Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul

A África do Sul é um país incrível que tem milhares de atrações para conhecer, dando pra ficar por lá dias e até meses, mas infelizmente com apenas 7 dias de férias e com menos de 1 mês pra organizar tudo, tive que focar muito bem o que queria fazer pra aproveitar o máximo do tempo. Sabia que a Cidade do Cabo (Cape Town) seria onde eu ficaria mais tempo, mas como eu estaria chegando e saindo por Joanesburgo e com esta mania minha de querer conhecer tudo, incluí 1,5 dias lá também…Mas como ir à África do Sul e não fazer um safari? Então dei um jeito de encontrar uma reserva relativamente próxima a Cidade do Cabo e fiquei 1,5 dias por lá também, o que só deu gostinho e uma vontade louca de voltar correndo pra lá e conhecer o Kruger Park. Neste post divido com você meu roteiro de viagem de 7 dias pela África do Sul e o que eu mudaria depois de ter acabado voltar de lá!

roteiro de viagem pela África do Sul

Table Mountain, o principal cartão-postal da África do Sul e uma das 7 maravilhas da Natureza!

Como chegar lá

Nós voamos com a companhia South Africa, que me surpreendeu demais e deu um show de atendimento e qualidade de serviço. Na ida fomos no vôo direto São Paulo – Joanesburgo e na volta voamos Cidade do Cabo – Joanesburgo – São Paulo. Até no trecho Joanesburgo – Cidade do Cabo e vice-versa são servidas refeições e os talheres ainda são de metais, coisa rara nos vôos hoje em dia! Há também opções de vôos direto com a LATAM! O trecho interno Joanesburgo – Cidade do Cabo comprei junto com a passagem intercontinental, tudo pelo site da companhia aérea.

roteiro de viagem pela África do Sul 2

Cable Car para Table Mountain

Vou escrever ainda um post com dicas gerais, mas já fica o aviso que ninguém nem embarca se não tiver com Certificado de Vacina contra Febre Amarela válido. A vacina tem que ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da viagem!

roteiro de viagem pela África do Sul 3

Pelas ruas de Bo-Kaap, o bairro colorido da comunidade muçulmana de Cape Town

Dia 1 – chegada em Joanesburgo por volta das 13h. Fomos de Uber até o nosso hotel, o Sandton Leopard Tree Lodge, no bairro de Sandton. Neste mesmo dia, fomos para o Nelson Mandela Square para passear e jantamos no The Big Mouth, um excelente restaurante onde comi um dos melhores filés da minha vida!

roteiro de viagem pela África do Sul 4

Mandela Square Garden – lojas e restaurantes no coração de Sandton

Dia 2 – Joanesburgo / Cidade do Cabo – neste dia em Johannesburg, visitamos o Museu do Apartheid, a feira 1 Fox – The Shed, o bairro descolado de Maboneng, e o mercado Neighbourgoods Market, todos no centro da cidade. Circulamos de Uber pra todo lado! Nosso vôo para Cape Town era às 18:45h e pra retornar ao aeroporto, testei o Gautrain, que falarei mais no post específico sobre Joanesburgo. Em Cape Town, retiramos nosso carro na Budget reservado pela Rentalcars.com e fomos até o nosso hotel, o New Kings Hotel, no bairro de Sea Point! Adorei me hospedar em Sea Point e falarei mais no post sobre a cidade!

roteiro de viagem pela África do Sul 5

Arte em Maboneng, Johannesburg

Dia 3 – Cidade do Cabo – passeio por Camps Bay, Clifton, Sea Point, Green Point, Waterfront, bairro de Bo-Kaap e pela Long Street, principal rua de comércio da cidade. Almoçamos no Waterfront no Four Quay e jantamos no La Bohème Bistro & Wine Bar, no bairro de Sea Point.

roteiro de viagem pela África do Sul 6

Waterfront

roteiro de viagem pela África do Sul 7

O charmoso bairro de Camps Bay

Dia 4 – Cidade do Cabo – visita à Table Mountain pela manhã e depois, fomos passear por Signal Hill, Hout Bay e em Llandudno. Comemos um Fish & Chips no térreo do restaurante Marine´s Wharf, em Hout Bay e de volta à Cidade do Cabo, fomos comer tapas e tomar drinks no Sótano, em Green Point. Final do dia fomos ver o pôr do sol em Camps Bay e jantamos no Paranga.

roteiro de viagem pela África do Sul 8

Hout Bay

roteiro de viagem pela África do Sul 9

Pôr do sol em Camps Bay

Dia 5 – Cidade do Cabo – pegamos a estrada logo cedo para Cape Poin,t onde fica o famoso e histórico Cabo da Boa Esperança, parando na fofa cidade de Simon´s Town e em Boulders Beach, onde tem uma colônia de pinguins africanos fofíssimos! Almoçamos na volta em Simon´s Town, no restaurante Bertha´s, de frente pro mar… À noite fomos pro centro da cidade novamente.

roteiro de viagem pela África do Sul 10

Colônia de pinguins em Boulders Beach, em Simon´s Town

roteiro de viagem pela África do Sul 11

Cape Point!

roteiro de viagem pela África do Sul 12

Cabo da Boa Esperança, o ponto mais extremo da África!

Dia 6 – Inverdoorn Game Reserve: dirigimos por 2,5 horas até esta reserva que fica próximo à cidade de Ceres, em Western Cape e pernoitamos por lá, no Ibiza Lodge, dentro da reserva, onde fizemos 2 safaris, um no dia que chegamos e um quando saímos. Almoço, jantar e café da manhã também inclusos na diária!

roteiro de viagem pela África do Sul

Cheetah, um dos animais que podem ser vistos no Inverdoorn Game Reserve

Dia 7 – Inverdoorn Game Reserve: depois do safari matinal e de um farto café da manhã, seguimos viagem até Cidade do Cabo, parando na cidade de Stellenbosh, a segunda cidade mais antiga da África do Sul, que foi fundada por holandeses. Aproveitamos para almoçar no Basic Bistro e fazer compras de vinhos em um supermercado na área. Devolvemos o carro no aeroporto de Cape Town e pernoitamos no hotel Road City Lodge, do outro lado da rua.

roteiro de viagem pela África do Sul 13

O centrinho de Stellenbosh

Dia 8 – Retorno ao Brasil.

roteiro de 7 dias de viagem pela África do Sul 15

No topo da Table Mountain

Agora que voltei, o que teria feito de diferente?

Não pararia em Joanesburgo e nem faria o safari na reserva e usaria estes dias para ir direto ao Kruger Park. Não é que Joanesburgo não valha a pena, pelo contrário, só que precisa de mais tempo ou os deslocamentos vão “comer” boa tarde do tempo disponível, que foi meu caso. Meu roteiro ideal considerando os mesmos 7 dias seria assim:

roteiro de 7 dias de viagem pela África do Sul 16

Inverdoorn Game Reserve e Ibiza Lodges

Dia 1 – chegada em Joanesburgo e ida de carro para o Kruger Park (é puxado porque são 5 horas de carro, mas tem opção de vôo para aeroportos próximos ao parque).

Dia 2 – Kruger Park

Dia 3 – Kruger Park

roteiro de 7 dias de viagem pela África do Sul 17

Acho que vi um gatinho, ops, um leãozinho!

Dia 4 – retorno para Johannesburg e vôo para Cape Town (ou vôo dos aeroportos próximos ao parque)

Dia 5 – Cape Town

Dia 6 – Cape Town

Dia 7 – Cape Town

Dia 8 – retorno ao Brasil

roteiro de 7 dias de viagem pela África do Sul 18

Neighbourgoods Market, Johannesburg

Mas bom mesmo seria ter mais de 7 dias. Com mais tempo, eu incluiria pelo menos 2 dias inteiros em Joanesburgo (queria muito ter visitado o Soweto), uns 5 dias para fazer a Garden Route e mergulhar com tubarões brancos em Gansbai, uns 2 dias em Stellenbosh e Franschhoek (regiões vinícolas) e quem sabe até 1 ou 2 dias para ver baleias na cidade de Hermanus. Muitos bons motivos para voltar logo!

Esta viagem foi feita em Abril/17

Nos próximos posts vou detalhar mais sobre estes lugares que visitei na fantástica África do Sul!

Leia também:

África do Sul: o que fazer em Joanesburgo em algumas horas

22
Apr
  1. […] Leia também: Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul […]

    Responder
  2. […] Leia também: Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul […]

    Responder
  3. […] Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul […]

    Responder
  4. […] – Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul […]

    Responder