já as opiniões de vocês!

    Outra dúvida que tenho é no trecho de Innsbruck para Munique. O Google Maps indica 3 opções. Uma delas passa no mesmo caminho de chegada, então já descarto para não repetir cenários. Outra é via A8 e A12 e é a mais rápida, com 162 Km. A terceira, por fim (via A12), é mais curta 137 Km, apesar de levar mais tempo. Estou achando que essa última pode ser mais montanhosa e mais bonita, mas gostaria de saber se vocês podem me ajudar com essa também.

    Muito obrigado e desculpem tantas perguntas! :-)

    1. Olá, Rodrigo, obrigada pelo elogio! Se você já vai subir a montanha em Innsbruck, descartaria o Zugspitze, a menos que no dia que estiver em Innsbruck esteja um tempo ruim e em Zugspitze não. Sobre o Castelo, o mais famoso e mais visitado é o Neushwanstein e vale a visita pelo lado de fora, com certeza, Já dentro eu não sei porque não fui. E o outro castelo, eu só vi de longe, pois ele é, digamos, menos impactante. Para a volta, nós voltamos pra Munique pela autopista (acredito que seja a A8, pegando estrada 171 e E 45, até chegar nela). Não estou certa, mas acho que foi, pois não voltamos pela mesma estrada. Boa sorte!

  9. Olá!
    Sobre o selo que precisa colocar no carro qnd entra na austria, aonde eu compro ele? Obrigado!!!

  10. Suas fotos são lindas! Essa arquitetura da região enfeitada com pinturas trabalhadas e flores é maravilhosa e as paisagens nem se fala! Fizemos um trajeto semelhante, de Fussen a Insbruck passando por Garmish Partenkirchen. Não fomos a Zugspitze, mas valeu a pena só pelas belezas que vimos no caminho!

  11. Oi Carol, tudo bem?
    Pretendo ir em Janeiro, mas temo ao excesso de neve em Garmich.
    Vc sabe se lá neva muito???
    Estaremos de transporte público.
    Bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram