Munique é uma das cidades mais agitadas e alegres da Alemanha e não é à toa que aqui acontece a mais tradicional festa da cerveja do mundo: A Oktoberfest.  

Capital do estado da Baviera, é a típica cidade alemã: gente alegre, muita cerveja, biergartens, música, salsicha e chucrute, gente trajando roupas típicas, enfim, uma cidade deliciosa pra se conhecer. A primeira reação quando cheguei na cidade foi: não quero mais sair daqui! 

É uma cidade grande com cara de cidade pequena, onde dá pra fazer quase tudo a pé. É verdade que o centro de tudo é a Marientplatz, com a belíssima Neue Rathaus e sua imponente torre, mas não é preciso ficar hospedado no miolo pra ficar bem localizado. Nos arredores da Hauptbanhof, há muitos hotéis, sempre rodeados de muitas lojas, bares e restaurantes e a região fica super movimentada, dia e noite. Dali até a Marienplatz é um pulinho a pé.

Nós escolhemos o Euro Youth Hotel e acertamos muito na escolha. O lugar é uma delicinha, cheio de gente jovem, com um excelente café da manha (aliás, me surpreendi com a qualidade dos cafés dos hostels na Alemanha. Muito melhor que muito hotel por aí). 

 

Uma parte do café do Euro Youth

Além disso, o hostel conta com um  bar no térreo que faz happy-hours diários com cervejas e drinks super baratinhos e fica lotado de gente do mundo inteiro. Ótimo lugar pra conhecer gente…Eu adoro! O único inconveniente é que os quartos não têm banheiro privado, mas estes, por sua vez, estavam sempre limpos e vazios, então isto acabou não sendo nenhum problema. O custo foi um dos melhores que encontrei pela localização! Recomendo muito! 



Bar do Euro Youth

Bem, mas falando da cidade, nós ficamos 2 dias e 3 noites em Munique e visitamos os principais pontos turísticos da cidade, tendo tempo até pra voltar a alguns lugares. Claro que em 2 dias não dá pra ficar entrando em TODOS os museus, TODAS as igrejas, ver TODAS as coisas da cidade, mas para o principal, dá e sobra! E ainda deu tempo de beber muita cerveja nos famosos biergartens, ou “jardins da cerveja”da cidade! Let’s go!

 

Marienplatz e a Neue Rathaus: 

 

 

Não dá pra começar a falar da cidade sem falar da Marienplatz e a bela Neue Rathaus que nela impera, o prédio da prefeitura. Aqui é o coração da cidade, o centro de tudo e inclusive, foi pra lá que acabamos sendo “levados” pelo fluxo de turistas, mesmo que sem querer, na tarde em que chegamos, quando então fomos fazer reconhecimento de território. E quando vi aquele prédio enorme, imponente e todo iluminado por “50 tons de rosa”, fiquei encantada…Foi amor à primeira vista!

 
Torre da Antiga Rathaus

Aqui, todos os dias, centenas de pessoas se reúnem em frente à torre para assistir à pequena e bem sem graça encenação do carrilhão. A apresentação acontece pontualmente às 11h e ao meio-dia e dura poucos segundos. São 43 sinos e 32 figuras de cobre que encenam 4 melodias diferentes. Os bonequinhos andam em círculos. Todo mundo filma, empolgadíssimos com a cena! Eu confesso que não achei naaaada de mais, mas é o tipo da coisa que a gente precisa ver com os próprios olhos.

É possível subir na torre da Rathaus e ter uma bela vista da cidade. Para subir, contamos com a ajuda de elevadores, mas  acredito que o melhor é subir na torre da igreja de São Pedro, a Sankt Peter Kirshe, de frente pra Rathaus, pra poder avistá-la lá de cima. Confesso que depois que me dei conta disso e fiquei morrendo de preguiça de subir tudo de novo!

Vista da cidade de Munique do alto da Torre da Rathaus. À esquerda, o prédio do antigo Paço da Prefeitura. À direita, torre da igreja de São Pedro.

 

Ruas de Comércio:

A Neuhauser Strasse e a Kaufinger Strasse são as principais ruas de comércio da cidade. Na verdade, as duas são um largo calçadão de pedestres, uma em sequência à outra, repleto de lojas que a gente adora (minha amada Zara, H&M, Esprit, Mango, Berskha, etc. E tem também aquelas lojinhas menos conhecidas, de marcas locais, mas não menos interessantes. 

 

Estas ruas começam na Karsplatz, uma praça super movimentada, e vai até a Marienplatz, passando pelo portão Karlstor

 
Karsplatz
Karlstor

 

Eu confesso que não me cansei de bater perna por aqui e também não me cansei de entrar nas “lujinhas”…A Hirmer é uma das maiores lojas de departamentos da Alemanha e tem um espaço gigantesco aqui. A fachada é super bonitinha, principalmente à noite, toda iluminada. Outras ruas de comércio importantes por ali são a Pettenbeckstrasse, a Weinstrasse, a Maximilianstrasse e a Residenzstrasse. Estas duas últimas são as mais glamourosas, repletas de lojas de grifes e finos cafés.

Fachada da Hirmer, à noite

A Frauenkirshe – Catedral de Munique:

Ainda nso arredores destas ruas está a bela e famosa Frauenkirshe, a Catedral de Munique. Com suas belas torres gêmeas de abóbodas redondas, é um dos cartões postais da cidade e pode ser vistas de pontos da mesma. A prefeitura, inclusive, proibiu qualquer construção nos arredores da igreja que passassem dos 100 m para não ofuscar a beleza destas torres. Seu interior foi quase todo destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas algumas partes ainda continuam preservadas, inclusive a de uma marca de sola de sapato no piso conhecida como “a Pegada do Diabo”. Reza a lenda que o Diabo, ao entrar na igreja para ridicularizá-la, teria deixado sua marca no solo. 

 
 Torres da Frauenkirshe, a catedral de Munique

O Viktualienmarkt:

 

 

Este mercado está localizado no coração da cidade, há poucos passos da Marientplatz e é impossível ir a Munique e não visitá-lo. É aqui que se experiencia a verdadeira Munique. Barraquinhas de comidas, cerveja e artesanato local colorem e dão vida ao mercado. 

 

 

Gostamos tanto daqui que voltamos outras vezes. O biergarten daqui é um dos mais animados da cidade. Em meio a mesas e cadeiras coletivas, os turistas se juntam aos locais para experimentar a autêntica culinária alemã, acompanhada de uma cerveja bávara geladíssima, naqueles canecos gigantes. 

 

Experimente os vários tipos de salsichas, dentre elas, a Weisswurst, a salsicha branca, acompanhada de uma legítima mostarda. Delícia. Pra acompanhar, que tal uma Weissbier? Feita à base de trigo, é uma especialidade local. Para os amantes de uma boa cerveja, este é o lugar ideal na cidade. 

 

 

No começo, o Alê e eu pedimos vários tipos de cerveja pra irmos experimentando e no final, acabamos ficando na Helles, a que mais se assemelha à nossa. Quer saber mais de cervejas, salsichas e outras comidas de Munique? Visite este site aqui

  

Bem pertinho do mercado, está o Schrannenhalle, um antigo celeiro do século XIX que foi transformado num aglomerado de tendas de comidas e artesanatos. Comprei uns macarons de frutas cítricas aqui maravilhosos e super baratinhos. O andar inferior é inteiramente dedicado ao chocolate Milka.

Torre Chinesa do Englisher Garten:

 

 

No coração da maior área verde da cidade, o Englisher Garten, está um outro famoso biergarten, um dos maiores de toda a Alemanha. 

 
Englisher Garten

O lugar é super gostosinho, com banda de música local e gente vestida a caráter. Aqui experimentamos mais salsichas, joelho de porco, costelinha de porco e batatas, sempre claro, com muita cerveja. Pra chegar aqui, desça na estação do metrô Universitá, ande um pouquinho até a entrada do parque e siga o fluxo. Não tem erro!  

 

O bairro de Schwabing e a Leopold Strasse:

Saímos do Jardim Inglês de ônibus e paramos na Leopold Strasse, avenida larga e arborizada do moderno bairro de Schwabing, um dos bairros de maior renome e personalidade da cidade. No início do século XX esta área foi o epicentro da atividade artística e cultural. Acredita-se que muitas personalidades, dentre elas, Lenine, estabeleceram residência neste bairro. Tem a fama de ser o bairro boêmio da cidade, mas pelo pouco que andei, achei pouquíssimas opções de estabelecimentos que pudessem dar este título ao lugar. Também fui cedo e pode ser que muita coisa estava fechada. Vale a pena ir mais tarde pra conferir.

 

 

Descendo pela avenida em sentido ao Centro Antigo, passamos pela, escultura “Walking Man” (Homem a andar). A escultura impressiona pelo tamanho.

Mais a frente está a Siegestor, a Porta da Vitória, inspirada no Arco de Constantino. Ali marca o fim do bairro e a chegada a uma outra área nobre do centro antigo. 

Na Max-Joseph Platz, o Teatro Nacional de Munique chama a atenção. Em sua fachada, esculturas dos Leões da Baviera. 

Teatro Nacional

Ali ao lado está a bela Igreja dos Teatinos e o Palácio Residenz de Munique.

Igreja dos Teatinos
Residenz

Cervejaria Hofbrauhaus:

 

 

A Hofbrauhaus é a cervejaria mais antiga de Munique e uma das mais célebres do mundo. Foi criada em 1589 pelo Duque Willian V da Baviera e era de uso exclusivo dele. Apenas no século XIX a população passou a ter acesso a ela e pode saborear seus produtos. Desde então, estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas sentem em suas mesas, todos os anos. 

 

A cervejaria é muito animada e conta com um pátio interno ao ar livre. Porém, os afrescos internos e sua iluminação aconchegante que fazem com que esta cervejaria seja o charme que é. 

 

 

Em 1920, a Hofbrauhaus também foi cenário de uma das primeiras manifestações nazistas. Será que Hittler tomou umas cervejinhas por aqui? rsrs

 

O Palácio Nymphenburg:

 

 

Esta bela construção ao estilo barroco alemão foi erguida entre 1664 e 1674 e está localizada no centro de um belo parque, no lado oeste da cidade. Era residência de verão dos reis da Baviera. Pra quem quiser conhecê-la a fundo, deve reservar uma manhã inteira. Como não tínhamos este tempo todo disponível, não visitamos suas dependências internas.

Jardins do Palácio

O Estádio Allienz-Arena:

 

 

O estádio do Allienz-Arena é um ícone da arquitetura moderna de Munique. E vale a pena visitá-lo por isso. Ele é lindíssimo! O estádio foi inaugurado em 2005 e tem capacidade para 69.000 pessoas. É aqui a casa do FC Bayern e do 1860 Munchen. Para chegar até lá, pegue a linha U6 e desça na estação Frottimaning. Você estará na “cara do gol”, literalmente! À noite, o estádio adquire cores diferentes!

Transporte em Munique:

Munique tem um sistema de transporte muito eficiente, composto por trens, trens de superfície e metrô. A priori, ele é bem complicadinho, mas logo se pega o jeito. O metrô, chamado de U-Bahn cobre mais a área central, enquanto o S-Bahn vai para áreas um pouco mais distantes, mas na verdade, não se notam diferenças entre um e outro. Quando estes dois não cobrem as áreas que a gente precisa, aí entram tem os trens de superfície. 

É necessário validar os bilhetes antes de entrar no metrô. Se não, corre-se o risco de ser multado se a fiscalização te pegar. Não vi nenhum guardinha em Munique fiscalizando, mas vi em Berlim e duas meninas foram convidadas a se retirarem do metrô para darem maiores explicações. Eu não queria estar na pele delas… 

Há vários tipos de passes. Geralmente, se eu sei que vou andar muito pela cidade, eu sempre compro os passes válidos por um dia. Em Munique, este passe não é dos mais baratos. Paguei cerca de 10 euros. Mas quase sempre compensa! para informações mais detalhadas, clique neste link aqui, do blog Sundaycooks.

  

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

51 thoughts on “Alemanha: a alegre e vibrante Munique!”

  1. Visitei Munique, na viagem que fiz à Alemanha em Abril/2012, e tive uma grande surpresa. Não esperava que fosse uma cidade tão boa. Passei o link deste teu post para o meu filho que vai para Munique em Outubro. Parabens pelo Blog

  2. Carol, perfeito o post, mais uma vez. Vc manda muito bem!!!

    Como iremos com 3 filhos, hotel sempre sai caro demais, e os hoteis de Munique são ainda mais caros… Pensei em ficar no Ibis Nord, já que estaremos de carro. Mesmo havendo metrô pertinho do hotel, iríamos de carro p o centro, estacionar e caminhar. Vc acha que vale a pena gastar mais e ficar mais perto do centro? E se ficarmos mesmo longe do centro, melhor andar de metrô?
    Obrigado!

    1. Nao aconselho ir de carro para o centro. E um stress achar vaga e você vai acabar pagando caro para estacionar. Eu sempre prefiro ficar bem localizada, mesmo pagando um pouco mais, mas ai você tem que ver o custo beneficio do hotel x preco passagens. Em Munique, praticamente tudo se faz a pe. :)

  3. Olá Caroline, em uma das fotos acima tem um guia de viagem, que guia é?? é bom??

    1. Olá, Alexandre! É um livrinho em português que comprei lá em Munique mesmo, e vende em todo lugar…Nas bancas, livrarias, locais turísticos, todos tem. Acho que custou uns 5 euros. É legal porque tem bastante foto e as explicações dos lugares, em português. Abraços

  4. Carol, Bom Dia.
    Eu e minha noiva estamos pensando em ir para a Alemanha na nossa lua de mel. Pensamos em fazer a rota romantica, ou acha melhor fazer Berlim e Munique? ou rola incluir tudo em uma só viagem?
    Obrigado,
    Guilherme.

    1. Ola, Guilherme, rola sim de incluir numa viagem so, mas depende de quantos dias voce tera. Considere 3 dias em munique + 2 ou 3 para fazer a Rota Romantica e mais uns 3 ou 4 para Berlim, sem contar o tempo de deslocamento. Abracos

  5. Carol,
    Muito Obrigado.
    Outra dúvida que temos, é fácil se virar na Alemanha somente com Inglês? ou é bom levar um guia em Alemão?
    Última dúvida, garanto, risos. Floresta Negra? A rota é bem parecida com a Rota Romântica? Vamos em Junho. Qual vale mais a pena?
    Obrigado,

    1. Ola Guilherme, Só com o ingles esta ótimo! Quanto a Floresta Negra, nao a conheço. Nao posso te ajudar :( A Rota Romântica e mais conhecida e famosa e tem duas grandes atracões da Alemanha: o castelo de Neushwanstein e a cidade de Rothenburg ob der Tauber. Abraços

  6. Olá Caroline, acabo de conhecer o seu blog, procurando sobre a Alemanha. Adorei seu modo de escrever e as dicas, que vão me ajudar muito na viagem que inicio hoje. Alguns dias em Paris e depois de carro explorando a Alemanha.
    Eu também tenho um blog de viagens e comidinhas experimentadas em casa, chama-se Sentidos do Viajar – http://sylviayano.wordpress.com. Estou iniciando neste mundo, se puder dar uma olhada, adoraria !
    abraço

    1. Oi Sylvia, obrigada pelo comentário! Ja espiei seu blog e fiquei morrendo de vontade de fazer aquela receita croata! Ainda mais que vou pra la em breve haha! Vou acompanhar :) bjs

  7. Parabéns pelo site – excelente! estou passeando pelos vários lugares, e montando minha próxima viagem à Alemanha.

  8. Oi Carol! Parabéns pelo site, lindo e cheio de dicas valiosas.

    Realizarei uma viagem para Budapeste, na qual terei oportunidade de conhecer Viena também, e mais três dias para outro destino próximo. Estamos pensando em Salzburgo ou Munique. O que você me indica? Obrigada!!

  9. Olá Carol, amei o seu site. Estou planejando uma viagem para a Alemanha e desanimei quando disse que Berlim estava longe de ser bonita kkkk Estava lendo as outras cidades, quando resolvi te pedir um conselho? Pra onde viajar e se divertir um casal e uma bebê de 1 ano? Na Alemanha é possível? bjs

    1. Oi Nathalia, dá sim, claro! A Alemanha toda é lindíssima! Berlim é ótima também, super legal, mas quando comparo a cidade com outras capitais da Europa, ela não é tão bonita (como Paris, Viena, Praga, Roma, entende?). Mas é super bacana conhecê-la sim, te muita coisa legal pra fazer e muita cultura. Alemanha é tudo de bom! Bjs

  10. Ola Carol, adorei seu blog! Irei para Alemanha e Itália em setembro om meu esposo e um casal de primos….queremos fazer rota romantica, adorei suas dicas mas tb queremos incluir Nuremberg…só não sabemos como vc tem alguma sugestão?

    Um abraço, sucesso e agradeço a gentileza em me dar uma” diquinha” a mais…

  11. Olá Carol.. Adorei as dicas. Estarei em Munique em Juho com minha esposa e minha filha que até estará com 10 meses. Em quantos dias você acredita que dá para conhecer Munique ? Pensando que eu não vou conseguir andar o dia todo devido estar com a neném… 7 dias é muita coisa ou está razoável ?? Pretendo me hospedar na área central.

    1. Oi Flávio, acho 7 dias muito, a menos que você use alguns dias para fazer bate-voltas, como por exemplo, 1 dia para Fusse, para ver de perto o belíssimo Castelo Nueshwanstein (post no blog), 1 dia para o campo de concentração Dauchau e 1 dia para Salzburg (Áustria), tb post no blog! 3 dias inteiros em Munique é um bom período! Bjs

  12. Olá Carol, adorei o seu blog! Vc vai direto ao ponto!
    Muito legal!
    Gostaria de saber qual o melhor lugar (bairro) para ficar em Munique, pois estarei sem carro e viajarei com minha filha de 9anos e minha mãe de 65.
    Vou seguir sua dica e ficar 3 dias na cidade.
    muito obrigada!!
    Amélia

    1. Oi Amélia, obrigada! Em Munique, quanto mais perto da Rathaus, mais bem localizada você estará. Considere ficar no trecho entre a estação de trem e a Rathaus. bjs

  13. Oi Carol,
    Acabei de conhecer seu site.
    Maravilhoso!!!
    Estou indo para Munique dia 09 de maio com minha esposa e suas dicas ajudaram muito a direcionar nosso roteiro por lá.
    Parabéns

  14. Eu vou para a Alemanha sábado, e um dos lugares que vou visitar é Munique. Vou descer de carro de Berlin, passando por Dresden, Würzburg, Rothemburg ob der Tauber, Heidelberg, Mainz e depois Munique. Vou passar 4 noites em Berlin e descer de carro. É inevitável estar de carro lá, mas ficarei na Altstadt então vou passar um dia por lá. Vou para os castelos de Neuschwanstein e os outros da região de carro, assim como vou para Dachau. Acredito que possa ir para o Englisch Garten de carro, pois mesmo pagando estacionamento, somos três. Acredito que Munique seja tão civilizada como Frankfurt em termos de estacionamento. Ou não?

  15. Carol, bom dia.

    Estou viajando para Munique em Outubro e inevitavelmente estarei de carro, mesmo sabendo que o recomendado é utilizar o transporte público, vc acha viável utilizar o carro , existem estacionamentos disponíveis ? O preço do estacionamento é alto ?
    Estou curtindo suas dicas da cidade, são ótimas !

  16. Olá Carol, tudo bem? Adorei o seu blog! Meu esposo e eu visitaremos a Alemanha no início de Novembro/15. Chegaremos por Munique e sairemos por Berlim. Faremos Munique, Praga, Berlim. Reservei hotel em Munique e em Garmisch, mas confesso que quanto a Garmisch estamos em dúvida! Não sei se dormimos lá ou se deixamos para um bate-volta e aumentamos a quantidade de noites em Munique! Por favor uma luz!!! rsrsrsrs…E quanto ao clima? Acha que já estará muito ruim? Obrigada!!!

    1. Oi, Carina, tudo bem e vc? Obrigada pelo elogio! Acho que Garmish vale um bate-volta apenas. Quanto ao clima, novembro ainda é um bom mês. Provavelmente estará frio, mas nada insuportável! Boa sorte e boa viagem! Beijos

      1. Olá Carol! Muito obrigada pelo retorno! Realmente seu blog é excelente! Rico e ao mesmo tempo leve, descontraído. Nos faz “viajar” antes mesmo de decolar! rsrs…Valeu pela dica! Acho então que vou montar base em Munique e fazer alguns passeios tipo bate-volta. Se tiver sugestões além de Garmish agradeço muito! Devo ficar 6 dias inteiros em Munique antes de partir para Praga! Beijos e boa viagem para você também… sempre!!! ;)

  17. Olá carol, Estou programando minha Ida a Munique com minha namorada entre o final de setembro pra inicio de outubro de 2017 rs para a Oktoberfest.
    Temos 12 dias pra ficar na alemanha.
    Não sei como me programar ainda, estava pensando em ficar em munique e fazer uns bate e voltas o que acha ?

    1. Danilo, sugiro você ficar uns 3 dias inteiros em Munique e o resto, recomendo que você fala a Rota Romântica da Alemanha, começando por Fussen e terminando em Wurzburg. Esta rota vale a pena fazer de 2 a 4 dias, com calma, parando nas cidadezinhas e curtindo sem pressa. Os outros dias você pode ir à Austria ou outras cidades alemãs. Espero ter ajudado. Abraços

  18. Oi Carol, dá para ver o English Garten e o Estádio do Bayern em uma manhã? É complicado alugar carro e sair de Munique para ir em direção a Rothenburg? Obrigada!

  19. Que máximo seus posts. Bem, vou sair de ferias em outubro por duas semanas. Queria conhecer a italia menos Roma que já conheço. Tenho intensão da Croácia, Veneza etc, mas pra ser bem sincera to mei perdida rsrsr. Pode me ajudar com dicas/roteiro? Sou de SP e sempre viajo com meu marido. Somos um jovem casal rsrsrs de 30 anos de casados.

    Grande bj e obrigadas

    1. Oi Salete, o roteiro é muito relativo, depende do que você quer, mas considerando que você tem 15 dias e quer Veneza e Toscana, sugiro começar a viagem por Veneza e terminar em Roma (mesmo que só para pegar o vôo) ou Milão. No caminho tem cidades com Pádua, Verona, Siena e as charmosinhas cidades da Toscana. Tem também a bela Cinque Terre, que eu fui, e adorei! Beijos

  20. Olá! Adoro o seu blog e preciso da sua ajuda!
    Saio de viagem para a Alemanha entro e saio por Frankfurt.08/03 até 28/03. Pretendo fazer ir à Colonia, depois Koblenz, rio Reno/Mosel, Pegar a Rota Romantica e Munique. se der tempo quero dar uma passada no Lago Como que não conheci em outras viagens.
    Fazer tudo de carro e realizar um pequeno um passeio no Danúbio sereia cansativo? Li que as estradas são maravilhosas. Nunca dirigi em país com língua diferente do inglês e espanhol. Somos três, mas somente eu tenho carteira intal. Poderia me ajudar na logística?
    Obrigada!!! Bjs, Andrea

    1. Oi Andrea, obrigada! Eu acho que 20 dias é um bom tempo para fazer todos estes lugares sim…E dirigir por lá é super fácil, as estradas realente são ótimas e sinalizações são fáceis! Não precisa de carteira internacional pra dirigir na Alemanha não, você pode revezar com seus amigos. Beijos

  21. Carol passando para deixar um feedback: seus comentários e fotos são ótimos e nos ajudam bastante a planejar nossas viagens.
    A atenção que você dedica a responder os comentários também!
    Obrigada por dividir conosco parte do seu tempo e de suas experiências/percepções! Parabéns pelo trabalho!

  22. Moro na Itália há 22 anos e tive a oportunidade de fazer alguns tour pela Alemanha. Esse é realmente um dos países mais belos de nosso planeta. Tanto de dia quanto à noite! Recomendo a todos!!!!!!

  23. Ola Carol,
    Pelo que viu e viveu qtos dias vc acha que realmente é necessrio na cidade de Munique.
    abs Bruno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram